Traduza para outra Lingua!

terça-feira, 5 de novembro de 2013

FINALMENTE RESUMINDO!


Não sei precisar quantas vezes já tentei findar este blog. Foram muitas. Fico até, de certa forma, constrangido a fazê-lo mais uma vez. A verdade é, que conforme os anos passam, o mormonismo fica mais para trás, e vai tomando lugar e se alojando num passado distante que, quanto menos lembrar, melhor será para o meu bem-estar.
Portanto, meus amigos, amigas, membros do mormonismo, não membros e curiosos. Eu estou, encerrando definitivamente este trabalho. Convenci-me, de que o meu objetivo foi alcançado. Mostrei a muitos o que é de fato a doutrina da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, bem como, sua organização, práticas ritualísticas templárias e dominicais.
Reservo-me no direito de não responder mais a nenhum e-mail relacionado com essa doutrina, pois recebo-os muitos, de diversos cantos do Brasil e do mundo. Recentemente, respondi a uma entrevista on line, para a coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro que, juntamente com alunos da Escola de Comunicação daquela instituição, me indagaram sobre o meu grau de fanatismo religioso, enquanto eu era um membro da Igreja Mórmon. Ao responder as perguntas, fui me convencendo, de que há um enorme precipício entre o que eu sou agora, em relação às minhas atuais convicções e o que eu era naqueles idos tempos. Vou compartilhar aqui apenas duas das perguntas e as respostas que proferi:
Pergunta: Enquanto Mórmon, você foi fanático religioso (mesmo que apenas um momento pontual)? Se foi, explique como. Minha resposta: Se o significado para fanático religioso era estar todos os domingos, pontualmente e impreterivelmente presente nas reuniões, então eu era um fanático religioso. Se o significado for, trabalhar voluntariamente por 18 anos consecutivos, viajar para outras cidades e Estados, para atender às solicitações da liderança Mórmon, mesmo que, sacrificando o pouco tempo vago, a família, e o descanso, eu era um fanático religioso. Se o significado for, ler e estudar a doutrina Mórmon, conforme ela me era apresentada, sem variantes, sem a possibilidade de pesquisar em outras fontes, que não as da própria Igreja, eu era fanático religioso. Se o significado for, tentar empurrar goela abaixo aos amigos não Mórmons, me afastar de muitos e ficar zangado com outros, porque não conseguiam entender o mormonismo, eu era um fanático religioso.  Se o significado for, viver o mormonismo 24 horas por dia, sete dias na semana e 365 dias anuais, eu era um fanático religioso. Pergunta: O que você pensa, hoje em dia, sobre esses episódios? Minha resposta: É interessante como os pensamentos de uma pessoa podem ser, num determinado momento em prol de uma causa e, noutro, totalmente avesso a essa mesma causa. Hoje, eu simplesmente, fico pasmo em acreditar, que gastei uma grande parte de minha vida no mormonismo, defendendo, colocando dinheiro em seu cofre e trabalhando voluntariamente para uma grande empresa, que dizia ajudar as pessoas, mas que na verdade, só queria lucro monetário.  Meus pensamentos atuais me levam a crer, que foi tudo uma lavagem cerebral, uma dissonância cognitiva ao inverso.  Num determinado momento da minha vida, fui fisgado, como um peixe, numa ocasião de fragilidade e descuido. E, voluntariamente, mesmo sem perceber, estava trabalhando em prol de uma causa perdida. Não foi fácil sair de lá. Por isso, insisto na racionalização e estudo continuo, através de vasta pesquisa noutras fontes sobre a religião, seja ela qual for. Felizmente, ou infelizmente, hoje não frequento e não pertenço a nenhuma religião. Simplesmente, não consigo mais aceitar. A decepção causaram-me sequelas e deixaram-me este legado.
Bom, amigos, amigas e leitores do blog. Desejo do fundo do meu coração, esquecer tudo isso e continuar com minha vida, juntamente com minha família, o mais longe possível de organizações duvidosas, que se aproveitam da fragilidade humana.
Para encerrar, quero encorajar a todos a ficarem com os olhos bem abertos, mentes e sentidos em posição de vigias e sentinelas. Um abraço a todos!

Antonio Carlos Popinhaki

Um comentário:

  1. não acredito em joseph smith pq nao tem na biblia que é a unica escritura verdadeira,esse livro foi inventado tudo inventado por americanos...veem me dizer de profetas gordon benriclen da onde? haha Deus que me perdoe mas essa igreja foi inventada tem tantas irregularidades nela que olha.é um querendo furar o olho do outro..não tem irmandade em nada..vão la não pra adorar a Deus mas sim a joseph smith e ficam um criticando o outro...francamente essa igreja ja foi melhor frequentada uma vez que conseguiam enganar as pessoas..que religiao é esta?que não é evangelica não é catolica na é batista nem coisa do tipo? perguntam vc é evangelico ?não eu sou mormon ...oq significa mormon? nem hinos nao escutam não gostam nada;;

    ResponderExcluir