Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dízimos...


De vez em quando escrevo uma nova postagem sobre o mormonismo. Mesmo que a frequência de postagens tenha caído propositalmente, ainda há centenas de acessos diários ao blog. Continuarei a alimentar este blog de tempos em tempos, não com a mesma intensidade (quase que diariamente no início), mas regularmente. Sempre haverá uma nova postagem. Os pedidos são contínuos e insistentes. Alimentarei com postagens que possam ajudar as pessoas a entenderem melhor a doutrina ensinada pelos missionários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Este entendimento que tento passar aqui é por um outro lado ótico, não o lado dos missionários e nem o lado da Igreja Mórmon. Ao ler as postagens, o pesquisador poderá discernir e definir sua opinião e posição.
Dentre os muitos comentários e mensagens que recebo, tem um assunto que se destaca bastante. Assunto esse que procurarei nunca deixar de lado. Trata-se do pagamento do dízimo. Esta lei (como é tratado o dízimo no mormonismo) é um escárnio direcionada à fé dos incautos membros dizimistas. Segundo o mormonismo e sua “lei celestial” ensinada em Doutrina & Convênios, para que qualquer pessoa não seja queimada por labaredas de fogo na suposta segunda vinda de Cristo, ela deve fazer doações constantes e constantes, de um décimo de todos os seus ativos, a partir da data do batismo. Isso mesmo, a partir da data em que um prosélito aceitar ser batizado na doutrina Mórmon, ele se compromete a pagar um décimo de tudo o que possui a título de rendimentos, incluindo aí, seus salários, honorários, aposentadoria, pensão, rendimentos por aplicações, poupança, lucros em transações comerciais, rescisões contratuais de salários e outros rendimentos. Qualquer membro da igreja Mórmon que não paga seus décimos ou dízimos encontra-se em pecado e está burlando e enganando o “Deus Mórmon”.
Quando digo “Deus Mórmon” falo mais especificamente da doutrina e das regras ou ensinamentos dados pela liderança, para que o membro nunca esqueça este dever. Quase todos os domingos alguém toca no assunto dízimo na Igreja. Sempre tem um discurso na reunião sacramental, uma aula na escola dominical ou nas organizações auxiliares. Um hino sobre o dízimo já cumpre perfeitamente os desígnios dessa liderança do alto escalão (setentas, apóstolos e o próprio profeta com seus conselheiros) extremamente gananciosa. Até as criancinhas, na organização da primária cantam hinos sobre o dízimo. São incentivadas pelos líderes locais a doarem moedas referente a um décimo do dinheiro que seus pais lhes dão, a título de mesada.
Muitos membros da igreja dizem que essa obra não pede dinheiro e que é diferente de outras igrejas evangélicas, que têm a cobrança de dízimos em troca de bençãos. Não é verdade! A igreja Mórmon fundamenta suas bençãos e condiciona-as somente se os membros doarem seus décimos ou dízimos.
Nem num templo um membro que está com o dízimo atrasado pode entrar. Imagine a situação de um casal que está para realizar uma cerimônia de selamento (casamento) num templo. Se um dos pais da noiva ou do noivo não estiverem rigorosamente em dia com seus pagamentos de dízimos, não poderá assistir, nem presenciar a cerimônia. Isso certamente deixa marcas profundas de rancor e decepção nas partes envolvidas. Dá uma sensação de impotência, de fragilidade e de incapacidade.
A lei é tão injusta que se você tiver pouco, deve dar o dízimo deste pouco. Mesmo que você só receba o seguro desemprego ou o bolsa família. Se não pagar o dízimo estará em falta grave com o Deus Mórmon. A liderança da Igreja diz que não olha a quantia que você dá. Mas na prática a realidade é cruel. Aquele que dizima mais, tem mais vantagens com a liderança. Temos aqui mesmo no blog depoimentos de muitos membros que se sentiram injustiçados por causa parcialidades envolvendo os dizimistas em relação aos não dizimistas. Só para exemplificar. Em Curitiba uma ex missionária pobre casou-se com um funcionário do Banco do Brasil. Ambos eram membros da Igreja. Ele era cruel com ela em todos os sentidos. De tempos em tempos, ela reclamava para o bispo. Devido o alto valor do dízimo do marido dessa mulher, nunca foi feito nada em relação a uma “chamada de atenção” ou uma simples conversa com o mau marido. O dízimo alto contava mais.
Mas o que importa mesmo para todos os leitores deste artigo é que o dízimo é contrário aos ensinamentos do Novo Testamento da bíblia. Segundo a bíblia, Jesus nunca mandou ninguém pagar dízimos. Essa era uma prática utilizada no Velho Testamento e era feito em mercadorias. Conforme a safra fosse boa ou má, as pessoas levavam uma décima parte dos seus rebanhos, mantimentos (cereais) para o sacerdote. Não tinha nada envolvendo dinheiro em troca de bênçãos. Segundo o que entendemos no Novo Testamento, com a vinda de Jesus, a lei de Moisés foi abolida, incluindo a lei do dízimo. O que diferencia a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em relação a tantas outras Igrejas evangélicas? Quanto a lei do dízimo ela é tão ferrenha e acirrada quanto qualquer outra. Ou o membro paga ou é taxado de infiel e apóstata. Não devemos pagar dízimos para igreja nenhuma. Essa é a verdade mais verdadeira (redundância proposital). Se quisermos ajudar alguém, é melhor darmos esmolas, do que dar para o sustento de pessoas más e gananciosas, como líderes eclesiásticos.

16 comentários:

  1. (Via Gmail)!

    Wilton Cicero da Silva
    Prezado, Antonio Carlos!

    Neste momento eu apenas peço ao Pai Celeste que você possa receber perdão de seus pecados. Lembre-se que quanto mais recebemos, mais nos será exigido. Pelo que você disse já foi um bispo da Igreja e recebeu luz e conhecimento que um dia será exigido e perguntado o que você fez com o que recebeu.

    A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é verdadeira e você sabe disso. Se há imperfeição são nas pessoas que muitas vezes não aceitam serem corrigidas e por isso acabam negando tudo que aprendeu, assim como você está fazendo. Mas ainda há tempo para o arrenpendimento.
    Jesus Cristo é o nosso Salvoador. Temos um profeta vivo e a Igraja do Salvador Jesus Cristo está na terra hoje e você sabe que ela se chama - A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilton Cícero da Silva! Não precisa pedir perdão para meus pecados. Você disse que a Igreja é perfeita e que há imperfeições nas pessoas? Estou flando justamente das imperfeições dos seus líderes maiores que você idolatra tanto. Setentas, Apóstolos e Profetas. Não pense que as falhas de pequenos membros pode justificar as falhas dos grandes. Isso seria tolice. Essa Igreja nunca foi de Jesus Cristo e Deus não tem nada a ver com esta obra. O profeta a que você se refere não é profeta, pois não profetiza nada. Me diga uma profecia que ele fez?

      Excluir
    2. "Karisa!
      Já fui muito franco com Deus também. Gastei 40 anos da minha vida seguindo preceitos religiosos, impostos por esse Deus que você adora. O Cristianismo é o mal da humanidade, bem como as demais religioes que centram suas crenças num deus imaginario."

      Que confuso não?! Você acredita em Deus em uma resposta em outra você não acredita, quanta besteira você escreve, ainda bem que a internet é para todos conhecerem não só a verdade sobre o mormonismo, mas também sobre você. Vê se cresce e deixa de infantilidade.

      Excluir
    3. "Quem te disse que se Deus desse provas de sua Existência eu o negaria? Uma coisa é crer no imáginário, outra completamente diferente é crer no que você vê."

      Outra prova de sua insanidade mental.

      Acredito em Deus, não acredito em Deus.

      Como eu gostaria que pessoas inteligentes que estão em busca da verdade lessem seu blog, pois acredito que somente os incautos, seram levados a acreditar neste blog.

      Excluir
    4. Nossa tô ficando confuso, você acredita ou não acredita em Deus?

      "Segundo, mormonismo nada tem a ver com os Mandamentos de Deus", este texto foi extraído de um resposta sua em outro post aqui do seu blog, segue completo abaixo:

      "A escritura é interpretada de uma maneira por quem está dentro do mormonismo. Mas para quem está fora não tem sentido algum. Por isso não posso compreender como estas duas escriturinhas sem nexo podem me ajudar em alguma coisa. Primeiro, nunca recebi lei alguma. A doutrina mórmon é fraudulenta e mentirosa. Segundo, mormonismo nada tem a ver com os Mandamentos de Deus. Terceiro, não transgredi lei alguma e nem me afastei de mandamentos de Deus. Quarto, Este maligno, astuto ser ou Satanás não é meu conhecido. Nunca o conheci, nem fui apresentado."

      Só os incautos acreditarão em você. Você me ensinou a usar a mente racional, aprendi!!!

      Excluir
  2. Caro Antonio,
    Não vejo outra forma das igrejas se manterem que não seja através das doações.Só que no caso SUD temos algumas especificidades:O dízimo é mandamento, portanto,bençãos e punições estão relacionados a sua obediência;a igreja deixa claro que é vc que precisa pagar o dízimo e que ela não precisa de seu dinheiro.Ela é muito rica e auto-suficiente, entendeu?Você tem que confiar plenamente e cegamente no que ela faz bom uso de seu dinheiro.O dizimista não tem acesso ao relatório de arrecadação e nem quanto é usado para cada destinação.Uma verdadeira caixa-preta.Prepare-se para aceitar que seu dízimo nunca será revertido para benefício dos pobres e necessitados.E por aí vai.Uma igreja tão rica e poderosa poderia poupar os seusmembros de tamanho sacrifício.

    ResponderExcluir
  3. Além de pagar o dízimo e as ofertas, os membros tb têm por obrigação dar almoço aos missionários. Pode parecer pouco, mas para algumas famílias pesa. A igreja tem hoje mais de 50 mil missionários. Imagine, fazermos o cálculo de quanto custa 50 mil refeições/dia. Já ouvi na igreja que o proposito desses almoços é para que as casas dos membros sejam abençoadas com a presença dos missionários. Ou seja, ao dar o almoço para os elderes, você não está ajudando , e sim, voce está tendo o privilégio de ser abençoado.
    Também tem as caravanas para o templo, que representam mais gastos. Um gasto inútil, pois aquelas sessões no templo são cópias sem sentido da maçonaria.
    Além de contribuir financeiramente os membros devem trabalhar gratuitamente para igreja em seus cargos e em outras atividades (mestre familiar, limpeza da capela, etc).
    Após tudo isso, você ouvirá discursos da liderança incutindo a ideia de culpa, dizendo que voce não está fazendo o suficiente e que o Senhor espera mais de voce.
    Se você precisar de ajuda da igreja... boa sorte!
    Poderia citar inúmero casos de membros fiéis que não receberam ajuda ou foram humilhados.
    Lembro de uma professora do seminário que ficou doente, teve gastos com hospital, exames, remédios.
    Alguns membros a ajudaram (membros, não a igreja). Ela precisava adquirir um remédio mais caro, e acabou tendo que pedir ajuda a um vereador da cidade, que conseguiu o remédio, pois que ela não podia ficar esperando eternamente para saber se a igreja iria ajudar ou não, muita burocracia.
    Ajuda, no sentido espiritual, as vezes tb é difícil, pois os líderes estão sempre ocupados trabalhando para a igreja que não tem tempo para os membros, tem que marcar hora e falar rapidinho, e as vezes os lideres estão tao estressados, que são eles que necessitam de ajuda.
    Os líders na verdade não são líderes espirituais, são funcionários da igreja, que na maior parte do tempo desenvolvem atividades administrativas.
    Enquanto muitos membros se sacrificam, alguns tiram proveito pessoal da organização. Conheci uma pessoa que após voltar da missão nos Estados Unidos foi trabalhar no SEI, e a função dele era fazer nada! praticamente não tinha trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho treze anos de igreja e sinceramente desconheço tudo o que você posta, a doação do dizimo nunca foi exigencia, mas sim um mandamento, tive dificuldades e nunca me foi proibido entrar no templo e nem renovar a minha recomendação, ao contrario fui ajudado pela igreja a pagar algumas contas pendente e se você não sabe a igreja mantem ajuda humanitária para 171 países, pois é você tem que se informar mais, as informações que chegam pra você tem muitas falhas, procura dizer um pouco das benfeitorias da igreja pra não ficar chato pra você.

      Excluir
    2. então você não é uma pessoa firme na Igreja ou é um tapado, que não consegue perceber essas coisas que estamos escrevendo. Fui bispo e sei perfeitamente que, sem dízimos, não tem recomendação para o templo, sem dízimos não tem templo, sem dízimos não pode fazer muita coisa. Só se os teus líderes são rebeldes e não seguem as orientações para isso acontecer, da forma como escreveu. Quanto à ajuda humanitária da igreja, é uma vergonha mundial. Recebem bilhões de dólares de dízimos anualmente e distribuem esmolas na casa dos milhares. Por favor Geraldo, se oriente e pesquise mais sobre a tua propria instituição religiosa. Não ande errante, cego. Abra os olhos.

      Excluir
  4. E o novo shopping da igreja, alguem ja teve a oportunidade de visitar? E imenso, fica colado no Templo Square. Tem ate uma ponte que o connecta a praca do Templo, tudo feito de forma planejada.

    ResponderExcluir
  5. Olá queridos leitores deste blog! Já fazia muito tempo que eu não postava nada, mas cada vez que vejo comentários sobre dízimos, não consigo ficar calado, pois já segui outras doutrinas da maldição da lei do dízimo(malaquias 3.10)É impressionante como as pessoas são influenciadas por supostos "ungidos",vejo isso todos os dias, e assim as pessoas vão sendo enganadas numa espécie de transe religioso, mas vendo as coisas do ponto de vista racional, o mundo está cheio de pessoas felizes, ricas e bem sucedidas que não seguem igreja alguma, e as igrejas estão cheias de pessoas frustradas que não conseguem ser bem sucedidas em quase nada, como é possível? resposta racional: Enquanto os "cristãos" esperam as "promessas", aqueles que não pagam dízimos(as igrejas de humana invenção) trabalham, estudam e usam a inteligência que lhes foi dada e a utilizam com sabedoria, por isso prosperam. Se a chamada lei do dízimo como ensina a Sud e outras denominações fosse realmente verdade, então deveria ser o oposto daquilo que vemos todos os dias! Mas o que vemos são líderes religiosos que vivem em mansões, carros importados, Iates, aviões. Já que usam tanto a bíblia deveriam por em prática a passagem do jovem rico! Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Cuidado pessoal, temos aqui um lobo na pele de cordeiro. Joio disfarçado de trigo!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Antônio Carlos pelo blog, divulgar os bastidores dessa seita é muito importante para que as pessoas que acessam o blog não sejam enganadas por aqueles rapazes simpáticos e depois joguem tantos anos de suas vidas no lixo como você fez enquanto era membro daquela que considero a verdadeira Igreja de Satã. Kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  8. You are really stupid. The things of God in Thy church are not in this way. If you are sad or nervous about something,you don't need to do this. All that I have read here is lie,you tried to change the things. You said that you were a bishop but you never was a convert. Repent dear friend and stop to do this. One day you'll know the true about everything,about the Church of Jesus with a conversation with Him and you'll feel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you, I share your words. This is the Church of Christ.

      I used the goolge translate because I do not speak English.

      Excluir