Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CAMPANHA: I'M A MORMON


Começou recentemente, em algumas cidades americanas, uma campanha de Marketing, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “I’m a Mórmon” ou “Eu sou um Mórmon” objetivando mostrar aos habitantes dessas cidades, algumas características positivas dos membros do mormonismo.
Há quem diga que a campanha é puramente política e que tenta somente mostrar o lado positivo dos Mórmons, por causa de dois possíveis candidatos Mórmons às eleições da Casa Branca no ano que vem.
Caso um dos dois candidatos vença Barack Obama, nas próximas eleições presidenciais, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias seria de certa forma favorecida. Além das vantagens políticas, a seita Mórmon, que hoje está estabelecida praticamente em quase todo o território americano, com sede em Salt Lake City, Utah seria bem mais conhecida internacionalmente, por causa do possível presidente americano ser um adepto do mormonismo. Desde o primeiro presidente Mórmon (Joseph Smith Jr.) os líderes do mormonismo tentam colocar algum representante na Casa Branca.
Mas será que se um Mórmon chegasse à Casa Branca, traria mesmo mais membros ao mormonismo? Eu, particularmente acho que não é por esse caminho de proselitismo, que o mormonismo sairia ganhando. Com certeza, seus maiores ganhos seriam em concessões de meios de comunicação, infra-estrutura para Utah, facilidades de desburocratização e entraves de qualquer natureza, inclusive alfandegários, que seriam aliviados pelo Estado Americano, conforme os interesses da liderança da Igreja. Estariam incluídos ainda, a disponibilidade de terrenos doados à Igreja, por parte do governo (incluindo aí, todas as esferas, municipal, estadual e federal). Manutenção da isenção de impostos e outros privilégios para a organização por usar de caracterização de filantropia.
O mormonismo sairia ganhando ainda, com a ocupação de mais membros influentes dentro de possíveis secretarias de ordem política, como foi o caso de Ezra Taft Benson no passado (Secretário [ministro] da Agricultura). Os ativos e ações das empresas Mórmons poderiam ter valores aumentados, uma vez que as empresas do conglomerado Mórmon Inc. poderiam ter respaldos de segurança de alguns segmentos governamentais.
Mas e pelo lado religioso? Pelo lado do proselitismo? É justamente nesse campo que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está atualmente enfrentando sérios problemas com a mídia, principalmente a internet e a mídia escrita, como livros. Todos os dias são divulgados centenas de publicações, em vários países, contestando racionalmente os ensinamentos Mórmons. Existem muitos blogs e sites, que são alimentados, principalmente por Ex-Mórmons. Homens e mulheres que viveram o mormonismo com toda a energia. Que após vários anos de dedicação e abnegação se afastaram, após o convencimento de falhas na doutrina. A principal pedra de tropeço do Mormonismo é justamente a sua “pedra fundamental”, o Livro de Mórmon. Não há provas ou evidências científicas que atestem esse livro como uma ferramenta história confiável. Está mais para uma obra literária, não tendo valor histórico nenhum, além de uma fantasiosa literatura.
Nesse campo, acredito que a oposição tenderia a aumentar. Uma vez que a Igreja se fortaleceria no campo capitalista, encontraria mais e mais opositores que escreveriam e contenderiam no âmbito cognitivo.
Seria bom, talvez o “pretenso” profeta Mórmon Thomas receber alguma revelação que pudesse dar maior conforto aos membros do mormonismo atual. Seria confiável para a "Igreja" (parte eclesiástica do mormonismo) lançar e apoiar candidatos Mórmons à presidência americana? Sinceramente, acho que o velho Thomas não pode profetizar nada a esse respeito. Ele está apenas interessado no lado capitalista do mormonismo. A Igreja é apenas um detalhe secundário. Se não conseguirem resultados, dão mais uma apertada nos jovens rapazes e moças, e tentarão aumentar o número de missionários. Isso já foi tentado e não deu certo. Quanta insanidade!

Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com - Ao comentar, mesmo que de forma Anônima, devido talvez, você não possuir contas do Google/Wordpress, por favor, coloque um nome ou iniciais, para uma breve identificação.

8 comentários:

  1. Bem que diz o ditado popular: religião e política não se misturam e se misturar vira m......A grande maioria dos presidentes americanos foi protestante, com exceção de JFK que era católico. Obama foi eleito mostrando a diversidade do povo americano.
    O sr. Mitt Romney, como todos sabem é pré candidato à Casa Branca, um candidato da igreja mormon, apenas disfarça para não dar muito na cara. Foi governador de Massachusetts. já tentou anteriormente ser eleito pelos republicanos e não conseguiu.
    O Brasil tem 200 mil mórmons declarados, segundo o IBGE, mas a igreja mórmon alega que passa de 1 milhão de membros. Onde estão os 800 mil ou mais membros? Inativos, mortos...onde se encontram? Com esse número daria para eleger pelo menos um deputado federal e meio. Os mórmons não tem mais nenhum deputado federal, o último foi Moroni Torgan.
    Se a igreja mórmon se diz apolítica, porque então nas liahonas faziam questão de publicar missionários presenteando prefeitos e políticos com o livro de mórmon?
    Uma ocasião um elder conseguiu enfiar um livro de mórmon dentro do carro do Lula, vi essa foto. Acho que o Lula jamais folheou tal livro. O elder mostrava-se gaboso por ter conseguido entregar o livro ao Lula.
    Essa campanha que os mórmons agora se empenham em divulgar pelos Estados Unidos, no mínimo é falsa, porque os mórmons gostam de serem chamados de Santos dos Últimos Dias e não de mórmons!

    ResponderExcluir
  2. Conheco muitas pessoas que fizeram a campanha "I am a mormon" e que estao na Ala Brasileira vivendo como leoes na selva. Na epoca que frequentava essa Ala vi que poucas pessoas levando a doutrina falsa a serio.
    Os mormons (realmente mormons) nos EUA sao poucos e ja ouvi da boca dos proprios que Romney nao seria um bom candidato a presidencia. Os mormons mudaram, enxergo a nova geracao diferente da antiga, apenas uns poucos preservam os costumes de antes. Sendo assim a populacao americana nao permitiria tal coisa, Romney teria que ser muito persistente pra vencer. Nao entendo o porque os mormons estao sempre presos a politica, tentando mostrar nao sei o que ao mundo. Dos pobres ninguem se importa, mas basta falar em autoridades governamentais que os lideres mormons baixam la, fazem de tudo pra serem percebidos. O problema e que quanto mais eles insistem nesse ato, menos eles recebem de retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos lembrar que o próprio Joseph Smith foi político e queria ser presidente dos EUA. É incrível como a Igreja dos SUD americana persiste nessa ideia do seu profeta.

      Excluir
  3. (Via Email)

    OLÁ MEU CARO, MUITO INTERESSANTE A TUA REFLEXÃO SOBRE A CORRIDA PELA CASA BRANCA.
    TAMBÉM CREIO QUE COMO EMPRESA A IGREJA SÓ TERIA A GANHAR, AGORA COMO RELIGIÃO TALVEZ NÃO SEJA UMA BOA IDÉIA SE EXPOR TANTO NA MIDIA, AFINAL SÃO TANTOS OS EQUIVOCOS DESTA SEITA QUE DIANTE DE UMA SITUAÇÃO COMO ESTA TODOS ESTES, OS EQUÍVOCOS, PODEM VIR A TONA E DESMORONAREM COMO UMA GRANDE AVALANCHE.

    MAS PELA BUSCA DE PODER VALE TUDO.
    HÁ UM VELHO DITADO: 'QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO".
    SE A IGREJA QUISER PRESERVAR O POUCO DE RELIGIOSIDADE DO MORONISMO, DEVERIA FICAR COMPLETAMENTE ALIENADA E NÃO CORRER O RISCO DE TER SUA HISTÓRIA COLOCADA COMO PENAS AO VENTO.
    MAS COMO RELIGIOSIDADE É O QUE MENOS IMPORTA MAS SIM DIVIDENDOS...DO MORMONISMO PODE SE ESPERAR QUALQUER COISA, MENOS ENCONTRAR ALGUM DEUS...

    ResponderExcluir
  4. Minha opinião é de que um Presidente mórmon não aumentará o número de membros da Igreja pela popularidade de sua religião.
    Os EUA anseiam pela recuperação econômica, a qual não virá tão cedo, pois a China está tomando o mercado americano.
    Barack Obama está perdendo popularidade com isso, sina a ser repetida com os próximos dois presidentes, independente de ser 'mórmon' ou não.

    ResponderExcluir
  5. Edson,

    Seus comentários são deploráveis.

    Ser apolítico significa não ter tendência nem apoiar candidato nem partido político.
    Ser anti-político significa não apoiar líderes já eleitos.

    Você tenta ser como o Antonio Popinhaki, mas não tem talento para tal.
    Quem sabe no próxima tentativa você acerta alguma coisa.

    ResponderExcluir
  6. Jonas, cuide de sua vida que eu cuido da minha. Vá procupar provas pra falsidade que vc vive em sua igreja.

    ResponderExcluir
  7. Essa campanha lançada nos EUA "Sou Mórmon" tem duas faces, uma são os membros comuns do cotidiano, outra são os membros que se tornaram mórmons pelo batismo vicário nos templos mórmons. Até colocaram num desses outdoors uma foto do Hitler afirmando que também é mórmon. Se batizaram o Hitler pelos mortos, então ele pode afirmar que é mórmon...

    ResponderExcluir