Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CONVENIÊNCIAS SOCIAIS!


Sobre o mormonismo, encontramos incontáveis depoimentos nas páginas de grupos ou comunidades ex-Mórmons, nas redes sociais da internet, blogs e sites. Na maioria das vezes, a publicação parte de pessoas que viveram o mormonismo e depois se afastaram. Ex-membros que reconheceram que estavam trilhando por um caminho que não lhes trariam vantagens nesta vida. Nem num pretenso mundo vindouro. Estavam completamente iludidas. Ou ainda, a publicação é um depoimento de algum descontente com os ensinamentos da Igreja Mórmon ou SUD.
Já presenciei também, nessas comunidades, brigas e discussões entre Mórmons e Ex-Mórmons. E ainda já presenciei discussões e ofensas entre Ex-Mórmons e Ex-Mórmons. Há muitos apelos para que os membros dessas comunidades, na sua totalidade, composta por Mórmons e ex-Mórmons, não se acusem ou se caluniem uns aos outros. Os próprios membros da mesma comunidade.
Devido às diferenças culturais e educacionais, os membros das comunidades ex-mórmons algumas vezes fogem do propósito da criação do grupo, que é o debate racional da doutrina Mórmon. Uma característica bem peculiar, principalmente dos participantes brasileiros são as publicações através de uma personalidade falsa, o chamado “fake”.  Ou um pseudônimo.
Em minha opinião sincera. Creio que a credibilidade de uma publicação, num grupo de discussão ou numa comunidade, feita por um personagem “fake”, um anônimo escondido atrás de um pseudônimo, em certas ocasiões fere a confiabilidade. Entendo que cada um tem seus motivos, até os antigos escritores literários usaram pseudônimos em muitas publicações. Não é de agora que essa prática é amplamente utilizada.
Só para exemplificar toda essa loucura. No Orkut tem uma comunidade chamada de “Ex-Mórmons Brasil”. Lá eu pude constatar uma mesma pessoa interagindo com ela mesma, só que com “fakes” ou identidades diferentes. Eu sei disso porque numa conversa informal via MSN fui informado dessas falsas identidades por essa mesma pessoa.
O ruim da internet é que até o presente momento, não foram disponibilizadas ferramentas adequadas nas redes sociais, para que cada pessoa seja ela mesma. Eu, muitas vezes, não sei se estou falando com uma mulher ou com um homem. Tamanha é a bagunça imposta pelos participantes das comunidades, principalmente do Orkut.
Isso não é característica apenas das comunidades relacionadas ao mormonismo. É característica comum na rede social do Google. Hoje em dia, eu aprendo muito pouco participando dessas comunidades.
Posso estar enganado, mas percebi que no Facebook, principalmente em grupos ou comunidades americanas, as pessoas se identificam mais que as brasileiras. Há uma menor incidência de “fakes”. Principalmente em se tratar do nosso assunto em evidência, o mormonismo.
Deveríamos usar essas comunidades para discutirmos sobre detalhes do mormonismo. É fato conhecido que os líderes do passado da Igreja Mórmon foram responsáveis por múltiplos assassinatos, estupros e mutilações. Eles roubaram propriedades dos recém conversos, seduziram mulheres casadas, imprimiram o seu próprio dinheiro, queimaram edifícios de empresas que não concordavam com eles. Formaram quadrilhas (danitas). Estes são fatos bem conhecidos e discutidos em comunidades americanas. Mas não muito debatidos em nossas próprias comunidades. Portanto, seria prudente que nós brasileiros, não brigássemos entre nós mesmos.
Eu entendo que muitos participantes têm algum motivo pessoal para não se exporem publicamente como eu faço. Entendo que alguns, ainda são membros da Igreja e não querem ser excomungados por algum líder local, que deve estar louco para fazê-lo.
Acredito que se nos fortalecermos, chamaremos a atenção da liderança da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Poderemos fazer um estrago muito grande no cofre brasileiro do mormonismo. As pessoas antes de aceitarem o batismo, poderão ler e saber mais sobre a doutrina. Os batismos minguarão. Os dízimos minguarão. A igreja minguará no Brasil.


Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com- Ao comentar, mesmo que de forma Anônima, devido talvez, você não possuir contas do Google/Wordpress, por favor, coloque um nome ou iniciais, para uma breve identificação.


5 comentários:

  1. Acredito que o grande problema das redes sociais é o tal de fake. A pessoa sempre se esconde atrás de algo irreal e procura ludibriar outras pessoas, finjindo ser aquilo que não é.
    No seu blog em específico tem um anonimo que desconhecemos. vem defender os mórmons mas não tem coragem de mostrar quem é, talvez com receio, talvez em dúvida e com medo que os mórmons o descubram, não sabemos ainda o motivo de sua covardia.
    Sabemos que a internet interage a todos que acessam, que abrem a mente e não se fecham em seu mundinho religioso achando que só eles tem a verdade e ninguém mais será salvo. isso é que chamo de ignorãncia.
    Mas, enquanto a rede mundial de computadores deixar os fakes agirem livremente, eles vão continuar por aqui.
    O ideal é que pudéssemos discutir as doutrinas mórmons dentro de uma racionalidade e sempre no campo de idéias e nada de pessoal. isso tem ocorrido aqui nesse blog, tenho certeza disso. Só esse tal de anônimo que não tem coragem de mostrar quem é, se acovarda atrás do anonimato.

    ResponderExcluir
  2. Sonhar "altíssimo" não custa nada né Sr Popinhaki. Cuidado para uma hora não virar pesadelo...

    ResponderExcluir
  3. pedro henrique fofinho qui nao namora... pesadelo é o teu qui fica iludido com o mormonismo e descobriu qui ta no meio das fraudes'mormons!

    '


    esse blog tem orientaçoes do espirito santo provando as mentiras da igreja'mormon contra Deus e o Evangelho!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. "Acredito que se nos fortalecermos, chamaremos a atenção da liderança da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Poderemos fazer um estrago muito grande no cofre brasileiro do mormonismo. As pessoas antes de aceitarem o batismo, poderão ler e saber mais sobre a doutrina. Os batismos minguarão. Os dízimos minguarão. A igreja minguará no Brasil."

    Eu convoco a todos também. Vamos nos organizar, vamos destruir esta seita maléfica, e provar ao mundo que este Joseph Smith nunca foi e nem será um profeta. Se fizermos isto em um ano está Igrejanão existirá jamais. Vamos lá nós podemos, somos demais, somos capazes, isto não é nada esta igreja é fichinha. Nós temos a verdade.

    Vamos botar pra lá!!!!

    Assinado Eu o Bom.
    Paulo César

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, concordo plenamente com seus argumentos, eu mesmo uso um nick name, mas é só clicar em "fenomenal" e qualquer um vai ver meu perfil.
    abraço

    ResponderExcluir