Traduza para outra Lingua!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

MISSIONÁRIO ABANDONA O MORMONISMO NA MISSÃO!

Ele deixou o mormonismo enquanto cumpria uma missão de tempo integral, após ter estudado profundamente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Este jovem rapaz explica em seu texto, a diferença entre um “Pós-Mórmon” e um “Ex-Mórmon”. Segundo sua concepção, um Pós-Mórmon é diferente de um Ex-Mórmon. Ainda seguindo a sua definição: Um Pós-Mórmon é uma pessoa que vivenciou o mormonismo, foi um membro fiel e ativo, cumpriu seus deveres assiduamente como membro. Após certo tempo, houve uma espécie de amadurecimento de conceitos doutrinários em sua mente. Essa pessoa simplesmente não aceitou mais os ensinamentos da entidade e se separou da Igreja, juntamente com seus dogmas. Entretanto, ela consegue manter laços de amizade com os membros da sua antiga crença. Analogicamente, é como uma pessoa casada que se divorcia de um relacionamento conjugal, mas não fica inimiga do antigo cônjuge.

Assim, começa o relato deste jovem rapaz:

Meu nome é Garett Jones, e eu tenho 25 anos. Eu era muito ativo na igreja durante o ensino médio e na BYU (Brigham Young University). Realmente tive uma grande quantidade de experiências intelectuais dentro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Tenho certeza que muitas outras pessoas tiveram más experiências com os líderes d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas a minha liderança, quase sem exceção, me incentivou a ler muito sobre as questões do mormonismo.
Argumentei muito sobre a teologia d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tanto com os meus amigos mórmons e os não mórmons. Meu ponto alto foi quando o Dr. Walter Martin, da rádio "Bible Answer Man" (A Bíblia responde o homem) e autor de "O labirinto do Mormonismo," desligou na minha cara o telefone quando estávamos ao vivo na rádio. Eu li um monte de materiais anti-Mórmons e doutrinas sobre a Igreja, mas nunca me senti realmente incomodado por muitos dos problemas que um monte de gente parece ter sentido.
A cerimônia do templo, por exemplo, me pareceu exatamente o tipo de ritual que o Deus do Antigo Testamento usava. E com certeza, a cerimônia pode ter sido fortemente influenciada pelo ambiente de Joseph Smith (maçônico) de imediato, mas tenho certeza que Jesus não teria feito analogias sobre camelos passando pelo buraco de uma agulha se ele tivesse nascido na Inglaterra, em vez do Oriente Médio Oriente.
O mesmo princípio se aplica em outros lugares: Qualquer problema intelectual ou histórico que existia para o mormonismo parecia aplicar-se, pelo menos, tão fortemente contra o Cristianismo ou o Judaísmo. Isso fez com que o mormonismo fosse visto menos como uma simples fraude que muitas vezes os seus adversários alegavam que era, e mais como uma tradição religiosa autêntica. A fé mórmon pode revelar-se falsa, mas não ficou menor em respeitabilidade intelectual do que as outras fés monoteístas.
Acho que o meu ponto aqui é que parte do motivo pelo qual fiquei tanto tempo no mormonismo era que as pessoas, argumentando contra o mormonismo estavam usando tais argumentos de maneira ridiculamente ruim. Eu tentei achar o raciocínio mais rigoroso e mais forte de investigação que se opunha à teologia mórmon, mas o melhor que podiam vir era coisas como "cavalos" no Livro de Mórmon.
É tão fácil para um santo dos últimos dias simplesmente escrever as referências "cavalo" fora como qualquer um ligeiro erro de tradução ou uma lacuna no conhecimento científico atual que esse tipo de "evidência" não valia a pena àquela hora do dia para mim. E para cada "problema cavalo" havia algo como Hugh Nibley "Dois tiros no escuro", ou o trabalho de Eugene da Inglaterra em viagens alegadas a Lehi na Arábia Saudita, que fez as obras apologéticas Mórmons e históricas afirmações teológicas parecerem vagamente plausíveis. Havia pessoas brilhantes e pensativas em ambos os lados da apologética Mórmon dividindo, mas a média de QI era definitivamente um par de dezenas de pontos maior no campo Mórmon.
E apesar do desejo de muitos pós-Mórmons, acredito que eles passaram por uma lavagem cerebral de um modo mais profundo, eu não acho que o mau raciocínio utilizado por muitos mórmons é mais notório que o mau raciocínio utilizado pelos ateus ou republicanos ou feministas, ou seja, quem for. Mau raciocínio sobre questões cruciais - e o reforço da má argumentação por grupos de pares - é uma característica humana comum. Nunca fui convencido, e ainda estou convencido, que a religião é falsa apenas porque tem gente estúpida para defendê-la. Algumas pessoas são viciadas em Mormonismo, e outros são viciados em reprises de "Welcome Back Kotter". Mas as pessoas desistem de ambos o tempo todo. E lembre-se, menos de 50 por cento dos mórmons são ativos na Igreja, em determinado momento, por isso não pode se ter tudo o que é opressivo.
Concordo, porém, que o Centro de Treinamento Missionário cabe um monte de critérios uniformes para a lavagem cerebral. No CTM, o livre pensamento e livre debate são fortemente condenados, e entrar em contato com o "exterior" está estritamente regulamentado. Estes são traços comuns a todos os chamados "cultos". Claro, desde que você saiba quais são as regras antes de você ir para lá, você deve decidir antes de se tornar um missionário se você acredita ou não na Igreja. Claro, é uma grande decisão para um jovem de 19 anos na época, mas a vida é assim, todas as decisões são grandes. Esta é apenas mais uma delas.
Enfim, eu era um missionário também, mas eu decidi depois de cerca de quatro meses que eu não acreditava mais nisso. Minhas razões tinham muito a ver com a epistemologia por trás do conceito de testemunho, e ele me levou muito tempo para cuidar de todas as pontas soltas do intelectual. Basicamente, o meu problema era que eu continuava a ter "experiências espirituais" para as ideias, obviamente, não mórmons. A ironia é que a maioria das coisas não mórmons que li tinha sido atribuído em classes da BYU (Brigham Young University). Eventualmente, eu descobri que as experiências espirituais foram uma forma completamente errada da determinação da verdade, e por isso eu deixei a minha missão (A propósito, eu deveria ir a Portugal, mas estava esperando o meu visto em Sacramento, quando eu decidi que não acreditava nisso).
Meu presidente de missão em Sacramento era muito bom nisso tudo, e ele me ajudou a encontrar uma casa e passagem aérea realmente barata. Foi apenas uns ou outros missionários que estavam visivelmente irritados. Eu acho que o evento que os empurrou foi quando eu dei a minha roupa  para um dos missionários que mais gostei.
Eu disse aos Élderes que eu não iria precisar de mais peças de vestuário, desde que a Igreja não era verdadeira. Isso não continuaria.
Desde então, eu ajudei um grupo de companheiros meus da BYU a sair fora do reino da crença, bem como um casal de amigos, em Berkeley, que gentilmente me deram algum crédito para o estado pós-Mórmon.
Sinta-se livre para editar à vontade, embora eu gostasse de manter o crédito pela invenção do termo "pós-Mórmons". Disseram-me que a frase está pegando na comunidade d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Berkeley, bem como um par liberal de  listas de discussão d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Estas questões sobre a propriedade intelectual ficaram tão loucas hoje em dia... Obrigado, meu e-mail é garett@ucsd.edu - Garett Jones”.


Não tenho os números aqui comigo, mas acredito que alguns casos semelhantes a esse já tenham acontecido. Talvez por razões puramente preservativas, a Igreja não revela ou não deixa que se alarde.
Referencias:
http://www.exmormon.org/whylft18.htm

17 comentários:

  1. Não é a primeira vez que ouço falar que missionários abandonam a missão. Tem missionários que saem para a missão para ganharem coisas materiais de seus pais e para agradá-los, como: carro, faculdade paga, etc. Muitos chegam na missão e não conseguem encarar os desafios das regras rigorosas da missão: não podem namorar, não podem isso e aquilo e assim vai. Torna a vida deles insuportável e acabam abandonando a missão.
    Hoje, com o avanço das informações, pela internet, as religiões em geral estão em "papo de aranha", perdendo membros e ficando com suas missões (mórmons, evangélicos, católicos,etc) simplesmente vazias. Edifícios vazios (reuniões minguadas). As pessoas estão pesquisando, aprendendo, questionando, perguntando, etc e chegando às suas próprias conclusões, que ninguém é bobo ou gosta de ser manipulado por ninguém ou por religiões.

    ResponderExcluir
  2. Edson!
    Justamente isso que você está dizendo, eu mesmo ouvi de uma autoridade geral da Igreja certa vez. Pais de jovens americanos, ao tentar agradar os filhos e convencer eles a fazer missão, presenteiam os mesmos com carros, motos e mesadas polpudas. Com a difusão do conhecimento, principalmente via internet fica mais dificil convencer os jovens a fazer missão. hoje mesmo falei para uma moça que não deveria ir na Igreja porque lá eles iriam pedir para ela fazer muitas coisas, inclusive se preparar para um casamento, quem sabe desastroso, como a maioria que vemos por ai. Ou fazer uma missão de tempo integral. Fazendo serviço para a Igreja, sem uma recompensa digna.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Antônio

    Poderemos nós mudar fatos passados ou controlar os que, se darão no futuro? - Embora não possamos mudar os fatos em si, podemos controlar os efeitos exercidos sobre nós. Bastará dinamizarmos nossa vontade, determinando por nossas atitudes o relacionamento que teremos com eles. Os fatos absolutos acorridos neste mundo por ações diretas de Deus terão inarredáveis conseqüências para nossa eternidade. Quão estranho e formidável é que, essas ações geradas na eternidade, tenham que ressoar nos nossos ouvidos temporais, para desde então, ligar nosso porvir à manifestação do Seu julgamento na eternidade que se segue a esta vida! Quão importante por isso é a vida presente, a despeito de toda a miséria que nos rodeia e que não conseguimos entender. Quão grande significação terá a qualidade das nossas atitudes, em face dos trabalhos executados por Deus em nosso favor: Os convênios por Ele revelados e propostos para o aperfeiçoamento eterno do homem! O Senhor já realizou as preparações para o nosso grandioso porvir; cumpriu com honra o supremo sacrifício o que Lhe coube fazer para proporcionar-nos a imortalidade e a vida eterna. Mas declara que para alcançarmos a plenitude da justificação, deveremos aceitar os convênios do sacerdócio, honrá-los e magnificar nosso o chamado até o fim. Caro irmão, a despeito de podermos perder essas perspectivas temporariamente (sim, temporariamente não importa o quanto duremos por sobre essa terra), e a avaliação da sua importância incomensurável, o fato é que não somos mais pessoas comuns.
    Somos aqueles a quem Deus observa com maior zelo e esperança. Porque ouvimos seu chamado pelos missionários, aceitamos o batismo verdadeiro, tivemos conferidos o dom do Espírito Santo e o Sacerdócio. São conquistas muito grandes e difíceis de alcançar no turbilhão deste mundo. Somos daqueles que deram grande alegria a Deus e às Suas hostes por essa aceitação. Mas, exatamente por isso, seremos aqueles que eventualmente maior tristeza Lhe daremos... se nos deixarmos cegar e tratarmos com indiferença ou contenciosidade os convênios e a palavra revelada para os nossos dias.
    Se não assumirmos nossa mordomia, incorreremos em quebra do convênio e seremos rejeitados pelo Senhor Jesus Cristo (Não a igreja, nem a Joseph Smith, nem Thomas S. Monson, nem eu nem ninguém):

    "Aquele que quebra este convênio depois de tê-lo recebido, e inteiramente se desvia dele, não receberá remissão dos pecados nem neste mundo nem no mundo vindouro" D&C 84:41

    Caro irmão viva nossos convênios dignamente; os dias que nos foram concedidos se vão esvaindo rapidamente; a sociedade, a política e a religião da grande babilônia mundial vão indo celeremente para a destruição, de acordo com as escrituras. Volte ao trabalho de edificação do Reino de Deus nos últimos dias, assuma-o e esteja em paz com Cristo na sua Segunda Vinda.

    Esta bela carta não é minha, salvo os dois humildes grifos, mas ao lê-la minha mente foi até você instantaneamente, sei de sua posição atual, mas acredito sinceramente que através dessas poucas palavras sem erudição temporal, não virei a ti fazer mal algum. Eu não preciso dizer nada para tentar contra o seu livre-arbítrio. Não me entenda mal, ao ler sua história no seu blog, eu pude ver o quão especial és, mas não fui só eu que vi isso... Apesar de apenar trocar-mos poucas palavras em um rápido bate papo por MSN, entendi muito sobre a sua decisão e mesmo que você não acredite em mais nada, eu sei que Nosso Pai Eterno acredita em você e nada que digamos ou fizermos mudará isso.
    Um fraternal abraço de um opositor de idéias, mas um irmão de espírito.

    ResponderExcluir
  4. O grande equívoco dos mórmons que rebatem os escritos desse blog, acharem faltas e julgarem os que escrevem e questionam as doutrinas mórmons. O ideal seria um debate construtivo sobre as doutrinas mómons mostrando as evidências, os prós e os contra de ambas as partes. O raciocínio correto seria mostrar as evidências questionadas, no cadso do Livro de Mórmon, indicarem os locais das cidades importantes citadas no referido livro e os arqueólogos fazerem uma busca, sempre acompanhados pelos mórmons. Parece que esse tipo de atitude irrita os mórmons. Jogam o questionamento para o campo espiritual, deixando para as pessoas a responsabilidade de descobrirem por si só, sem ajuda da ciência ou da arqueologia a veracidade do que pregam. Diferentemente, os cristãos, tem apoio arqueológico total e histórico que ampara a fé deles, pois a bíblia contém os locais históricos até hoje, não são fictícios ou criados por homens.

    ResponderExcluir
  5. Edson...

    Uma vez lendo esse blog, antes de mudar de nome. O seu anfitrião citou um museu do estados unidos que refutou o livro de mórmon, só que veio um cara aqui e levantou o debate, até hj eu não vi O sr. Popinhakie responder ao cara...Vocês gostam de debater com quem não tem conhecimento e não estudam..Enchem o site de referências fajutas e não conseguem nenhuma prova, somente falam das suas vidas amarguradas de quando eram mórmons. Ficaram cegos buscando perfeição nos membros e líderes e se frustaram por saber e ver que tem tantos irmão dentro da religião que são muito piores q os que não acreditam em Deus. As pessoas juram de pé juntos que a Igreja é perfeita. Mas será mesmo que eles conhecem a igreja perfeita? Membros que vivem achando isso, se afastam mais cedo ou mais tarde. Assim como os que vivem pelo testemunho alheio ou porque estudam em sites e livros pós-mórmons. Se ofendem e se confundem quando leem histórias contadas pela metade ou interpretações pessoais das doutrinas da igreja. Missionário que abandona missão, mebro gay, presidente de missão que só pensa em batizar e outros exemplos que vocês sempre citam, realmente isso é uma miséria e o pior de tudo é que existem membros com essa atitude pois dizem que vivem o evangelho mais não entendem uma palavra de fé que professam. Pra alguns Santos dos Últimos dias quer dizer perfeição. No meu ramo por exemplo eu conto de dedos quem realmente possui um testemunho de fogo do espírito, pra não vacilar diante dos escânda-los que os contra a fé mostram em sites e fontes que só puxam a brasa pra sardinha deles, cara eu leio conteúdo anti-mórmon não é de agora, e vocês simplesmente não aceitam tréplicas, o Sr. Popinhaki ironiza que se ver alguma prova volta pra igreja, isso é postura de quem se preocupa com debate honesto? Vocês ironizam a igreja, Os profetas, as revelações modernas, muitos se abraçam com a bíblia e suas religiões evangélicas frágeis e sem fundamentos, outros se abraçam com o ateísmo e ceticismo científico para cauterizar a própria consciência em busca de uma prova que nunca terão. Rapaz eu sou membro da igreja, nunca fui sofrido como vocês pregam, sempre vi os erros e tento ajudar meus irmãos como ensina o Salvador, mas não refuto a igreja e sua história por causa deles, assim como não refutei Cristo por causa de Judas. Além do mais sites como esses brasucas, trazem apenas migalhas de coisas anti-mórmons. Só afasta mesmo os que estão vivendo uma falsa religião interior em suas mentes alienadas, ajudo meus irmãos e os incentivo a estudarem, conhecer a história da Igreja e buscar um testemunho do Espírito Santo, se vocês nunca o obtiveram e o obtiveram e jogaram fora, e com vocês,Robeto Carlos e as baleias...Vocês riem e citam reuniões vazias, missões minguadas e acham que estão ofendendo a quem? Sinceramente quem está rindo pra não chorar sou eu, dessa atitude de vocês, eu sei que não sou santo, um membro perfeito. E não sou infalível. Mas sou mebro a 10 anos, estou bem nunca fali pelo contrário minha vida está ótima de vento em popa super confortável, e mesmo que não estivesse...vocês não desencaminham ninguém, somente existem os perdidos de espírito, infelizmente alguns deles estão dentro da igreja.

    ResponderExcluir
  6. ¨ ¨ Juliana
    ...................................
    graças ao espirito santo o 'Antonio Carlos' está conseguindo e conseguiu se livrar das doutrinas falsas do mormonismo qui são contrárias a deus'Pai, Jesus e ao Espírito Santo.
    '
    A historia da primeira'visão e da aparição do anjo'moroni, são historias qui foram inventadas ao longos dos tempos, e isso é fato comprovado, é so pesquisar. Aquela doutrina'mormon falsa de prestar testemunho todos primeiros domingos do mês, é outra doutrina'falsa dos mormons qui foi inventada e qui nao existe no evangelho!
    '
    o mormonismo é ipocrisia e doutrinas'falsas.

    ResponderExcluir
  7. Sr. Anônimo, embora eu não concorde com seus comentários, respeito a sua opinião. Estamos num espaço democrático, um blog onde o Antonio Carlos, pessoa idônea e respeitada, conhecedor das doutrinas mórmons e que sabe o que escreve, expoe de forma clara e simples as doutrinas contraditórias que por tanto tempo o afligiu. Se o sr. se ofende com as alegações verídicas, ponderadas e postadas por quem realmente entende, então não entendeu o que significa um debate, onde de um lado apresentam-se provas e do outro os argumentos e assim chega-se a uma conclusão. As provas não são fajutas como o sr. alega, isso posso lhe garantir. O Antonio Carlos apresentou cópias do Diário de Discursos de Joseph Smith e B. Young, onde citaram claramente que na lua há habitantes, palavras deles mesmos, devidamente escaneadas e sublinhadas em vermelho. Isso é fajuto?
    O que os posts desse blog estão mostrando a todos nós é que a igreja SUD tropeçou muito no passado e hoje encobre todos esses erros e não admite de forma alguma um debate honesto e verdadeiro sobre os temas colocados pelo Antonio Carlos e outros que postam na internet. Graças a essa ferramenta de difusão do conhecimento (internet), hoje sabemos muitas coisas que estavam escondidas a sete chaves nos arquivos religiosos (de todas as religiões), e para espanto dos lideres religiosos de todas as religiões, os fiéis estão acessando a internet e vendo claramente que tudo é um engano, uma mentira, uma invenção, etc. Ninguém é mais inocente ao ponto de ignorar essas coisas, é só pesquisar e verificar que tudo o que pregam, o que exigem, é simplesmente anti-religioso. Uma casta privilegiada fica acima dos fiéis onde desfrutam do bom e do melhor, essa hierarquia aniquila quem está embaixo, muitas exigências, muitas regras malucas, sugam as pessoas até as mesmas se fartarem de tanta mentira e engano, para depois abandonarem tudo e partirem para uma vida melhor, sem alienação, sem julgamentos humanos de verdadeiros lobos religiosos com pele de cordeiro.

    ResponderExcluir
  8. Edson!
    Parabéns por suas palavras. Muito bem colocadas. É impressionante como os líderes SUDs literalmente sugam os membros de sua Igreja. Eles não sugam os bens materiais, mas também sugam o tempo e até mesmo as faculdades de discernimento, percepção e orientação. Espero mesmo que os membros possam ler o que escrevo aqui. Este blog está tendo um boa aceitação. Eu monitoro diariamente a quantidade de acessos. Teve dia que houve mais acessos dos Estados Unidos do que do Brasil. Acredito que com o passar do tempo, surgirão muitos outros blogs e sites que disseminarão mais todas as doutrinas alienantes e ilusórias. Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  9. Antônio, quero parabenizá-lo pelo seu blog e dizer que encontrei o link no blog da investigadora (investigacoessud.blogspot.com). Por favor, nunca deixe de postar, pois esses posts ajudam a trazer mais conhecimento sobre a mentira sud especialmente para aqueles que não sabem inglês, já que nesta língua, a fartura de material na internet é grande. O comentário anônimo neste post realmente mostra uma total submissão à esta falsidade que é a "igreja", e eu só lamento por alguém que, numa época em que a informação está ao alcance de um clique, prefere permanecer na ignorância. As coisas que discutimos nestes blogs sobre o dogma sud, já tive oportunidade de ler da própria fonte, como por exemplo, a história verdadeira por trás do "martírio" de J.S., que antes de ser morto, também matou dois membros da turba e feriu um terceiro, coisa que a igreja convenientemente nunca revela em nenhum livro de sua própria "história". Hoje em dia temos acesso a publicações da igreja que não se imaginava poder ter em outros tempos, graças à internet, tais como history of the church, journal of discourses, book of mormon 1830 edition, entre outros. Aí vem um aqui querendo convencer aqueles que já evoluíram (não tem mais amigos imaginários, muito menos da maneira ensinada por Smith e seus sucessores) que tem um "testemunho" (isto é, foram persuadidos e manipulados por seus líderes a acreditarem numa "revelação espiritual") e que aqueles que se afastaram são fracos, não tinham um "testemunho verdadeiro". Faça o favor, em tempos como estes?! Talvez esses caras não saibam ainda que vivemos na era da informação. Boa sorte pra eles e seus entusiastas na busca por mais tolos. Interessante como, em inglês, retirando só uma letra, dá pra transformar "mormon" em "moron" (tolo). Mormonismo, nunca mais!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado The God Slayer!
    Minha intenção é fazer 200 postagens, a maioria com textos meus para reverter tudo num livro impresso. Espero que enquanto isso, o blog possa causar um "reboliço" no mundo Mórmon. Se gostou, por favor, seja um seguidor do Blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ola.seu Antonio Carlos
    Sinceramente na minha opiniao, vc nunca foi membro de verdade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos dias. Tenho varios. Amigos que estao na missao ou esta partindo pro campo missionario, e tenho certeza que eles nao vao fazer igual a vc, porque eles tem um verdadeiro testemunho do evangelho de cristo.
    E sei que nosso DEUS é justo.
    So quero que ele te proteja e te guie na terra pra te mostrar o caminho certo.
    E poosso te garanti que nao me arrependo nem um pouco de ser Sud.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui membro por longos 18 anos. Destes, por 8 anos, fui bispo. E um bispo muito ativo. Tanto é, que a Igreja cresceu muito na minha cidade, quando eu era o bispo. Por outro lado, quando saí, esvaziou. Não precisa orar por mim. Estou bem e sei que o Deus mórmon não tem poder. Não precisa se arrepender por ter sido Sud. Precisa abrir o olhos e sair de lá o mais rápido possível.

      Excluir
    2. Sr Antonio Carlos, estava pesquisando no google sobre as regras da missão para me adaptar e involuntariamente entrei neste blog, olha eu acho que você nunca teve um testemunho e esta fazendo como Neor (se é que você saiba quem é ele) a única coisa que gostaria te dizer é não perder seu tempo estudando e refutando a Igreja, se você não acredita bola para frente, mas do jeito que você persegue aposto que a sua revolta é devida a algum mal trato ou mimimi com algum líder, o que é muito comum com os orgulhosos.

      Abç.

      Excluir
    3. Só posso lhe pedir para continuar lendo o blog. Nunca tive nenhum problema com líder algum. o problema principal foi a doutrina mesmo. E quanto ao testemunho, pensei ter tido um, mas estava enganado. Duvido que alguém tenha um. Mais crentão e fanático do que eu, poder ter igual, mas não mais. Um dia você também sairá do mormonismo. É questão de tempo.

      Excluir
  12. que o pai tenha piedade dessa alma, fico profundamente triste por ele.

    ResponderExcluir
  13. Cara... que Deus tenha piedade da sua alma. Lembre-se, Deus não se deixa escarnecer. Eu sou ex-missionário e membro afastado também. Minha decisão foi estritamente pessoal entre eu e o pai de me afastar da igreja. Tenho muito mais tempo de igreja do que vc, nem por isso fico levantado falso testemunho. E digo com todo meu coração que não existe instituição religiosa na terra que se compare a Igreja de Jesus Cristo. Apesar de crer que a missão não foi algo bom para mim, não desmotivo e nem condeno com decide embarcar nesse propósito, além de me prontificar a ajudar materialmente quando a situação me permite.
    Talvez alguns pontos de doutrina já não me preenchem com tanta força, mas não há como negar que o quorum dos doze e a primeira presidência são formados por homens de nível espiritual extraordinário. Pude conhecer alguns deles pessoalmente.
    Não é fácil se desvencilhar de alguns dogmas, principalmente quando se tem anos de igreja.
    Mesmo afastado, jamais me filiarei a nenhuma outra organização religiosa. O motivo? Muito simples. Não posso negar tudo que aprendi no evangelho restaurado, pois nenhuma outra igreja seria capaz de me proporcionar todo o conhecimento que tenho hoje, além de toda a transparência como a igreja trata o dinheiro dos membros. Simples assim.
    Viva a sua vida da maneira que lhe parecer melhor. Ninguém pode te julgar por sua decisão, mas deixe a igreja em paz. Ela nunca lhe forçou e ser membro dela. Jamais sofri lavagem cerebral como dizes, sofri lavagem espiritual como muitos.
    Se vc se decepcionou por algum motivo, esqueça e siga em frente. Mas não calunie a igreja.

    ResponderExcluir