Traduza para outra Lingua!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ERROS ORTOGRÁFICOS NO LIVRO DE MÓRMON


A edição original do Livro de Mórmon continha dezenas de palavras com erros ortográficos. Isto está muito bem documentando, se alguém quiser conferir, é só conseguir um dos primeiros exemplares do Livro de Mórmon de 1830 e confirmar. O que isso quer nos dizer? Significa que o escritor tinha muito pouco conhecimento do idioma Inglês. Como essas palavras, com erros ortográficos entraram numa tradução alegadamente supervisionada pelo "poder de Deus?" Apenas alguns desses erros estão listados abaixo:

• “journied” (por journeyed; 1 Néfi 4:38; 5:6; 7:6; 18:25; 2 Néfi 5:7; Omni 1:16)
• “bellowses” (por bellows; 1 Néfi 17:11)
• “feading” (por feeding; Enos 1:20)
• “sayeth” (por saith; Mosias 12:21)
• “bablings” (por babblings; Alma 1:32)
• “tempels” (por temples; Alma 16:13)
• “yars” (por years; Alma 19:16)
• “phrensied” (por frenzied; Alma 30:16)
• “eigth” (por eighth; Alma 53:23)
• “adhear” (por adhere; Alma 60:34)
• “eatheth” (por eateth; 3 Néfi 20:8)
• “rereward” (por rearward; 3 Néfi 20:42; 21:29)

Na lista acima vemos algumas palavras encontradas no Livro de Mórmon com erros ortográficos. É uma pequena amostra encontrada por eruditos. Este livro é promovido pelos missionários Mórmons como uma obra inspirada por Deus. Segundo a doutrina Mórmon, é uma reflexão sobre a sabedoria de Deus, e a sua capacidade de produzir livros. Contendo assim, sob inspiração do Espírito Santo, as marcas (provas) dessa mesma criação. Será, que Deus inspirou mesmo essa tradução, em que as correções teriam que ser feitas em edições posteriores? Devo lembrar aqui, que o próprio Joseph Smith Jr. disse, que quaisquer erros encontrados foram corrigidos, à medida que foram detectados. Portanto, segundo Smith, não deveria ter mais nenhum erro no Livro de Mórmon. As palavras com erros ortográficos só mostram a todos, que qualquer reivindicação de inspiração divina para o Livro de Mórmon, é fraudulento.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias promove abertamente que o Livro de Mórmon é um livro inspirado. Mas, depois de sucessivas análises e exames de provas, milhares de membros honestos e fiéis aos mandamentos da doutrina, descobriram que essa é uma inverdade. A afirmação é falsa! Muitos abandonaram o mormonismo simplesmente, porque um dos pilares que sustenta a doutrina, ou seja o Livro de Mórmon é falho. Foi por causa deste livro que Joseph Smith Jr. organizou, em 06 de abril de 1830, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tornando-o um dos pilares fundamentais do mormonismo. Como ele mesmo dizia, é a “pedra angular” da religião Mórmon.
Para os que ficaram no mormonismo e permanecem sob a orientação alienante dos líderes de Utah, as informações constantes que têm surgido são altamente preocupantes. Cada vez mais, fica evidenciado de que Deus não tem nada a ver com esta obra.
Não gosto muito de citar escrituras bíblicas para confrontar o mormonismo, mas existe uma que diz que “a verdade vos libertará” (João 8:32). É necessário uma mente aberta, para que a verdade possa funcionar como deveria.

  
REFERÊNCIAS

Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com - Ao comentar, por favor, coloque um nome ou iniciais, para uma breve identificação. 

WILLIAMS, Jon Gary. The Book of Mormon: A Book of Mistakes, Error, and Fraud. Apologetics Press, Inc. 230. Landmark Drive. Montgomery, AL 36117 U.S.A.

Um comentário:

  1. COMENTÁRIO MODERADO VIA FACEBOOK!


    Olavo Dos Santos Martins
    14 de agosto de 2013 22:24
    Uma coisa que eu não consigo mais engolir, nem aceitar, hoje em dia é aquela declaração, que diz.:"E agora, se há falhas, são erros dos homens; não condeneis portanto as coisas de Deus, para que sejais declarados sem mancha no tribunal de Cristo." (Livro de Mórmon, página 5) Façam-me o favor!... Não posso aceitar que Deus ia permitir que se burlassem dele, sendo Ele PERFEITO. Isso é um absurdo! Inaceitável!...

    ResponderExcluir