Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

HÁ UMA MANEIRA DE IDENTIFICAR O ESPÍRITO SANTO?



O texto de hoje é resultado de uma conversa, que tive com um missionário de tempo integral, dias atrás na internet. Ele me contou que lê meu blog sempre que tem oportunidade de acessar a internet e que tem uma dificuldade na missão que gostaria de compartilhar comigo. Disse-me também que não se trata só de um caso isolado. Ele já conversou com vários companheiros na missão sobre o assunto. Ele sente que é algo generalizado, mas que não é disseminado, talvez por vergonha pessoal de cada missionário.
Vamos examinar uma área fundamental do mormonismo: o Espírito Santo. Esse foi o assunto em questão entre nossa conversa. Os missionários dependem dos seus testemunhos, numa espécie de confirmação do Espírito Santo. Mas a literatura de apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não explica satisfatoriamente como identificar essa confirmação, nem como identificar o Espírito Santo de forma que todos os missionários não se enganem. 
Algumas perguntas intrigantes surgem na cabeça dos missionários, por exemplo: “O que é, como e quando você sente o Espírito Santo?” A resposta, mesmo a dos “profetas Mórmons” que supostamente, tudo sabem, é inconclusiva. Vejamos: Eles dizem que “é um sentimento de paz, um ardor no peito, uma voz mansa e delicada”. A definição pentecostal Mórmon sobre o Espírito Santo é na melhor das hipóteses especulativa e vaga. Vejamos mais perguntas intrigantes: “Qual é o papel do Espírito Santo na santificação das pessoas?” Uma vez que esse Espírito Santo Mórmon se manifesta com sentimento de ardor no peito e sentimento de paz, como uma pessoa pode ter certeza de que está se santificando realmente? “Qual é o papel do Espírito Santo na adoração? E qual seria o papel do Espírito Santo no final dos tempos?” Uma vez que os ensinamentos Mórmons prevêem um juízo final, o que acontecerá com esse Espírito Santo? Ele se aposentará?
Percebam amigos leitores do blog, como é complicada a doutrina dos Santos dos Últimos Dias. Creio que é justamente por não saberem identificar esse Espírito Santo Mórmon, que uma grande contingência de Missionários, se afasta do mormonismo, algum tempo depois de acabarem suas missões de tempo integral. Se existe alguém, na Igreja Mórmon, que pode “supostamente” sentir a manifestação desse Espírito Santo Mórmon é um missionário de tempo integral. Afinal de contas, ele está envolvido num trabalho de evangelização por um tempo determinado. Se nem os missionários Mórmons não conseguem perceberem ou se certificarem da presença do Espírito Santo, imaginem os demais membros?
Sentimento de paz, qualquer habitante da terra pode sentir. Voz mansa e delicada? Eu nunca escutei no tempo que eu era membro ativo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Duvido que qualquer um tenha escutado. Ardores no peito, no sentido de que poderia ser interpretado como uma manifestação do Espírito Santo Mórmon? Também nunca senti. Eu estou sendo sincero com vocês leitores, membros e ex membros do mormonismo. Essa sinceridade talvez é a que falte a esses missionários. Se eles se manifestassem dessa forma, a presidência da Igreja seria encurralada a providenciar alguma explicação mais satisfatória.
Há realmente uma maneira de identificar o Espírito Santo no meio do mormonismo? Não creio que haja. Principalmente porque a doutrina é complicada, falha e quer monopolizar o Espírito Santo apenas para os membros da Igreja Mórmon. Inventaram até que os não membros do mormonismo podem receber “a luz de Cristo”, mas não o Espírito Santo.  Que coisa feia! Como ficam as demais pessoas que nunca aceitarão o mormonismo? Jamais poderão sentir o Espírito Santo?

Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com - Ao comentar, mesmo que de forma Anônima, devido talvez, você não possuir contas do Google/Wordpress, por favor, coloque um nome ou iniciais, para uma breve identificação.

6 comentários:

  1. os mormons usam de tecnicas mentais aprendidas na psicologia e psiquiatria e tecnicas vindas dos rosacruzes, pra estimular o poder mental e assim influfenciar os outros com essa influencia ou energia da mente, qui é confundida como sendo o espirito santo... nao é o espirito santo!
    '
    essas influencias de energia mental estimulam emoçao e algumas vezes causam ardor no peito, mas lendo atentamente o evangelho, entenderemos qui o evangelho é dividido na parte espiritual( fe/emoçao ) e na parte da razao( filosofia ou ciencias ), os mormons usam dessas tecnicas mentais como sendo o espirito santo e confudem muita gente, levando muitos ao erro!

    ResponderExcluir
  2. nas outras religioes tambem se sente muito ardor no peito quando aprendemos as doutrinas de Deus passadas nas outras religioes!

    '

    Juliana

    ResponderExcluir
  3. as testificaçoes erroneas qui os mormons usam pra comprovar o mormonismo, nada provam e so servem pra enganar a milhares de gentes, porqui os fatos provando os erros doutrinários do mormonismo contrariam as erradas comprovaçoes do mormons via sentimento'fe... as vezes os mormons mentirosamente alegam qui o suposto testemunho deles é via fe/sentimento e razao, mas é uma afirmaçoes mentirosa por parte dos mormons. ¨¨¨¨ ¨¨¨¨ ¨¨¨¨¨ mas de fato o evangelho se comprova pela fe/sentimento e os fatos comrpovados pela razao, mas isso nao é exercitado pelo mormonismo.


    '


    Juliana ¨¨ ¨¨ ¨¨

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...
    "os mormons usam de tecnicas mentais aprendidas na psicologia e psiquiatria e tecnicas vindas dos rosacruzes, pra estimular o poder mental e assim influfenciar os outros com essa influencia ou energia da mente, qui é confundida como sendo o espirito santo... nao é o espirito santo!
    '
    essas influencias de energia mental estimulam emoçao e algumas vezes causam ardor no peito, mas lendo atentamente o evangelho, entenderemos qui o evangelho é dividido na parte espiritual( fe/emoçao ) e na parte da razao( filosofia ou ciencias ), os mormons usam dessas tecnicas mentais como sendo o espirito santo e confudem muita gente, levando muitos ao erro!"

    Não entendi, de bando de idiotas controlados os missionários mórmons passaram a ser psicológos? QUe pura contradição.

    ResponderExcluir
  5. dois erros gravÌssimo dos mormos!?È dizer que Deus transou com maria pra conceber jesus e o outro È!?dizer que o livro dos mormos esta acima da biblia sim!e dizer tambem que a obra de jesus aki na terra de nâo ter sido consumada!oh mentira grande em.......!

    ResponderExcluir