Traduza para outra Lingua!

terça-feira, 1 de agosto de 2017

LENDAS...

Dentro do mormonismo existe muitas lendas. Frases que apontam para crendices populares. Se o mormonismo fosse uma religião de cunho milenar, provavelmente existiriam muitas histórias dessa natureza. Aqui nesta postagem, eu quero expor algumas delas para os leitores do blog.
Acreditem em mim, alguém, do mundo Mórmon, num determinado momento inventou essas crendices e a maioria dos membros acreditou e acredita que são verdadeiras.
Muitas dessas histórias são contadas de boca em boca, transformando-se numa grande brincadeira de "telefone sem-fio", deturpando sua originalidade. Outras são perpetuadas através de cópias de cópias, distribuídas entre missionários, entre os membros e grupos da internet.  Muitas são falsas, outras tem alguma verdade, outras podem até ser verdadeiras.
Entretanto, a maioria são inventadas, outras são experiências de membros da Igreja que contaram "certa vez", outras são verdades que se deturparam com a divulgação.
O Ex-Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Harold B. Lee disse: "Como eu digo, nunca cessa de me espantar quão ingênuos são alguns de nossos membros da Igreja" (Admonitions for the Priesthood of God", Ensign, Jan 1973). E assim, muitos espalham essas histórias sem nem perceber que elas nunca aconteceram.
Existe, além das lendas urbanas, Mórmons famosos que nunca foram Mórmons, histórias com os três nefitas, conversões mirabolantes e etc. Sempre que escutarem uma história de "não sem quem", acontecida em "não sei quando", podem desconfiar e não passem adiante.

Vejamos a seguir essas lendas, mitos e crendices populares do mundo Mórmon:

“Quando Jesus Cristo voltar à terra, a porta lateral dos Templos serão destravadas e abertas”.

“A poligamia foi instituída por causa da falta de homens ativos na igreja do século XIX devido à intensa perseguição”.

“Quando Jesus Cristo voltar à terra na sua segunda vinda, o anjo Moroni vai tocar sua trombeta”.

“A poligamia foi instituída para o bem das mulheres pobres, viúvas ou divorciadas com filhos”.

“Existe uma sala em cada Templo Mórmon, onde somente o Profeta e os Apóstolos podem entrar. Nessa sala, quando um destes entra, ele faz ‘lavagem dos pés’ de pessoas escolhidas para algum cargo ou finalidade dentro do mormonismo”.

“A poligamia foi instituída para o bem das mulheres solteiras (encalhadas)”.

“Era um princípio fundamental da poligamia Mórmon que a ‘primeira esposa’ tivesse o direito de dar ou não o consentimento para novos casamentos”.

“A Igreja abandonou definitivamente a poligamia em 1890, com a publicação do Manifesto - Declaração Oficial 1”.

“O Garment protege qualquer pessoa como um escudo”.

De acordo com uma carta da própria Igreja às unidades: “os jovens de hoje foram generais na guerra do céu (...) e quando você morrer [alguém vai] lhe perguntar: ‘Na época de que profeta você viveu?’ E quando você disser ‘Gordon B. Hinckley’ o silêncio cairá, (...) e todos os que lá estiverem se curvarão em sua presença." Muitos dizem que foi uma citação do Pres. Thomas S. Monson, outros do Élder Boyd K. Packer, mas de acordo com a correspondência expedida pela Igreja, é uma mentira e não pode continuar sendo divulgada.

“Uma declaração de um Padre Católico Lutus Gratius escrita em 1739 em seu livro Esperança de Sião, que foi supostamente descoberto na biblioteca de Basel na Suíça, sobre a apostasia e a futura restauração do evangelho, fazendo uma alusão à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Outra lenda Mórmon”.

“Uma suposta carta de Paull Allen, co-fundador da Microsoft, publicada em um jornal de Santa Clarita, Califórnia, elogiando os mórmons. Parece que o Paull Allen da nota, nada tem a ver com o Paull Allen da Microsoft”.

“Há alguns anos atrás, um e-mail circulou exaustivamente na Europa e em Utah, afirmando que a Igreja Católica estava apoiando a construção do Templo de Roma Itália, por causa dos esforços Mórmons em torno da campanha da Proposição 8 (contra o homossexualismo) na Califórnia. Esta é outra mentira”.

“Um milagre de melhora do tempo durante a instalação da Estátua do Anjo Morôni no Templo de Nauvoo depois de uma oração feita por um dos construtores é outra anomalia divulgada na internet”.

“A conversão de uma família iraquiana após pegar um Livro de Mórmon no bolso de um soldado americano morto. A história é bem absurda e está também no hall das lendas SUD”.

“Um soldado é salvo depois de levar um tiro e estar com suas escrituras no bolso da camisa e a bala não conseguir perfurá-las. Outra lenda”.

“Missionários milagrosamente poupados no ataque ao World Trade Center, depois de marcarem uma conferência de zona, no WTC, no dia do ataque. Segundo a lenda, seus relógios não despertaram, os ônibus atrasaram, etc. Foi perguntado ao Presidente da Missão e ele afirmou que nunca houve reuniões de missionários no WTC”.

“Famosa Pintura do Salvador mostra verdadeira aparência Dele. A história diz que o Irmão Parson, que foi contratado pela Igreja para fazer uma pintura do Salvador, apresentou vários rascunhos do retrato para as Autoridades Gerais que devolveram com sugestões sobre como fazê-lo com mais precisão. Finalmente, o quadro foi aceito como a melhor aproximação possível com a aparência real do Salvador. Outras histórias mais dramáticas dizem que uma menina reconheceu que a figura era de um homem que a tinha salvado de um acidente ou que a tinha consolado em momentos de tristeza. O irmão Parson realmente pintou o quadro junto ao Departamento de Currículos da Igreja, mas ele não foi orientado para fazer um quadro mais preciso de Jesus Cristo”.

“O Ator Steve Martins é mórmon, é outro boato. O ator hollywoodiano nunca foi Mórmon”.

“Uma nova fotografia de Joseph Smith foi encontrada e autenticada pela Igreja é outro boato. Realmente foi encontrada uma nova fotografia que supõe-se que seja de Joseph, entretanto não há como fazer esta comprovação. A Igreja emitiu uma declaração sobre o assunto”.

“Outra história é a da não permissão aos missionários da Igreja para nadar, porque Satanás controla a água. É verdade que os missionários devem evitar entrar na água para nadar, mas não é porque Satanás tem poder sobre ela (baseado em D&C 61). Lembramos que esta é somente uma precaução contra acidentes e afogamentos, entretanto lembramos que os primeiros missionários tiveram que atravessar o mar e rios de barcos, além de todos os missionários terem que tomar banho e entrar na pia batismal para batizar pessoas”.

“Não morreram mórmons no acidente do Titanic devido um aviso de um presidente de missão é outra lenda. Embora seja verdade que alguns membros (missionários) foram abençoados de não embarcarem no navio, a irmã Irene Colvin Corbett não teve a mesma sorte e morreu durante o trágico acidente”.

“A história de que Alice Cooper (um roqueiro e metaleiro) é SUD também é falsa. Na realidade seu pai, Ether Moroni Furnier, já foi de uma dissidência da Igreja (Bickteronita) e seu avô era até apóstolo dela, mas Alice Cooper não permaneceu nesta dissidência”.

“Caim é o Pé Grande”.

“Uma lenda que já ouvi por várias vezes é a das Sisteres que estavam ensinando um assassino que logo foi preso pela polícia e disse que não atacou as missionárias, por ver os "três nefitas" com espadas na mão a protegê-las”.

“Outro mito é o de Brigham Young ter sido inspirado em deixar espaço para os elevadores no projeto original do Templo de Salt Lake”.

“Albert Einstein era amigo pessoal de James E. Talmage e o considerava o homem mais inteligente do Mundo. FALSA! Um dos filhos de James E. Talmage afirma que os dois nunca se encontraram na vida”.

“Outra lenda é a frase... ‘O Senhor disse que não seria fácil, mas que valeria a pena’. Onde diz isso? Hahaha... ninguém sabe e ouvimos tanto esta citação!!!!”

“Os missionários divulgam informalmente na missão de que os pergaminhos do mar morto contêm histórias sobre a mãe celestial”.

“Nos pergaminhos do Mar Morto existe escrito, palavra por palavra, as orações da bênção do sacramento de acordo com o ritual da Reunião Sacramental da Igreja Mórmon”.

“Ouvi essa história como verídica desde o meu batismo na Igreja. Um pastor colou a perna quebrada de um missionário Mórmon. O Élder, admirado, foi mostrar o milagre ao seu Presidente de Missão e este deu-lhe uma bênção. Novamente a perna voltou a ficar quebrada. Isso ouvia já em 1987 na missão. Outro dia, uma testemunha ocular disse que conheceu o tal Elder, na missão dele de 2007, ha,ha,ha,ha aconteceu tudo novamente? ha,ha,haha”.

Um comentário:

  1. A Historia do Elder de perna quebrada é real.
    Fui companheiro do filho desse Elder ...
    O elder não quebrou a perna ... ele sempre teve problema na perna.
    Não foi um pastor ...foi um participante de uma religião afrodescendente
    Ele iria sair da missão e da igreja, quando o Presidente ofereceu que pudesse dar uma benção antes de ir... ele aceitou ... foi então que a perna voltou ao que era antes.
    Não houve testemunha ocular ... pq quando houve a cura, o elder estava sozinho na rua ...(o companheiro saiu pra pedir ajuda)
    Não sei dos outros assuntos ... mas essa historia é real sim. Meu companheiro não iria inventar uma coisas dessas.

    ResponderExcluir