Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

APOLOGIA MÓRMON? A QUEM QUEREM CONVENCER?


Para o presente artigo, utilizarei um texto que encontrei num site apologético Mórmon. O texto foi elaborado por um membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Apesar de conter, no final, uma lista de referências bibliográficas, não convence o investigador, pois as afirmações são feitas pelo autor sem comprovações científicas concretas. Por exemplo, o texto começa com “Entre os supostos anacronismos no Livro de Mórmon...” Vou definir o que significa essa palavra. Um "anacronismo" é algo que não se encaixa no tempo ou lugar para o qual é reivindicado.   O assunto é a metalurgia e o uso de metais como armamento (espadas, capacetes, arcos de metal, armaduras ou couraças) conforme descrito no livro de Mórmon. A afirmação apologética deixa vaga como esclarecimento já de início, pois começa deixando uma dúvida sobre a existência ou não de um anacronismo relacionado ao uso de metais para fins armamentistas.
Embarcando no texto, vou comentar após mostrar trechos do apologista. Estes serão colocados em forma de citação, com a fonte reduzida, entre aspas e com recúo. 

Com relação à técnica da metalurgia, ou a transformação de minérios em artefatos de utilidade cotidiana, como o bronze, ferro, ouro e ligas de aço, foi totalmente desconhecida na América até o ano 900 d.C.
Os autores apologéticos SUDs, têm características explicitamente tendenciosas. Por isso, quando eu era membro d’a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não percebia as falhas. Somente se prestar bem atenção nos textos poderemos notar as tendências à afirmação doutrinária SUD. Vejamos:
Estudos recentes alteraram esta visão. Informação atual escreve um estudioso não SUD, “indicam claramente que por volta de 1000 a.C.. A metalurgia mais avançada estava sendo praticada no Vale Cauca da Colômbia. Os Peruanos iniciaram a metalurgia em 2000 a.C. e como geralmente é aceito que o Peru e a Mesoamérica mantinham contato por meio de comercialização, parece razoável que este conhecimento foi passado aos povos Mesoamericanos, principalmente depois que pelo menos uma dúzia de peças de metal foram encontradas na Mesoamérica que datam de antes de 900 d.C.”.
Estudos recentes? Feitos por quem? Quem é o estudioso não SUD? Os peruanos? Quem são esses peruanos que iniciaram a metalurgia 2000 a.C.? O Peru, como república, não existia há 2000 a.C. Houve realmente algum comercio entre os povos existentes na região onde é atualmente a República do Peru e os povos que viviam na região denominada “Mesoamérica? Onde está a comprovação desse comércio? Era baseada em troca? Havia mercados? Sem querer ser muito irônico, em breve aparecerá um apologista, dizendo que as moedas descritas no livro de Mórmon era usadas para compras e pagamento na Mesoamérica.

Andei pesquisando e descobri que as civilizações mais antigas no território que hoje é denominado República do Peru são os “Moches” que viveram entre 100 a.C até 700 d.C. Não sabiam nada de metalurgia para fins armamentistas. Em julho de 2001, arqueólogos encontraram uma coleção de sessenta peças de cerâmica usadas em ritos funerais. São os mais belos jarros, pratos, garrafas e vasos já encontrados no deserto peruano – só os próprios incas produziriam objetos similares séculos mais tarde.
Outra civilização que floresceu no território que hoje é denominado a República do Peru foi o povo Nazca. Eles eram hábeis na notável produção de aquedutos subterrâneos, extremamente engenhosos, e a magnífica cerâmica policromada. Mas, Nenhum vestígio de metalurgia com fins armamentistas. Todavia, há uma possibilidade, pelos escritos que encontrei sobre o derretimento de ouro para a produção de alguns objetos de adorno pessoal.
O autor do texto apologético Mórmon justifica a ausência de achados de metais antigos, alegando a corrosão e deterioração devido a umidade. Vejamos mais um pouco do texto:

“Todavia, estudos lingüísticos ajudam a confirmar que a metalurgia era conhecida outrora nas Américas. Estudiosos não Mórmons que reconstruíram partes de diversas línguas antigas Mesoamericanas ficaram intrigados em descobrir que uma palavra para “metal” já existia em 1000 a.C. enquanto que a antiga língua dos Olmecas já tinha uma palavra para metal desde 1500 a.C.”.
 Mais uma vez, a dúvida: Quem fez os estudos linguísticos? Que estudos são esses? Onde encontra-los? Quem são os estudiosos não Mórmons? Sobre os olmecas, ressalto que eles fazem parte dos povos da Mesoamérica. Há uma confusão no texto. Essa civilização surgiu entre 1500 a.C. até 400 a.C.. É improvável que se houver uma palavra que referencie “metal”,na escrita Olmeca, ela tenha sido criada exatamente no inicio da civilização Olmeca. É nítida a confusão que o apologista SUD faz com relação a este pequeno texto.
Os autores de textos, que tentam convencer os prosélitos, de que o Livro de Mórmon é verdadeiro, erram geralmente nas afirmações vagas, sem um referencial concreto. A maioria das referencias são de livros escritos por membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Estes, geralmente, escrevem da mesma forma. Só fui perceber este método depois que abandonei o mormonismo. No texto comentado existem as seguintes referências. A maioria é de apologistas e autores SUDs. Vejam um exemplo de como é o referencial da maioria dos textos da apologia SUD.

Referências
1 Archaeology, Nov./Dec., 1985, 81.
2 John L. Sorenson, “Digging into the Book of Mormon: Our Changing Understanding of Ancient America and Its Scripture,” Ensign (September 1984), 34-35.
3 John L. Sorenson, An Ancient American Setting for the Book of Mormon (Salt Lake City: Deseret Book Company and FARMS, 1985), 279.
4 Ibid., 283.
5 Ibid., 283-284.
6 Ibid., 284-285.
7 Deanne G. Matheny, “Does the Shoe Fit? A Critique of the Limited Tehuantepec Geography,” New Approaches to the Book of Mormon: Explorations in Critical Methodology, edited by Brent Lee Metcalfe (Salt Lake City: Signature, 1993), 289.
8 William J. Hamblin, “Talk on the Olmecs by Cypher,” posted 9/26/96 SAMU-L. Copy in my possession.
9 William J. Hamblin, “Supplement on Cyphers’ talk,” posted 10/2/96 SAMU-L. Copy in my possession.
10 Sorenson, An Ancient American Setting, 283.
11 John L. Sorenson, “A New Evaluation of the Smithsonian Institution ‘Statement Regarding the Book of Mormon,’” (Provo, Utah: FARMS, 1993), 17-18.
12 Joseph Smith, Times and Seasons, v3:9, March 1, 1842, 707.
13 See Lucy Mack Smith, History of Joseph Smith (Salt Lake City: Bookcraft, 1901), 107-108.
14 Robert F. Smith, “The ‘Golden’ Plates,” Reexploring the Book of Mormon, edited by John W. Welch (Salt Lake City: Deseret Book Company and FARMS, 1992), 276.
15 Heather Lechtman, “Pre-Columbian Surface Metallurgy,” Scientific America (June 1984), 56.
16 Ibid., 60.
17 Read H. Putnam, “Were the Golden Plates made of Tumbaga?” Improvement Era (September 1966), 789, 828-829.
18 Ibid., 830-831.
19 Smith, 276.
20 LaRoy Sunderland, Mormonism Exposed and Refuted (New York: Piercy & Reed Printers, 1838), 44-46.
21 Rev. M.T. Lamb, The Golden Bible, or, The Book Of Mormon Is It From God? (New York: Ward & Drummond, 1887), 11.
22 William J. Hamblin , “Sacred Writings on Bronze Plates in the Ancient Mediterranean,” (Provo, Utah: FARMS, 1994), 4.
23 Diane E. Wirth, A Challenge to the Critics (Bountiful, Utah, Horizon Publishers, 1986), 41-42.
24 H. Curtis Wright, “Ancient Burials Of Metal Documents In Stone Boxes,” Journal of Library History, v16:1 (Winter 1981) reprinted in FARMS, WRI-81, 48-49.
25 Sorenson, An Ancient American Setting, 283; Wirth, 43.

Texto original
http://www.fairlds.org/FAIR_Brochures/Anachronisms4.pdf

Escrito por Michael R. Ash para the Foundation for Apologetic Information and Research (FAIR) – (Fundação para Pesquisa e Informação Apologética).
http://www.mormonfortress.com
http://www.fairlds.org

10 comentários:

  1. Caro amigo: Li seu post: "Aplogia Mórmon? A quem querem convencer?" e achei muito interessante. A questão dos metais cidados no Livro de Mórmon (espadas de aço, artefatos de metais, etc) ainda deixa a desejar os pesquisadores sobre um estudo independente mais profundo sobre esse assunto. Para mim está claro que o propósito dos apologistas mórmons seria tentar convencer a eles mesmos e os mórmons seguidores, porque para quem observa externamente, ainda restam muitas dúvidas a serem esclarecidas, como questões importantes: metais, cavalos, elefantes, moedas - se eram cunhadas em metal ou em pedra, locais prováveis das cidades nefitas e lamanitas, etc.

    ResponderExcluir
  2. Edson!
    Como você mesmo pode ter observado, os apologistas da Igreja Mórmon querem somente convencer que estão certos, mas não colocam as fontes corretas. Apenas dizem, "um escritor", "Um pesquisador", "Pesquisas recentes". Mas onde estão as fontes? Quando aparecem, são de autores Mórmons, sem credibilidade alguma.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, por que, buscais respostas de Deus no braço do homem? Se quer tais resposta busque a Deus, e saberás pelo poder do Espirito Santo que Cristo é a Fonte que aonde não encontrais. Homens como você que Vivia na escuridão no tempo de Cristo procurava Nele tais contradições como vós, mas as contradições era esses proprios homens. Por que vós tropeçais em vossas próprias palavras. Procures ser perfeito como Cristo, buscando aquilo que é bom e não disperdiçando vosso tempo naquilo que não podeis ter recomensa alguma se não segar-se.

    ResponderExcluir
  4. O que o homem deve se basear é em fatos e não em ficção, estorinhas, falta de verdade e de provas. Como cristão, creio na bíblia como documento histórico, que cita locais existentes até hoje, não são fictícios e inexistentes. Jerusalém, Corinto, Roma, Galiléia, etc existem e estão lá. Não são ficção e imaginação.

    ResponderExcluir
  5. concordo mais uma vez com você Edson. Os vestígios do Velho Mundo estão preservados até hoje. Qualquer pessoa pode visitar o Oriente Médio e encontrar vestígios daas civilizações bíblicas. Mas onde estarão os vestígios das civilizaçõies descritas no Livro de Mórmon? É um mistério que nenhum profeta Mórmon ainda teve competencia para mostrar. querem que acreditemos simplesmente pela fé. Isso é ridículo em tempos atuais. Ninguem é mais tão ignorante como em tempos antigos.

    ResponderExcluir
  6. com certeza qualquer pessoa sincera ao buscar ao Pai Celestial pra saber se a igreja'mormon é ou não verdadeira, com certeza vai receber como resposta do espirito santo que a igreja dos mormons é satanica e contra Deus! Esse blog com certeza é fruto das orientaçoes do Espírito Santo ao Antonio Carlos!

    ResponderExcluir
  7. tenho pena de voçês que lutam contra a verdade,são pessoas com voçê dono deste blog que crucificaram Jesus Cristo!!!!!! pessoas que satanás usa e abusa para tentar cegar os verdadeiros filhos de Deus!!!! arrependa-se logo pois ainda é tempo,Deus te ama!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Enquanto os membros da Igreja se acharem os únicos donos da verdade, os únicos filhos de Deus, a batalha continua. Simplesmente pelo fato de que os membros do mormonismo não se despem do orgulho. Acham que têm toda a verdade e que só eles praticamente se salvarão. Isso no mínimo, beira ao ridiculo e a loucura. Não crucifiquei ninguem e nunca deixei Satanás se apoderar de mim. Uma coisa é você fazer, outra é culpar um ser tão abstrato quanto o deus mórmon por seus atos. Assumo que meus atos são meus. Satanás não tem nada a ver com eles.

    ResponderExcluir
  9. Sr. Anônimo: A verdade tem que ser dita, ou pelos ex-mórmons ou por quem critica a igreja ou até mesmo pelos mórmons. Quais são algumas verdades que devem ser ditas? Por exemplo: o racismo praticado pelos mórmons (citações racistas de Brigham Young e outros líderes, a proibição de conceder o sacerdócio aos negros e não deixando-os entrar nos templos e servirem missão, até 1978); a poligamia e casamentos adúlteros e pedófilos de Joseph Smith - isso confirmado pelo próprio site oficial da igreja www.familysearch.org; os rituais secretos e anti-bíblicos praticados dentro dos templos mórmons. São apenas alguns exemplos.
    Se falar essas coisas e procurar questionamentos é entregar a alma ao diabo como você citou, então a décima terceira regra de fé dos mórmons é furada (honestidade), pois deveriam ser abertos ao debate e admitir os erros do passado e aproximarem-se do cristianismo, não usando a igreja apenas como empresa lucrativa que arrecada dízimos.
    Seja honesto e venha ao debate com humildade e deixe sua arrogância e julgamentos de lado.
    Se os ex-mórmons estão errados, isso quem julga é Deus e não você.
    Justifique as minhas questões acima dentro de um debate racional. Mesmo se não concordar, apenas respeite nossas opiniões, isso chama-se EDUCAÇÃO e isso vem de berço e não de pessoas arrogantes e soberbas que se acham donas da verdade!

    ResponderExcluir
  10. O problema das escrituras de Joe Smith é que tudo fala contra elas, e nada a favor. Quase a cada página do livro de mórmon, posso questionar um monte de coisas. O livro não deixa dúvida nenhuma quanto a sua inautenticidade. Se até de Krishna, e de alguns acontecimentos narrados na literatura védica ( e olha que é um tipo de literatura que apela para o fantástico, fabuloso, incrível...) consegue-se encontrar algum indício de evidencia histórica e geográfica. Agora quanto ao Livro de Mórmon. Ficaria imensamente feliz se alguém pudesse me mostrar pelo menos um indício da existencia das civilizações e dos fatos narrados no livro de mórmon.

    ResponderExcluir