Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PRECISAMOS DE RELIGIÃO?


Hoje eu olho para trás, no tempo. Mesmo com o passar dos anos, ainda me questiono. Como é que pude cair na conversa dos missionários? Aqueles que me ensinaram as palestras em 1988? Como aceitei prontamente as palavras que me proferiram? Porque eu precisava de uma religião? São perguntas respondidas de maneiras diferentes, com respostas que podem ser traduzidas com realidades distintas. Uma para a época do meu batismo, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, outra para os dias atuais.
O blog www.sobreomormonismo.blogspot.com chegou à 200 postagens. Escrevi muitas histórias que vivenciei no mormonismo. Publiquei outras similares, de pessoas que tiveram infortúnios parecidos com os meus. É impressionante como existem casos parecidos ligados à religião. Ainda recebo diariamente muitos comentários e emails de pessoas de diversos lugares. Uns agradecendo pelo trabalho e pela coragem de me expor. Outros, me maldizendo. Isso não é novidade para vocês, leitores do blog.
Dias atrás li que no Reino Unido, metade da população não tem religião. Esse quadro é quase que generalizado nos países da Europa Ocidental, cerca de 40% se declaram abertamente, não seguidoras de nenhuma doutrina religiosa. Nos Estados Unidos da América, o percentual é de 16% da população. No Brasil estamos na casa dos 10%, daqueles dentre a população, que não são membros de nenhuma organização eclesiástica ou que seguem doutrinas ditas religiosas.
O número parece crescer continuamente. Porque será que isso está ocorrendo? Os Mórmons e membros de outras igrejas poderão afirmar que Satanás está vencendo uma espécie de batalha, mas que no final, Jesus triunfará.
Ouso afirmar que não é nada disso. Nem Satanás está vencendo, nem Deus está perdendo o controle das rédeas. As pessoas estão mais cônscias.  Sendo mais sábias, agem com maior interatividade, num mundo cada vez mais unido com a dissipação da informação.
Pergunto-vos se hoje, com o progresso econômico e político alcançado por diversos países, incluindo países da América Latina, as pessoas ainda precisam andar de mãos dadas, com dogmas espirituais tradicionais?
Pelo que observamos nos estudos do IBGE e nas palavras de pessoas atentas ao assunto, o Brasil e os países da América Latina, em alguns aspectos, estão mais próximos dos padrões históricos da Europa, em que a Igreja Católica tradicionalmente foi um monopólio imposto pelo Estado. Mas que agora perde terreno vertiginosamente.
No caso do mormonismo em si, que não é considerado religião, mas sim uma seita, a situação fica dia após dia, um tanto mais desconfortável para a entidade e seus dirigentes. Já falamos exaustivamente no blog, que como instituição financeira e empresarial, o mormonismo é um respeito e que se não fosse pela burla, de se apresentar sob uma bandeira eclesiástica e filantrópica ocuparia uma posição privilegiada, entre as maiores companhias ou empresas americanas.
Amigos que lêem o blog! Pergunto-vos: É necessário seguirmos alguma religião atualmente? Com tanta informação, conhecimento e tecnologia à nossa disposição? Será que não está na hora de darmos um basta nisso tudo e agirmos com mais propriedade? Não podemos mais ser enganados. Só seremos enganados daqui para frente, se permitirmos isso. Ao encerrar meus trabalhos neste blog, agradeço a todos os que me ajudaram de uma forma ou de outra. E lanço o desafio para que todos possam ficar atentos.
Mesmo que discordem de minhas palavras, vigiai constantemente... para não serdes enganados!
Antonio Carlos Popinhaki
Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com

19 comentários:

  1. (Via Email)!


    Olá Antônio,
    Me chamo Luiz Paulo Laureano, tenho 23 anos de idade, sou de Lauro Müller, Santa Catarina.
    Assim como você, deixei de ser religioso porque percebi a tamanha imundice e corrupção que as religiões de fato são e praticam.Fui cristão católico até meus 13 anos de idade, percebendo a tamanha sujeira que a religião pratica, deixei de ser religioso.Coincidentemente, na mesma época percebi que as doutrinas religiosas eram baseadas em mentiras absurdas e afirmações completamente infiéis com relação a realidade.Aos 14 anos comecei a ter várias dúvidas sobre a crença cristã, me defini como agnóstico, pois já não conseguia acreditar em tanta porcaria. Antes que você me julgue, deixo claro que era (e ainda sou) um leitor voraz. Passava horas na biblioteca nas horas vagas na escola onde estudava, afinal não havia outra coisa que me chamasse a atenção também.
    Comecei lendo clássicos como: "Tratado sobre a tolerância" de Voltaire, "Do Contrato Social" de Rousseau, "Elogia a Loucura" de Erasmo d' Roterdã, até que resolvi ler "A Origem das Espécies" de Charles Darwin. Isso mudou minha vida. Então li várias versões da bíblia cristã (de São Jerônimo - a Católica; de Lutero; e li uma versão traduzida para o português da bíblia King James), tive contato também com uma bíblia ecumênica (católica-protestante-judaica) que li recentemente na faculdade. Li o Alcorão, li o Baghavad Gita e ainda cheguei a ler parte do livro que baseia a doutrina do Zoroastrismo: o Avesta.
    Conforme o conhecimento acumulava em mim, ia perdendo o vestígio de respeito que ainda tinha pela religião, a fé já havia perdido faz tempo. Sou Ateu desde meus 17 anos de idade. Até tentei reconsiderar (ler de novo os livros sagrados, ver se não havia "interpretado" errado) porém não adiantou. Quanto mais eu lia, mais conhecimento adquiria, mais minha mente se expandia e mais ficava claro para mim que as religiões são instituições parasitárias e inúteis. Inúteis até mesmo para se ter fé, caso alguém ainda tenha.
    Me diz você: Religiões servem pra quê? Eu já respondo essa: Para NADA. As religiões são instituições totalmente vazias de conteúdo, significado, utilidade e importância. As religiões e suas crenças foram criadas pelos seres humanos em determinado momento da história para se ter um controle sobre as massas. Diziam como as coisas funcionavam, davam explicações de como era a vida, o universo e como funcionava as escolhas das pessoas. Faziam estas mesmas afirmações SEM EMBASAMENTO algum, sem provas e evidências. Até hoje o fazem. Hoje, a ciência explica praticamente tudo; claro que há coisas ainda a serem descobertas, existem muitos campos abertos ainda e sem informações precisas. Porém, o fato de um teste empírico não provar por exemplo como o universo surgiu...não significa que a religião (em sua arrogância) possa chegar a dizer como o universo pode ter surgido. Vejo que o grande problema deste país - e isto se reflete no continente todo em que estamos - é justamente não levar a ciência e o conhecimento a sério e o pior: dar crédito a afirmações sem prova alguma por parte de instituições insolentes corruptas e corruptoras.

    ResponderExcluir
  2. (Via Email)!

    li seus relatos,me sensibilizou saber q vc perdeu 18anos,mas penso q ganhou experiencias ineditas,e foi abençoado por DEUS por ter saido ainda a tempo e não ter maiores danos as suas filhas.vou pedir a DEUS em minhas oraçoes por vc.eu perdi um filho pra essa droga(mormons)ja fazem 11anos,mas tenho fé em DEUS q um dia ele acorde como foi com vc.fui a igreja juntamente com meu outro filho algumas vezes,mas percebi logo a mentira,etc.dai q meu filho se afastou ainda mais de nós.desde q ele foi para essa droga se casou com outra droga,q nossa familia se desuniu.os dois irmãos não se falam,meus netos não tenho contato,meu marido q sempre foi mt familia vive em depressão,e eu sofro mt qdo me lembro do filho q ele era e do q se tornou agora,dói mt,mt msm,mas DEUS é gde e me ajuda mt.creio em DEUS assim como vc hj pensa sem alienaçoes,sem mentiras,sem roubos.Aceite meus parabens,vc foi vitorioso.eliza

    ResponderExcluir
  3. (Via Email)!

    Olá Antônio Carlos!

    Acessei teu blog e achei muito interessante teu conteúdo. Tenho olhado outros blogs, como o da Investigadora, talvez conheças.

    Gostaria de sua ajuda quanto ao processo de retirada do meu nome da igreja. Li no blog da investigadora que a carta tem que ser registrada, mas pelo que sei nunca tem ninguém na capela.

    Agradeço se puderes me ajudar

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. (Via Email)!

    Ola caro amigo

    Sou membro da Igreja a 23 anos,amo este este Evangelho Verdadeiro e procuro cumprir cada convenio que fiz com o Senhor,não importa o que aconteça,como algumas falhas de pessoas que não são perfeitas mas respondem por cargos importantes dentro da igreja,Este Evangelho é Perfeito e a Doutrina da igreja tb,cada dia que passa eu aprendo mais e acrecesto algo melhor a minha vida,mas eu entendo sua posição,se deixou levar pelas armadilhas do inimigo e hj se Tornou um Filho da Perdição,é uma pena ,pois sei que quando estiveres frente a frente com nosso Senhor muito terá que se envergonha,pois ele pos em seus ombros grandes responsabilidades e vc falhou,tentando persuadir as pessoas a desacreditarem na igreja,nada posso fazer por vc,mas posso orar para que seus olhos sejam abertos e o Senhor tenha piedade de ti!!

    Um grande abraço

    Marcia Siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia Regina!

      Você não é a primeira que me chama de "Filho da Perdição"! Muitos membros da Igreja Mórmon tem feito isso, semelhantemente, em emails e comentários que eu prefiro não colocar no blog. Você é membro há tanto tempo e no entanto, não aprendeu nada. Eu estive todos os meus 18 anos na igreja, acreditando que sabia muito e que aquela obra era divina. No entanto, não sabia de nada. Não sabia que a Igreja era cheia de preconceitos, ganancias e mentiras. Não sabia a verdade sobre a poligamia e sobre as artimanhas de Joseph Smith, Brigham Young e seus sucessores.
      Espero que você leia atentamente minhas palavras no blog:

      www.sobreomormonismo.blogspot.com

      Descobrirá muitas "verdades" não ensinadas na igreja. Hoje me arrependo profundamente de ter encontrado esta igreja e de ter me doado tanto. Não me envergonharei de nada se um dia Cristo aparecer. Pode ter certeza de que eu o questionarei se isso acontecer. Quero que ele me explique como que sua obra foi fundamentada na mentira, no preconceito e na imoralidade.

      Mas creio que isso jamais acontecerá. Jesus Cristo passa bem longe do mormonismo. Essa não é sua obra. O livro de Mórmon é a maior fraude que já foi publicada como uma pretensiosa escritura. Leia no blog!

      Te desejo felicidades fora do mormonismo.

      Antonio Carlos Popinhaki

      Excluir
  5. Você pode botar MIL BARREIRAS na vida das pessoas, tentando convencê-las a parar de seguir a doutrina certa de Jesus Cristo, mas não vai convencer a quem REALMENTE acredita em Jesus Cristo, e em sua doutrina a sair da igreja. NÃO IMPORTA o que você pensa, mas primeiro, você não precisa EXPOR suas opiniões BESTAS num lugar público. Pois você desde o princípio já sabia que ia arcar com milhares e milhares de opiniões CRITICAS.
    Mas vamos logo ao que interessa, por eu estar enviando isso pra você.

    1° - A alguns anos, PESQUISADORES foram a cidade dos maias, e acharam pedaços escritos, e no final depois de juntá-los, a palavra que estava escrita era: "E ACONTECEU QUE ..." E se o senhor mesmo quer verificar isso, o que mais tem no livro de mórmon é essa frase: "E ACONTECEU QUE ..."

    2° - É super surpreendente e INCRÍVEL como há semelhanças entre os nefitas e lamanitas com os maias e os incas. Os nefitas e lamanitas tiveram uma guerra, em que os nefitas morreram. E a coincidência nisso, é que os MAIAS e os INCAS, também tiveram uma guerra, onde os maias acabaram com os incas, NA MESMA ÉPOCA DOS LAMANITAS E NEFITAS.

    3° - Suas opiniões BESTAS E MESQUINHAS, claro, vão deixar nós, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias muito tristes, mas não vão deixar de acreditar no que queremos, que é a verdadeira doutrina de Jesus Cristo e seus apóstolos.

    Então, sr. Antônio, eu se fosse você, antes de falar mal de qualquer coisa, tenha primeiro conhecimento TOTAL sobre ela, pois você poderá falar coisas FALSAS, e acabar convencendo pessoas inocentes, e sem qualquer culpa a pensar mal de nós, SUD's.
    Então, se eu fosse você, tentasse ser como Joseph Smith, nosso primeiro profeta dos dias atuais. Pois ele teve toda a coragem de assumir as responsabilidades da igreja e por AMOR NO PRÓPRIO CORAÇÃO, morreu pela igreja, tentando salvar o evangelho.
    Então, se você for PESSOA O SUFICIENTE para pagar um GRANDE E TOTAL mico, vá até Salt Lake City, e mostre tudo isso ao profeta, e ouça as respostas dele. E se não adiantar nada, SAIBA que continuará sendo um total IDIOTA, por tentar fazer uma coisa impossível: TIRAR O VERDADEIRO EVANGELHO DE JESUS CRISTO NA TERRA.

    Agora vai lá, ué; mostrar isso tudo para o Presidente Monson. Quero ver se você é HOMEM e tem coragem o suficiente para ser o motivo de HIPOCRISIA nos EUA.

    ps.: Essas palavras não são tiradas de nenhum lugar, e sim da INSPIRAÇÃO que Deus deu para mim, para mostrar a você que está errado em qualquer circunstância. E sim, sou uma criança de 11 ANOS, ainda estou na primária, e ainda não estou na preparação das moças. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou tentando colocar mil barreiras na vida de ninguém. Estou apenas mostrando ao mundo o que é de fato a doutrina mórmon. Mostrando o que não é ensinado na igreja, o que os membros não sabem. Não pense que sou um tolo ou um Idiota como me chamaste. Pelo contrário, sou uma pessoa idônea e bem experimentada nesta vida.
      Vou rebater teus argumentos com propriedade: Você disse que “Pesquisadores” foram numa cidade maia e encontraram objetos que tinham inscrições “E Aconteceu que...”. Se isso for verdade, não significa que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Os Maias viveram centenas de anos depois da suposta povoação nefita. Os Maias foram dizimados pelos espanhóis e não por uma guerra entre os Incas. Estes Incas viveram no território hoje do Perú, enquanto os Maias viveram no território hoje do México. Não tinha porque uma guerra entre estes povos, simplesmente porque há uma distância de milhares de quilômetros entre seus territórios. Olhe no mapa e veja que há praticamente toda a América Central dividindo seus territórios. Já foi mais do que provado, inclusive por pesquisadores da Igreja, que os maias, Incas e Astecas não têm nada a ver com os supostos “nefitas e lamanitas” do livro de Mórmon. A Cultura destes povos encontrados na Idade média difere do apresentado no Livro de Mórmon.
      Só para te lembrar! Se é que lêste o livro de Mórmon, naquele livro dizem que os nefitas possuíam espadas, capacetes, couraças, lanças, moedas de metal. Isso quer dizer que dominavam a metalurgia. Na verdade os Incas, Maias e Astecas estavam muito aquém do descrito no Livro de Mórmon. Usavam suas armas de guerra baseados na pedra polida ou lascada e fundiam muito precariamente apenas o ouro, e isto de forma muito rudimentar.
      Teus argumentos são sem fundamentos. Iguais aos que se dizem apologéticos mórmons, que tentam defender o mormonismo. Assim, “pesquisadores acharam...” “Dizem que...” “Há indícios de que...”! Tudo sem provas ou fundamentos. Desafio-te agora a me mostrar sobre essa guerra entre os Maias e os Incas e sobre os achados nas ruínas Maias que tenham alguma ligação aos nefitas. Gostaria que você me mostrasse inclusive se a liderança da Igreja confirma isso e se está exposto ao mundo, ou se é uma invenção da cabeça de um membro desesperado em provar o que não existe.
      Quanto ao seu profeta falso, já escrevi muito sobre ele. Não irei aos EUA porque simplesmente não tenho nada a fazer lá. No dia em que seu profeta falso fazer crescer dentes em banguelas ou curar algum amputado, me renderei ao mormonismo. Caso contrário, continuarei divulgando esta fraude. Espero ter lhe ensinado alguma coisa hoje. Se és mesmo uma criança espero que aprendas sabedoria em tua juventude e não absorva simplesmente o que lhe é imputado como verdade absoluta por pais ou membros da igreja que estão tão cegos como eu mesmo fui no passado.

      Excluir
  6. Antonio Carlos Popinhaki
    você se diz ex membro,bispo,e bla bla bla.
    Certo.Como pode um homem sendo conhecedor da verdade,falar em "mormonismo"?
    O que aconteceu contigo?virou evangélico?
    Se tu recebestes o dom do espírito santo e vivenciou isso,se tu tinha um testemunho,se tu tomava o sacramento,como pode chegar e descarregar esse monte de mentiras sobre o povo escolhido do pai celestial? É realmente lamentável que você fale coisas assim,não acresce em nada na vida de ninguém esse seu conteúdo.Agora irmão,lhe peço que por favor,lembre da história de Alma o filho,era assim como tu,denigria a imagem da igreja,sendo conhecedor da verdade,porém com ódio demais no coração para admitir o quão boa era a presença do senhor,espero que tu possa se arrepender e ser salvo no último dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreas Coletti!

      Como poderia aplicar a história de Alma à minha realidade? Este Alma e seu filho jamais existiram. Foi uma invenção da cabeça de Smith ou de algum comparsa dele. O livro de mormon não serve como ferramenta para me convencer a nada, especialmente a fazer eu voltar ao mormonismo. Por favor, ache algo melhor, mais palpável, menos abstrato e mais concreto.

      Excluir
    2. PRA VOCÊ ENTÃO DEUS NÃO EXISTE?NÃO MAIS PELO MENOS,ATÉ AGORA NÃO DEU NENHUM MOTIVO PALPÁVEL SOBRE O PORQUE DE DEIXAR A IGREJA,CLARO QUE DEVE TER SIDO POR NÃO TER UM CORAÇÃO BOM,PORQUE NADA DO QUE FOR IMPURO HABITARÁ AO LADO DO PAI,ENTÃO SENDO ASSIM,TU ESTÁ APENAS SEGUINDO A TUA SINA QUE É PERAMBULAR POR DENTRE AS PÁGINAS DA INTERNET TENTANDO DIFAMAR A OBRA MAIS LINDA JA ESTABELECIDA POR ALGUÉM,TU NÃO TEM MAIS JEITO REALMENTE,NÃO POR TI,MAS PELA TUA OBRA,É MUITO BOM VER VOCÊ MOSTRANDO AS SUAS GARRAS IMUNDAS E COLOCANDO-AS PARA FORA DO REINO CELESTIAL,POIS DE QUE ADIANTA TUDO ISSO QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO?NADA,EXATAMENTE.OU MELHOR,VAI AJUDAR NA TUA CONDENAÇÃO NO ÚLTIMO DIA,PROFETA FALSO?PRA MIM É AQUELE QUE COMPRA FAZENDA DE 60 MILHÕES A VISTA EM NOME DA IGREJA,OS PROFETAS QUE EU CREIO SÃO VERDADEIROS,DIGO ISSO ASSIM COMO DIGO QUE TU NÃO É DIGNO DO CHÃO QUE PISA.

      Excluir
    3. Andreas Coletti!

      O que seria algo puro? A poligamia desenfreada de Joseph Smith casando com meninas e mulheres casadas? O que seria puro? Mentiras, preconceito racial e machismo? Se para você o mormonismo, com seus líderes mentirosos e sua doutrina enganadora é sinônimo de pureza, então quero estar bem longe disso tudo quando morrer.

      Excluir
    4. Andreas Coletti!

      Que tal voce mostrar algumas obras do profeta verdadeiro de Deus? Mostre se conseguir. Este profeta é tão profeta como o Vandemiro Santiago.

      Excluir
    5. a fé não se prova irmão,se sente.repito. TU NÃO É DIGNO DO CHÃO QUE PISA.
      fico por aqui,não vou revidar tuas provocações mais,tu já vai sofrer o bastante e o merecido pelos teus atos. um irmão postou isso e te deixou sem palavras e ação então digo o mesmo.

      O Pres. Hinckley cansou de falar que os membros têm que fazer armazenamento doméstico e ter uma poupança para situações extremas. O Pres. Monson reenfatizou isso! Agora, se o Pres. Monson ficar dando boletins meteorológicos diários para o mundo inteiro, quem vai cuidar dos assuntos que só um profeta pode cuidar, como o fortalecimento espiritual de seus seguidores?

      Excluir
  7. Antonio Carlos,
    Sou ex-membro, ex-missionário, ex-lider , e assim como você estou bem melhor sem a igreja.
    Recentemente comecei a dar uma olhada em site de ex-mormons, as histórias que encontrei são bem parecidas com a minha.
    Se é que entendi corretamente você está encerrando seu blog. è isso?
    De qualquer forma te parabenizo pela sua coragem, não deve ser facil, mas iniciativas como a sua são muito importantes para desmacarar a mentira mórmon. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. (Via Facebook)!

    Sérgio Mota!

    A Igreja Mórmon, enquanto instituição, incorpora em seu bojo doutrinal, a clara idéia da supremacia e ordenamento dos Estados Unidos, como sendo uma nação orientadora das decisões humanas para o estabelecimento do Reino de Deus na terra. O livro de Mórmon, em sua essência, estabelece, claramente, uma distinção entre negros (lamanitas) e brancos (nefitas) onde estes, passaram a dominar e subjugar aqueles, até a data do rompimento do pacto divino....Tal ordenamento de idéas colabora dirtetamente na afirmação do Destino Manifesto.

    ResponderExcluir
  9. (Via Mensagem no Orkut)!

    Leo Corttez!

    Sou mormon e tentamos ser as melhores pessoas em nossas vizinhaças e bairros graças ao exemplo de nosso Criador e Irmao Jesus Cristo .. vcs perseguem a igreja de cristo assim como os fariseus os perseguiam pense nisso e deixe o povo de Deus em paz ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem isso que eu tenho presenciado. Infelizmente não posso concordar com essa afirmação de que os Mórmons, só pelo fato de serem Mórmons são os melhores vizinhos e que seguem o exemplo de Jesus Cristo. Um exemplo disso é a intromissão de membros da Igreja na Comunidade Ex Mórmons Brasil. O que pensam que estão fazendo? Estão seguindo o Exemplo de Jesus Cristo? Estão tentando persuadir a quem para voltar para a Igreja? Certamente nenhum dos que estão aqui e são Ex-Mórmons aceitará voltar para a Igreja Mórmon.

      Excluir
  10. (Via Email)!

    Olá Antônio,

    Obrigado por abrir a minha mente com seu blog. Eu ia entrando na doutrina sud e iria ser enganado. Parecia tudo perfeito, mas quando vi a falsidade dessa Igreja resolvi cair fora antes de entrar. Aliás, todas as igrejas são falsas. Deus é verdadeiro, mas as Igreja não. Recebi visita de Missionário, Ia às aulas do Instituto e fui a Igreja. Quando fui à Igreja, era o dia de testemunhos. Quando vi os testemunhos, vi que era um insulto a minha inteligência. Era a Caverna que Platão descrevia em sua alegoria. Mas quando vi que a fé cega do mormonismo não era certa, resolvi sair antes de entrar. Ainda bem que não me tornei membro. Obrigado por me ajudar. Se quiser publicar esse email, eu concordo.

    Fábio S. Evangelista - 14/05/2012
    ----------
    Env. via Nokia E-mail

    ResponderExcluir
  11. (Via Facebook)!

    Hanging High

    ola Antonio,

    Cara, me batizei em 88, com 13 anos.

    Nunca engoli todas as doutrinas, sempre fiquei com uma pequena pulga... mas com o tempo acreditava que a igreja fosse verdadeira.

    fiz missão brasilia em 94, inclusive no meu face ainda tenho o meu ex presidente de missão, que é o Larry B. Hanks, e varios outros ex comps.


    Engraçado, lendo sobre o teu blog e o da investigadora, pude ver que é preciso avaliar tudo de uma otica cetica e racional, ótica esta que eu não tinha na igreja.


    hoje em dia sinceramente não acredito em mais nada. Duvido que deus exista de fato e acredito que somos simplesmente seres que desenvolveram consciencia de si mesmos.


    uma parte da minha familia ainda é da igreja, meu irmaõ foi bispo em Chapecó Sc.

    inclusive sou catarinense tambem, nasci em chapecó mas moro em Caxias.


    Me considero livre de toda a forma de doutrinação e não quero que minhas duas filhas sejam doutrinadas em qualquer religião.


    Estou ansioso para compartilhar experiencias! grato!!

    ResponderExcluir