Traduza para outra Lingua!

terça-feira, 19 de junho de 2012

MINHAS ATUAIS CONVICÇÕES


Muitos me questionam sobre minhas atuais crenças e convicções. Se estou seguindo alguma outra religião depois de abandonar o mormonismo ou se simplesmente virei ateu. Para responder-lhes, eu resolvi escrever esta postagem ressaltando alguns temas mais intrigantes quanto a este assunto. Principalmente, quanto a essa curiosidade que as pessoas têm em relação à minha fé. Eu sempre fui um homem de fé. Um homem movido pelas palavras expelidas pela boca dos líderes eclesiásticos, palavras estas que interpretei erroneamente como sendo “a palavra de Deus”. Desde pequeno, eu frequentava as missas católicas em minha cidade com meu pai. Nesta conjunção, não posso deixar de lembrar que fui coroinha, quando ainda era um rapazola. Ajudava nas missas todas as noites e às vezes até mesmo no domingo pela manhã. Entre eu e o padre era mais fácil ele faltar na missa. Tamanha era a minha dedicação à suposta "causa divina".
Depois de abandonar o catolicismo já adulto, fiquei um tempo peregrinando por Igrejas evangélicas, como a Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular e a Igreja Batista. Eu não conseguia aceitar aquelas bandas com bateria e guitarras e toda a barulheira que os evangélicos faziam em seus cultos de adoração. Hoje em dia, parece que ficou pior. Tem até pancadão evangélico, com funk e tudo o mais. Tudo para louvar Jesus. Hoje dou muitas risadas principalmente porque fico imaginando aquelas mulheres rebolando nos bailes funks. Será que as irmãs destas igrejas evangélicas ficam rebolando até o chão também? Acho que em matéria de religiosidade o mundo vai de mal a pior com suas convicções. Entretanto, após este julgamento não quero que pensem que sou o dono da verdade! Apenas acho muito estranho e cômico esta forma de adoração.
Por fim batizei-me no mormonismo. Doutrina que segui fielmente por 18 anos. Eu fui muito assíduo por todos estes longos anos, com ínfimas faltas às reuniões dominicais. Geralmente eu era o primeiro a chegar à Capela e o ultimo a sair de lá. Era extremamente fanático, defendia a doutrina ferrenhamente e debatia com qualquer pessoa sobre a hipotética “veracidade do Livro de Mórmon”! 
Com certeza, eu fui uma grande perda para o mormonismo. Quem me conheceu pode atestar que não estou mentindo. Eu demonstrava ter um forte e inabalável testemunho do “evangelho restaurado”. Sabia quase todas as respostas de perguntas intrigantes numa ou outra escritura. Achava facilmente "supostas respostas" para os inúmeros questionamentos nos livros utilizados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Lia constantemente a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina & Convênios e o livro chamado de Pérola de Grande Valor. Tinha todos estes volumes com muitos versículos marcados, esquadrinhados e cruzados.
Então ocorreu o inevitável! Tive uma dissonância cognitiva ao inverso. Quando estamos num mundo real e racional e aceitamos alguma doutrina como verdade absoluta, temos uma dissonância cognitiva. A dissonância ocorre a partir de uma inconsistência lógica entre as suas crenças ou cognições (por exemplo, se uma ideia implicar a sua contradição). A consciência ou a percepção de contradição pode tomar a forma de ansiedade, culpa, vergonha, fúria, embaraço, stress e outros estados emocionais negativos. Quando estamos envoltos inconscientemente por uma nebulosa nuvem doutrinária e despertamos para o racional, eu posso dizer que tivemos uma dissonância cognitiva ao inverso.
No caso do mormonismo, qualquer pessoa sensata pode concluir com o passar dos anos que, por mais que você queira acreditar, sempre terá uma dúvida. Sempre se questionará sobre qualquer ponto da doutrina. Quer seja a autoridade divina do sacerdócio ou o livro de Mórmon. Quer seja a validade das ordenanças do Templo para os nossos mortos ou as regras bizarras impostas com o objetivo de manter os incautos membros com medo na base do terror.
Hoje, para mim, não é fácil aceitar qualquer doutrina que se fundamente na fé. Não sei dizer se isto é um legado carregado de sequelas do mormonismo e outras religiões que vivenciei, ou porque amadureci para uma realidade, num nível mais elevado e racional.
Quando vejo um pregador na televisão, por exemplo, pedindo dinheiro em troca de bênçãos, vejo um “picareta” enganando o povo. Quando vejo alguém vendendo livros, CDs, DVDs e outras bugigangas em “nome de Jesus” vejo um espertalhão logrando um tolo ou tolos. Quando percebo o nível de ignorância que as pessoas vivem neste Brasil em relação à fé, fico perplexo e me calo com medo de entrar em atrito ou discórdia.
No meu entendimento, eu creio que pode até ter havido um criador ou criadores da vida (colonizadores) deste planeta. Mas, ainda no meu entendimento, este planeta não foi criado por ninguém. Foi um doce acidente do universo. As condições para a vida ficaram evidentes quando a água chegou até aqui do universo e toda a crosta terrestre se resfriou.
Os sumérios falam de povos antigos que vieram do espaço, os Anunnakis. Gigantes que vieram e se reproduziram aqui na terra. A Bíblia faz menção aos Nefilins como "anjos caídos", "espíritos impuros" ou "demônios", e no tal apócrifo Livro de Enoque como “vigilantes”, sendo em ambos os tais anjos que copularam com as filhas dos homens e engendraram esta raça híbrida dos gigantes.
São teorias baseadas em escritos antigos, mas são mais racionais do que a fé cega que as religiões empurram às pessoas hoje em dia. Pelo menos há os registros e eles são palpáveis. A fé não se pode tocar. É completamente abstrata.
Ainda no meu entendimento creio que depois que este planeta foi supostamente colonizado a vida se desenvolveu sozinha. Foi isso que Darwin mostrou ao mundo no seu livro A Origem das Espécies. Isso é tão certo e é tão provável por causa do endemismo. Vida que se desenvolveu apenas em alguns pontos isolados do planeta.
Resumindo, não creio que haja um Deus que ouve nossas orações. Não creio num Deus que está presente em todos os lugares e que se denomina “pai de todos”. Não creio nisso. Isso foge à razão. Se Deus fosse assim, porque ele deixaria seus filhos morrerem de fome? Por que ele deixaria seus filhos prantearem, matarem-se entre si? E por qual razão uma pessoa nasce pobre e desprovida de certos confortos num país pobre da África enquanto outra pessoa nasce num país rico e cheia de privilégios?
Não posso concordar com estas teses apresentadas na bíblia e utilizadas por líderes religiosos corruptos e inescrupulosos de que Deus é amor, é bondade e tudo o mais.
Estas são minhas convicções. Mas estas pertencem a minha pessoa!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nefilim
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disson%C3%A2ncia_cognitiva

9 comentários:

  1. Alexandre,

    Este seu comentário é bastante interessante, não sou entendido em psicologia, mas acho este ponto de vista acertado e plausivel de sonsiderar.

    ResponderExcluir
  2. Via Facebook!

    Nilde Zavatini Braga

    Ótimo texto, Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Tem uma Igreja evangélica de um casal de mulheres lésbicas que nasceu com um prognóstico negativo, mas não é porque existem todas essas dificuldades que vamos aceitar esse julgamento”, afirmou Holder durante o culto acompanhado pela reportagem. A pastora criticou ainda a postura das outras igrejas em relação aos homossexuais. Em meio à pregação e às críticas, a pastora brinca com os fiéis e puxa um grito de louvor parodiando o sucesso sertanejo “Eu quero tchu, eu quero tcha”. Na versão da igreja, a música virou: “Eu quero Jê, eu quero zus, eu quero Jê-jê-jê Jesus!”. Rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Bispo!
    Sou ex-mormon e agradeço a igreja Mormon por ter me revelado que deus não existe.
    Hoje sou ateu e realmente quando olho para o tempo do mormonismo percebo justamente o que voce diz...

    ResponderExcluir
  5. Se essa consciência ocorresse também com crentes de outras igrejas pseudo-evangélicas, em pouco tempo teríamos um país realmente laico e sem dominio de seitas, tentando comandar as pessoas em nome de um possível castigo divino e com isso ficando cada vez mais ricos e poderosos.

    ResponderExcluir
  6. fiquei 20 anos praticando o budismo, um religião com alto teor ateista, um dia cheguei a conclusão que estava completo meu caminho, vieri ateu de fato, abandonei o budismo tambem

    ResponderExcluir
  7. Uma das coisas mais tristes da vida é ver uma pessoa negar o Espírito Santo. Imagino como deve ser saber a verdade o tempo todo e mesmo assim lutar contra isso, renegando e encontrando inúmeras respostas ou convicções consideradas plausíveis para a total negligência de si mesmo. Tudo que sinto é pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a isso, estou mais do que tranquilo. Deus e o Espírito Santo nunca tiveram nada a ver com o mormonismo.

      Excluir
  8. PARECE Q FIZ UM COMENTÁRIO EM OUTRO BLOG SEU. MAS ACABEI ERRANDO O TEMPO Q VC FOI MÓRMON. CITEI 28 ANOS MAS VEJO AGORA Q FOI 18 ANOS. TUDO BEM. PESQUISANDO VI Q VC PASSOU POR OUTRAS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS ANTES DE SER MÓRMON. O NOME DELAS NÃO INTERESSAM NESSE MEU COMENTÁRIO. CONTINUA A DIZER-LHE. PERCEBI TAMBÉM Q TENS UM TENDENCIA AO FANATISMO. OU COISA PARECIDA. ALGUMAS PESSOAS SÃO ASSIM. TALVEZ QUE PROCURAM INCESSANTEMENTE POR ALGO Q PENSÃO LHES FALTAR. PARECE Q COM OS MÓRMONS, TEVE MELHORES CHANCES, POIS OUVI DIZER QUE NA IGREJA MÓRMON TUDO MUNDO TEM Q BOTAR A MÃO NA MASSA. NOUTRAS IGREJAS SÓ O PADRE O PASTOR E UM PUNHADINHO DE MEMBROS. BOM AGORA, ESSE NEGÓCIO DE GENTE, APROVEITADORA, DESONESTA, ETC E TAL. TEM EM TUDO QUANTO É ORGANIZAÇÃO. RELIGIOSA, POLITICA, ASSOCIAÇÕES BENEFICIENTES, ETC.. E OLHA A LISTA PODE SER BEM GRANDE. ENTÃO SER PREPARE QUE VOCE VAI TER MUITO DO Q RECLAMAR E FALAR MAL. POR Q O MUNDO É ASSIM. PRINCIPALMENTE COM QUEM QUER ACREDITAR EM TUDO. E NÃO TEM NENHUM FILTRO. ACHO Q COM VC O PROBLEMA NÃO FORAM OS MÓRMONS OU A IGREJA MÓRMON. MAS SIM VC MESMO. POIS PODERIA TER ACONTECIDO COM AS OUTRAS IGREJAS PELAS QUAIS PASSASTE. VC NUMA REPORTAGEM DIZ: QUE É ATEU. E DEMOROU 18 ANOS PARA DESCOBRIR ISSO. E QUE TUDO QUE SE DIZ ESPIRITUAL É ENGANAÇÃO. COISA ASSIM. ISSO DEPOIS DE 18 ANOS. HUMM.
    O QUE PARECE NÃO PERCEBER, PELAS INUMERAS PUBLICAÇÕES NA NET DE SUA AUTORIA. E QUE AGORA MESMO ESTAIS A PREGAR O ATEÍSMO. SUA NOVA RELIGIÃO PARECE. DIZ QUE GASTOU DINHEIRO NA IGREJA MÓRMON COM DIZIMOS E OUTRAS COISAS. O QUE DESCONHECE E Q NUM PAIS CAPITALISTA, TUDO FUNCIONA A DINHEIRO. COMO FORAM 18 ANOS ACREDITO Q TENHA VALIDO A PENA. VC FALA Q FOI DINHEIRO JOGADO FORA, MAS NÃO DISSO COMO ISSO OCORREU.
    EM SUMA, PRA MIM O QUE VC ESTA A FAZER, É FALAR MAL, DE SEUS OUTRORA AMIGOS, COLEGAS MÓRMONS. PESSOAS QUE CONFIARAM EM VC ESSES 18 ANOS PRINCIPALMENTE NAQUELES EM Q FOSTE BISPO. IMPOSSÍVEL QUE NADA DE BOM OCORREU COM VC E SUA FAMILIA LÁ. MAS VC SÓ FALA DO RUIM. HA O LIVRO É FALSO, OS LIDERES VIVEM DE NABABO, ETC... TUDO PARECE MUITO GENERICO QUANDO NÓS INTERNAUTAS NÃO CONHECEMOS POR DENTRO UMA ORGANIZAÇÃO DESTA. UM SUMA, CARLOS, VC PRECISA DE UM PSICOLOGO OU PSIQUIATRA. POIS PARECE SOFRER ALGUM TRANSTORNO OU ALGO ASSIM, SUGIRO PESQUISAR SOBRE TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO. POR QUE É MUITO ESTRANHO ESSE SEU COMPORTAMENTO. ESQUECE ISSO. CULTIVE SUAS AMIZADES, POIS AMIGOS É TUDO DE BOM. AS VEZES MELHOR Q PARENTES. RS.
    NÃO ACREDITA MAIS EM DEUS, BIBLIA, NA RELIGIÃO MÓRMON, ETC E TAL. BELEZA VC TEM ESSE DIREITO. MAS PRECISA RESPEITAR O DIREITO DOS OUTROS TB. NÃO SE SAI POR AI FALANDO MAL DAS CRENÇAS DOS OUTROS. SEM VEZ OU OUTRA LEVAR UMA INVERTIDA. POR É ESTAR PEDINDO ISSO.
    NA MORAL, VC PARECE UMA PESSOA MATURA, TEM CURSO SUPERIOR É POS GRADUADO. APOSTO Q FEZ JURAMENTO PRA TER ESSE DIPLOMA, NÃO SEI O QUE PROMETEU NESSE JURAMENTO, EU TB SOU JURAMENTADO, MAS APOSTO Q PERSEGUIR PESSOAS POR CAUSA DAS SUAS CRENÇAS NÃO UM DELES. ESQUECE ESSA HISTÓRIA E TOCA SUA VIDA. CUIDADO COM PESSOAS DA IMPRENSA. NA MAIORIA DOS CASOS SÓ QUEREM VENDER OU GANHAR DINHEIRO. PAIS CAPITALISTA SABE. AI UMA PESSOA COMO VC SE EXPONDO DESSE JEITO, BEM ACREDITO QUE JA TENHA LIDO SOBRE VULNERABILIDADES. SEJA FELIZ. PERDÃO PELO FROUXO. ISSO FOI MUITO DURO DE MINHA PARTE. SUCESSO.

    BYE

    ResponderExcluir