Traduza para outra Lingua!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

HÁ OU NÃO O QUE FAZERMOS DEPOIS DESSA VIDA?


Hoje vou escrever sobre uma escritura que encontrei no Livro de Mórmon recentemente. Recebi o telefone de um ex-presidente de Ramo, de uma cidade aqui mesmo de Santa Catarina. No meio da Conversa, ele me citou uma escritura do Livro de Mórmon. Mais precisamente do Livro de Alma capítulo 34, versículos 32 e 33:

“Pois eis que esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para encontrar Deus; sim, eis que o dia desta vida é o dia para os homens executarem os seus labores. E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis o dia do arrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se não fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, virá a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado”.

Eu entendi que depois da morte, de acordo com o Livro de Mórmon, não se pode executar nenhum  serviço. A escritura está bem clara. De acordo com os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estas palavras foram ditadas por Deus para o profeta Alma que viveu aqui na América, em lugar desconhecido.
O que dizer então dessas outras escrituras? Doutrina e Convênios capítulo 138, versículos 10 e 30:

“Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito. [...] Mas eis que, dentre os justos, organizou suas forças e designou mensageiros, revestidos de poder e autoridade, e comissionou-os para levar a luz do evangelho aos que estavam nas trevas, sim, a todos os espíritos dos homens; e assim foi o evangelho pregado aos mortos”.

É bem verdade que na bíblia há algumas escrituras que citam um trabalho missionário após essa vida. Mas não vou misturar a bíblia cristã com o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios, que são livros originários do autor do mormonismo, Joseph Smith Jr.
Eu nunca tinha notado essa discrepância nas escrituras dos Santos dos Últimos Dias, quando estava plenamente ativo no mormonismo. Acho que isso se deu devido o meu alto grau de comprometimento com a causa, simplesmente não percebia algumas falhas doutrinárias.
No livro de Mórmon diz que depois dessa vida não se pode realizar trabalho algum. Já em Doutrina e Convênios é descrito claramente, que o evangelho é pregado aos mortos. Inclusive há uma descrição de como esse trabalho é realizado. Fala-se até de julgamentos. Isso requer tribunais.
Hoje tornei-me muito critico ao tratar de assuntos relacionados à religião. Não consigo entender, como é que um espírito pode pregar o evangelho para outro espírito? Será que lá (no mundo dos mortos) há escrituras? Exemplares da bíblia e do livro de Mórmon ou Doutrina e Convênios? Se há, onde são impressos esses livros? São feitos de que material? Matéria física tangível? Porque então não constroem pias batismais, com essas matérias? Qual a dimensão do mundo dos mortos? Onde fica esse lugar? Qual a proporção entre os espíritos dos justos e os espíritos que se encontram nas trevas?
É muito peculiar das religiões que são fundadas por homens inescrupulosos, inventarem uma doutrina e depois, seus sucessores, não poderem responder às perguntas mais intrigantes. Estes, jogam a responsabilidade para a divindade. Dizem que se Deus não revelou as respostas é porque deve ser um segredo que se revelará no futuro. Isso deve ter um propósito divino. Não precisamos de evidências ou de respostas. somente a fé pode nos orientar.
Se eu fosse receber uma visita de um missionário Mórmon hoje, os questionaria e prometeria para eles, que aceitaria o batismo Mórmon, somente se eles pudessem me convencer racionalmente e respondessem a todas as minhas perguntas. Duvido que houvesse um que o fizesse. 
Deus passa bem longe do mormonismo, falei para esse, ex-presidente de Ramo que me telefonou. É impressionante que a cada dia, descobrimos mais e mais falhas que não percebíamos antes.


Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com- Ao comentar, mesmo que de forma Anônima, devido talvez, você não possuir contas do Google/Wordpress, por favor, coloque um nome ou iniciais, para uma breve identificação. 

9 comentários:

  1. A única passagem bíblica que cita o batismo pelos mortos é em I Corintios 15:29, nela Paulo cita "aqueles que se batizam pelos mortos" e não "nós nos batizamos pelos mortos", deixando claro que não era uma prática cristã, mas pagã. fazendo uma comparação de uma seita existente naquela época que simbolicamente se batizavam pelos mortos (o morto - defunto - era colocado debaixo da cama de um vivo e o vivo fazia uma oração e assim aquela seita praticava esse ato pagão). Paulo apenas se referiu a essa seita como forma de apoiar seu discurso sobre a ressurreição dos mortos, pois o povo de Corinto não cria na ressurreição dos mortos.
    Aqueles ainda que tem dúvida sobre essa passagem, é bom ler todo o capítulo 15 de Corintios para entender o discurso de Paulo.
    Jesus Cristo em seu ministério terreno jamais pregou o batismo vicário, mas pregou o evangelho às pessoas vivas. Certa ocasião ele ensinou: " Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Lucas 9:60".
    O que tem que ser feito é em vida e não na morte. As maiores alegrias, as realizações são em vida e não depois da morte. Isso o próprio Livro de Mórmon ensina (Alma capítulo 34) que depois da morte não tem mais o que fazer, e os próprios mórmons se contradizem nesse assunto, realizando batismos por quem já morreu.

    ResponderExcluir
  2. Eu me senti muito mal por descobrir essas mentiras e contradições dentro das propria escrituras mórmons. Como é que nós não nos tocamos e conseguimos enxergar as mentiras tão óbvias? Acho melhor, me sinto uma burra por ter aceitado todas essas idiotices, mandadas por um falso profeta chamado Jopseph Smith e ainda seus sucessores. Falsos profetas, velhotes que quierm sempre estar e viver com altíssimos padrões de vida à custa do suor do burros dos membros. Gastei meu tempo e nunca ganhei nada em troca. Dispendi dinheiro e nunca obtive retorno. O meu arrependimento é literalmente imenso, do tamanho do universo.



    Edilza!

    ResponderExcluir
  3. Nossa como vc pode ser tao inocente é que em alma ele fala o seguinte que vc nao tera salvaçao se vc nao se arrependeu e teve a oportunidade de recerber o evangelho vivo e o recusou bem fala tambem que é um pecado grave negar o espirito santo como vc esta fazendo pq vc nao se afasta da igreja e fica iventando calunias contras ela ?

    ResponderExcluir
  4. leonardo cortes... voce é quem ofende gravemente o espirito santo ficando nessa igreja mormon acreditando nas doutrinas mentirosas da igreja'mormon.

    '

    tudo o que tá nesse blog é fruto das orientaçoes do espirito santo ao autor desse blog!

    ¨ ¨ ¨ Juliana

    ResponderExcluir
  5. (Via Facebook)!

    Olavo Dos Santos Martins

    É realmente uma contradição, essas escrituras do LdM e D&C. E, eu, que na época, não me dava conta da contradição entre essas duas escrituras. E, se alguém perguntar a um lider de estão escalão em SLC, ele provavelmente dirá que o profeta JS recebeu uma revelação moderna e que a escritura do LdM já está "invalidada". TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO EM NOME DA "REVELAÇÃO MODERNA"...

    ResponderExcluir
  6. Edson,

    I Corintios 15:29, diz: "Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos..." e não aqules como vocês colocoun entreas aspas como se fosse isto que está escrito.

    Segue seu comentário: "A única passagem bíblica que cita o batismo pelos mortos é em I Corintios 15:29, nela Paulo cita "aqueles que se batizam pelos mortos" e não "nós nos batizamos pelos mortos"."

    Elem do mais nada diz sobre os pagões, Paulo estava esta citando que "os membros da Igreja", "os que se batizam" pelos mortos.

    E o que me diz de 1º Pedro 3:19-20 e 4:6. Espíritos em prisão da época de Noé, Evangelho pregado aos mortos. "Ué", não há obra depois da morte.

    "virá a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado." De qual noite tenebrosa está sendo falada no Livro de Mórmon.

    A morte faz parte do Plano de Salvação, e ela é uma continuidade deste período de preparação, pois quando morremos não somos jugaldos para ir ao Céu ou ao inferno (como dizem que será), ainda irá haver uma ressurreição, e então uma julgamento para recebermos o nosso grau de glória. Então a morte física não dá um fim ao nosso tempo nesta vida, nem a este dia de preparação.

    Joseph Smith recebeu revelção moderna, sim, apóiando as verdades já escritas. Alguma dúvida, mais?

    obs.: Se eu fosse o missionário que lhe encontrasse para falar do Evangelho, lhe diria a mesma coisa que disse enquanto missionário de tempo integral. Leia pondere e ore.

    Hebreus 11:1 e 6, falar fora disto é contradição, e pelo que já percebi são vocês que contradizem a Bíblia pedindo "provas científicas" das verdades de Deus.

    Poste blog se quiser.

    Paulo César
    rh.paulocesar@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Deixa eu completar meu comentário e fazer uma pergunta para o sr. Edson.

    Paulo estava se referindo ao pagãos, quando disse sobre o batismo pelos mortos. Fiquei em dúvida, um Apóstolo do Senhor Jesus Cristo, para ensinar a verdade da ressurreição, utilizou de uma mentira(falso ensinamento), me explique.


    Poste também, obrigado.

    Paulo César
    rh.paulocesar@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Descobrir este blog pesquisando sobre nós SUD, na internet, gostaria de dar minha participação aqui para esclarecer dúvidas.

    Realmente olhando nesta ótica o Paulo César está certo, mesmo sendo SUD, nunca pensei nisto, talvez não procurei por isso então não me foi revelado. Se ainda não fomos julgados então este estagio de vida, como preparação não acabou e como temos algumas escrituras na Bíblia que prova a existencia de obra no mundo espiritual, então temos base de porque realizamos os batismo, esta base está aliada ao fato da revelação moderna citada por ele. Acho bem consistente esta afirmação. Será que alguém consegue derrubar esta, pode ser que sim, mas vou utilizá-la quando conversar com meus amigos não membros, sobre esta doutrina.

    Obrigado

    Atenciosamente,

    Marcos Antonio

    ResponderExcluir
  9. Uma boa questão, Antonio!

    Juntando todas as escrituras, entendemos que existem algumas coisas que são possíveis de serem realizadas pelos mortos, outras apenas pelos vivos.

    Parece que ser batizado é uma delas, não por que o espírito não é matéria (pois em D&C é citado que "não existe matéria imaterial, o espírito é matéria, só que mais refinada, que não pode ser discernida pelos olhos carnais [D&C 131:7]); mas que o corpo carrega consigo algo mais além de matéria. Isso faz sentido para mim, pois as escrituras dizem que o julgamento vem depois da ressurreição. Eu entendo que não é ao contrário por que você precisa de um corpo para ser julgado. O motivo, ainda desconheço. Não consegui chegar nesta conclusão ainda. Mas o fato é que o corpo carrega mais do que apenas matéria, e talvez por isso Amuleque diz que "esta vida é o tempo para executarmos nossos labores".

    ResponderExcluir