Traduza para outra Lingua!

sábado, 11 de junho de 2011

PEQUENA AMOSTRA DO REINO DE DEUS!


Quando chegamos à cidade de Curitibanos, eu e minha esposa deparamos com uma unidade bastante fraca da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Apesar de possuírem uma capela recém construída, a freqüência raramente ultrapassava 30 pessoas nas reuniões sacramentais. O ano era 1989. O mês, abril. Estava frio, apesar de ainda ser outono. Os indícios eram evidentes de que teríamos um inverno gelado naquele ano. Minha esposa e eu tínhamos recém chegados de Belém do Pará para morarmos nessa cidade. Curitibanos fica na região central do Estado de Santa Catarina.
Ainda não fazia um ano que éramos membros da Igreja. Apesar do pouco tempo, já estávamos bem acostumados com nossas responsabilidades em chamados. Estávamos envolvidos com discursos, testemunhos, hinos, organizações, etc.
Nossas percepções iniciais, de que aquele pequeno Ramo da Igreja Mórmon, era composto por algumas pessoas estranhas, ficou bem evidenciado. A ênfase disso foi percebida por nós, desde o primeiro domingo, quando fomos nos apresentar como membros da Igreja. Quero contar o que eu percebi. Nem vou envolver minha esposa e suas outras observações.
No primeiro domingo que eu fui assistir a uma aula do sacerdócio, o presidente do Quórum de Élderes deu um treinamento sobre Joseph Smith Junior. Ele mesmo falou que não tinha certeza absoluta de que Joseph Smith fora um profeta de Deus. Ora, ouvir isso de um líder de qualquer unidade, no mínimo é impactante. E foi mesmo! Para mim, pois nunca esqueci este dia. Lembrei agora, enquanto escrevo este artigo.
Antes de termos sido designados para as classes das organizações auxiliares, fomos recebidos por uma mulher muito amável à primeira vista. Vou preservar o seu nome para não arrumar confusão com os membros locais. Mas se isso acontecer, estou preparado. Ela nos mostrou a capela, falou sobre a frequencia e a liderança local da Igreja. Com o passar dos dias, percebemos que esta mesma mulher geralmente era um estopim para muitas discórdias no ramo. Em pouco tempo, menos de um ano, ela teve atrito com quase todas as outras mulheres que estavam indo nas reuniões dominicais. Os motivos eram os mais variados possíveis. Envolvendo desde o marido que não era membro da Igreja e tinha problemas com álcool. Chorava frequentemente nas reuniões. Era amável com as pessoas num primeiro momento, mas no outro, quando ficava muito íntima, não demorava a uma contenda. Quem não a conhecia bem, achava que era um verdadeiro exemplo de como os membros da Igreja devem ser. Só falava no “Pai Celestial”. Era “Pai Celestial” pra cá. “Pai Celestial” pra lá. Mas, por outro lado, quem a conhecia... Ouso afirmar que devido o pequeno número de membros da igreja, as mulheres da Unidade, se tornavam um tanto fofoqueiras. Quase todas, sabiam da vida particular dos demais membros. Levavam e traziam. Muitas discórdias ocorreram no antigo Ramo Curitibanos, nos anos de 1989 a 1993 por esse tipo de atitude.
Se o Presidente do Ramo chamasse atenção. Faziam um escarcéu. Não raras vezes, saiam de casa em casa falando mal do Presidente do Ramo. Lembro certa vez, fui chamado para ser o novo Presidente do Ramo Curitibanos, no ano de 1991. Tinha uma mulher que ocupava, por longos anos, o cargo de Presidente da Primária do Ramo. Com o antigo presidente, ela tinha descaracterizado toda a sala da primária. Colou cartazes do Mickey, Pato Donald, Mônica e Cebolinha.  Pois bem, quando fui chamado, ela foi automaticamente desobrigada das suas funções. Eu mandei remover todos os cartazes. Deu aquele falatório. Ela ficou sem ir à Igreja por um longo período, por sua livre e espontânea vontade. Descobri que esta mulher tinha feito até um abaixo assinado para que eu fosse desobrigado do recém-chamado cargo. Só para vocês perceberem como era a situação naquela unidade.
Quando me lembro destes eventos, fico imaginando como passei todos os meus 18 anos no mormonismo? Aguentando essas pessoas? Não me refiro especificamente só sobre uma mulher, ou mulheres, mas à maioria dos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias da cidade de Curitibanos. Digo isso porque fui o Bispo deles por 8 anos. Conheço-os na maioria. Muitos já morreram e outros foram embora de Curitibanos.
Quem ler isso, pode até me criticar. Acho até que muitos o farão. É também bem provável, que muitos membros de Curitibanos venham tirar satisfação comigo. Meu trabalho não visa agradar os membros da Igreja. Visa mostrar a eles e aos que ainda não conhecem o mormonismo, como é viver sob pressão de dogmas e doutrina alienante e ilusionista. É horrível!
O mormonismo descaracteriza as pessoas. Torna-as frágeis e não fortes. As mulheres sofrem mais. Como há escassez de membros em cada unidade, os que estão ativos, ficam bisbilhotando a vida de todos. A intimidade é compartilhada. As brigas e as rixas também. Como conheci muitas unidades da igreja e sei que há semelhanças entre elas, resolvi compartilhar essa experiência. Essa é uma pequena amostra do Reino de Deus que conheci.

8 comentários:

  1. Tenho parentes nesta "igreja" e realmente as pessoas mudam para pior neste lugar. Primeiro que isso não é religião e sim uma seita, as pessoas confundem e pensam que tudo é religião, mas não, segundo a teologia tudo o que tira a divindade de Deus e põe sobre outra coisa é seita. esta em questão adora ao fundador Joseph Smith, não tem a bíblia cristã como único meio de doutrinas e ensino.

    ResponderExcluir
  2. ¨ ¨ Juliana
    ...................................
    As doutrinas falhas, defeituosas e contrárias ao evangelho de Jesus ensinadas pela igreja'mormon de fato nao conseguem melhorar a vida de seus adeptos, tanto é verdade qui os mormons naturalmente ao longo do tempo qui passam dentro do mormonismo, se tornam gentes tristes, agressivas, depressivas, falsas, com ocraçao duro...
    '

    Quando a igreja'catolica chegou ao Japao, os adeptos das religioes ja existentes naquele pequeno país, nao atacaram os adeptos da igreja'catolica qui eram recém chegados no Japão e sempre exitiu e existe uma relaçao pacifica entre catolicos e adeptos do xintoismo, confucionismo e budismo. Mas os mormons sempre reagiram com agressividade pra com outras gentes adeptas de outras religieos qui chegavam a Utah, ou reagiam com agressividade com gentes estranhas qui passavam ou chegavam em utah. Tanto é verdade qui certa vez os mormons mataram varias pessoas inocentes qui passavam ou queriam ficar em utah, o qui ficou conhecido como massacre de 'montain meadows', mas os mormons falavam a mentirinha de qui o profeta brigham'young mandou uma carta pra evitar qui os mormons matassem a muita gente. Mas se a igreja'mormon realmente fosse uma religiao qui melhora seus adeptos e fizesse com qui os mormons tivessem mais amor no coraçao, nunca precisaria o profeta'mormon brigham'young mandar carta pra impedir os mormons de matar os outros, simplesmente gentes de coraçao amoroso nao tem vontade de matar ninguem. Sendo qui o aprendizado do mormonismo faz com qui os mormons sejam fanáticos'agressivos, mas procuram disfarçar essa agressividade demonstrando falsa felicidade e falso comportamento'pacifico.
    '
    Dentro de cada mórmon existe um grande vazio e falta de real sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Samuel!
    Fui membro da Igreja por 18 anos. Por mais que venha um membro ativo aqui e diga o contrário. Eles adoram Joseph smith sim. Eles veneram este homem com hinos e orações. Festejam seu aniversário. Todos sabemos quem foi Joseph Smith realmente. Mas os Mórmons ignoram todo o mal que foi causado por suas mentiras e o amam.

    ResponderExcluir
  4. Juliana!
    Você falou grandes verdades. Outras religiões não perseguem ou agridem suas concorrentes.
    O mormonismo é um mal que prejudica as pessoas de diversas culturas e crenças.

    ResponderExcluir
  5. Esse tipo de "amostra" que você citou existe muito entre os mórmons e também em outras religiões. Fofocas, intrigas, bisbilhotagem, investigação da vida alheia, inveja, ameaças, calúnicas, etc... é uma longa lista de pontos negativos. Por essas experiências negativas, o melhor que temos a fazer é ficar em casa ao invés de misturarmos com esse tipo de pessoas sem escrúpulos.

    ResponderExcluir
  6. ¨ ¨ Juliana
    ...................................

    Sim... tem religioes qui sao fanatizantes e tornam seus membros agressivos como os mormons e qui a mesma coisa dos mormons, mas ainda tem muitas religioes qui nao sao como o mormonismo!
    Budismo'shoshu e igreja'ciencia'cristã sao otimos exemplos!

    ResponderExcluir
  7. Brother!Tudo isto que vc publicou presenciei também no ramo de vitória em 1980.Conheci a igreja através de uma colega de sala de aula que me convidou pra ir na inauguração da capela,fui e rapidamente os missionários deram o bote e foram na minha casa dar as palestras,aceitei o batismo e recebi o sac.arônico e rapidamente batizei duas irmãs e um primo-irmão negro que reclamava muito comigo que se sentia discriminado por alguns irmãos e logo depois através de um tio batista ficamos sabendo o verdadeiro motivo da discriminação.No mormonismo todos sabem que tudo acontece muito rápido ,vc é batizado e logo depois eles te enchem de cargos como estratégia pra te prender na religião através de compromissos.Lembro que a frequência era em torno de 40 pessoas, eu fui designado secretário do ramo e presidente do SAM,minha irmã gêmea tornou-se lider das moças e nos promovíamos muitas atividades esportivas e culturais no ramo e no distrito,nós chegamos e encontramos uma igreja morta,sem atividades e rapidamente revolucionamos o que causou inveja em muita gente que não tinha a criatividade e o talento musical que eu e minha irmã tinhamos,e pra variar ela era muito bonita,tocava violão e era uma excelente compositora.Tinha uma jararaca no ramo que sentia muita inveja de minha irmã e vivia fazendo fofocas e arrumando intrigas e certo dia ele prestou testemunho e pediu desculpas a todos e imaginem teve a coragem de dizer que sentia muito más não amava todos os membros do ramo só alguns;logo na outra semana minha irmão foi chamada pra fazer um discurso e o tema escolhido por ela foi o amor e muito inteligente ela detonou a jararaca com lindas passagens biblicas,incluindo aquela famosa de Paulo que dis que vc pode fazer todos os sacrificios,más se não tiver amor de nada adiantaria.Diante de muitas hipocrisias desta demoníaca e de outras ligada a ela a frequência foi caindo e ficou em torno 25 membros e a capela ficou quase um ano sem batizar ninguém e os missionários foram transferidos e ficamos sem missionários por um muitos meses.Minhas irmãs casaram com não membros,mas continuaram na igreja.só que não aguentaram a pressão de ter que ouvir um monte de lideres babacas fazendo discursos se achando no direito de julgar falando que o casamento com não membros era o passo pro reino telestial ou terrestrial,quanto ignorância um monte de pecadores nocivos,verdadeiros deletérios que gostavam de brincar de Deus e faziam os mais absurdos julgamentos.As minhas irmãs hoje possuem uma situação financeira muito bôa,a minha geminha trabalha na enfraero ocupando cargo de chefia e a outra é odontóloga e meu primo irmão venceu todos preconceitos e hoje é um advogado que a cada dia têm ganhado muitas causas e estar estudando muito pra se tornar um promotor ou juiz,e sei que ele vai conseguir porque ele têm muita garra.Ninguem de minha familia que contatos com mormons,nem com os que tinhamos afinidades,foram muitas decepções e sofrimentos e depois que largamo a igreja nossas vidas deu um salto e muitas portas se abriram.A tal jararaca que dava testemunhos falsos usando os mesmos bordões,"eu sei","sem sobra de dúvida",vivia endeusando o J.Smith e o livro de mormon, a ultima noticia que tive sobre ela foi em 1998 e fiquei sabendo que ela estava casada e passando por muitas dificuldades com desemprego do marido.Graças a Deus perdi o contato com esta podridão e as poucas amizades que tenho no mormonismo são pessoas bôas,más que vivem esta ilusão que todos nós ex mormons conhecemos. Mais adiante vou relatar o caso do presidente do distrito que dava testemunhos emocionados e com muitos choros e quando chegava em casa espancava a esposa, e uma familia percussora do mormonismo aqui no meu estado (ES) que a matriarca era descendentes de negros e se achava uma galega de olhos azuis.Quero deixar claro que estou fora do mormonismo a quase 30 anos e não tenho medo de represálias nenhuma de mormons fanáticos e só não cito nomes porque sou muito ético e não quero partir pra baixaria. ALOHA a todos.

    ResponderExcluir
  8. (Via Facebook)!

    Dilson Beppler

    em outras tambem amigo falam de DEUS mas agem como o diabo manda nem as proprias filhas escapam do mal caratismo de sertos pais que em vez de amar pregam a violencia ameaça e chantagem para tirar proveito da beleza e do corpo das meninas em beneficio próprio não querem sua felicidade tudo oque o ser humano deveria fazer

    ResponderExcluir