Traduza para outra Lingua!

domingo, 15 de julho de 2012

UMA VERDADEIRA (BAGUNÇA) DE IGREJA

Tudo começou com uma vizinha que veio morar no mesmo prédio que minha família. Esta vizinha era casada e tinha uma filha.
Minha mãe, nesta época, estava passando por problemas espirituais. Freqüentou centros espíritas como Candomblé e Umbanda e quando decidiu abandonar estes centros, os espíritos q incorporavam nela ficaram torturando-a com ameaças o que a levou a procurar algumas igrejas que faziam rituais de expulsão de espíritos ruins.
Por querer se ver livre dessas coisas, minha mãe procurava apoio de igrejas, mas não encontrava alívio.
Até que um dia ela foi convidada pela vizinha a ir visitar a igreja mórmon. Ao chegar lá, minha mãe sentiu uma certa paz, pois nesta igreja não falavam de espíritos ruins e nem faziam sessões de descarrego. Ela começou, então, a freqüentar a igreja mórmon. Alguns portadores do sacerdócio faziam bênçãos para retirarem os espíritos ruins dela, mas não tinham muito sucesso, até que, após um tempo, se casou oficialmente com meu padrasto, e foi convidada a fazer os “convênios” do templo.
Minha mãe diz que após passar pelo templo os tais espíritos não mais a perturbavam e ela finalmente encontrou a paz.
Não sei dizer se encontrou paz porque os espíritos ruins finalmente encontraram sua “casa” – o Templo -  ou se através da auto-sugestão ela mesma retirou essas coisas de sua vida.
Ela passou a freqüentar esta igreja fielmente e sempre me convidava, até que um certo dia do ano de 1999 resolvi visitá-la. Eu estava passando por momentos difíceis na vida. A separação de meu primeiro casamento. Estava psicologicamente frágil e, portanto, sujeita a aceitar qualquer coisa que aliviasse minha dor.
Recebi os missionários em minha casa e a cada palestra fazia muitas perguntas. Sempre fui muito curiosa e questionadora. Dei muito trabalhos aos missionários, pois não conseguia aceitar certas coisas e exigia respostas.
Eles respondiam que com o tempo as respostas viriam e que eu precisava ter paciência e fé. Pediram que eu lesse o livro de Mórmon e que perguntasse a Deus se essas coisas não eram verdadeiras e que teria resposta.
Esta técnica que utilizam é verdadeiramente cruel, pois colocam sua fé em xeque, ou seja, você acaba pensando que se a resposta não veio foi pq não teve fé ou pq não está digno. E vc acaba achando que o livro é verdadeiro, pois os missionários dizem que os “escolhidos” ouvem a voz do Senhor e aceitam. QUEM NÃO DESEJA SER O ESCOLHIDO? Se, portanto, vc não acreditar, não é escolhido de Deus.
E assim fui me envolvendo e procurando aceitar as doutrinas que ensinavam. É claro que ensinam muitas coisas boas, mas muitas outras coisas são contraditórias, como a poligamia, o racismo, bênção patriarcal etc.
Sempre achei que a resposta que me davam a respeito da poligamia não tinha lógica. Isso ficou entalado durante anos. Eu deixava esse questionamento de lado para não comprometer meu “testemunho”. Mas isso me causava angústia.
Outra coisa que me incomodava era o domingo de testemunhos. Eu simplesmente achava uma coisa muito cansativa e repetitiva. As pessoas diziam repetidamente “EU SEI que Joseph Smith é um profeta de Deus, que Jesus Cristo vive e bla bla bla...” e eu ficava pensando: “Como essas pessoas SABEM e eu não tenho tanta certeza?” Ficava achando que o problema era comigo.
Como sou muito curiosa e questionadora, li inúmeros livros da igreja e não somente os 4 que aconselham (Livro de MÓRMON, Doutrina e Convênios, Bíblia e Perola de Grande Valor). Li Doutrinas de Salvação volumes I, II e III. Caminho da Perfeição, O Milagre do Perdão, todos os manuais do Instituto e do Seminário, Nosso Legado, entre outros. E assim fui obtendo muitas informações a respeito da igreja. Neste meio tempo, me chamaram para vários cargos na igreja, começando com Primeira conselheira da Sociedade de Socorro e logo em seguida (com apenas 6 meses como membro) Presidente da Sociedade de Socorro da Ala. Sempre fui chamada para cargos de liderança. Fui, inclusive, Presidente da Soc Soc da Estaca. Durante estes chamados fiz muitos amigos, mas também tive muitas decepções. Presenciei irmãs que precisavam de ajuda passarem humilhação e NÃO SEREM AJUDADAS. Teve um caso que marcou muito. Um casal passava por problemas sérios. O marido estava dependente químico de crack e suplicava ajuda. A esposa estava grávida e sofria muito. Ele era um marido atencioso, carinhoso com ela, mas não conseguia se livrar do vício. Pedi ajuda ao bispado e este falou p/ eu procurar o presidente da estaca Procurei-o, solicitei ajuda. Nesta época falavam muito sobre o auxilio que a igreja dava aos dependentes químicos. Existia até um manual sobre o assunto (não sei se ainda existe). E sabe o que fizerem??? NADA!!!!! Um ficava jogando a responsabilidade pro outro. Chegaram a me perguntar por que eu me preocupava tanto em ajudar essas pessoas. Cadê a caridade desta igreja? Hoje, felizmente, este rapaz está recuperado e graças a uma igreja (não mórmon) que o recolheu e fez um tratamento de desintoxicação durante 1 ano. Existem outros casos de falta de ajuda a membros que não citarei porque a historia ficaria longa demais.
Só gostaria de citar mais uma historia de falta de ajuda que EU não tive em relação aos estudos.
Na época eu estava com 32 anos, divorciada, com 2 filhos, e fui solicitar o Fundo Perpetuo de Educação para poder cursar nível superior. Eu era Presidente da Soc Soc da Estaca e professora do Seminário da ala. Era um serva fiel e trabalhava muito na igreja e sabem a resposta que tive???? NÃO!!! Não me concederam o FPE para fazer a faculdade e conseguir melhor emprego.
Enfim, eu poderia relatar páginas e páginas de coisas que aconteceram, mas relatarei a pior de todas agora:
Conheci um membro da igreja que estava divorciado, namoramos e depois de 9 meses nos casamos. Fomos selados no templo. Após 1 ano de casada fiquei grávida, tivemos um menino lindo. Quando nosso filho fez 1 ano de vida, dois meses depois fui abandonada pelo pai. E o pior está por vir... Ele deixou a família para se juntar com uma mulher (que nasceu na igreja) que era selada ao marido e tinha 3 filhos. Ela largou o marido e ele me largou. Se casaram meses depois na maior cara de pau numa capela da igreja mórmon e com apoio do presidente da estaca. Ela é advogada e bem sucedida financeiramente. O dizimo que ela paga deve ser bem alto. Acredita que nenhum dos dois foram punidos??? O marido dela (que foi selado) passou uma humilhação enorme, sofreu muito. Aliás, tanto eu quanto ele sofremos muito e fomos humilhados.
E nada foi feito. Continuam frequentando a igreja e ele ainda recebeu recentemente um chamado de conselheiro do bispo.
È.... realmente essa igreja é verdadeira... Uma verdadeira bagunça!

(A pedido da autora deste email, reservo-me no direito de não publicar seu nome completo, somente se ela mesma me autorizar. Todavia, o texto acima é verdadeiro e causou desconforto entre os envolvidos)!

12 comentários:

  1. (Via Gmail)!

    Mariana
    Mensagem: fui a igreja dos mormons ,tentei acreditar neles,rs mas vou dizer uma coisa,só estando cego mesmo pra acreditar,ou muito conflitado na vida,pois se vc tiver bem mentalmente em pouco tempo vc percebe q são ignorantes demais,escravizam seus adeptos,e lá vc não vê um intelectual,só mesmo pessoas de pouca cultura.....

    ResponderExcluir
  2. (Via Gmail)!

    Dulce Freitas
    Mensagem: eu fico um pouco admirada como alguem faz um blog para falar sobre os mormons! como alguem pode por as suas energias falando sobre os mormons!se esta a crescer,se e verdade bla,bla..ser a consciencia do mundo!!! e muito pessoal acreditar ou nao acreditar.se fosse assim nao havia tanta relegiao no mundo!faz me confucao!eu vivo em londres.nos europeus nao temos o habito de falar das relegioes do mundo.simplesmente respeitamos!acho que algo se passou entre voce e os mormons.porque e muito estranho alguem fazer um blog a falar so mas so dos mormons!nao e normal!!! voce esta a querer \"queimar a igreija mormon\"hahahah isso e netido!mas ninguem se filia a igreija por influencia ou por ouvir dizer!ninguem e obrigado!todo o mundo e livre a deixar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dulce Freitas! Só faz um blog desses quem foi enganado, espoliado e roubado através de falsas promessas. Não pense que só porque você vivem em Londres, você não deixará de ser uma latina. este blog é acessado por várias pessoas. Se você pesquisar direito, encontrará aqui neste blog experiencias de pessoas da Noruega, da Suécia, de Portugal e da Ucrânia. Parabéns para você se nenhuma igreja consegue te persuadir ao batismo. Mas se alguma igreja já te persuadiu a batizar-se, então você não é nenhum pouco diferente de mim.

      Excluir
  3. (Via Gmail)!

    Jeison
    Essa obra e do senhor meu amigo o inimigo pode matar uma,duas ou três rosas,mais jamais poderá deter a primavera,alem disso suas açõe não condiz com que esta escrito na biblia.boa sorte em sua mentira,porque no reino celestialnãoe existe sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeison! Felizmente, minhas ações não condizem mesmo com o que está escrito na bíblia. Na bíblia há mortes, mentiras, enganos e artimanhas. O Deus do velho testamento era extremamente sanguinário, preconceituoso e racista. Espero mesmo não ter estas características descritas na bíblia. Infelizmente para você, eu acredito que estás tentando me mostrar um outro lado da bíblia. Quero te dizer que se você não ler e estudar ela inteira, como eu a li e estudei, não lhe adiantará nada. Terá apenas parte do seu conteúdo. E que história é essa de inimigo? Quem é inimigo de quem? Eu, certamente quero ser amigo de todos. Mas os líderes mórmons do alto escalão (Setentas, Apóstolos e profeta) não me demonstram isso. Eles mentem, enganam as pessoas dizendo que o livro de Mórmon é verdadeiro, que o livro de Abraão é verdadeiro, que o sacerdócio tem poder de cura, que os índios americanos são descendentes de judeus, etc. Se existe algum inimigo aqui neste blog, certamente não sou eu. Ah! E não adianta culpar o coitado do Satanás. Ele não tem culpa da maioria dos erros que cometemos. É fácil para um mórmon acusar o Sr. Satanás por suas debilidades. Quero ver assumir seus próprios erros ou de seus líderes do passado.

      Excluir
    2. (Via Gmail)!

      Jeison!
      Se você tive-se um testemunho que essas coisas não são verdadeiras,você não precisaria tentar provar na internete coisa alguma,porque diz pelo poder do espirito santo, podeis saber a verdade de todas as coisas.gosto muito de estudar, só que o meu testemunho não está escrito.não sei o motivo de ter saido da igreja,mais te digo que se um dia sair dessa igreja, não é porque ela e falsa mais sim pelos meus pecados. obrigado por ter escrito ate mais! kenned

      Excluir
    3. Jeison! Deveria vigiar mais para saber a verdade de todas as coisa. Acredita mesmo que é possível uma pessoa saber a verdade de todas as coisas? Te digo que isso é impossível. Presto meu testemunho de que sei que esta obra não é verdadeira. Este é meu testemunho. Acaso é diferente do teu testemunho? Eu sei porque há evidências racionais que me levam a ter esta convicção. Já você não sabe se a obra é verdadeira. Não há evidências racionais, apenas abstratas. Prefiro ficar com as racionais.

      Excluir
    4. para jeison obra do senhor ????

      a obra de deus para ser salvo , nao precisa de toque segreto na mão para entrar no ceu .
      jesus é o caminho e jesus ja mais disse que para ser salvo tem que fazer os rituais que vcs praticam nos seus templos ,alias a biblia refuta completamente o mormonismo fato !

      Excluir
  4. (Via Gmail)!

    Ariosto Briceno D'Avila Junior
    É uma pena que existam pessoas no mundo que conhecendo a verdade à ignoram e depois saem falando mal do que aprenderam, só vejo essa ação como falta de testemunho e um coração não convertido à verdadeira Igreja de Jesus Cristo, na face da terra.Meu pai foi um grande líder em Santos, e nunca teve as tais mordomias que o irmão Popinhak cita, pelo contrário, andávamos de bicicleta de Santos até o Guarujá, não tinhamos hospedagem em hotéis de luxo, nem as despesas pessoais pagas pela Igreja. Eu tenho um grande testemunho da veracidade da igreja e sei que seus fundos são administrados com sabedoria e da maneira correta. A Igreja faz muita ajuda humanitária, caso não siba, 80% da verba da Cruz Vermelha Mundial, é cedida pela Igreja e toda a ajuda ao combate à fome em países africaqnos é feita pela Igreja. A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única no mundo que tem recursos para ajudar no combate à fome, doenças e calamidades naturais, ela está sempre pronta à prestar ajuda. Seus líderes não recebem pelo trabalho eclesiático, pelo contrário, eles vivem a lei da consagração, tudo que eles tem é doado à Igreja, de livre e espontânea vontade. Sinto muito pela sua visão tão pequenina, perdendo os galardões da eternidade por tão pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariosto! sinto muito, você precisa se inteirar mais sobre as mordomias que os líderes Mórmons têm. Principalmente os Setentas, Apóstolos e Profeta. Quanto a ajuda humanitária, o que a igreja se vangloria que faz são apenas migalhas do que arrecadam. Outro assunto para você pesquisar e talvez nos esclarecer. Tente descobrir quanto Bilhões de dólares a Igreja arrecada anualmente e quantos milhares ou milhões de dólares ela distribui a título de ajuda humanitária. Ficarei grato por vossa contribuição.

      Excluir
  5. Dulce Freitas,

    Legal saber que "voces" europeus nao tem costume de falar mal das religioes dos outros. Nao sabia que ai na Europa e assim, por que aqui nos EUA, mais especificamente Utah onde moro, os gringos nao so metem o pau na religiao dos outros como adoram uma fofoca de rua. E fofoca de rua mesmo. A mulherada so serve pra fazer filhos e a maioria como nao trabalha passam o tempo todo livre (e olha que e tempo livre hein? Ja que a maioria nao limpa a casa) fofocando, de porta em porta. Sabem da vida pessoal de todos os membros da igreja. Os homens tambem nao ficam por tras. Sim, e aqui nao passamos de latinas. Existe um preconceito muito grande em relacao a nos e os hispanos em geral. Ouvi dizer atraves de amigos que vivem na Europa que ai o preconceito e pior.

    ResponderExcluir