Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O TEMPLO DE NÉFI



     Ao lermos o Livro de Mórmon, deparamos com algo singular. Logo que Néfi e seus irmãos e irmãs chegaram no continente americano, conforme os vagos relatos no suposto “livro mais perfeito do mundo”, dividiram-se em grupos. Os nefitas e os lamanitas! Logo, os seguidores de Néfi, foram chamados de nefitas e os seguidores de Lamã foram denominados lamanitas.
Não demorou muitos anos, a industriosidade dos nefitas possibilitou algo fantástico, a construção de um templo segundo os moldes do templo bíblico de Salomão, conforme os detalhes encontrados na Bíblia. Vejamos um pouco sobre o Templo de Salomão:
O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico transmitido por Davi, seu pai (1º Reis 6:1; 1º Crônicas 28:11-19). O trabalho prosseguiu por sete anos. (1º Reis 6:37, 38) Em troca de trigo, cevada, azeite e vinho, Hiram ou Hirão, o rei de Tiro, forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra. Ao organizar o trabalho, Salomão convocou 30.000 homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipes de 10.000 a cada mês. Convocou 70.000 dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores, e 80.000 como cortadores (1º Reis 5:15; 9:20, 21; 2 Crónicas 2:2). Como responsáveis pelo serviço, Salomão nomeou 550 homens e, ao que parece, 3.300 como ajudantes (1º Reis 5:16; 9:22, 23). Salomão mandou entalhar grandes pedras (1º Reis 5:15) que eram encaixadas umas nas outras, de forma que não se usavam ferramentas para entalhar na obra (não se ouviam martelos ou instrumentos de ferro na obra). Ele levou sete anos para ser concluído.
Já no continente americano, passados 15 a 30 anos, depois da chegada da família de Leí e Néfi encontramos o seguinte em 2º Néfi: 5:

“E eu, Néfi, construí um templo; e construí-o conforme o modelo do templo de Salomão, só não tendo sido construído com tantas coisas preciosas, porque elas não existiam naquela terra; portanto não podia ele ser construído como o templo de Salomão. O tipo de sua construção, porém, era igual ao do templo de Salomão; e sua execução era consideravelmente esmerada.”

Quando Néfi escreveu estas palavras ele já tinha saído de Jerusalém havia no máximo trinta anos, conforme as referências no próprio Livro de Mórmon. Como a família de Leí ficou no deserto por oito anos, e levou mais alguns construindo o navio, que os faria cruzar meio mundo, eles estavam na terra prometida há menos de vinte anos.
Nesses vinte anos, Néfi e seu pequeno grupo de seguidores, já tinham sepultado seu pai Leí. Já tinham travado uma luta contra os Lamanitas. Já tinham migrado como nômades algumas vezes, construído novas casas, plantado e colhido grãos, feito espadas ao modelo da de Labão, escrito sua história em dois registros de placas, cuidado de suas famílias, e, em seu tempo livre, construído o templo segundo o modelo de Salomão. Eles realmente eram grandes construtores. Esse foi um dos feitos mais fantásticos da imaginação smitiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário