Traduza para outra Lingua!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

CONTESTANDO...

           Recebi um comentário com algumas contestações por parte de um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele diz que tem 39 anos como membro da igreja. Segue um trecho de seu comentário:

“A "exigência" de que os membros vão ao templo uma ou duas vezes ao ano está incorreta. Não há exigência alguma, há incentivo, pois é um local sagrado de adoração em que há intenso aprendizado da doutrina de Cristo de maneira rica e simbólica, como Ele mesmo ensinou (parábolas e comparações). Mas ninguém é obrigado, absolutamente, a frequentar o templo”.

Para mim, o “incentivo” por parte da liderança local da Igreja Mórmon para que os membros frequentem o templo várias vezes ao ano é mais do que uma exigência. Eu mesmo, quando bispo falava abertamente que “ir ao templo várias vezes ao ano é um mandamento do Profeta vivo”. Lembro que, precisávamos ir ao templo para ajudar os falecidos a aceitarem o evangelho, que era pregado a eles no mundo dos mortos. Tal aceitação só poderia ser completa se eles também recebessem as ordenanças feitas pelos membros da Igreja nos templos. Então, quanto mais vezes os membros frequentassem o templo, mais ordenanças fariam e consequentemente, mais pessoas falecidas poderiam obter as suas salvações.
Dizer que no templo nós aprendemos a “doutrina de Cristo” é uma mentira deslavada. Eu frequentei o Templo de São Paulo de 1989 até o ano 2001 e o de Porto Alegre, por cerca de 6 anos e não me recordo de receber ensinamentos que pudessem serem traduzidas como a “doutrina de Cristo”. Os simbolismos que eu vejo nos templos Mórmons, atualmente, são símbolos pagãos e maçônicos. Nada de muito especial, que um membro possa se orgulhar e declarar que recebeu algo incomum. Nada comparado com as parábolas que Cristo usou na bíblia.
Dizer que ninguém é obrigado a frequentar o templo é outra mentira deslavada. Todos os membros da Igreja, desde antes do batismo são ensinados e “forçados” a frequentarem o templo, até mesmo por pressão psicológica.  Caso o membro não frequente o templo nunca, é considerado de certa forma, negligente, não apto para exercer certas posições ou cargos na Igreja.
Outra parte intrigante que merece uma resposta minha é essa:

“E tem o custo das capelas. Levaria várias dezenas de anos para um membro de classe média de uma congregação pagar o custo REAL de uma capela, talvez mais de meio século. A questão é: no caso do Brasil e de muitos outros países, cada centavo pago em dízimo VOLTA para o membro em forma de benefícios que esse próprio centavo não poderia, financeiramente, bancar. É uma realidade”.

Porque será que um membro deveria pagar o custo de uma capela? Por que o mormonismo não faz como os protestantes ou os evangélicos? Por que será que suas capelas precisam ser mais luxuosas do que as capelas das demais denominações cristãs? Tem mais valor os ensinamentos ou o luxo dos prédios?
Cada centavo volta para o membro em benefícios ou em forma de capelas? Eu e a maioria das pessoas, inclusive alguns membros, temos certeza, gostaríamos que esses “benefícios”, do retorno do pagamento do dízimo voltassem em forma de ajuda aos necessitados da sociedade onde a unidade da Igreja está inserida e não em forma de capelas luxuosas, onde os pobres nem entram de vergonha. O retorno a que os membros se orgulham e dizem que recebem por seus dízimos poderia vir através de creches, orfanatos, centro de reabilitações de dependentes químicos, escolas, universidades. E não em forma de prédios que precisam constantemente serem reformados, mesmo não precisando de reformas. Isso seria o reino de Deus? Se for assim, eu quero passar bem longe desse Reino de Deus (do Deus Mórmon é claro).

29 comentários:

  1. os mormons fazem tudo pra defender as mentiras'mormons! quem precisar de mentirosos profissionais, é só contratar um adepto do mormonismo, qui por serem deptos das mentiras'mormons se tornam otimos mentirosos! sendo qui o mais interessante, é qui os mormons nem percebem que esto mentindo pr defender s doutrinas mentirosas do mormonismo!

    '

    o espirito santo constantemente orienta o autor de blog mostrar as falsidades da igreja dos mórmons!



    '

    ¨ ¨ ¨ Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você sabe que nomes próprios escreve com as letras iniciais maiúscula "Espirito Santo".

      Excluir
  2. A semana passada conversei com um colega evangélico que mora há poucos quarteirões de uma capela mórmon, muito grande e luxuosa, e o mesmo questionou porque os mórmons deixam as capelas fechadas e lacradas a semana toda e só abrem aos domingos pela manhã, quando as mesmas poderiam ser utilizadas para cursos para a comunidade, bazares para entidades filantrópicas, esportes para a a comunidade, etc. Ele falou que é muita mesquinhez e dinheiro desperdiçado construírem capelas para não terem nenhum propósito, ficar com os portões trancados e nem sequer algum membro da igreja passa por lá para ascender as luzes e mostrar que alguém cuida da capela, as capelas tem relês foto-elétricos a exemplo dos postes de iluminação pública e praças, ascendem assim que escurece e apagam assim que o dia amanhece.
    O colega disse que acha um absurdo tamanho investimento para absolutamente nada. A quadra de esportes fica trancada constantemente e nem a comunidade pode usufruir da mesma, como prática de futebol de salão, vôlei, basquete, etc. Tudo fica a sete chaves, só de enfeite, como um presépio de natal, só para ver, sem tocar.
    Esse colega ainda comentou que a igreja que frequenta, apesar de ser uma igreja de pessoas simples e humildes, ainda assim não esquecem da comunidade, promovem cursos contra tabagismo e alcoolismo, palestras para casais e também solteiros, ajudam as pessoas desempregadas elaborando curriculum, ajudam a comunidade de forma que todos possam frequentar a igreja evangélica, mesmo sem falar em religião, fora dos dias de culto.
    Achei isso positivo e fiquei até admirado com a última frase do colega: "tudo isso é feito numa casa alugada, que serve como igreja, e todos estão contentes e não precisamos ostentar luxo e riqueza para adorarmos a Deus como fazem os mórmons".

    ResponderExcluir
  3. Frequentei o Templo por varios anos, ia pelo menos duas vezes ao mes. Nessa epoca nao sabia que aqueles simbolos eram maconicos, mas mesmo com minha inocencia parei de frequentar por que vi que nada daquilo acrescentava em minha fe. Cheguei a uma conclusao que Deus nao precisa daqueles sinais no dia que reencontrarmos com ele. Todo membro sabe que as ordenancas feitas nos Templos mormons sao sem importancia, sem nexo. So continuam indo porque assim "ordena o profeta." Lembrando que tem muitos membros (conheci varios na minha epoca) que defendem a igreja mas nao fazem nada do que e falado. Na epoca que eu era "crente" so ia eu e mais uma familia com frequencia a "casa de Deus", de resto o bispo precisava ficar ameacando com as cinzas do inferno pra ver se o povo ia. Hoje que conheco a verdadeira historia dos Templos mormons entendo muitas coisas que ja vinha desconfiando antes.
    Algum mormon ja parou pra pensar que aquelas ordenancas feitas no Templo nao acrescenta em nada a vida tanto dos vivos quanto dos mortos? Sera se algum desses membros ja pensaram se Deus em seu imenso amor precisa que facamos aqueles sinais idiotas pra sermos salvos? Se os sinais sao tao "sagrados" porque Thomas S. Monson cumprimentou o ex-presidente americano George W. Bush com o aperto de mao do Templo ou em outras palavras, o aperto de mao maconico? Nao dizem no Templo que e proibido mostrar esses sinais? Entao porque ele que deveria dar o exemplo o fez? Alguem ja pensou o porque da igreja se opor a outras religioes mas a maconaria e pertimitido os mormons se tornarem membros? Em verdade as autoridades gerais tem ligacao com os maconicos e nao podem se desvincular, por isso permitem tal ato. Alguem ja pesquisou ao fundo o que e a maconaria?
    Sei que muitos membros nao tem conhecimento dos sinais do Templo porque embora muitos defendam a igreja sequer pisaram os pes em um. Antonio, seria bom voce postar aquela foto do presidente Monson cumprimentando George Bush e explicar no blog que aquele sinal e considerado SAGRADO no Templo e parece que Thomas nao se importou muito em mante-lo em sigilo.
    E obvio tambem que muitos membros se deram conta da babaquice que esses Templos "sagrados" sao, mas ninguem fala (meus amigos mais intimos reclamavam da idiotice), muitos tem medo da reacao dos outros membros. Se a igreja e "verdadeira" todo o resto tem que ser, nao e mesmo?
    Porque Hinckley quando foi entrevistado em um programa nao soube responder o porque de anos e anos os negros nao terem o direito de entrar no Templo. Ele simplesmente disse que nao sabia, que os "profetas" daquela epoca decidiram isso e ponto. O falecido Hinckley deveria ter vergonha naquela cara branquela dele, se auto proclamar um profeta de Deus e nao saber responder uma pergunta tao simples concernente a igreja dele. Se o presidente e "profeta" mormon nao soube responder, quem sao esses Ze ruelas mormons pra falar alguma coisa? so vem aqui mesmo pra falar merda?
    Cristo e os demais apostolos e profetas tao inteligentes, jamais enviariam um americano burro que mal sabe responder fatos historicos da igreja pra fazer revelacoes ao povo. Mas como disse o hipocrita do J. Smith, algumas revelacoes sao de Deus, umas do capeta e outras dos homens. Esses sao os grandes profetas "ao ceu elevado."
    E mesmo pra rir.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...

    Acho que voce perde seu tempo atacando a Igreja... acredito que você seja do tipo que quer atenção e prestigio e não consegui o que queria na Igreja... agora quer aparecer...
    20 de outubro de 2011 08:40

    ResponderExcluir
  5. ERNESTO CHE (EX PRESIDENTE DE ESTACA)

    BEM, DESDE QUANDO METAS NÃO SE TORNAM EXIGÊNCIAS?
    PORQUE AS AMEAÇAS DE INFERNO, DE LÚCIFER COLOCANDO TODOS SOB SEU PODER CASO NÃO GUARDEM OS CONVÊNIOS DO TEMPLO?
    TUDO ISTO É PARA SIM COAGIR AS PESSOAS À NÃO SÓ VOLTAREM SEMPRE AO TEMPLO, MAS À PAGAREM DIZIMOS, ESTAREM SEMPRE NAS REUNIÕES, SERÕES, SEMINÁRIOS, CONFERÊNICIAS E TUDO MAIS.

    EU, EM CERTA OCASIÃO TIVE QUE ME ESCONDER DO PRESIDENTE DO TEMPLO PARA NÃO SER "QUEIMADO" POR LEVAR POUCAS PESSOAS DE MINHA ESTACA EM UMA CARAVANA...

    O DEPOIMENTO DESTE HOMEM MOSTRA O ESTADO DE HIPNOTIZAÇÃO QUE TODO RELIGIOSO FICA.

    JÁ DIZIA MARX: A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO...

    CONHEÇO MUITO BEM O MORMONISMO...TAMBÉM FIQUEI NA IGREJA POR LONGOS 30 ANOS...

    ResponderExcluir
  6. vejam sempre o lado bom da vida ;), você veio do nada, vai pro nada, o que vai perder? nada, esqueça o ceu esqueça o inferno, viva, viva,viva

    ResponderExcluir
  7. Sim, é verdade - a pressão psicológica para ir ao templo é muito grande. Quem não vai não tem as mesmas possibilidade dentro da igreja do que quem vai e é olhado de lado "porque não está digno". Para ir é necessário "cumprir os mandamentos" (visíveis, claro, o que dá nas vistas porque esta seita vive mais do parecer do que do ser), especialmente pagar o dízimo (1/10 do vencimento anual). E ter uma "entrevista" com os responsáveis que dissecam a vida de uma pessoa mais do que em qualquer confissão da igreja católica - mas muito mais!

    ResponderExcluir
  8. (Via Facebbok)!

    Edson Lazarini

    Para adorarmos a Deus não precisamos de lugares luxuosos, locais caros de milhões de dolares, precisamos sim sermos honestos conosco mesmos, não prejudicando ninguém, ajudarmos nosso próximo e sermos honestos com Deus. O verdadeiro templo é nosso coração e o templo é nosso corpo.

    ResponderExcluir
  9. (Via Facebbok)!

    Edson Lazarini

    O maior exemplo bíblico é o exemplo de Jesus Cristo, que não tinha sequer um local para reclinar a cabeça, vivia pregando o evangelho de cidade em cidade, sempre dependendo de ajuda de seu próximo, e nunca cobrou dízimos de ninguém e nunca acumulou riquezas terrenas, ele mesmo ensinou que as riquezas os ladrões roubam e a traça corrói , e aconselhou a guardarmos tesouros nos céus!

    ResponderExcluir
  10. Inicialmente, agradeço o autor do blog o espaço para colocação de resposta.


    Respondendo ao ex mórmon acima...

    Eu sou mórmon ativo e também sou membro da maçonaria!
    É possivel ser membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e membro da Maçonaria, porque a maçonaria não é uma religião de teologia! E o aperto de mão entre Presidente Bush e Presidente Monson, não foi aperto de mão do Templo de Deus.

    Carlos Eduardo - Florianópolis

    ResponderExcluir
  11. O que de tão errado lhe ensinaram lá?

    Qual grande mal lhe causou?

    ¯\_(ツ)_/¯

    ResponderExcluir
  12. (Via Facebook)!

    Juliana Duarte Vilane

    é... gostei do comentario... mas as coisas nao sao assim tãão simples... ne querido...

    ResponderExcluir
  13. 1º não existem sibolos maçonicos, existem simbolos que ja eram usados e os maçons aderiram e profanaram.
    2º se v6 lesem a biblia veriam que todos os profetas bucavam a DEUS em seus templos, tanto que moises fez um tabernaculo portatil, e tbm que os maiores ensinamentos de Jesus Cristo foi em um Templo.
    3º a Igreja não exige nada de niguem, pois nós acreditamos no Livre arbitrio.
    4º se vc acha que as ordenanças do templo são maçonicas, então vc tbm deve achar que os profetas antigos eram maçons, pois todas as ordenanças feitas no templo ja eram feitas na epoca do velho testamento (Leia mais)
    5º se v6 se acham tão boms, deveriam saber que atacar a doutrina mormon sem conhecer e sem ter um profundo entendimento, ou atacar elas só pq viram na internet algo que ja fala mau da igreja, v6 estão descumprindo um mandamento, o de NÂO LEVANTARÀS FALSO TESTEMUNHO.

    simples assim.

    ResponderExcluir
  14. 1º - Existem simbolos Maçons sim senhor: Ex: Esquadro e Compasso;

    2º - Os profetas da bíblia não buscavam a Deus em seus templos, principalmente porque só havia um templo, e isso ococrreu aós Salomão. Mesmo assim, havia muitos profetas que viveram antes de Salomão ou do templo de Salomão. Moisés fez um tabernáculo para mostrar ao povo que eeles deveriam lembrar-se da saída do Egito e em preparação para a vinda do messias. O tabernáculo e o que era feito lá dentro, não chega nem perto das ordenanças realizadas hoje nos templos Mórmons.

    3º - A Igreja exige obediencia, pagamento dos dízimos e trabalho abnegado voluntário. Será que isso não é exigir muito? No não cumprimento de qualquer um dos itens citados, vc não poderá ir no templo, receber benças e por aí vai...

    4º - As ordenanças dos templos Mórmons ñão são fielmente maçônicas, mas tem muito da maçonaria. Os profetas antigos se eram maçons ou não jamais poderemos saber. As ordenanças realizadas hoje nos templos Mórmons são muito diferentes das praticadas no templo de Salomão de outrora. Iso é inquestionável. Cristo quando expulsou os cambistas e vendedores de animais na frente do templo, mostrou que alí naquele lugar, as pessoas sacrificavam animais, da mesma forma que no tabernáculo de Moisés. Isso deixa claro que as ordenanças do templo de Salomão era puramente o sacrifício de animais e nãos, selamentos ou endowments.

    5º - Atacar sem conhecer? Saiba que eu não escrevo nada de que eu não tenha conhecimento. E não estou levantando falso testemunho. Antes estivesse, se vocês me convencesses do contrário, poderia me arrepender. Mas não estou. Quero ficar bem longe dessa doutrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pelas respostas ao aprenda, sou novo no blog mas parabenizo pelo trabalho de esclarecimento que você está buscando dar a pessoas que foram e estão sendo enganadas a tanto tempo, acredito que quem tiver um coração puro pelo menos vai considerar suas explanações.
      Só um adicional em relação a resposta nrº 02, cabe salientar que Isaias, Óseias, Joel, Amós e Obadias nunca serviram a Deus num templo, ou seja não era necessario ir a um templo para proclamar as verdades de Deus e antes de tentar arrumar um argumento para isso pergunte ao Aprendar em que templo o profeta Jonas profetizou contra Ninive??

      Excluir
  15. Antonio,

    "Por que será que suas capelas precisam ser mais luxuosas do que as capelas das demais denominações cristãs?"
    Aí em SC você era bispo em uma capela luxuosa?
    Não sei como você conseguiu, uma vez que elas são padronizadas e sua construção é simples.

    ResponderExcluir
  16. Edson,

    2 coisas:

    1 - Você pode abrir as capelas SUD para a população! Está disposto a doar parte do seu tempo em serviço para a comunidade? Ofereça-se a seu bispo para servir a sua comunidade, abrindo a capela e zelando pela conservação da quadra! Ou seu tempo só é suficiente para ficar postando comentários nesse blog?

    2 - Visitei seu perfil e vi que você segue um blog chamado "piada mórmon". Lá, vi uma imagem de quando Leí encontra a Liahona, editada com teor pornográfico. É frequentando blogs com esse tipo de material que você sente ter moral para falar mal dos "mórmons"?

    ResponderExcluir
  17. Jonas - não dou a mínima para seus comentários infelizes. A igreja SUD tem condições de pagar seus líderes e fica mendigando tempo e atividades de quem trabalha e é enganado por essa igreja. O meu tempo, faço dele o que eu quiser, você não precisa ficar me sugerindo nada, dispenso seus comentários sem nenhuma utilidade, a não ser para serem jogados no lixo.
    Se eu sigo tal blog como você citou, o problema é meu e não seu, vá cuidar de sua vida e servir lá na sua igreja, fazer suas visitinhas de mestre familiar e dar referências aos missionários, faça algo de útil em sua vida, em prol de sua igreja e pare de se preocupar com a vida alheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citando você mesmo: "Se eu sigo tal blog como você citou, o problema é meu e não seu, vá cuidar de sua vida e servir lá na sua igreja", por que você não faz o mesmo e cuida da sua vida e deixa os Mórmons em paz.

      Tchico Tchico

      Excluir
    2. Gostou porque? Citado a respota que você gostou
      "vá cuidar de sua vida".

      Lê Lê

      Excluir
  18. Concordo com o Jonas em parte e acho que é cada um na sua, cada um vai aonde se sente bem. O importante é aceitar Jesus como Salvador e também acho que líderes não devem receber salários, pois Jesus não recebia. Falam tanto dos Mórmons e ngm comenta que pastores estão ficando milionários pedindo dízimos e ofertas, mandando vc dar seu tudo senão vai pro inferno, absurdo total!!! Pastores estão comprando aviões, casa espetaculares com o
    dinheirinho dos membros, melhor seria se ajudássemos uns aos outros e principalmente as crianças que não tem lares e idosos, cujos familiares os abandonam em asilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone! - Você acha que no mormonismo não tem estas mordomias que citou? Tem muito, conheço líderes que só vivem em missão porque têm do mais alto luxo á sua disposição, carros, passagens de avião, hotéis 5 estrelas, empregados, colégios pagos para os filhos. É só você dar uma olhada num presidente de missão e sua família e ver se estou exagerando. Em Salt Lake os líderes têm à sua disposição inclusive mansões. E de onde sai tudo isso? Dos dízimos dos trouxas alienados. A Igreja Mórmon é uma fachada para os negócios bilionários da Mórmon Inc. - o que você citou acima é fichinha perto do que é o mormonismo em termos bilionários.

      Excluir
    2. Agora vi minha opinião aqui postada.

      Eu acho que todas são iguais, pq quando se fala em dinheiro, as pessoas mudam, se tornam egoístas e pensam em ter mais e mais grana.

      Eu acho que toda igreja, seja qual for teria que prestar contas ao governo e pagar impostos como qualquer empresa.

      Afinal, isso é um negócio como qualquer outro.

      Já fui da igreja mórmom por um tempo, mas não concordava com muita coisa, como o livro de mórmon por ex. eu me sentia pecadora lendo, sei lá era estranho, estou me abrindo pela primeira vez a cerca deste livro. Livro verdadeiro é a Bíblia e ponto.

      Mas, os pastores Silas Malafaia, Bispa Sonia, entre outros também tem mansões nos EUA.

      Cada um vai responder a Deus, ou eles não O temem?


      Quem são esses líderes dos mórmons? não conheço, tem como ver na internet? Me passa o link que vejo, pq to por fora do nome deles.

      Eu presto atenção nas palavras ditas por pastores, líderes, etc. e tomo para mim o que eu acho que é proveitoso.

      Excluir
  19. Bom.
    Estes dias eu estava lendo um livro (e-book) de um ex-mormon, e não
    lembro mais o título do livro e nem onde achá-lo mais. Fiquei chocado
    quando li um trecho que dizia: "Os mormons não evangelizam pessoas
    negras, porque acreditam que os negros são raça amaldiçoada" Eu fiquei
    furioso com essa religião racista e rídicula. Caro amigo, deste blog,
    essa afirmação é verdadeira? eles são racistas? O pior de tudo que tenho
    um parente que é membro desta religião idiota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://sobreomormonismo.blogspot.com.br/2012/08/racismo-anos-80.html

      http://sobreomormonismo.blogspot.com.br/2011/07/religiao-e-racismo.html

      http://sobreomormonismo.blogspot.com.br/2011/06/historia-de-outro-ex-bispo-mormon.html

      http://sobreomormonismo.blogspot.com.br/2011/09/o-relato-de-jane-elizabeth-manning.html

      Excluir
  20. MODERADO PELO GOOGLE+

    CONTESTANDO...
    Dizer que no templo nós aprendemos a “doutrina de Cristo” é uma mentira deslavada. Eu frequentei o Templo de São Paulo de 1989 até o ano 2001 e o de Porto Alegre, por cerca de 6 anos e não me recordo de receber ensinamentos que pudessem serem traduzidas como a “doutrina de Cristo”. Os simbolismos que eu vejo nos templos Mórmons, atualmente, são símbolos pagãos e maçônicos. Nada de muito especial, que um membro possa se orgulhar e declarar que recebeu algo incomum. Nada comparado com as parábolas que Cristo usou na bíblia.

    http://sobreomormonismo.blogspot.com/2011/10/contestando.html

    ResponderExcluir