Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 31 de julho de 2017

JOSEPH SMITH, PORTADOR DA SINDROME DE GESCHWIND


Quando pensamos que aprendemos tudo sobre Joseph Smith Jr., na verdade, nós estamos apenas num momento embrionário do conhecimento desse homem, que foi o responsável pela ruína de milhões de pessoas, ao longo da história do mormonismo.
No livro “The Making of a Prophet", o autor Dan Vogel fez um estudo do comportamento de Joseph Smith Jr.. Ele delineou sobre a sua conduta como um líder eclesiástico do século XIX.  Joseph Smith Jr. fora criado num ambiente religioso. A família dele era muito ligada às leituras da Bíblia. Seguiam invariavelmente alguma religião local, um ramo ou filial estabelecidos aos arredores do lar dos Smiths.
O próprio Joseph Smith Jr. em Pérola de Grande Valor relatando a sua história, nos confirma isso. Desde pequenino, Joseph tinha uma inclinação religiosa. Ele era um voraz leitor da Bíblia. Tanto que certo dia, ele afirmou ter lido uma passagem em Tiago, no Novo Testamento que dizia que se uma pessoa tivesse alguma dúvida, ela deveria perguntar à Deus, e que o próprio Deus a responderia.
Joseph Smith acreditava que ele era diferente das demais pessoas. Ele acreditava em seus dons espirituais e que Deus tinha um chamado divino para ele. Ele deveria organizar uma igreja, uma religião. Isso é tão verdade que certa vez, após a organização da Igreja Mórmon, ele escreveu:


"Eu sou o único homem que sempre conseguiu manter toda a igreja unida desde os dias de Adão; Uma grande maioria do todo permaneceu perto de mim: nem Paulo, João, Pedro, nem Jesus nunca fizeram isso. Eu me vanglorio de que nenhum homem tenha feito tal trabalho como eu; Os seguidores de Jesus fugiram dele; Os santos dos últimos dias nunca fugiram de mim ainda."


Joseph Smith acreditava em seus próprios Dons Espirituais. Ele acreditava que em algumas ocasiões, ele era superior a Jesus Cristo. O Livro de Mórmon reflete significativamente, suas situações e seus próprios dilemas. Segundo o autor Dan Vogel, Joseph tinha essa hiperreligiosidade. Um sentimento intenso e um desejo de estar sempre ligado à religião. Na Seção 76 de D&C, versículo 12 Joseph escreveu sobre uma visão:


“Pelo poder do Espírito abriram-se nossos olhos e iluminou-se nosso entendimento, de modo a vermos e compreendermos as coisas de Deus”.


Além dessa auto-crença, dessa egocentricidade espiritual, Joseph Smith ainda tinha uma compulsão por grafia. Ele gostava e vivia sempre escrevendo. O Livro de Mórmon, Doutrina & Convênios, Pérola de Grande Valor são suas obras apresentadas aos seus seguidores ao longo dos anos. Além dessas chamadas “obras-padrão”, Joseph ainda escrevia em diários, e periódicos locais. Alguns escritos dele já foram publicados por sua Igreja: “Ensinamentos do Profeta Joseph Smith”, Joseph Smith Papers, entre outros.
Além desses comportamentos já citados, esse homem ainda tinha um comportamento sexual atípico. Uma disfunção. Uma hipersexualidade. Joseph Smith Jr. teve mais de quarenta mulheres e manteve relações sexuais com a maioria delas antes de sacramentar a cerimônia do casamento ou selamento. Ele era, conforme nós podemos definir em nossos dias, um tarado, um maníaco, um pedófilo, pois teve esposas menores de idade. Uma delas, não menstruava ainda (Hellen Mar Kimball com 14 anos).
Essas três características, as hiperreligiosidade, a hipergrafia e a hipersexualidade definem uma neuro comportamental, condição denominada de Síndrome de Geschwind.
Essa Síndrome se desenvolve através da epilepsia do sulco lobo central no cérebro humano, responsável pela causa mais comum de crises epiléticas. Podemos confirmar um surto de epilepsia em Joseph Smith no Livro de Pérola de Grande Valor, capítulo 1, versículo 15:


“Depois de me haver retirado para o lugar que previamente escolhera, tendo olhado ao redor e encontrando-me só, ajoelhei-me e comecei a oferecer a Deus os desejos de meu coração. Apenas iniciara, imediatamente se apoderou de mim uma força que me dominou por completo; e tão assombrosa foi sua influência que se me travou a língua, de modo que eu não podia falar. Uma densa escuridão formou-se ao meu redor e pareceu-me, por um momento, que eu estava condenado a uma destruição súbita”.


Esses escritos traduzem com clareza uma crise de epilepsia (afecção que se manifesta por crises de perda da consciência, acompanhadas de convulsões, que surgem em intervalos irregulares de tempo). Joseph Smith, através do seu comportamento, foi diagnosticado como uma pessoa doente. Não era um homem enviado por Deus. Nunca foi. Não tinha nada de divino. Nenhum poder ou dom sobrenatural. Era uma pessoa que precisava urgentemente, na sua época, ser diagnosticada como um doente mental. Infelizmente, não havia como seus seguidores saberem dessa Síndrome naqueles tempos. Por isso, o mormonismo floresceu da maneira como o encontramos hoje.
Cabe a nós que saímos do mormonismo alertar aqueles que estão envoltos com essa doutrina. Envoltos com os delírios de Joseph Smith Jr. Aos que estão lá dentro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nós rogamos que pesquisem mais sobre o assunto. Abram vossos olhos para a razão.









4 comentários:

  1. Joseph era mentalmente doente, talvez ele tenha tido uma alucinação mas realmente acreditasse que teve uma visão.
    Mas agora, em relação ao Livro de Mórmon, ele disse que encontrou as placas e as traduziu, e neste caso só posso concluir que ele deliberadamente não disse a verdade.
    Joseph Smith usou de sua condição de profeta para conseguir dinheiro, poder e mulheres.
    Doutrina e Convênios, longe de ser revalação de Deus, na verdade reflete o que Joseph Smith pensava, e os métodos para manipular as pessoas.
    Ao que tudo indica, ao ir para o oeste, a intenção de Joseph era de viver em um país independente, onde ele seria o rei.
    As influencias nefastas do mormonismo se perpetuam até hoje, ainda bem que existe a internet para alertar aqueles que possam ser seduzidos pelo mormonismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce Anderson! Ele era manipulador, mentiroso,orgulhoso , maniaco,sabia muito bem o que estava fazendo.

      Excluir
  2. Puxa vida, que libertação, eu estou neste processo agora, infelizmente vejo que não conseguirei levar outras pessoas.... abraço Raquel -

    ResponderExcluir
  3. Tá cheio de malandros nessa seita que sabem que o Joseph era um maluco, mas usam a seita pra se aproveitar da inocência de gente de boa fé.

    ResponderExcluir