Traduza para outra Lingua!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

A VALIDADE DO PERIÓDICO "THE JOURNAL OF DISCOURSES"

Texto de Antonio Carlos Popinhaki


George Darling Watt nasceu no dia 12 de maio de 1812 em Manchester, Inglaterra, faleceu em 24 de outubro de 1881 no território de Utah. Foi o primeiro converso ao mormonismo batizado nas Ilhas Britânicas em 30 de julho de 1837. Com a morte do “profeta Smith”, seguiu o mormonismo como membro da igreja Mórmon brighamita (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), sucessora da original criada por Joseph Smith Júnior. Foi secretário de Brigham Young, e o principal editor do "The Journal of Discourses" (periódico iniciado em 1853), posteriormente, Watt foi encarregado de criar um mecanismo para imigrantes e pessoas que aceitariam o mormonismo não-falantes do inglês, chamado popularmente de “Alfabeto Deseret”. Um total fracasso!

Em 1842, deixou a sua Inglaterra para juntar-se aos “Santos” de Nauvoo, Illinois. Quatro anos depois, em 1846, ele e a esposa foram enviados para servirem como missionários na terra natal de Watt. Retornaram em 1850 para Utah, onde Watt trabalhou como repórter para o periódico “Deseret News”. Também recebeu uma tarefa importante, a de ser escriturário particular de Brigham Young, o sucessor de Joseph Smith Júnior na ramificação conhecida como Mórmons brighamitas.

Usando suas habilidades, Watt começou a registrar os sermões proferidos por Young e outros líderes da Igreja. A partir de 1853, Watt publicou esses sermões em um periódico conhecido como "The Journal of Discourses". Watt permaneceu como o principal editor do Journal até 1868.

Em 1869, Watt foi desassociado do corpo da Igreja, por seguir os ensinamentos do dissidente William S. Godbe. Foi disciplinado pelo Quórum dos Doze Apóstolos. Embora estivesse inicialmente arrependido e desejasse retornar à plena comunhão na Igreja SUD, foi excomungado em 3 de maio de 1874. Entretanto, a sua principal obra permaneceu e é, sim, um conjunto de livros canônicos do mormonismo brighamita. “The Journal of Discourses” trata da compilação de vários discursos, sermões e treinamentos proferidos pela liderança Mórmon.

Desde o início das publicações, até os dias atuais, vários discursos e treinamentos proferidos por líderes do mormonismo utilizam seus textos para fundamentarem suas opiniões e argumentos. Doravante, eles sempre retiram cuidadosamente os assuntos polêmicos encontrados naqueles 26 volumes. Apesar de todos os escritos serem proferidos por pessoas que se diziam representantes de Deus na terra, muitas citações são deveras pesadas e embaraçosas para a doutrina do mormonismo atual.

No "The Journal of Discourses" encontramos citações sobre o tratamento dado aos negros, como uma raça inferior. Encontramos a doutrina do Pai-Adão, onde Brigham Young diz claramente que Adão é o nosso Deus. Encontramos inúmeras citações referenciando a prática da poligamia.

O assunto surge para mostrar a todos os membros do mormonismo que questionam as minhas publicações referenciadas pelo periódico, que, quando faço isso, não estou usando “literatura anti-mórmon”, pelo contrário, o “The Journal of Discourses” ou simplesmente, o “Diário de Discursos” se trata sim, de uma publicação oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É uma compilação de 26 volumes de sermões, discursos e treinamentos proferidos pelos Presidentes e Apóstolos dessa organização por cerca de 35 anos. Nesse período, houve vários homens que foram nomeados oficialmente pela Igreja para registrar tais sermões, discursos e proferimentos, como sendo o próprio Deus orientando o povo.

O volume 1 da série, contém uma carta da primeira presidência, composta na ocasião por Brigham Young, Heber C. Kimball e Willard Richards, de 1.º de junho de 1853, autorizando a publicação dos sermões. Um antigo gerente adjunto da empresa Mórmon “Deseret Book Company” deu o seguinte endosso do "The Journal of Discourses" numa carta em 12 de junho de 1963. “Tendo em sua biblioteca os 26 volumes do ‘The Journal of Discourses’, você tem uma biblioteca que contém os sermões dos presidentes e apóstolos da Igreja. Se qualquer um lhe disser que os sermões neles não são reconhecidos pela Igreja, eles não sabem o que estão falando”.

O "The Journal of Discourses" foi listado como uma publicação oficial dentro das suas muitas publicações. O "The Journal of Discourses" é repetidamente citado em publicações da Igreja Mórmon brighamita em relatos de conferências semestrais. Veja, por exemplo:


  • Essentials in Church History, de Joseph Fielding Smith, publicado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pág. 674.

  • Deseret News 1989–90 Church Almanac, pág. 188, publicado por uma companhia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

  • Doutrinas do Evangelho, Manual do Estudante, Religião 231 e 232, publicados pelo Sistema Educacional da Igreja, 1986, p.83.

  • Ensign Magazine (publicação oficial da Igreja SUD) de maio de 1996, Conferência de James E. Faust, da primeira presidência, p.7.


É inconsistente os membros do mormonismo questionarem a precisão do “The Journal of Discourses”, enquanto os líderes da Igreja o continuam citando. Eles nunca escreveram a citação com uma retratação sobre a precisão do relato. Esse assunto só surge quando alguém fora do mormonismo, cita algo de seus líderes, deixando-os envergonhados. É um padrão duplo. Qualquer postagem que fale sobre as controvérsias lá contidas, como racismo ou poligamia, por exemplo, traz uma carga de rebatimentos a esmo por parte de membros desorientados, que tentam exaustivamente afirmar, que o periódico não era uma publicação oficial da Igreja, ou que os artigos não eram inspirados. Ora, se não eram inspirados, porque então esses mesmos homens que se autodenominavam profetas, escreveram para polemizar futuramente a sua doutrina? Qual o sentido de tudo isso?

Vejamos mais um pouco sobre o que outros líderes da Igreja de Jesus Cristo falaram sobre o periódico:

The Journal of Discourses” merecidamente é classificado como uma das obras-padrão da Igreja, e todos os santos que vivem em retidão certamente deveriam acolher com alegria o artigo (questão), revelada”. (Presidente George Q. Cannon, Journal of Discourses, Prefácio, Volume 8.)

Cada sucessivo volume destes discursos é uma preciosa mina de riqueza, contendo pérolas de grande valor. O investigador diligente encontrará uma ampla recompensa por seu trabalho. Após os pais e as mães desta geração terem-no estudado em suas vidas. Os filhos dos filhos ainda encontrarão mais, e regozijarão porque este volume de discursos foi passado de seus pais para ajudá-los a seguir o caminho da vida”. (Prefácio Orson Pratt, apóstolo. Volume 3).

É impossível dar um valor monetário para os volumes anteriores desta publicação… Quem lê os enunciados dos servos de Deus, contidas neste livro, sob a mesma influência pelo qual os alto-falantes foram inspirados, não pode deixar de receber o lucro de sua leitura”. (Presidente Joseph F. Smith, Prefácio, Volume 18).

Temos o grande prazer em apresentar para os santos e ao mundo… The Journal of Discourses, o qual encontrarão ricos tesouros de informações sobre os gloriosos princípios da Vida Eterna, revelados através de servos ungidos de Deus nestes últimos dias. Todos os que lerem os discursos contidos nestes volumes serão seriamente recomendados a adaptá-los às suas vidas através da prática, e podemos com confiança assegurar-lhes que, assim fazendo, estarão adquirindo conhecimentos para a sua salvação e exaltação no Reino Celestial”. (Apóstolo Albert Carrington, Journal of Discourses, Prefácio, Volume 15).

Não preciso escrever mais nada a respeito. Porém, não posso aceitar nenhum comentário de membros adeptos ao mormonismo, desmerecendo esse jornal ou suas publicações. Agora, se os escritos lá expostos, embaraçam os membros, não posso fazer nada. Não sou profeta, nem milagreiro.


Referências:


http://journalofdiscourses.com/


https://en.wikipedia.org/wiki/George_D._Watt


https://en.wikipedia.org/wiki/Journal_of_Discourses


O mormonismo e o The Journal of Discourses. Disponível em: https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8zODRmZDkwOC9wb2RjYXN0L3Jzcw/episode/YjczOWNkMjgtMzU1NS00YmE1LTk3NjUtOGUxNjE3MDZmZmM2?sa=X&ved=0CAcQuIEEahcKEwiw9sHS8ZjuAhUAAAAAHQAAAAAQSA


Nenhum comentário:

Postar um comentário