Traduza para outra Lingua!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SOBRE O “THE JOURNAL OF DISCOURSES”


O assunto surge para mostrar a todos os membros Mórmons que questionam as publicações que coloco neste blog, referenciadas pelo periódico “The Journal of Discourses” ou simplesmente, o “Diário de Discursos”. Inicialmente, quero salientar que efetivamente se trata sim de uma publicação oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É uma compilação de 26 volumes de sermões proferidos pelos Presidentes e Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por cerca de 35 anos. Neste período, houve vários homens que foram nomeados oficialmente pela Igreja para registrar os sermões, discursos e proferimentos.
O volume 1 da série contém uma carta da primeira presidência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias composta na ocasião por Brigham Young, Heber C. Kimball e Willard Richards, de 1º de junho de 1853, autorizando a publicação dos sermões.
Um antigo gerente adjunto da empresa Mórmon “Deseret Book Company” deu o seguinte endosso do The Journal of Discourses um uma carta 12 de junho de 1963. “Tendo em sua biblioteca os 26 volumes do ‘Diário de Discursos’, você tem uma biblioteca que contém os sermões dos presidentes e apóstolos da Igreja. Se qualquer um lhe disser que os sermões neles não são reconhecidos pela Igreja, eles não sabem o que estão falando”.
O The Journal of Discourses é listado como uma publicação oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nas seguintes publicações:

  •  Essentials in Church History, de Joseph Fielding Smith, publicado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pág. 674.

  •  Deseret News 1989-90 Church Almanac, pág. 188, publicado por uma companhia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O The Journal of Discourses é repetidamente citado em publicações da Igreja SUD e em relatos de conferências semestrais SUDs. Veja por exemplo, Doutrinas do Evangelho, Manual do Estudante, Religião 231 e 232, publicados pelo Sistema Educacional Da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1986, p.83. Veja também a Ensign Magazine (publicação oficial da Igreja SUD) de maio de 1996, Conferência de James E. Faust, da primeira presidência, p.7.
É inconsistente os membros Mórmons questionarem a precisão do The Journal of Discourses enquanto os líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias o continuam citando. Eles nunca escrevem a citação com uma retratação sobre a precisão do relato. Este assunto só surge quando alguém fora do mormonismo cita algo de seus líderes que eles estão envergonhados. É um padrão duplo.
Qualquer postagem que fale sobre as controvérsias como racismo ou poligamia, por exemplo, traz uma carga de rebatimentos por parte de membros desorientados que tentam exaustivamente afirmar que o jornal não era uma publicação oficial da Igreja, ou que os artigos não eram inspirados. Ora, se não eram inspirados, porque então esses mesmos homens que se autodenominavam profetas escreveriam para polemizar futuramente a doutrina? Qual sentido de tudo isso?
Vejamos mais um pouco sobre o que outros líderes da Igreja de Jesus Cristo falaram sobre o periódico:
"The Journal of Discourses merecidamente é classificado como uma das obras-padrão da Igreja, e todos os santos que vivem em retidão certamente deveriam acolher com alegria  artigo (questão), revelada". (Presidente George Q. Cannon, Journal of Discourses, Prefácio, Volume 8.)
"Cada sucessivo volume destes discursos é uma preciosa mina de riqueza, contendo perólas de grande valor. O investigador diligente encontrará uma ampla recompensa por seu trabalho. Após os pais e as mães desta geração terem-no estudado em suas vidas. Os filhos dos filhos ainda encontrarão mais, e regozijarão porque este volume de discursos foi passado de seus pais para ajudá-los a seguir o caminho da vida."(Prefácio Orson Pratt, apóstolo. Volume 3).
"É impossível dar um valor monetário para os volumes anteriores desta publicação, ... Quem os enunciados dos servos de Deus, contidas neste livro, sob a mesma influência pelo qual os alto-falantes foram inspirados, não pode deixar de receber o lucro de sua leitura." (Presidente Joseph F. Smith, Prefácio, Volume 18).
"Temos o grande prazer em apresentar para os santos e ao mundo... the Journal of Discourses, o qual encontrarão ricos tesouros de informações sobre os gloriosos princípios da Vida Eterna, revelados através de servos ungidos de Deus nestes últimos dias. Todos os que lerem os discursos contidos nestes volumes estarão seriamente recomendados a adaptá-los às suas vidas através da prática, e podemos com confiança assegurar-lhes que, assim fazendo, estarão adiquirindo conhecimentos para a sua salvação e exaltação no  Reino Celestial." (Apóstolo Albert Carrington, Journal of Discourses, Prefácio, Volume 15).
Não preciso escrever mais nada a respeito. Só que não posso aceitar nenhum comentário de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desmerecendo este jornal ou suas publicações.
Agora, se os escritos expostos ali embaraçam os membros, não posso fazer nada. Não sou profeta nem milagreiro.




Referencias:

5 comentários:

  1. Gostaria de postar um comentário sobre esse importante assunto. “THE JOURNAL OF DISCOURSES” é sim um conjunto de livros canônicos da Igreja SUD. “THE JOURNAL OF DISCOURSES” - vários discursos, sermos, etc citam frequentemente “THE JOURNAL OF DISCOURSES”, mas sempre retirando cuidadosamente os assuntos polêmicos. A razão que acho o porque desqualificam esse “THE JOURNAL OF DISCOURSES” - os próprios mórmons é porque as citações dele são deveras pesadas para nós atualmente. Citações de B.Young sobre os negros, sobre a poligamia, e outros assuntos muito polêmicos. Evitam entrar em discussão sobre esse assunto. O mais honesto da parte dos mórmons seria aceitar tudo isso e assumir os erros do passado. Todos somos humanos e erramos, ninguém é perfeito, só Deus é perfeito. Seria até mais elegante aceitar tudo isso do que ficar escondendo e negando as citações, que estão todas lá para quem quiser ler. Sejam honestos mórmons! Deixem a hipocrisia de lado! Isso não leva a nada!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente amigo Edson! Os membros da igreja tentam justificar às vezes até negando a autenticidade do conteudo do The Journal of Discourses devido vergonha do passado. O ideal seria sim eles aceitarem os fatos tal como se sucederam e parar de ficar justificando. As proprias autoridades da Igreja já falaram diversas vezes que o conteudo do journal foi proferido por inspiração. Agora, se a poligamia, o racismo envergonha ou escurece o mormonismo, é outra história.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Diversos livros canônicos dos mórmons, escritos por autoridades que foram apóstolos e até profetas mórmons sempre citaram os negros como raça inferior, que haviam pecado na pré-existência e que aqui na terra Deus havia colocado sobre eles a pele negra e que eram descendentes de Caim, segundo os mórmons afirmam, Deus amaldiçoou Caim com a pele negra. A bíblia nada cita sobre pele negra, é pura invenção dos mórmons. Tenho os manuais dos presidentes da igreja, inclusive o de B.Yong e eles nada citam sobre o racismo, citações rebaixando nossos irmãos negros, como o próprio Young citou. Tiraram cuidadosamente essas citações e só colocaram nesses manuais o que mais agrada as pessoas , só os pontos positivos. Que vergonha, esconder uma coisa dessas! Assumam seus erros e sejam humildes e honestos, ao invés de serem hipócritas e esconderem as citações racistas do passado!

    ResponderExcluir
  4. Edson!
    Tambem tenhos alguns livros aqui em casa que comprovam isso que você acaba de comentar. Os líderes e membros da seita, preferem ocultar certos assuntos polêmicos como racismo, poligamia e pedofilia de Joseph Smith. Todavia, o The Journal of Discourses está aí para elucidar tudo. Eles não podem tirar da Internet o seu conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. (Via Facebook)

    Olavo Dos Santos Martins

    It´s amazing what happens in the morg, Antonio Carlos! They have a natural tendency to discard the dead prophets for the live ones. They deny and even ostracize their dead "anointed" leaders. They often claim that such and such dead leader didn´t say or mean so...

    ResponderExcluir