Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A EDUCAÇÃO FORMAL DE JOSEPH SMITH JR.

Os membros mórmons geralmente argumentam e apontam para a quantidade de páginas do Livro de Mórmon, afirmando com convicção, de que nenhum homem poderia tê-lo escrito sem a ajuda de Deus. Em particular, eles dizem que a falta de educação formal de Joseph Smith Júnior tem base sólida para comprovar que ele não poderia escrever esse livro. Para mim, julgo haver várias razões porque isso não é um argumento de suporte válido.

A educação formal, da qual Joseph Smith Júnior tinha cerca de três anos, não significa que ele não tivesse uma igual capacidade para escrever. Abraham Lincoln, um dos contemporâneos de Smith, tinha apenas um pouco mais de um ano de educação formal e, ainda assim, ele foi capaz de falar, escrever, e debater com maestria. Como Smith, ele foi autodidata e também aprendeu com os outros.

O Livro de Mórmon de hoje parece-nos gramaticalmente correto, mas apenas porque se submeteu a mais de quatro mil alterações de toda natureza para torná-lo apresentável do jeito que o temos. Quem acreditar que isso é besteira, que leia alguns dos manuscritos de Joseph Smith Júnior, datados a partir de 1830. Os escritos dele e/ou dos seus escribas do Livro de Mórmon são totalmente incoerentes. Segundo a igreja Mórmon brighamita, a tradução do Livro de Mórmon foi feita através de uma pedra, posta dentro de um chapéu. As palavras e as frases eram divinamente visualizadas por Smith, que as ditava ao escriba. Caso não as escrevesse corretamente, não apareceria no chapéu a sequência da tradução. Então vem a questão: por que o texto do Livro de Mórmon precisou passar por uma espécie de polimento, como consertos gramaticais, iniciando já nos primeiros esboços dos manuscritos produzidos pelos escribas? Em outras palavras, se qualquer um quiser fazer uma fiscalização desse trabalho (manuscritos do Livro de Mórmon), que os membros do mormonismo afirmam vir diretamente de Deus e compará-lo com outros escritos de Joseph Smith Júnior, não encontrará diferenças. Pelo contrário, se surpreenderá com os mesmos erros de ortografia.

Alguns escritores de “Best Sellers” já fizeram o desafio. Se não tiverem de cuidar de outras tarefas e responsabilidades sociais, garantem que podem fazer um trabalho mais extenso do que o Livro de Mórmon, em menos tempo do que Joseph Smith Júnior fez. Sem copiar ou plagiar partes da Bíblia, a partir do Livro de Isaías.

4 comentários:

  1. Quando recebi o livro de mormon em minhas maos era uma jovem cheia de curiosidade como qualquer jovem da minha idade na epoca. Uma das coisas que me chamou a atencao foram essas palavras repetitivas do LM: "E aconteceu que..." Eu ficava pensando se era giria dos profetas da epoca, porque todos eles iniciam um capitulo com essas mesmas palvras, mas como a maioria de nos deixei passar esses erros e acabei me batizando.Outra coisa e que a maior parte dos escritos mormons foram retirados de Isaias, sao trechos sem coerencia, sem pe nem cabeca. Muito "oh!" Trechos retirados dos escritos do apostolo Paulo, sem contar o plagiarismo que Smith, sem nenhuma capacidade ou talento pra inventar uma coisa menos artificial roubou o poema do apostolo Paulo que se encontra em Corintios 13. Os mormons devem ter OUTROS motivos pra continuar nessa seita, creio que em maior parte e a BUSCA PELO PODER, de conseguir alguma coisa em troca, mas ja nao podem assumir que e por fe. Isso nao.

    ResponderExcluir
  2. Giria dos profetas da época foi muito boa !!!! Eu tbm achava muito estranho isso...

    Busca pelo poder ou pelo green card né ...

    Affff, odeio brasileiro baba ovo de americano.


    Ass: Sandra, ex-mórmon, SP

    ResponderExcluir
  3. ahh tá.... Então porque não procuram por erros e expressões estranhas na biblia? Não quero dizer que ela é falsa, ela é verdadeira tanto quanto o livro de mormon...
    Fala se sobre muitos erros e correçoes e diferenças na biblia.
    Se fizerem com a biblia oque vcs fazem com o ldm vão certamente encontrar.
    Vou dar um exeplo de visão como vcs usam.
    VOCES FALARIAM: "Se a biblia é verdadeira, porque em apocalipse fala que a Terra é quadrada? sim, pois diz que "os 4 anjos estarão postos (cada um) sobre os quatros cantos da Terra"? redondo não tem cantos só um quadrado tem cantos , e quatro cantos, então (VOCES FALARIAM SE PERSEGUISSEM A BIBLIA)ela diz que a Terra é quadrada, logo é falsa!!( Vcs DIRIAM SE PERSEGUISSEM A BIBLIA COMO O LDM!!!!!!!)
    Tomem cuidado e se arrependam logo, pois senão o demonio fará com que vcs não acreditem em mais nada que vem de Deus e "estarão entregues ao seu próprio entendimento...."

    ResponderExcluir
  4. Oi Thiago, só se for aquele SATANÁS que aparece no filme lá no Templo mormon ameaçando o povo dizendo: "SE ESSE POVO NÃO CUMPRIR OS CONVÊNIOS FEITOS NOS ALTARES DESTE TEMPLO, EU OS DESTRUIREI COM A FORÇA DO MEU PODERRRR!!".

    Pelo menos a Bíblia tem os originais e referências. Os arqueólogos a utilizam para pesquisas. Já o livro mais errado da Terra.....O livro de mórmon é todo cheio de erros, meu caro. Erros linguisticos, geográficos, arqueologicos, históricos. A igreja mormon não aguenta uma simples análise imparcial. Um erro gravíssimo de Joe Smith é dizer que Jesus nasceu em Jerusalém. Outro, é copiar errado uma escritura do Profeta Isaias. O profeta Isaias fala: "[...] no caminho do mar, que seria o mar da Galiléia. O Joe Smith fala: [no caminho do mar vermelho, modificando o que disse o grande Profeta Isaías.

    Pesquise de forma isenta, coerente, sem perseguir a igreja sud. Procure a verdade e vc encontrará como muitos a estão encontrando.

    ResponderExcluir