Traduza para outra Lingua!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ALFABETO DESERET

Um dos pontos curiosos da história Utah precoce foi o esforço de Brigham Young para introduzir um novo alfabeto, conhecido como o alfabeto Deseret, no uso Mórmon.
O Alfabeto deseret foi desenvolvido em 1854 por George D. Watt, primeiro inglês convertido ao mormonismo, na Universidade Deseret (atualmente, Universidade do Utah).
Ele propôs este alfabeto alternativo para escrever o inglês, parcialmente baseado no sistema Pitman de taquigrafia, no qual Watt era um perito.
O nome "Deseret" é tomado de uma palavra do livro de Mórmon e está mencionado em Éter 2:3 “E levaram consigo deseret, que por interpretação, significa abelha de mel…”
O historiador David Bigler observou: "Idéias do Antigo Testamento sobre a propriedade da terra e cédulas marcadas não foram as únicas indicações que os primeiros colonos Utah estavam empenhados em criar uma sociedade totalmente diferente do resto do país. Logo após a chegada na Great Basin, eles ainda se comprometeram a criar um novo método de escrever no idioma Inglês”.
Em 1854, a Universidade de Deseret, antecessora da Universidade de Utah, introduziu o Alfabeto Deseret, composto por trinta e oito caracteres para se conformarem com o número básico de sons no idioma Inglês. O conjunto de símbolos curiosos foi criado por George D. Watt, de 39 anos de idade, um especialista em taquigrafia Pitman e o primeiro inglês convertido à fé.
Na sua pregação em 8 de outubro de 1868, Brigham Young aconselhou: "Existem alguns itens que eu gostaria de colocar antes da Conferência, antes de julgarmos, que acho que devemos fazer quando chegarmos em nossa reunião desta tarde. Um desses itens é o de apresentar à Congregação o Alfabeto Deseret. (…) As vantagens deste alfabeto em breve serão conhecidas, especialmente por irmãos estrangeiros que vêm aqui sem saber nada do idioma Inglês. Eles vão perceber que o seu aprendizado será facilitado por meio deste alfabeto, pelo qual todos os sons da língua podem ser representados e expressos com a maior facilidade. Como esta é a grande dificuldade para os estrangeiros no aprendizado do idioma inglês, eles perceberão que o conhecimento deste alfabeto facilitará em muito seus esforços na aquisição de pelo menos uma educação parcial do inglês. Também será muito vantajoso para os nossos filhos. Ele será o meio de introduzir a uniformidade na nossa ortografia, e os anos que são agora requisitados para o aprendizado, a leitura e a soletrar poderão ser dedicados a outros estudos." (Journal of Discourses, Vol. 12, p. 298, Brigham Young, delivered in the Tabernacle, Salt Lake City, Oct. 8th, 1868.)
O Alfabeto Deseret tem 38 caracteres, que correspondem aos fonemas do inglês americano.




Primeira página do "Livro de Mórmon" em deseret:
David L. Bigler escreveu:


Com o objetivo de reformar a representação do idioma Inglês, e não a língua em si, o novo sistema fonético ofereceu uma série de vantagens. Primeiro, ele demonstrou exclusivismo cultural, uma consideração importante. Ele também manteve segredos de curiosos não-mórmons, controlava o que as crianças eram autorizados a ler, e em uma sociedade amplamente analfabeta, que incluía os convertidos que não falavam inglês, eliminaria o problema desagradável da ortografia fonética.
Por essas razões, por quase duas décadas, Brigham Young empurrou o novo alfabeto aos seguidores relutantes. O Deseret News, de propriedade da igreja no Grande Salt Lake, o primeiro jornal de Utah, publicou trechos de suas edições de 1859 com o sistema distinto. E os diretores da Universidade de Deseret certa vez aprovaram $ 10.000 para imprimir livros-texto no alfabeto para os alunos nas salas de aula em todo o território.
Como a lei da consagração, no entanto, o Alfabeto Deseret nunca alcançou ampla aceitação, apesar das repetidas tentativas dos jovens para promoverem o sistema. Em algumas coisas, o povo de Utah calmamente desobedeceram seu líder de forte personalidade". (Forgotten Kingdom: The Mormon Theocracy in the American West, 1847-1896, by David L. Bigler, Arthur H. Clark Co., 1998, p.56).
O historiador SUD Thomas G. Alexandre explicou: "Um alfabeto de trinta e oito caracteres foi criado para representar cada um dos sons do idioma Inglês. ... O alfabeto Deseret provou ser um ‘caro fracasso’." (Things in Heaven and Earth: The Life and Times of Wilford Woodruff, a Mormon Prophet, by Thomas G. Alexander, Signature Books, 1991, p.210)
Em um artigo recente no Salt Lake Tribune, lemos:


“Os residentes, convencidos que seu mundo utópico precisava de uma maneira mais fácil de escrever inglês, Young derramou milhares de dólares no desenvolvimento do alfabeto Deseret, apesar das necessidades mais prementes como o crescimento da agricultura e construção de casas…”


"O novo alfabeto tinha 38 caracteres .... Mas enquanto a idéia parecia grandiosa, o alfabeto falhou completamente”.


" ‘Foi outro dos experimentos ousados e audazes de Brigham Young’ disse o professor de história Dean May, da Universidade de Utah…”


"Foi também extremamente caro escrever os novos caracteres e publicar apenas quatro livros: dois para a escola primária, uma parte do livro de Mórmon e um livro de Mórmon completo". ("The Deseret Alphabet Died With Brigham Young," by Vania Grandi, Salt Lake Tribune, Dec. 2, 2000, p. D8)”.


Disponível também em:

http://investigacoessud.blogspot.com.br/2010/03/alfabeto-deseret.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário