Traduza para outra Lingua!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ENQUANTO O MUNDO CRESCE EM CONHECIMENTO, OS MÓRMONS PADECEM EM IGNORÂNCIA!

Recebi um comentário de uma amiga que mora em Utah. Suas palavras são sábias e mostram uma realidade que a maioria dos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não percebe.
Apesar de todo o crescimento financeiro da corporação das empresas que compõe o mormonismo, como igreja em si, não consigo ver um crescimento real. Percebo um crescimento em ignorância e fanatismo. Chegando ao fundamentalismo como os antigos Judeus do Novo Testamento. Vejamos por exemplo, como são feitas as lavagens cerebrais nas cabeças dos jovens missionários Mórmons:

“Veja bem, para um missionário é muito fácil ser enganado. Esses meninos precisam levantar todos os dias, religiosamente as seis em ponto da manhã, exercício físico, banho, breakfast (como o próprio nome já diz) tem que ser feito de forma rápida. Já o estudo das escrituras (no caso o Livro de Mórmon) deve ser feito sem pressa. Ali o missionário coloca na mente toda a loucura de Joseph Smith. Lá para umas nove, dez da manhã, o missionário sai ao campo buscando e "ensinando" pesquisadores. Os caras ficam 12 horas ou mais por dia envolvidos em fantasias. Imagina agora passar dois anos fazendo a mesma coisa todos os dias. É impossível o cérebro não ter nenhum tipo de reação. Já ouvi estórias de missionários que viram anjos, crianças que já faleceram, tiveram "sentimentos" fortes a respeito de alguém, e até estórias de verem demônios já ouvi. Tudo isso é produto da mente. Como sabemos, nosso cérebro nada mais nada menos é do que um espelho. Ele, de forma inconsciente reflete nossos pensamentos em forma de ações”.

A ignorância é tamanha, que muitos membros da Igreja, em todos os cantos do mundo (inclusive no Brasil, já vi isso), são desestimulados até mesmo a ter uma TV em casa. Quando eu era membro da igreja era desestimulado a assistir futebol no domingo. Isso profanaria o domingo e Deus não estaria contente com essa minha ação. Tinha uma família aqui em Curitibanos, que se vangloriava na igreja, de que na sua casa, não ligavam a TV nos domingos. Até o programa "Fantástico" o marido gravava à noite, para assistirem no outro dia. Isso para não "profanar" o domingo, o dia do Senhor. Pode haver algo mais ridículo do que isso? Até que ponto chega a ignorância humana por causa de uma crença religiosa?
Muitos discursos dos líderes do alto escalão Mórmon (Autoridades Gerais) citam esportes como o super bowl ou o basebol. No Brasil e no mundo, o futebol (soccer) é discriminado por estes mesmos líderes. Apesar de muitos líderes locais sempre citarem e deixarem claro para qual time torcem, não se vê o mesmo tratamento dado ao futebol, como ao super bowl ou ao basebol, por parte das autoridades gerais da Igreja Mórmon. Quando acontece uma "Copa do Mundo", isso fica mais evidente. Os missionários são impedidos de assistirem aos jogos. Mesmo que esses jogos ocorram, por exemplo, num dia de preparação (P. Day). Seria isso uma maldade da liderança Mórmon ou propriamente ignorância mesmo?
Imaginemos agora como é o mormonismo em Utah! Todo mundo acredita piamente nas palavras de um homem que nunca aparece em público. Isso é tão verdade que tenho até o depoimento de uma moradora daquele estado americano. Vejamos as palavras de uma moradora de Utah:

“Estudem o atual presidente Monson! Não faz nada, não fala nada. Está sempre escondido. Parece que tem medo. Onde está o poder desse homem que se diz profeta? Leiam e releiam suas “A liahonas”, vocês não verão profecia alguma vinda dele ou dos demais profetas Mórmons. O que eles falam são coisas óbvias, que qualquer um pode fazer”.

E aquelas famílias que vivem isoladas em Utah? Cheias de filhos! Moradoras do Deserto e de lugares remotos, longe de Salt Lake ou de outros centros? Qual o sentido há em seguir cegamente uma doutrina que só lhes imputa sofrimentos? Muitos jovens nem conseguem se desenvolver intelectualmente direito. São privados do básico. De um programa de televisão ou das mudanças que estão ocorrendo no nosso mundo globalizado. Entendo perfeitamente e sinto muito mesmo, por minhas palavras não chegarem até esses jovens. Pois muitos, nem internet têm, em pleno Estados Unidos da América. Tudo por causa de uma religião que ensina valores radicais. Esses valores têm sido absorvidos, de forma fundamentalista, por sucessivas gerações. Qual sentido há nas palavras repetidas do "profeta"? Nenhuma! A não ser a produção de uma espécie de hipnose coletiva. Onde está a profecia para dar crédito ao título? Ninguém consegue perceber, mas a verdade é que “enquanto o mundo cresce em conhecimento, os Mórmons padecem em ignorância!”

Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com

6 comentários:

  1. Mais um artigo que não acrescenta nada.

    Durante minha vida tive a oportunidade de conhecer diversos jovens que fizeram Missão e diversos que optaram por não fazer. Vi os efeitos da Missão nestes jovens, e vi os frutos em suas vidas, assim como os que optaram por não fazerem. É nítido a diferença e os benefícios de uma Missão, é nítido na formação do caráter e no direcionamento que dá para a vida. Não quero dizer que quem faz Missão é melho do que quem não fez, mas quero dizer que quem faz uma Missão tem mais probabilidade de ser uma pessoa melhor em relação a si mesma, do que se tivesse optado por não fazer.

    Quanto a Tv me poupe, seus argumentos são vergonhosos. Qual programação boa há na Tv aberta brasileira, ou americana? A programação de domingo em sua grande parte é lixo. As autoridades da Igreja sempre incentivam a busca do bom conhecimento onde ele pudesse ser encontrado. Conheci a Igreja desde 1986, e nunca conheci uma instituição que incentivasse mais o estudo e o desenvolvimento dos jovens e de qualquer pessoa do que a Igreja que você ataca.

    Quanto a assistir o futebol no domingo, tem muitos membros que o fazem, há períodos da minha vida em que assisto, mas há períodos que não. Posso dizer por experiência própria que meus domingos foram mais produtivos e agradáveis quando estava envolvido com atividades em família, ou em atividades condizentes com o que a Igreja ensina sobre santificar o Dia do Senhor. Sei que você não acredita, mas entre os Dez Mandamentos exixte um que diz: "Lembra-te do Dia do Senhor, para o santificar...". Os líderes apenas ensinam quais são as atividades condizentes; mas no seu caso, se você acha que assistir futebol, faustão, domingo legal, e tantas outras coisas é santificar, o que podemos fazer? Interessante você defender a Tv como ferramenta para conhecimento, poucas coisas bitolam mais o povo brasileiro do que a tv aberta. É isso que você tem a oferecer para as pessoas? Incetive o estudo de bons livros, da busca de uma profissão, ou da educação formal. Você sabe que é isso que os líderes incentivam o tempo todo.

    Um abraço,

    Glaiton

    ResponderExcluir
  2. Espero até hoje uma resposta convincente dos mórmons sobre o último censo, o qual mostra que 199.000 brasileiros declararam serem mórmons enquanto a igreja divulga na imprensa que possui mais de 1.000.000 de membros. Será que o censo acertou, se levarmos em conta a quantidade de membros inativos que abandonaram a igreja mórmon logo após o batismo ou ao longo do tempo se afastaram da igreja mórmon???

    ResponderExcluir
  3. (Via Email)!

    Sobre assistir televisão aos domingos, eu quando frequentava a igreja conheci algumas familias que não assistiam televisão aos domingosa porque era pecado e era contra os mandamentos de Deus. Estou falando de membros das cidades de Curitibanos e Lages. As familias que assistiam eram duramente criticadas pelas familias que não assistiam. Diziam que quem desobedecesse as palavras do profeta iriam para o inferno. As familias seriam desfeitas até um certo domingo, dia de Conferencia Geral anual da Igreja no dia em que os Estados Unidos invadiram o Afeganistão por causa do ato terrorista das torres gêmeas. Os membros de Curitibanos foram assistir a conferencia na cidade de Lages, na sede da Estaca. Na parte da manhã o Pres. Hinckley falou bastante sobre a guerra e o terrorismo, mas o que me cham,ou a atenção é que na volta dele na parte da tarde, o Presidente Hinckley voltou e falou imediatamente que no intervalo das duas sessões da conferencia ele estava assistindo televisão, em pleno domingo.

    Então pensei comigo. Se o Presidente desta igreja assiste televisão no domingo, como é que os membros daqui dizem que é pecado? Que é contra as leis de Deus? isso é pura ignorância dos membros de Curitibanos e Lages. Isso é radicalismo ou regras que eles memsmos criaram.

    À partir deste momento, muitas familias radicais começaram assistir programas e filmes aos domingos e poucos questionaram isso.

    O mormonismo do Brasil é bem diferente do mormonismo americano. Lá eles assistem televisão, vão a shows e almoçam em restaurantes como num dia de semana qualquer.

    Cada país, conforme a cultura muda as regras do mormonismo.

    Sou membro da Igreja afastado e não vou me revelar aqui, poruq a igreja tem muitas regras e nem deixa os membros respirar direito.

    ResponderExcluir
  4. GLAITON discordo da sua olística brother, lixo no domingo é Faustão,Gugu,Eliana e outros,más se sintinizar na Tv educativa,terás acesso a uma programação familiar muito bôa que enfoca a arte,cultura,esportes,entreterimento,documentários,desenhos animados sem apelação pra violência e debates muito bom,más infelizmente vcs são escravos da Globo,Sbt e Recorde e ignoram a TVE que pra mim é a melhor emissora da Tv Brasileira e sua melhor programação é feita aos domingos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Bagda,

      eu concordo com sua opinião da TV aberta. Você citou a TVE como bom exemplo, ok, concordo.

      Não entendi porque você me incluiu como escravo da Globo, SBT e Record? Não entendi também quem são os demais escravos que você se refere?

      Abç.

      Excluir
  5. GLAITON my brother te inclui neste rol porque vc citou que a tv aberta aos domingos em sua parte é um lixo, o que concordo plenamente, e citou alguns programas destas emissoras, e as outras pessoas a que me referi são as que passam o domingo assistindo a cultura inútil que estas emissoras transmitem,sendo elas mormons ou não, diante do seu comentário deu pra entender que aos domingos só têm os ridículos programas do Faustão e do Gugu pra assistir,o que discordo,pois como citei anteriormente a tve têm uma ótima programação, e futebol pra mim não faz falta porque atualmente o esporte ta sendo praticado por bandidos e usuários de drogas que dão maus exemplos aos jovens, pra finalizar eu entendi no seu comentário que a opção de domingo é somente as 3 emissoras citadas. Abraços amigo...

    ResponderExcluir