Traduza para outra Lingua!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MATÉRIA DE O GLOBO SOBRE O MORMONISMO

O Jornal O Globo, edição do dia 29 de janeiro de 2012 estampou uma reportagem sobre o mormonismo feita pelo repórter Gilberto Scofield Jr. Já no mês de dezembro de 2011, alguns membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se alvoroçaram e começaram a publicar em seus blogs e sites, sobre a matéria que sairia em breve, a respeito de sua religião. 

Os membros que trataram do assunto via internet eram unânimes em seus pensamentos. O jornal o Globo "publicará uma reportagem que mostrará aos brasileiros os benefícios do mormonismo. O lado bom da religião".

Só que o que eles não sabiam é que a reportagem foi feita de forma imparcial. Foram citados assuntos polêmicos e que envergonham os membros da Igreja Mormon. Preconceitos, machismo e homofobia. “A SUD não tem bispos ou autoridades solteiros ou divorciados, sequer viúvos. Famílias gays, nem pensar. O sacerdócio é privilégio masculino, e as mulheres têm postos de liderança em cargos que cuidam de assuntos familiares e infantis. Em tese, mórmon não faz sexo antes do casamento, não bebe café ou chá e não toma álcool ou drogas.” 

Foram também citadas algumas das minhas palavras: “O discurso é hiperconservador sobre virtudes, especialmente poderoso para quem vive fragilizado num mundo tão materialista e individualista. A valorização da família é o centro da doutrina, ainda que isso pareça anacrônico diante de um Brasil onde o divórcio só cresce, e as mulheres exercem cada vez mais a posição de chefes de família. Mas a igreja parece não se importar. A sensação de fazer parte de uma grande família, que parece protetora no início, acaba se tornando opressora no fim”.

Os comentários na página da internet, onde também foi publicada a matéria foram de defesa e ataque ao mormonismo. Um dos defensores do mormonismo disse que eu só queria mesmo era divulgar o meu blog. Que eu não tinha argumentos para debater o mormonismo e que poderia ser criados 1000 blogs que não surtiria efeito contra a fé dos fiéis. Isso me chamou a atenção! Será mesmo possível isso? Conforme o grau de hipnotismo em que a pessoa se encontre. Será possível que 1000 blogs não tenham efeito num membro do mormonismo? Outro escreveu: “Concordo com você, ele e outros, só querem divulgar seus blogs, que como a reportagem acima são ridículos. Já escrevi para o Sr. Popinhaki no blog dele. Não vi se respondeu”.

Comentei que havia racismo no mormonismo e recebi a seguinte resposta: “Que racismo, Popinhaki! Deus e Cristo eram racistas no início da Sua pregação, no meridiano dos Tempos! Por que não podiam pregar também aos que não eram judeus? Por quê? E por causa disso ficarei eu com raiva?! Deus matou pessoas de Sua própria vontade, no Velho Testamento, e eu vou ficar brabo por isso?! Os de pele escura ou marcados como foram por Deus, no passado, sei lá o que fizeram por merecer e vou bronquear com Deus por causa disso, me revoltando? Não era racismo também?” De qualquer forma, a resposta mostrou o nível de racismo e preconceito ainda existente nos dias atuais, entre os membros do mormonismo. 

Vejamos outras respostas que citaram meu nome:
“Não ficarei perdendo tempo com pessoas como esta, com seus escritos inócuos e ultrajantes, como representasse alguma coisa nova contra a Igreja, que já não ouvimos há centenas de anos, além do que em nada irá mudar o andar da carruagem ou mesmo em meu testemunho pessoal. Sei bem qual é intenção do tal Antônio Popinhaki e cujo líder ele segue e a qual deu ouvidos. Se Joseph Smith foi maçon, isso é problema dele, não meu! Ele deveria ter suas razões. Eu não sou! Sei que el foi um profeta de Deus”.

"Pessoas como o Antônio Popinhaki, que se serviu de muitas coisas da Igreja, sequer orou, sequer recebera revelações pessoais, mas só enganara a si mesmo e as pessoas com quem lidou durante sua triste vida de mentiras, só podia dar nisso mesmo, falar mal da Igreja, como muitos apóstatas, desde a organização da Igreja, em 1830".

"Essa reportagem (fraca, por assim dizer), tem mesmo conteúdo vazio e inconsequente, com as mesmas palavras que os acusadores e raivosos contra a Igreja se manifestam.Tais reportagens e seu conteúdo inverídico, mentiroso, que misturam falas isoladas, sem retratar o seu contexto real, é o costume de alguns incautos há mais de 150 anos atrás, desde a organização e restauração da verdadeira Igreja de Jesus Cristo na terra. A Igreja nada cobra, sei por experiência própria, de meus 28 anos de membro. Se há alguma falha, essa falha são de pessoas, como o Antônio Popinhaki (...)".

"A Igreja é perfeita, divina e restaurada profeticamente. Falhos somos nós.O responsável por esta matéria deveria fazer, como fez certo diretor de tv da Rede Globo, em que visitou a sede da Igreja em Salt Lake City, Utah, EUA, para conhecer bem a Igreja, bem como no Brasil, em São Paulo, e não ouvir pessoas, como este Antônio Carlos Popinhaki, seja lá o que for, que se enganou e pensa que engana alguém pois ele mesmo deve ter usufruído de muitas coisas na Igreja. E agora, cospe no prato em que comeu. Jamais orou! Jamais recebeu qualquer revelação, tal ex-bispo, ex-tudo!"

"A reportagem peca por dar um crédito excessivo a alguns ex-mórmons. E.g., cita a declaração do Sr. Antonio Carlos Popinhack (um bispo excomungado da Igreja)".

"A reportagem citando novamente o Sr. Antonio Carlos (sem nenhuma verificação de sua afirmação)".

A afirmação de Antonio Carlos dizendo que – a sensação de fazer parte de uma grande família acaba se tornando opressora no fim - é fantasiosa". 

Existem milhares de pessoas que abandonaram o mormonismo por terem encontrado uma outra realidade não ensinada na igreja. Estes são os Ex Mórmons que, de alguma forma ou de outra ficaram com  algumas sequelas por causa da pressão sofrida por anos consecutivos. Muitos conseguiram se refugiar em outras doutrinas. Outros, simplesmente ficaram completamente céticos para todas as religiões. A verdade é que o mormonismo é extremamente alienante e faz mais mal do que bem.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/brasil-so-perde-para-eua-mexico-em-numero-de-mormons-3789430#ixzz1l3dPunc1

Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com

17 comentários:

  1. que horror issu, so quem e mormons sabe como e.
    os pioneiros jamais sairiam de suas casa sem rumos algum,em troca de nada, issu tudu foi pela fe em deus.
    no julgamento saberemos quem estava serto.mas ai sera tarde demais, para voltar atras.

    ResponderExcluir
  2. Antônio: Já era de se esperar este tipo de reação, pois o fanatismo religioso cega qualquer pessoa, as faz acreditar que são donas de uma verdade que nunca existiu,testemunhas de jeová, adventistas etc.. dizem exatamente a mesma coisa, os muçulmanos também! Deixe que sejam guiados
    pelos seus "profetas" pois irão seguí-lo na mesma e acreditar cegamente nisso, mesmo que alguém lhes prove que estão sendo enganados. É assim que se constroem os impérios da fé,através de manipulação, coação, medo, e ignorância das pessoas,que não buscam a verdade dos fatos, mas aceitam cegamente sem questionar, sempre foi e sempre será assim!
    Eu já havia dito neste blog, que a grande maioria das pessoas tem necessidade de adorar e idolatrar alguém, portanto que o façam! Os membros SUD não são os primeiros a fazerem isso e não serão os últimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Antonio Carlos,

      não tenho a intenção de mudar ninguém, apenas a mim mesmo. Descobri seu blog por meio da reportagem recente sobre a Igreja na mídia.

      Até o presente momento achei que os argumentos apresentados em seu blog e nos demais (como a Investigadora) estão sem uma base consistente. Acho que há uma certa falta conhecimento e discernimento no trabalho de vocês.

      Você se apega a muitos exemplos de ações erradas de membros e líderes; também já presenciei isso, mas ao longo de minha vida os exemplos positivos são infinitamente maiores. A Igreja não tem o poder de fazer a humanidade perfeita nessa vida, somos seres imperfeitos, e a perfeição é um processo longo, no qual vejo a Igreja contribuindo mais do que qualquer força nessa Terra.

      Concordo que algumas coisas escritas em seu blog podem abalar membros da Igreja que estão com o testemunho fragilizado, ou que não possuam uma base de conhecimento.

      Fiz um exercício sincero me questionando por que acredito na Igreja. Em poucos minutos registrei 33 fatos/experiências pessoais, que me dão motivos para minha crença. Ao passo que encontrei bem poucos que possam me causar dúvidas. Vou continuar com o exercício por mais tempo e registrar minhas experiências pessoais.

      Um abraço,

      Excluir
  3. *33 fatos e experiencias pessoais*

    Glaiton, que experiencias sao essas?

    Orar sabendo que a resposta deve ser positiva, ver ou sonhar com seres celestiais, entes que ja morreram, ver vultos, assombracoes?

    Conversando com um amigo ele me disse que acredita na igreja porque durante a missao teve muitas "experiencias" que provaram ser a igreja verdadeira.

    Veja bem, para um missionario e muito facil ser enganado. Esses meninos precisam levantar todos os dias religiosamnete as seis em ponto da manha, exercicio fisico, banho, breakfast (como o proprio nome ja diz) tem que ser feito de forma rapida, ja o estudo das escrituras (no caso o Livro de Mormon)deve ser feito sem pressa. Ali o missionario coloca na mente toda loucura de Joseph Smith. La para umas nove, dez da manha o missionario sae ao campo buscando e "ensinando" pesquisadores. Os caras ficam 12 horas ou mais por dia envolvidos em fantasias, imagina agora passar dois anos fazendo a mesma coisa todos os dias. E impossivel o cerebro nao ter nenhum tipo de reacao. Ja ouvi estorias de missionarios que viram anjos, criancas que ja faleceram, tiveram "sentimentos" fortes a respeito de alguem, e ate estorias de verem demonios ja ouvi. Tudo isso e produto da mente, como sabemos nosso cerebro nada mais nada menos e do que um espelho, ele de forma inconsciente reflete nossos pensamentos em forma de acoes.

    Analise bem essas experiencias que voce vem tendo, aproveite para pesquisar mais. Tive um professor de civilizacao americana que cansou de dizer em sala de aula que nao existia cavalos na America, quando os europeus aqui chegaram os indios pensavam ser eles humanos de seis pes.

    Pior de tudo e ver o silencio dos lideres mormons. Ninguem fala nada, ninguem demonstra nada. Nao posso acreditar num Deus que omite fatos, que apenas a oracao basta. Os homens fizeram muito desde epocas mais remotas, hoje temos um conhecimento perfeito do ceu, da terra, do mar e do ar. Se Deus permitiu que tivessemos todo esse conhecimento, porque negaria o conhecimento mormon? Onde estao esses povos que ninguem encontra? Quanto misterio!

    Enquanto o mundo cresce em conhecimento, os mormons padecem em ignorancia.

    Alguns lideres que compoe o quorum dos doze apostolos falam bonito, mas tudo aquilo nao passa de conhecimento secular. A maioria deles sao ricos, tiveram boa instrucao familiar, nasceram em paises de primeiro mundo onde a qualidade de ensino e superior a de muitos paises emergentes. Sendo assim e muito facil enganar a classe menos privilegiada. Mormons que defendem a igreja pensem bem, nao sejam mais enganados. A Bibia nos alerta de falsos profetas nos ultimos dias. Tomem cuidado. Joseph Smith era um louco por poder, que se colocava acima dos proprios profetas biblicos. Estudem o atual presidente, Monson nao faz nada, nao fala nada. Esta sempre escondido, parece que tem medo. Onde esta o poder desse homem que se diz profeta? Leiam e releiam suas Aliahonas, voces nao verao profecia alguma vinda dele ou dos demais profetas mormons. O que eles falam sao coisas obvias que qualquer um pode fazer. Olho aberto pessoal!

    ResponderExcluir
  4. Caro Glaiton:
    Não sei o que você considera como falta de argumentos, talvez não tenha lido os diversos artigos deste blog em relação ao que a SUD ensinou no passado, entre eles; Deus era Adão e teve relações sexuais com Maria, que não havia exaltação sem poligamia, que eles,os "profetas" não foram chamados para pregar aos negros, que não existe salvação sem aceitar joseph smith, que o livro de mórmon contém a plenitude do evangelho(que significa pleno e perfeito)mas que foi modificado muitas vezes.
    Talvez para os "fiéis" membros SUD,ter um "testemunho" significa por uma venda nos olhos,e acreditar cegamente em algo sem questionar, mesmo que estes ensinamentos sejam totalmente contrários à Bíblia,e que hajam provas que testifiquem que é uma fraude!
    Sugiro á você verificar todo o conteúdo existente neste blog sobre o que os "profetas" SUD ensinaram no passado,
    mas talvez irá dizer que é tudo mentira, que é perseguição dos "apóstatas", pois é assim que os membros são ensinados, compreendo perfeitamente, pois era exatamente essas as palavras que eu usava para me defender, mas a verdade muitas vezes é dura e cruel, mas ela tem de prevalecer!

    ResponderExcluir
  5. Excelente comentário A775, os membros da igreja vivem num mundo imaginário cheio de fantasias, mas ignoram a realidade, ignoram o facto de nunca ter havido provas do livro de mórmon, do egípcio reformado, das civilizações etc..etc..parece um delírio da mente humana,aquilo que os membros são induzidos a acreditar e aceitar sem questionar. Se o "profeta" Monson fizer um discurso e dizer para os membros suicidarem-se para serem "exaltados", tenha certeza que muitos o farão!

    ResponderExcluir
  6. (Via Scrap do Orkut)!

    Marileusa:

    Antônio, muito boa sua participação na reportagem. O que não dá pra acreditar, é que com tantos sites informando o que realmente é o mormonismo, como isso pode estar crescendo tanto. Se analisarmos pela reportagem, o mormonismo cresce aceleradamente no Brasil. E esse candidato mórmom nos Estados Unidos, parece aquele desenho do "Pink e o Cérebro", eles estão sempre arranjando um jeito de conquistar os Estados Unidos e depois dele...o mundo...rsrsrs.
    Eles não vão desistir.
    Parabéns pelo seu empenho em desmascarar esta seita.
    Abraços,
    Marileusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marileusa,
      Desculpe , mas você esta mal informada , o crescimento mórmon a cada ano diminui, no Brasil a igreja diz que tem mais de 1.000.000 de membros, mas o último censo somente 226.000 se declararam mórmon, portanto chegamos à conclusão que a realidade é outra . No mundo o a igreja declara que tem 14.000.000 de membros , mas a realidade é que somente 4.000.000 são ativos o restantes apenas mero números de inativos.

      Excluir
  7. (Via publicação no site do Jornalista Paulo Lopes)!
    http://www.paulopes.com.br/2012/01/igreja-dos-mormons-cresce-no-brasil-e.html

    O economista Antonio Carlos Popinhaki, 48, se dedica em seu blog “Sobre o mormonismo” a apresentar a SUD de um ponto de vista crítico. Ele conhece bem a igreja porque por oito anos foi bispo dela, em Santa Catarina.

    Títulos de alguns de seus posts: “Não há provas do “Livro de Mórmon”, “A exploração financeira do Templo Mórmon!” e “Enganando as pessoas!”.

    Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/01/igreja-dos-mormons-cresce-no-brasil-e.html#ixzz1lFrx1ktr
    Paulopes só permite a cópia deste texto para uso não comercial e com a atribuição do crédito e link.

    ResponderExcluir
  8. Prezados A775 e Carlos Azevedo,

    obrigado pela oportunidade de podermos trocar pontos-de-vistas.

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que acredito no Livro de Mórmon e acredito na Bíblia. O A775 mencionou acretidar na Bíblia. Ótimo, temos um ponto em comum. Posso dizer sem dolo, que não existe doutrina mais coesa com a Bíblia do que a doutrina SUD, ou como é chamada por muitos, doutrina Mórmon. Já estudei toda a Bíblia e há diversos pontos obscuros, que nunca vi uma outra Igreja dar uma explicação plausível.

    Outra questão, vocês atacam 'falhas' no Livro de Mórmon, se você estudar a Bíblia com seriedade, o que não é fácil, dada a quantidade de material, você irá encontrar mais 'aparentes' falhas e contradições do que no Livro de Mórmon.

    Sobre minhas experiências pessoais, vou compartilhar a primeira, mas garanto que elas são diversas. Vão desde sentimentos pessoais, observações da aplicação dos ensinamentos que recebi, impacto da aplicação ou não de princípios nas vidas das pessoas. Quase nenhuma delas se baseia em visões ou experiências espetaculares, ou sobrenaturais.

    Quando conheci a Igreja, não tinha nenhum tipo de simpatia por ela e seus membros, pelo contrário, nutria um certo preconceito. Devido a educação de uma dupla missionária mórmon, aceitei ouvir as palestras, mas nunca pensei em me tornar um membro, não desejava isso, não orava por isso, não buscava isso. Ouvi as palestras, fui convidado a me batizer, mas nada disso mecheu comigo. Certa noite estava lendo um pequeno livro chamado "A Verdade Restaurada" escrito por Gordon B. Hinckley (que naquela época ainda não era Presidente da Igreja). Eu não me recordo se estava lendo por que o sono não vinha, ou porque era um hábito meu ler. Em determinado momento da leitura eu tive um sentimento que nunca experimentara em minha vida (eu estava com 18 anos). Foi um sentimento de paz, difícil de descrever, mas foi um sentimento muito bom, somente muito tempo depois fui entender que o sentimento era um dos frutos do Espírito Santo, o qual eu iria sentir outras vezes em minha vida. Vivi o suficente para saber que este sentimento não vem por auto-sugestão, ou por que queremos. Existe o momento certo e circunstâncias necessárias (disponíveis a toda a humanidade) em que temos estas experiências. Nâo posso negar o que senti, não encontrei isso em nenhum outro lugar. Após está experiência, eu tive o desejo de ser batizado. Naquela época eu sabia muito pouco sobre o que estava fazendo, mas não fazia ideia o quão feliz eu seria por aquela decisão. Como falei ao longo dos anos tive muitas outras experiências, não quando as queria, mas talvez quando as precisasse.

    Vocês estão parecendo querer entender todos os detalhes do plano de Deus. Concordo que há questões bem polêmicas, e de difícil compreensão como algumas citadas por vocês.

    Não acho a poligamia tão polêmica, visto que Abraão e outros adotaram esta mesma prática.

    Neste blog a maior parte de acusações está baseada no comportamento errado de algum membro da Igreja; ou na acusação de que a Igreja cega, engana e outras coisas. Vejo falhas nas pessoas todos os dias, principalmente as minhas. Vejo muita força nos ensinamentos da Igreja para tornar o Mundo um lugar melhor, vejo poder na aplicação dos princípios corretos que ela ensina.

    Grato pela atenção de vocês.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu senti uma paz também. Mas algum tempo depois eu lembrei que sentia a mesma paz no passado, antes de conhecer a IJCSUD, todas as vezes em que eu orava diante de paisagens tranquilas. Deus dá a paz a todos que oram, independente das religiões.

      Excluir
  9. Continuação...

    Muitas acusações colocadas neste blog são baseadas em conhecimentos parciais. As vezes vemos a parte de um quebra-cabeça e já temos uma opinião do que seja sem ver as demais. Penso que quando tivermos as demais peça, o que pensamos ser poderá ser diferente do realmente é.

    Para finalizar existe uma prova para a veracidade da Igreja ensinada por Jesus Cristo. Se vocês lembram na época dele as pessoas tinha dificuldade de aceitar sua missão divina (talvez como a natureza humana não muda, hoje as pessoas tem dificuldade de aceitar a natureza divina de sua Igreja). Jesus Cristo então fez a poderosa afirmação de que seria possível saber a veracidade do que ele ensinava pela aplicação daqueles princípios na vida das pessoas. É neste ponto que se baseia a maior parte das minhas experiências pessoais.

    Quanto ao Antonio Carlos Popinhaki, acho que em vários posts ele tenta fazer seu tabalho com seriedade em relação aquilo que ele acredita, mas citar que ele foi citado na reportagem pelos artigos que escreveu como "A exploração financeira do Templo Mórmon" foi tão infeliz quanto o artigo. Quem quiser mais esclarecimentos é só entrar no referido post e procurar nos comentários. Existe um esclarecedor (eu não lembro o nome do autor) que relata com veracidade o que existe de valores cobrados nos alugueis de roupas e venda de artigos. Se a Igreja tivesse intenção de ganhar dinheiro com os Templos ela seria muito estúpida de fazer o que faz. Acho que há exemplo de outras Igrejas de como se faz para arrecadar dinheiro de forma mais eficaz. O tabalho da Igreja de Jesus Cristo não se baseia em ganhar dinheiro.

    Mais uma vez, obrigado pela atenção.

    Saudações.

    Glaiton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Glaiton,

      Você aparenta ser uma pessoa legal, pelo modo que expõe suas idéias. A Igreja está cheia de pessoas assim, mas claro que existe uma minoria de fanáticos. Eu acredito que você um dia chegará a encontrar respostas a suas dúvidas, e eu tive muitas no pequeno espaço de tempo enquanto fui membro. Só posso responder por mim. No meu caso me senti vigiado e controlado, e isso foi muito sutilmente. Tentei voltar com a maior boa vontade, mas aí senti que o bispo não queira me perder, sei que ele gosta de mim, mas ele deveria ter depositado mais confiança em mim. Sei que ele e os membros são pressionados pela estaca a arranjar outros membros, eu vi isso em duas reuniões. Mas se a pessoa é feliz assim tudo bem, cada um deve tirar suas próprias opiniões, isto é o livre arbítrio. E como disse o Senhor: "perdoai-vos, eles não sabem o que fazem". E na verdade a humanidade ainda caminha em direção a Verdade. A ciência deve sim procurar elucidar os fatos. Na verdade a ciência não acredita nem desacredita a existência de Deus, pois ela não pode provar se existe, ou não, o Criador. No meu caso eu acredito por causa da complexidade do Universo e da vida, não acredito muito em relatos dos homens, apenas se tiver fundamentos críveis. Acredito na simples e profunda sabedoria de Cristo, mas após analisar que não se trata da sabedoria de um homem comum.

      Um abraço.

      Giuliano.

      Excluir
  10. Caro Glaiton:
    Concordo quando você cita que teve uma paz de espírito também já senti, aliás, isso não é exclusividade da SUD, podes ter certeza, pois já havia frequentado outras doutrinas antes da SUD, e senti a mesma paz, mas isso não significa que determinada doutrina pode ser considerada "verdade absoluta", e o mundo está cheio de pessoas sendo enganadas que tem este mesmo tipo de sentimento!são exploradas e roubadas. Enquanto à bíblia! perdoe-me, mas não pode haver qualquer tipo de comparação com o livro de mórmon, por que esta(bíblia) existem provas arqueológicas e fatos que ocorreram etc..e o livro de mórmon! o que temos? absolutamente nada!quer maior contradição do que esta?
    Enquanto à poligamia:
    Em primeiro lugar, Deus nunca autorizou um casamento polígamo, o Novo Testamento nos deixa elucidados quanto ao assunto e a perfeita vontade de Deus para o casamento. No Velho Testamento é nos mostrado como foi pago o salário dos homens que cometeram a poligamia; Abraão, por ter aceitado a sua concubina como esposa, gerou para Israel um inimigo que vive até hoje, que são os esmaelitas – hoje na sua maioria de fé muçulmanos (Gn. 16). Jacó teve uma vida sofrida e de muitas rixas entre as suas esposas, penou muito e chegou a trabalhar de maneira escrava, os seus dias foram muito difíceis (Gn. 32-50). Sansão pagou com a própria vida por ter cometido a poligamia (Jz. 14-16). Davi foi duramente repreendido pelo profeta Natã por ter se envolvido com Bate-Seba e pagou o preço de perder quatro filhos e não ter podido construir o Templo para Deus (Leia o livro de Samuel, Reis e Crônicas). Salomão, um sábio homem de Deus, mas que por se envolver com a poligamia, chegou ao triste estado de cometer a idolatria (I Rs.11), e no N.T. está claro que nunca houve esta prática, se você realmente estudou a bíblia irás perceber os ensinamentos do apóstolo Paulo em relação à isso. Em relação ao seu post: você não respondeu por que a igreja SUD mantem-se calada até os dias de hoje em relação há discursos de seus "profetas" sobre poligamia, racismo, doutrinas consideradas INFALÍVEIS e ETERNAS, mas que depois foram mudadas entre outros que estão registrados até os dias de hoje no jornal de discursos! e por que? Para os membros não questionarem nada,aliás: o seu comentário deixa claro que na SUD é proibido questionar,é proibido pensar,apenas obedecer cegamente os ensinamentos, mesmo que estes sejam totalmente contrários à Bíblia! pois o mais importante para um membro SUD é manter-se "firme" na fé!mesmo que esta seja cega!
    As pessoas são livres para escolherem os seus caminhos, não o critíco por seguir a SUD,apenas não aceito mais suas "doutrinas" alienantes contrárias à bíblia, mas se isto o faz realmente feliz! ótimo! mas a mim não o fez!aliás: ninguém precisa estar dentro de uma igreja para ser feliz, o mundo está cheio de pessoas felizes,bondosas, prósperas e bem sucedidas que não frequentam igreja alguma!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. (Via Facebook)!

    Edson Lazarini

    Deve ter algum equívoco nessa reportagem ou na própria igreja mórmon, que afirmam ter mais 1 milhão de membros. O site do IBGE diz quem 199.645 pessoas afirmaram pertenceram à igreja mórmon. Uma diferença muito grande. Espero resposta dos mórmons e demais pesquisadores sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  12. Sou mormon há 20 anos e durante esse período pesquisei muito sobre a história da igreja e posso afirmar com toda paz de minha alma que o mormonismo é uma das maiores mentiras que já foram criadas. E agora não consigo sair desse buraco porque minha esposa ameaçou se separar de mim se eu "perder minha fé". Então terei que tolerar a situação pelo menos por mais algum tempo. Só não enxerga a verdade quem não quer. É impossível para alguém que pesquise sinceramente sobre a história da igreja não perceber que está tudo errado. Eu sou apenas uma pessoa que busca a verdade. Assim como eu abri meu coração para os missionários que bateram à minha porta anos atrás, eu abri também meu coração para pessoas que tinham informações que eu não conhecia sobre minha própria igreja. Porque eu teria medo de conhecer a verdade? Não prometemos buscar toda a verdade? Então cumpramos o que aprendemos em nossa própria igreja. Busquem com sinceridade de coração e verão o quanto isso é uma mentira. Mas busquem fora da igreja. Não busquem dentro. Tirem essa ideia da cabeça de que tem um monte de gente tentando destruir nossa religião. Não tem ninguém tentando destruir nada. Estão apenas fazendo o mesmo que nós estamos fazendo: Tentando levar luz onde há trevas. Como podemos querer que os outros parem para nos ouvir quando falamos de nossa igreja se nós mesmos não queremos ouvir o que eles tem para falar?
    Experimentem dar uma chance a si próprios e pesquisem. Há muito material original na internet e muitas dúvidas sobre o livro de mormon que nem a igreja se atreve a dar uma resposta.
    "Não tenham medo da verdade pois ela os libertará"

    ResponderExcluir
  13. O fato de pertencer a uma organização por anos e ter curso superior etc e tal. não quer dizer obrigatoriamente que o mesmo seja dono da verdade em qualquer discussão. Isso é um desafio de autoridade, não quer dizer nada. É preciso estudar bem o assunto e ir lá e ver pessoalmente se o panorama descrito condiz com o que o esse camarada descreve. Aparentemente, anti-mórmons, são ex-membros dessa denominação que nutrem profundo ressentimento por ela. Eles falam eu não fui excomungado, mas parece que os mórmons tem um sistema que a pessoa pode pedir pra sair. Incrivelmente parece que poucos anti-mórmons o usam. Ter sido um lider mórmon parece também não fazer da pessoa uma grande coisa. Como no serviço militar, por exemplo, nem todos são bons comandantes apesar de anos de estudos para exercer tal papel. Aliás, fiz serviço militar, era meu sonho de criança. Enfim não gostei, e pedi baixa. Não nutro ressentimentos por isso. Vejo com um bom tempo que passei, e fiz muitas amizades. algumas tenho até os dias de hoje. muitos dizem, serviço militar um tempo jogado fora. Mas eu aproveitei, não fico falando mal dessa época. Tempos duros passamos em qualquer lugar. A impressão que tenho de tudo que li suas seus comentários, é que era um lider ruim, que queria ganhar salario, quando o era. Que tinha inveja de outros acima de voce e outras coisas mais, As coisas que cita em seus comentários sobre o comportamento dos mórmon são comuns em vários tipos de organizações e associações. Brigas, fofocas, mesquinhes, inveja, etc tal. Quando isso incomoda, a gente pega e vai embora. Ou simplesmente dizemos não. Vc aparentemente tem problemas com isso, pois demora muito pra dizer, ai fica ressentido é o resultado. Sua citações sobre o comportamento dos mórmons em falar que sua igreja é verdadeira, e outras coisa. São comuns em todas as igrejas, pois em geral essas pessoas acreditam no q dizem e querem compartilhar isso com todos. Vc, por exemplo, acredita tanto que os mórmons são uma seita, e nas coisas que relata serem horriveis q eles fazem, ou fizeram, que gasta horas de sua vidade dedicada a esse blog, tentando convencer a outros para não fazerem a mesma bobagem. Vê as coisas das quais tu parece querer fugir, vc as leva amarrada em vc. Lavagem cerebral, é coisa que gente, inconstante e fraca, usa pra se desculpar pelos seus erros ou decisões erradas. Ja visitei os mórmons assim como outras denominações, não vi ninguém querendo me alienar, vi muito absurdos por ai, mais muitas coisas boas, felizmente em maior quantidade. rs. Gostei muita da visita do ultimo papa ao Brasil, dos seus discursos, e nem sou católico. E olha conheço muito ativos e inativos ou não praticante como dizem, nem por isso invalido as ações eu palavra do papa. Vc Antonio Carlos foi mórmon por 18 anos e não gostou, saiu por conta própria e livre e espontanea vontade como gosta de afirmar constantemente. Vc não obrigações com mais com a igreja dos mormons e mais ninguem, então acho que deve seguir sua vida. Mas isso é opinião minha, vc faça com ela o bem entender. Parece até que q vc tem algum problema psicologico relacionado com atenção. Vc saiu, demorou 18 anos lá mais saiu, não vi vc comentar que foram te buscar a força ou coisa assim. Não acredita mais, parece que nem teve nenhuma experiencia boa nisso, ou q fez amigos. O que duvido muito, mais é o que vc esta sempre a dizer. Então toque a vida, vc é jovem, e parece ter uma boa familia, toque sua vida. Não coloque não sua própria costa um cartaz dizendo " Por favor me odeie." por que as pessoas costumam obedecer. rs.
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir