Traduza para outra Lingua!

terça-feira, 24 de abril de 2012

O SUPOSTO CRESCIMENTO DA IGREJA SUD


Um amigo me avisou que estavam citando meu nome numa comunidade do Orkut, especificamente na comunidade "Mórmon Thought". Resolvi conferir, apesar de não participar da comunidade. Num dos tópicos havia um debate entre os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sobre a realidade ou não do crescimento da mesma. Havia quem duvidasse dos pronunciamentos sobre a comparação da Igreja Mórmon e “a pedra do sonho de Daniel que, segundo a bíblia seria cortada de uma montanha sem muitos artifícios. Esta pedra deveria rolar montanha abaixo até atingir toda a terra”. Os Mórmons acreditam que esta pedra é a própria Igreja deles, que começou com um pequeno número de membros e que agora está presente, mesmo de forma tímida, em muitos países.
Quando eu era membro ativo, constantemente ouvia essa escritura sendo citada por líderes Mórmons. Só que tem um problema!  A pedra parou de rolar. Precisa de um empurrão! A igreja Mórmon não está crescendo como instituição religiosa há anos. Há uma diferença enorme entre crescer como um conglomerado de empresas e crescer especificamente como igreja.
Um membro chamado José Carlos escreveu na comunidade: “Li o blog do Sr. Popinhaki e discordo de praticamente todas as colocações dele, no entanto há algo que ainda é um grande problema dentro da igreja: a taxa de batismos em relação ao número real de pessoas que se consideram Mórmons e que frequentam, ao menos esporadicamente, as reuniões da igreja. Parece-me que poucos dentro da igreja concordam com essa política de números adotada na obra missionária, no entanto essa mesma postura persiste a despeito dos poucos resultados que ela traz. O que temos visto nos últimos tempos são batismos de pessoas totalmente despreparadas, pessoas que se batizam e não voltam mais, pessoas que se batizam e não voltam nem para serem confirmadas e o pior, pessoas que se batizam, saem das águas e não voltam nem para o término de sua própria reunião batismal (pasmem, mas vi um caso desses). (...) Sendo assim, como verificarmos o crescimento REAL da igreja? Creio que nisso o Sr. Popinhaki tenha razão: através do número de capelas construídas a cada ano.  Digo capelas e não alas, pois se divide uma ala de 160 membros em duas de 80 mantendo as duas na mesma capela, trocando assim 6 por meia dúzia e trazendo bem poucos resultados no que diz respeito à facilidade de locomoção dos membros para as capelas.
Ele continua “O raciocínio do Sr. Popinhaki é o de que a taxa de crescimento da igreja nas décadas anteriores era maior do que o crescimento que vem tendo agora. É interessante analisar isso, pois antigamente os desafios batismais eram na terceira palestra e a pessoa não podia se batizar antes de ter ido pelo menos 3 vezes na igreja. Agora os desafios batismais são na primeira palestra e a pessoa pode se batizar tendo ido apenas 1 vez na igreja. À primeira vista isso deveria elevar o número de batismos, mas na verdade diminuiu”.
Depois de debaterem muito sobre o crescimento da Igreja e de não chegarem a um entendimento sobre o assunto, notei que havia um certo descrédito entre os próprios membros da igreja SUD sobre o assunto, inclusive sobre algumas afirmações de seus líderes de que a Igreja está crescendo. Alguém duvidou de que os números apresentados no meu blog fossem reais. Houve quem apontasse outros endereços de sites criados por membros da Igreja, para contestar os números. O que eles não conseguiam entender é que eu nunca inventei nada. Todas as informações, tabelas e gráficos foram criados por mim mesmo, a partir das informações estatísticas das Conferencias Gerais de abril de vários anos encontrados no site lds.org.
Agora apresentarei outros dados mais recentes e não menos importantes sobre “a igreja que mais cresce no mundo”, ou seja, sobre a mentira do crescimento do mormonismo. Os números estão disponíveis nas páginas de estatísticas da igreja das Conferencias Gerais de abril de cada ano, no site lds.org. Vejamos a tabela abaixo:

O que podemos deduzir com os números apresentados pela própria igreja? Que só não enxerga quem não quer enxergar. Vou comentar apenas os números de 2011 em relação ao ano de 2010. Quantidade de Estacas: Crescimento de 1,73% é crescer quase nada. 50 Estacas foram criadas em um ano, contra uma média histórica anual de 16 Estacas em 180 anos de existência da igreja. Alguém poderá dizer: Oh! Esta é a prova de que a igreja está crescendo. Mas outros membros dirão: “(...), pois se divide uma ala de 160 membros em duas de 80 mantendo as duas na mesma capela, trocando assim 6 por meia dúzia e trazendo bem poucos resultados”. Não são minhas palavras. São palavras de membros ativos da Igreja.
Estas Estacas, na sua maioria foram forjadas, a partir da mesma quantidade de membros já existentes. Não houve batismos significativos que justificasse a criação de 50 novas Estacas. A conclusão que chego é que houve uma espécie de manipulação para mostrar aos membros mais desatentos uma imagem de crescimento, mas que na verdade, a realidade é outra, para os mais atentos aos números.
Nenhuma nova missão foi criada em 2011? Como uma igreja que se diz missionária e que tem por referencia uma pedra, que literalmente está rolando, pode avançar sem a criação de novas missões anuais? Simplesmente não criaram novas missões porque não estão conseguindo nem manter as missões atuais. As missões têm um custo fixo elevado. Estão inclusos aluguéis de imóveis, mesadas dos missionários, despesas dos Presidentes da missão e família, incluindo mordomias como apartamentos, empregadas domésticas e colégios particulares para os filhos.
Sem a criação de novas missões, a impressão que fica é que o cumprimento da profecia de Cristo, de que o Evangelho deveria ser pregado a todas as nações parece nula. A dificuldade de convencimento da doutrina, aliada a pronunciamentos de líderes do passado de cunho racista e a não explicada poligamia do início do mormonismo, mais afastam do que propriamente atraem pessoas. Sem a criação de novas missões, ficará cada vez mais difícil para os líderes Mórmons avançarem por países onde predomina culturas e religiões não cristãs.
Interessante foi a criação de novos Distritos (-0,98%). Esse número me chamou a atenção porque um distrito é justamente a última organização regional antes de se transformar efetivamente numa Estaca. Se houve um crescimento de 1,73% de novas Estacas, houve um decrescimento de Distritos? Será que a liderança Mórmon não está elevando alguns conglomerados de Ramos e Alas ao nível de Estaca sem a criação de um Distrito? Se isso estiver ocorrendo, creio que estas novas Estacas serão Estacas fracas, sem consistência. Tanto de membros, de liderança, de portadores do sacerdócio.
Os batismos subiram pouco mais de 3%, mas olhem que em relação ao ano 2000, na última década havia um decrescimento de -0,42%. Então estes 3,11% são menores ainda do que apresentados. O mesmo raciocínio é válido para o número de missionários.
A igreja perde uma chance de ouro em não passar a confiabilidade tão esperada aos membros em relação ao dízimo arrecadado. Poderiam estar inclusos nestes relatórios estatísticos: Valores arrecadados em forma de dízimos, doações e a distribuição deste capital. Sabe-se que o dinheiro entra na casa dos bilhões de dólares e sai na casa dos milhares como ajuda humanitária ou filantropia. O resto é aplicado no conglomerado de empresas do grupo Mórmon Inc. sem finalidade de retorno algum ao pobre membro da Igreja. Agora cada um dos membros da Igreja que adentrar neste blog pode verificar por suas próprias faculdades, se a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está realmente crescendo ou não. Falando da Igreja, não do conglomerado de empresas, fazendas e outros investimentos corporativos.



Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com - Ao comentar, mesmo que de forma Anônima, devido talvez, você não possuir contas do Google/Wordpress, por favor, coloque um nome ou iniciais, para uma breve identificação.

8 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e pela brilhante interpretação dos dados. Sabe quando o IBGE divulgará os dados sobre religiões no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. (Via Facebook)!

    Erick M. Reis

    Mais um ótimo post para levar a reflexão os mais iludidos, ou enganados santos...

    ResponderExcluir
  3. (Via Facebook)!

    Braga Carlos

    Em breve o IBGE deve divulgar os resultados do CENSO sobre religiões no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. (Via Facebook)!

    Rayane Lima Domingues

    Viu, porque o senhor não cria um site para conscientizar as pessoas sobre a corrupção, sobre o meio ambiente ou sobre as doenças sexualmente transmissíveis? Tenho certeza que seria muito mais louvável da sua parte e muito mais interessantes para o seus leitores! Tens muita criatividade e ânimo, portanto, ao meu ponto de vista, assuntos como esse seriam muito mais interessantes do que críticas a uma religião que já foi papel fundamental na sua vida e de sua família! :)

    ResponderExcluir
  5. (Via Facebook)!

    Jairo Luis

    Tá na lista um ebook sobre essa farsa.

    ResponderExcluir
  6. (Via Facebook)!

    Oberdan Fuly

    Antonio, seu blog é muito educativo e de extrema utilidade publica!!! Parabéns pelo ótimo trabalho!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. (Via Facebook)!

    Olavo Dos Santos Martins

    Outra falácia do mormonismo que você, Antonio Carlos, tão bem pesquisou e documentou no seu blog. E, o pior de tudo é que você usou os proprios registros da igreja como referência para a sua pesquisa. É mesmo de "matar!" É como o Livro "The Changing World of Mormonism" (O Mundo em Mutação do Mormonismo) que só apresenta "fatos", retirados dos próprios registros e documentos da igreja e os apresenta, através de fotocópias!E, eu me pergunto.: A quem eles querem enganar? R.: Aos ingenuos como nós outrora fomos, crendo que somente as estatísticas da igreja SUD eram confiáveis. MERO ENGANO! E, TRISTE também. Tenho, às vezes, vontade de chutar a mim mesmo pelo '"pato! que eu era em acreditar em tamanhos disparates manipulados pela MORG!.... GRRRR!...

    ResponderExcluir
  8. (Via Facebook)!

    Érico Klein

    É duro de admitir, mas fomos enganados... e isto é dificil para as pessoas aceitarem, não é fácil. Mas no entanto há um alívio muito bom, inexplicável por se viver de uma forma real e sem dogmas... Este alívio não é um "calor no peito"....rsrss

    ResponderExcluir