Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

DADOS DO CRESCIMENTO SUD NO BRASIL


Hoje a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias afirma ter no Brasil mais de um milhão e cem mil membros. Ensinam isso nas suas reuniões, em suas Alas e Ramos, que estão estabelecidos nas principais cidades do território brasileiro. Muitas capelas são suntuosas e vazias em suas reuniões semanais.  É mais do que comum ouvirmos líderes desta mesma Igreja afirmarem que “esta é a Igreja que mais cresce no mundo”. Me parece que não é bem isso o que acontece na prática. Foram publicados recentemente os resultados do Censo Demográfico do IBGE relativo ao ano de 2010. As contas, no Brasil, não me parecem fechar direito entre o que a Igreja professa e os dados expostos pelo IBGE. Isso é no mínimo intrigante, principalmente por se tratar de uma “pretensa” obra divina. Não deveria haver erros entre os cálculos dos supostos “ungidos do Senhor” e dos técnicos do IBGE.  Isso não é algo singular ou pertinente somente ao Censo de 2010. Para termos uma ideia da diferença estatística, no Censo do ano 2000, 775.822 pessoas eram contadas oficialmente pela Igreja  SUD como membros. Não obstante, o Censo de 2000 do IBGE publicou apenas 199.645 pessoas que se autodenominavam SUDs. Os dados estatísticos oficiais SUD publicados para o ano de 2010 contavam como membros 1.060.556. Novamente os resultados do IBGE foram surpreendentes.

Vamos analisar apenas um dado, por uma ótica, que qualquer leigo possa entender:

CRESCIMENTO:

ANO
OFICIAL      SUD
CRESC SEGUNDO SUD
2000
775.822
36,70%
2010
1.060.556

ANO
OFICIAL IBGE
CRESC SEGUNDO IBGE
2000
199.645
13,46%
2010
226.509

Eu, particularmente, como economista, sou inclinado em acreditar nos dados apresentados pelo IBGE. Se eu não crer nestes dados, eu posso incorrer no erro de não crer noutros dados apresentados pelo conceituado órgão brasileiro. Entre estes outros dados está a nossa geografia, nossas estatísticas históricas, inflação, dados econômicos, sociais, políticos e por aí vai. Entre o IBGE e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tenho que crer ferrenhamente no primeiro.  Vejamos o que temos aqui em relação ao crescimento apontado pelo IBGE no Brasil em 10 anos: 1,35% a.a.. Isso significa 2.695 novos membros a cada ano.
O que eu vejo mais nestes dados? Vejo que se forem reais, a situação de proselitismo da igreja SUDs está numa situação complicada. A Igreja possui no Brasil 23 missões. Cada missão tem mais ou menos 150 missionários. Isso resulta em 3.450 missionários. São 1.725 duplas. Se pegarmos 2.695 batismos anuais apresentados anualmente e multiplicados pelos 10 anos de Censo do IBGE e dividirmos pelos 3.450 missionários, a Igreja SUD teve a insignificante produtividade de 0,78 batismos anuais/missionário.  Isso significa que cada missionário não batizou em média 1 novo converso num ano. Tem missionário que não batiza ninguém. Muitos até me chamarão de maluco. Os números oficiais estão aí. É claro que teve missionário que batizou mais de 1 novo converso, mas na média isso não foi evidenciado. A média apresentada nestes 10 anos em questão foram estes. A produtividade missionária e mais especificamente, as maneiras de retenção dos novos conversos foram péssimas dentro de um sistema que mantem um padrão missionário organizado, burocrático e com estrutura de treinamento de línguas estrangeiras com material didático. Foram um fracasso para uma Igreja que se diz a "única e verdadeira". Se alguém quiser me contestar terá que me mostrar em números que não estou errado. Poderão dizer que neste período não tinham 23 missões no Brasil. Mas a verdade é que antes, alguns anos atrás, as missões tinham mais missionários. Só a missão Florianópolis tinha quase 200 missionários em média. As evidências têm apontado para uma degeneração do mormonismo no Brasil como religião. Ela não deverá acabar no Brasil, mas deverá permanecer entre as denominações religiosas sem expressividade de convencimento. O povo brasileiro quer milagres, mesmo que fraudulentos na sua maioria. O povo brasileiro quer um líder popular, que esteja no meio das pessoas, mesmo suado e fedido. Quer um líder que desafie o demônio e tire-os dos corpos de pessoas ignorantes. Quer um líder que lhes prometa prosperidade financeira. Não querem apenas uma pessoa que se diz profeta e que não profetiza nada. Quantos blogs e sites de ex-mórmons têm surgido nestes últimos anos? Muitos! Quantas pessoas têm relatado suas experiências não muito agradáveis dentro do mormonismo? Muitas! Quantas pessoas demonstraram e demonstram insatisfação pelo sistema doutrinário arcaico do século XIX? Muitos!
Enquanto eu estava escrevendo esta postagem fui pesquisar no site oficial da Igreja SUD no Brasil. Cliquei num link “Serviço Missionário”. Fiquei surpreso ao ver que a Igreja está procurando pessoas voluntárias para o serviço missionário. Tem até um mapa dos Estados Unidos dizendo que em breve os membros deverão encontrar uma oportunidade missionária perto de suas casas. Isso só reforça a minha convicção e atesta que estou certo. Se tudo estivesse bem na “Sião Mórmon” não haveria estas propostas de voluntariado aos membros. Leitores do blog, não se admirem de que daqui há não muito tempo, todos os membros SUDs sejam convocados para mutirões missionários em suas cidades. Essa é a Igreja que mais cresce no mundo? Alguém deveria provar isso, porque até agora não consigo me convencer disso. Só não vale misturar as empresas da corporação. Igreja é uma coisa, corporações com fins lucrativos são outra.

20 comentários:

  1. As estatísticas mórmons são uma COMPLETA mentira, se não me falha a memoria, se não declararem a morte de um membro a igreja o considera vivo até os 108 anos ( Não tenho certeza absoluta da idade, mas é uma idade muito avançada ). Muitos dos membros que a igreja considera como membros já estão no além tumulo. É verdade, a igreja batiza bastante, mesmo que os missionários tenham dificuldade em batizar ainda são muitos batismos, MAS , PORÉM , ENTRETANTO E TODA VIA , a igreja mórmon é MUITO incompetente em reter membros, todos os domingos haviam pessoas que se batizavam e não iam nem se quer no domingo seguinte para se confirmarem, outros se confirmavam e não iam mais do que uma semana. Apesar de a pessoa possuir uma ficha de membro em algum banco de dados, a pessoa não se considera membro e quando interrogada pelo IBGE não vai afirmar ser mórmon.
    E ainda há outro agravante, muito do crescimento que a igreja teve, se deve ao crescimento vegetativo, os mórmons procriam e tem filhos mórmons, todos nos sabemos que mórmons costumam ter famílias grandes se isso for considerado, ficará ainda mais evidente a ineficácia do serviço missionário mórmon.
    O que me chama a atenção em tudo isso é a irracionalidade do alto clero sud em manter o serviço missionário como está, que vantagem há em ter apenas um ficha de batismo ? Fichas de batismo, não pagam dizimo, não dão ofertas , não dedicam seu tempo e talento a obra da igreja. Do ponto de vista financeiro, seria muito mais útil a igreja tentar CONVERTER e não apenas associar membros, e também formar bem o fiel para que este fortaleça a igreja. Nem do ponto de vista meramente dinheirista a estrategia mórmon é racional.
    E antes que alguém venha me dizer que a igreja haje desta forma para levar o evangelho ao maior numero de pessoas, já digo logo que SEM DUVIDA todo o alto clero, sabe muito bem que a igreja é uma mentira, somente estando no mundo da lua para acreditar que Monson e os "apóstolos" possuem um telefone branco que usam para falar com deus. Eles mentem e sabem que mentem quando afirmam ter acesso direto a deus.

    ResponderExcluir
  2. (Via Email)!

    GM

    Acabei de ler sua postagem.
    Realmente a média de batismos vêm caindo, uma coisa interessante sobre o número que voce chegou 0,78 batismos anuais/missionário, refere-se a número de batismos que o missionário realizou e que o converso permaneceu ativo.
    Na minha missão eu batizei 38 pessoas, algumas se inativaram enquanto eu estava ainda servindo na mesma ala . Destas 38 pessoas, algum tempo depois somente 5 estavam ativas, hoje talvez nenhum dos batismos que realizei esteja mais ativo.
    Desta forma partindo do seu número imagino que cada missionario no Brasil deva ter batizado na média umas 7 ou 8 pessoas no ano (um chute), mas que permanecem ativos é esta média que voce apresentou: 0,78.
    Tb é de se considerar que uma parte do crescimento se deve a crianças, filhos de membros que se batizam aos 8 anos, que não são conversos frutos da obra missionária. Um detalhe (e é somente um detalhe mesmo) é que este acréscimo de 2.695 novos membros ativos a cada é um acréscimo líquido, ou seja o número na verdade deve ter sido um pouquinho maior (infimamente maior), considerando o possível falecimento de membros ativos da igreja mórmon (que estatisticamente deve ser irrelevante).
    O censo é de 2010, e alguns dos sites e blogs de ex-mormons surgiram recentemente (se não me engano o seu é de 2011, depois do censo) e portanto os seus efeitos ainda não refletiram no censo de 2010.
    Mas com certeza está havendo uma degeneração da igreja mormon, e acho que a situação para ela só tende a piorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Missão Brasil Brasilia batizou em uma semana do mes julho 2012 03 pessoas com 78 duplas.Em outra semana 08 pessoas.Juntando a isso o grande número de abandono da fé o que esta esvaziando as capelas e templos.São raros os casos de alas com 02 centenas de membros.não é nehum exagero dizer que os mormonismo no Brasil está numa situação de pré-falência.

      Excluir
    2. Eu não sabia que a situação estava tão feia assim. Na época que me afastei já havia poucos batismos, mas parece que a situação piorou.
      Meu único contato hoje com a igreja se dá porque tenho alguns parentes que ainda são ativos, e fiquei sabendo que blogs de ex-mormons, como esse, estão impactando na congregação.
      A igreja sempre fez esforço para manter seus membros em um estado de ignorância, no entanto agora todos têm condições de saber a verdade sobre a história da igreja, sobre o caráter de Joseph Smith e Brigham Young, etc.
      Infelizmente alguns já estão tão alienados e dominados , que parecem ser cegos e surdos, não dão o braço a torcer.
      De qualquer forma , hoje em dia está ficando cada vez mais difícil encobrir a verdade ... pior para a igreja mórmon.

      Excluir
  3. (Via Email)!

    Angelita Trindade
    Oi amigo,como vai?Continuamos aqui em casa com o mesmo pensamento de antes,estamos muito firmes na nossa decisão,obrigada pelos teus esclarecimentos.Não deixe nunca de postar as verdades para abrir os olhos das pessoas.Não dê importancia para os comentários.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. (Via Email)!

    Jonas Cruz

    Oi, Antonio!

    Li uma parte do seu post...
    E novamente eu percebo a parcialidade dos seus relatos:

    O IBGE considera a quantidade de membros ativos, ou seja, aqueles que vão frequentemente à Igreja.
    Já a Igreja divulga a quantidade de membros no Brasil, leva em consideração TODOS os que estão nos registros da Igreja como batizados e confirmados, quer eles frequentem a Igreja ou não.

    Você sabe bem que uma pessoa que já foi batizada e confirmada como membro de A Igreja só deixa de ser membro caso seja excomungada, independentemente da sua atividade.
    Até mesmo aquelas que foram batizadas há 20 ou 30 anos e depois disso nunca mais apareceram na Igreja ainda são considerados membros. Não há razão para desconsiderar um membro da Igreja só porque ele não frequenta mais a Igreja, assim como um pai e uma mãe não vão deserdar um filho que não os visita mais....

    Acho que, se você quer ser levado com seriedade, pelo menos da minha parte, você precisa levar em consideração as duas faces da moeda. Ser imparcial. Mas já percebo há temos que isso não lhe interessa, pois
    a sua intenção é usar apenas a face que lhe agrada para defender seu rancor pela Igreja.

    Não estou contra os sites "anti-mórmons"; pois eles sempre existirão...
    Mas este que você mantém, como eu já disse muitas vezes, faz mal apenas a você.
    Minha esposa e eu continuamos a orar por você.
    Acreditamos que você deve se desapegar do passado e seguir sua vida em frente.
    O rancor e a amargura estão te matando um pouco por dia.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas!

      Como eu poderia ser parcial se eu estou mostrando os dois resultados? O resultado numérico apresentado pela igreja SUD e o resultado do Censo 2010 apresentado pelo IBGE. Agora cabe a vocês, membros da Igreja SUD interpretarem se o que escrevi foi um erro ou não. Continuo defendendo que o crescimento do mormonismo em quantidade de membros foi ínfimo e que não apresentou relevância alguma de convencimento. Principalmente por se tratar de uma suposta "obra divina". esses números, por si só já demonstram que a obra é mais do que humana. continuo afirmando de que Deus não tem parte no mormonismo.

      Excluir
    2. Mentira!
      O IBGE não considera se as pessoas são ativas ou não, o IBGE considera as pessoas que se DECLARAM, se a pessoa se declarar católico o IBGE registra isso como católico, se dizer que é mórmon o IBGE registra como mórmon .
      Se fosse considerar apenas os membros praticantes o catolicismo sem sombra de duvida não teria nem 10% e a maioria das pessoas segundo o IBGE não teria religião nenhuma, pois apesar de a maioria ter uma crença esta mesma imensa maioria não segue a própria religião.

      Excluir
    3. o que vocẽ falou é a mais pura verdade!conheço diversas pessoas,que para o censo,afirmaram serem católicas"praticantes",e estas mesmas pessoas não vão a uma missa ha mais de dez anos.os números do ibge não dizem absolutamente nada,pois são pesquisas superficiais. a mentira faz parte do ser humano ! qualquer um pode mentir ao recensiador!

      Excluir
  5. Jonas,
    O que não da para levar a sério são os sites que defendem a igreja mórmon (pelo menos a maioria deles). Já entrei em mais de um desses sites para postar comentários contrários à igreja e os meus comentários simplesmente não foram publicados ( quero deixar bem claro que não escrevi palavras de baixo calão ou nada que justificasse a não publicação).
    Já aqui no site do Popinhaki são publicados comentários contra e a favor, por isso eu considero um site sério.
    Se é verdade que você não gosta de parcialidade então não deve acessar o site oficial da igreja SUD e nem acessar a maioria dos sites que a defendem, pois ali sim encontramos completa parcialidade.
    Atualmente eu não oro por ninguém, mas tenho parte da minha família na igreja, e torço muito para que os mórmons abram os olhos, enxerguem e aceitem que a igreja é uma mentira. Por exemplo que consigam enxergar que já foi provado que a tradução do livro de Abraão é uma farsa, que percebam que as “revelações” que Joseph Smith teve a respeita da poligamia eram apenas parte de um golpe para enganar mulheres e satisfazer a libido, entre outras coisas.
    Por ultimo quero dizer que já tive um cargo na Ala em que uma das minhas funções era de contar o numero de pessoas na sacramental (era secretario da ala ou secretario do bispado, alguma coisa assim), e era incentivado a inflar estes números para que a Ala apresentasse uma freqüência maior que a real, pois era vantajoso, ate para receber mais recursos. Fora isso tb tinha a listagem de presença na escola dominical. Ou seja a igreja sabe qtos membros ativos tem e usa um numero inflado para fazer propaganda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande coisa tem muita coisa que comentei aqui e não foi publicado, nem sei se este comentário será.

      Excluir
  6. (Via Facebook)!

    Olavo Dos Santos Martins

    O problema com a Igreja dos SUD é que eles não divulgam a gente, "ex-mórmons" e..., mesmo alguns irmãos e irmãs falecidos. que já não deveriam mais constar na relação de membros das alas e estacas a que pertenciam. Eu mesmo, amigo, passei por uma situação extremamente constrangedora, certa vez que fui, com um outro irmão do sacerdócio para fazer uma visita de mestre familiar. O dito irmão que fomos visitar havia falecido faziam dois anos e "ninguém" aparentemente sabia nada do fato. A familia nos atendeu e foi extremamente desagradavel, para mim, a experiência. O outro irmão pareceu não se importar muito com a situação. Eu, pessoalmente fiquei chocado com a falta de informação que o quórum "deveria" ter, para evitar tais constrangimentos para os irmãos que saem em visitas... É lamentável!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e nestes dois anos vocẽ nunca pisou na casa deste homem? para ver como ele estava?quando me acidentei gravemente,muitos foram no mesmo dia,me visitar no hospital,apesar de não poderem entrar,pois eu estava na uti.você deveria ficar constrangido,sim,pois você TAMBÉM ERROU, ao ignorar esta família por dois anos.

      Excluir
    2. por aí dá pra ver como vocẼ VISITAVA seus irmãos da igreja ,senhor Popinhak.ESTE "NINGUÉM "inclui a sua pessoa !QUER DIZER que HA MAIS DE DOIS anos tu não apareceu na casa do homem? eu morreria de vergonha de ter um mestre familiar como tu.

      Excluir
  7. Antonio,

    Desconsiderar a lógica de cálculo de qualquer uma das duas instituições, seja a Igreja SUD ou o IBGE; é ser parcial.

    Novamente, vou colocar a lógica de cálculo de ambos:
    IBGE - Pessoas que se dizem membros da Igreja;
    Igreja SUD - Pessoas que estão nos registros da Igreja.

    Quando um economista conhece a lógica de cálculo de ambas, sabendo que a base de obtenção de dados é distinta, e dá crédito a uma delas apenas (na verdade a que te agrada), é ser parcial, Antonio.
    Essa diferença lógica você não menciona.... porque mencioná-la faz você perder a força de argumentação de sua 'tese'.

    Quanto às pessoas falecidas, sim, há muitas nos registros da Igreja constando como "vivas". Isso porque só se consegue remover uma pessoa falecida da listagem se a família informar a data de falecimento. Se você fosse por esse caminho, eu te daria algum crédito, pois de fato é uma grande dificuldade relatar falecimento ao escritório quando a família não tem a data, muitas nem vão mais à Igreja... percebe que isso gera a 'inflação' que você quer defender?

    Agora essa história de confrontar Igreja X IBGE é tendenciosa e fraca... pode haver incongruências, mas considero MUITO insuficiente para defender sua 'teoria'.

    Ao usuário GM:

    Não sei quem era seu Bispo, mas eu já fui Secretário da Ala e da Estaca. Somados, são 3 anos de serviço na secretaria. Meu Bispo e meu Presidente de Estaca nunca me pediram para 'elevar números'.
    Se o seu te pedia, que o Senhor pague ELE e VOCÊ de acordo com suas obras. Um autêntico servo do Senhor deve zelar pela integridade de seus líderes. Se você não teve a firmeza de caráter de não prestar falso testemunho, e obedeceu ao seu líder SABENDO que era errado, não ponha a culpa nele... o erro também foi seu, camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao camarada Jonas Viotto,

      Primeiro quero dizer que é uma grande SURPRESA ver um comentário seu aqui no blog, digo isto porque você fez questão de deixar registrado que não mais o acompanharia, veja abaixo sua declaração e o link:

      “Por isso, decidimos não acompanhar mais seu blog. Ele é instrumento de discórdia entre os membros SUD e você com seus correligionários. Esperávamos que alguém instruído como você fosse capaz de promover a união entre pessoas de crenças distintas, e não a disputa e a segregação”

      http://sobreomormonismo.blogspot.com.br/2012/01/pela-fe-somos-roubados.html



      No meu ultimo comentário contei que eu era incentivado a aumentar os números, a partir disso você afirmou que eu:
      Não tive firmeza de caráter;
      Prestei falso testemunho;
      Não zelei pela integridade de meu líder;
      Não assumi um erro meu e estou colocando a culpa em outra pessoa.

      Além disso, você fez algo típico dos mórmons , me ameaçou com a ira divina.
      Voce chegou a essas conclusões sem me conhecer e sem saber em detalhes o que aconteceu.

      Uma vez que você acredita na Bíblia, e pelo que eu lembre lá está escrito que não se deve julgar os outros (e a religião mórmon Tb ensina isto), pegue esta frase que você escreveu: “que o Senhor pague de acordo com suas obras” e aplique a você mesmo.


      Você também escreveu que “Um autêntico servo do Senhor deve zelar pela integridade de seus líderes”.
      Bem Jonas, neste caso eu sei de dois líderes seus que andaram mentindo... Estes líderes são: Gordon B. Hinckley e Thomas S. Monson.

      Hinckley mentiu, em entrevistas, sobre a poligamia e sobre a doutrina do homem se tornar um deus. Sobre o fato do sacerdócio ter sido negado aos negros ele não mentiu, o profeta, vidente e revelador simplesmente disse que não sabia o motivo.

      http://porissocri.criaforum.com/t1008-mormonismo-uma-religiao-de-mentiras

      Hinckley já faleceu, mas Monson continua aí com uma mentirinha, dizendo que não foi para missão por causa do exército.

      http://sobreomormonismo.blogspot.com.br/2012/01/o-profeta-que-nao-foi-para-missao.html

      Manda os outros para a missão e ele mesmo não foi!

      Jonas, esta história com meu bispo foi apenas uma das coisas erradas que vi na igreja e quando eu descobri que a igreja mórmon é pura enganação, me afastei.
      Contrariei minha família, meus amigos (meu círculo de amizade era todo dentro da igreja mórmon), na época estava em um sério relacionamento amoroso com uma membro da igreja, pretendíamos nos casar, rompi o relacionamento.
      Pela minha firmeza de caráter abandonei a igreja mórmon.

      Hoje não acredito na igreja mórmon, não acredito na Bíblia, não acredito em religião nenhuma ( religião é coisa de homem), não acredito em Jesus como filho unigênito de Deus, nem em sacrifício expiatório, não acredito em Espírito Santo.
      Quando saí da igreja me tornei ateu, mas depois voltei a acreditar em Deus.
      Hoje simplesmente acredito em Deus, mas acho que vemos Deus de uma forma bem diferente.
      Estou bem melhor sem a igreja mórmon.

      Por último Jonas, meu camarada, peço-te um favor, se for possível: Dá próxima vez que você tiver uma opinião ao meu respeito, guarde para você mesmo.

      Obrigado.

      Excluir
    2. também fui secretário do bispado,e nunca me foi feita esta exigência absurda.

      Excluir
    3. é estranha sua atitude,meu caro gm,mandar o viotto guardar as opiniões dele para ele mesmo enquanto a sua opinião carregada de um ódio genocida pelos mormons é lançada aos quatro ventos.caso não tenha entendido, o objetivo deste blog é democrático . cada um pode vir aqui dar a sua opinião seja ela de esquerda ou de direita.

      Excluir
  8. (Via Facebook)!

    Olavo Dos Santos Martins
    É amigo, dá pena ver alguns de nossos irmãos e irmãs da nossa antiga fé sofrendo com as mazelas do mormonismo. E nós, como ex-mórmons conscientes e cientes devemos, sempre que a oportunidade se faça presente, de ajudá-los no seu caminho de "saída" da morg. Ainda que nos chamem de "apóstatas". Agora, depois de muitos anos, entendo o que alguns ex-mórmons fizeram, quando se puseram em frente ao templo de S.P. para manifestar-se contra a igreja. Na época. eu fiquei escandalizado. Agora, entendo perfeitamente o que eles estavam tentando transmitir com os seus protestos e cartazes...

    ResponderExcluir
  9. Não sei se vale a pena postar aqui, não sei se este blog ainda está activo e sei que o ultimo comentário neste artigo foi á 2 anos. Mas queria deixar registrado algo. Sou Português vivo em portugal e sou ex-mormon. O que eu queria deixar é o seguinte, concordo com práticamente tudo o que tem sido establecido aqui inclusive pelo Alexandre. No entanto ao contrário dele, acho que os altos "póstos" da igreja se preocupam com a taxa de conversão e muito. No entanto desde lá de cima até ao missionário é aplicada pressão (e muita) para batizar batizar batizar. Ora para todos os velhotes que estão pelo o caminho e não fazem ideia do que é hoje em dia estar na rua (ou portas) a falar com pessoas a tentar vender-lhes a igreja sud é muito fácil dizer por ai a baixo que o problema é falta de fé, perguiça, desobidiencia, pecado, enfim todos esses absurdos. O problema afinal é lá em baixo e os desgraçados é que têm de batizar. Mas preocupar-se com a retenção ele preocupam-se e muito. Depois pelo meio tem uma peça chave e o maior problema da igreja mormon na igreja mormon neste contexto de conversão/retenção. Que é o Presidente de Missão. São eles que aplicam pressão directa nos missionarios para batizar. E muitos sabem que ser chamado para presidente de missão vai ser a unica opurtinidade que vão ter para se destacarem e serem considerados para avançar para póstos de autoridade geral. E como podem eles se destacarem? Apresentando resultados, mesmo que ficticios. Tive oportunidade de assistir precisamente a isto recentemente, mas epoca em que ainda era mormon crente. Na figura de Moroni Torgan tivemos em Portugal como o anterior presidente de missão e estava ainda a servir como presidente de missão quando foi chamado em conferencia geral como setenta autoridade de area. E a unica coisa que eu conseguia pensar com indignação era "eu tinha razão, EU TINHA RAZÃO!". O porquê da minha indignação? É que na êpoca, como mormon crente, saido da presidencia de um ramo chamado presidente do quorum de elders e tendo de trabalhar proximo dos missionarios ,também não era nada que todo membro não se apercebesse, mas a minha indignação era muito grande, porque debaixo das "ordens" e "estilo" de Torgan, batizava-se tudo e todos. Casais ou individuos a viver em situação co-abitação (defacto) sem serem casados, pessoas que nunca antes tinham vindo á igreja uma unica vez (se me lembro correctamente a regra são duas vezes), pessoas que tinham sido encontrados na Quarta-Feira os missionários batizavam no Domingo (especialmente para atingir metas no fim do mês), nunca coordenavam com o ramo (os as outras alas e ramos em nenhum sitio do país).
    Então eu digo, para muitos presidentes de missão, essa é uma oportunidade unica para eles "provarem" aos "superiores" que merecem estar entre eles e então vale tudo. E mesmo quando não existe essa motivação, existe a pressão que se abate até á peça mais baixa (o missionário) em que especialmente o crente que tem fé, é culpabilizado ao máximo pelos resultados não obtidos. Então ele fáz tudo e mais alguma coisa para batizar. E quando se crê todos os truques sujos passam a valer porque para o crente é tudo para o bem e a vontade de deus.

    ResponderExcluir