Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MORMONISMO - RAZÕES PARA O DESCRÉDITO



As razões que levam os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias com o passar dos anos a desacreditarem na sua doutrina são múltiplas. Geralmente um membro começa sua jornada à desfiliação do mormonismo devido ao ceticismo sobre a autenticidade de suas experiências espirituais dentro da doutrina Mórmon. Foi assim comigo e com a maioria das pessoas. E olhem que eu era um “portador do sacerdócio”. Aproveito a oportunidade e atesto aqui, solenemente, que nunca em minha vida, eu vi o tal poder do sacerdócio em ação.
A maioria dos ex-Mórmons, como são chamados os ex-membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, deixou a Igreja justamente por terem obtido algum conhecimento intelectual específico. No meu caso, só fui abrir os meus olhos após o contato com a internet e quando fiz um curso superior. Após o exercício das faculdades cognitivas, a maioria, entra em descrédito total quanto a doutrina ensinada e praticada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
É fomentado pela liderança, através de discursos, aulas e treinamento, direcionado aos membros que lá permanecem, para chamar os que começam a racionalizar de apóstatas. Certa ocasião, quando eu já estava quase saindo da Igreja. Pouco antes do meu pedido de remoção de nome dos registros da Igreja, através de Ação Administrativa. Estava lendo um livro de Erich Von Däniken. O livro era sobre achados arqueológicos na América do Sul. O autor comentava no seu livro sobre o suposto templo construído por Néfi, descrito no Livro de Mórmon. Foi feito um breve relato sobre o templo, o livro de Mórmon e Joseph Smith. Pois bem, eu emprestei a obra literária para uma mulher, membro da Igreja, ler e posteriormente, conversarmos sobre isso. Ela deu uma olhada no livro do escritor Suíço e me devolveu prontamente, dizendo que não leria nada que falasse mal de Joseph Smith. Então é isso mesmo. Os que permanecem na cegueira e escuridão racional chamam os que racionalizam de apóstatas. Dizem que um apóstata é aquele membro que se afasta da doutrina pura e correta.
Outra razão que leva um membro a se afastar do mormonismo é a sua descrença em Joseph Smith e seu chamado profético. Também, no fruto de seu trabalho, o livro de Mórmon. Esse livro não traz nenhuma evidência comprobatória de cunho arqueológico, antropológico, genético e linguístico. Pelo contrário, até mesmo cientistas que se dizem Santos dos Últimos Dias, questionam o conteúdo do livro. Muitos publicam seus estudos e conclusões científicas. Alguns deles, muitas vezes, são excomungados pela liderança da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A acusação? Evidentemente, por se tratar de total apostasia, segundo suas inspiradas concepções.
Além do rejeito do livro de Mórmon, vem logo em seguida, o livro de Abraão, geralmente, pelos mesmos motivos expostos anteriormente. Não há nenhuma evidência de que nenhum dos três fac-símiles que estão estampados no livro de Abraão possa conter matéria-prima suficiente para a produção de todo o texto em inglês. Entretanto! Há comprovação hoje em dia de que a tradução é 100% falsa. Os fac-símiles nada mais são do que instruções sobre embalsamamento de mortos. Nada tem escrito lá que fale de Kolob ou outras fantasias da cabeça de Joseph Smith.

11 comentários:

  1. Seu Antonio.. o senhor quer um copo d'agua pra se acalmar?

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito esse post do seu blog. O descrédito mórmon começou a ocorrer quando a partir da dessiminação da internet (a partir de 1997), foram mostrados todos os erros do mormonismo, ou através de publicações antes só restritas aos lideres mórmon, ou através de pessoas que foram descobrindo os erros do passado, percebendo-os e depois divulgando na rede mundial de computadores. As religiões não tem controle sobre a rede mundial de computadores. Podem ter muito poder aquisitivo e propriedades, mas não controlam o que as pessoas compartilham na rede mundial. A partir de divulgações, até membros mais antigos e experientes "cairam fora" dos mórmons e de outras religiões, pois descobriram que era tudo enganação, invenção e estorinhas falsas. Esse fenomeno da internet também ocorre em outros seguimentos religiosos, os TJs, IURD, ICAR, AST, AD,CCB, etc... ....enganam e pagam um alto preço por não dizerem e assumirem a verdade, que somos todos falhos e imperfeitos, que Deus é perfeito, único perfeito. Profetas, pastores, lideres, homens mortais erram e estão abaixo de Deus. Religiões soberbas e enganadoras, agora estão percebendo que seus prédios religiosos ficam vazios, pois ninguém é mais ingênuo, todos acessam a internet e ficam sabendo de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Edson!
    Eu imagino que da mesma forma que o moromonismo, essas outras denominações que você citou devem estar desesperadamente nervosas para conter o esvaziamento das suas reuniões e cultos. O mormonismo aqui na minha cidade está indo de mal a pior. Segundo me informaram, a Ala aqui em frequencia menor do que um ramo já. Houve um esvaziamento em massa. Razão disso? Os membros tem computadores em casa e buscam informaçõese sobre a seita na internet.

    ResponderExcluir
  4. Os membros tem computadores em casa e buscam informaçõese sobre a seita na internet.

    Fiquei satisfeito com essa informação. Soube recentemente q a la q eu me batizei está as moscas e uma outra ala na mesma cidade fechou ! Aleluia!!! Deus existe!!!

    ResponderExcluir
  5. (Via email)

    Ola Popinhaki,


    Li o artigo que me envistes e gostaria de tecer alguns comentarios a respeito:

    Eh natural que sempre ha oposicao em todas as coisas. Aqui, tudo o que a igreja faz tem sempre muitos olhos em cima para criticar. Porque a igreja eh alvo de tantas criticas?

    Porque ela eh a Igreja do Salvador eh o Seu reino aqui preparando a terra para o milenio. Quando o salvador esteve aqui pregando entre os povos ele sempre foi alvo de muitas criticas injustas, porem para aqueles pessoas as criticas procediam porque eles nao acreditavam que o salvador era o filho de Deus com a missao divina de salvar a humanidade.

    Tudo esta na maneira como vemos as coisas. As pessoas que nao acreditam que a igreja de Jesus Cristo esta aqui na terra e eh guiada sob inspiracao, entao se utilizam da missao da igreja para criticar e fazer piadas e perseguicoes.

    Ha OUTRAS MANEIRAS de se olhar para o centro de conferencias e tambem para a modernizacao da cidade. A igreja sempre se projetou para o futuro porque eh guiada por revelacoes e mesmo que haja criticas e oposicoes, o reino de Deus vai avante.

    A igreja tem ajudado a humanidade de muitas maneiras. Alem da espiritual que eh a mais importante, ela esta sempre presente nos projetos de ajuda nas catastrofes e muitos outros tipos de ajuda humanitaria. Ha centenas de casais fazendo missao humanitaria com todo o suporte da igreja, nns paises mais pobres do mundo.
    Nao podemos consertar o mundo imediatamente. Nem o Salvador fez isso quando esteve aqui. A pobreza ja existe ha milhares de anos. Lembro-me de numa ocasiao, quando o Apostolo Pedro estava pregando, ele falou ao mendigo que pedia esmolas, ele disse: " dinheiro nao temos, mas o que temos te damos e curou o mendigo enfermo"

    Nao podemos consertar tudo o que esta estragado ao nosso redor, as vezes nem mesmo na nossa familia, mas aquilo que pudermos fazer, nos o faremos e a igreja esta fazendo isso muito bem.

    SE TIVESSES A oportunidade de visitar o centro humanitario da igreja, entao verias o que eh essa ajuda. Nao precisamos abrir a boca e alardear o que fazemos e nem precisamos disso. O Salvador mesmo disse que a mao direita nao saiba o que a esquerda doou.
    Bem, ainda que os caes ladram, a caravana passa. Foi assim quando mataram o profeta Joseph Smith eles pensavam que estariam acabando exterminando com a igreja. Mal sabiam eles que essa pedra foi cortada sem maos humanas e esta rolando e se tornando grande em todo mundo ate a volta de nosso salvador Jesus Cristo.

    Muitos serao enganados pelas nevoas da escuridao, assim como o sonho de Lehi. Nunca vi algo mais significativo para nossos dias do que o sonho de Lehi. Muitos se unirao ao edificio que mofa dos que procuram seguir ao senhor. Muitos largaram a barra de ferro que eh o evangelho e se perderam na nevoa da escuridao, da duvida e da desobediencia, mas tambem muitos se agarraram na barra de ferro e conseguiram chegar ate a arvore e provar do fruto, que simboliza o amor de Deus a todos os homens atraves do Sacrificio expiatorio de Salvador.

    Popinhaki, ha muitas pessoas com talento para escrever e infelizmente usam esse talento para desviar os crentes de sua feh. Essa historia se repete como no Livro de Mormon, o Zeezron que tentou desviar as pessoas do caminho, usando suas palavras convincentes. Felizmente ele se converteu, porem Corior, o anticristo teve outro rumo.

    Para encerrar minhas palavras eu so tenho a dizer que as coisas de Deus so se entendem pelo espirito contrito e um coracao quebrantado. Tem sido assim desde a criacao do mundo, o Senhor tem ocultado seus misterios aos sabios e instruidos e revelados aos humildes e pequenos diante do mundo.

    Um abraco e um feliz ano novo estendidos a sua familia.
    com minha amizade e estima.
    Dalila

    ResponderExcluir
  6. Edson e José Carlos eu discordo de vcs no que diz respeito a decadência de algumas religiões,a IURD na minha holistica não está em decadência,muito pelo contrário,seus templos estão sempre lotados de fiéis em busca da prosperidade financeira e o que faz a gente pensar que ela está decadente é quando percebemos que fechou algum templo;más a IURD ela estipula metas de arrecadação aos seus pastores e se em determinado bairro a meta não é atingida sucessivamente, eles fecham e vão pra outro local,na verdade ela funciona como uma empresa em busca de lucro.Outra estratégia usada por eles é o plágio,eles estão plagiando o catolicismo e o kadercismo em seus cultos e programas de tv,notem que na seção de descarrego eles ficam todos de branco e oram em circulo semelhante os espiritas e em alguns progamas o bispo coloca uma batina parecida com a de um padre católico e estão fazendo procissão e acendendo velas.Conheci uma senhora espirita que me disse que ia na IURD porque era a que mais se identificava com os preceitos religiosos dela.O catolicismo não estar decadente, muito pelo contrario,a trez décadas atrás os fiéis católicos praticantes em sua maioria era composto por pessoas idosas,atualmente a igreja estar lotada de jovens e têm conseguido uma propagação muito positiva na comunicação televisiva e através do rádio.Outro detalhe importante que têm motivado o retorno de membros foi a renovação que a icar possou nestes 30 anos, o católico de hoje ler a biblia,faz orações espontâneas,jejua e faz um trabalho humanitário muito abrangente, e a renovação carismática também têm atraido muitas pessoas pra igreja,apesar de eu não ter me identificado com o fato de o culto deles ser muito parecido com os pentecostais, eu não gosto,más não reprovo e uso meu livre arbitrio pra frequentar a missa ou celebrações da maneira mais silenciosa e nunca fui cobrado ou discriminado por isso,foi justamente este detalhe que me fez retornar ao catolicismo,LIBERDADE DE ESCOLHA,lá ninguem te cobra nada,ninguém te vigia,não ficam batendo em sua porta pra saber o porque não foi a igreja no ultimo domingo,aliás a icar nem proselitismo faz,más as portas estão sempre abertas e sinto um aconchego muito forte quando retorno a missa depois de algumas semanas de afastamento.Reconheço também que existe pessoas hipóclitas e poblemáticas na igreja e sou contra o celibato,más quando vou a missa não fico procurando perfeição em pessoas cheias de defeitos igualmente a mim,vou pra louvar pedir perdão e agradecer por tudo de bom que nosso senhor têm dado frequêntimente em minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Deixei de ser católico há muito tempo:
    1) Adoração de imagens e santos, contrários aos 10 mandamentos (não farás para ti imagens de escultura);
    2) Confissão articulada ao padre - só devemos nos confessar diretamente para Deus e não aos homens pecadores como nós;
    3) O Celibato é anti-bíblico e uma forma de opressão aos padres, bispos, arcebispos, etc católicos
    4) Embora a igreja católica realize muitas obras caridosas, ela contém doutrinas falsas e inventadas pelos homens;
    5) O Papa não é infalível como a ICAR alega, ele é pecador como nós. Em visitas a países pessoas fanáticas até fazem assentos de ouro para esse homem, idolatrando uma figura nada mais que política e pouca religiosidade (aparência)
    6) O batismo católico é de origem pagã, a própria bíblia afirma que o batismo é por imersão e não por aspersão.
    7) Outras doutrinas falsas e intragáveis da ICAR.

    ResponderExcluir
  8. Edson meu brother!vc não entendeu o meu comentário, não estou questionando doutrinas e crenças e tão pouco propagando o catolicismo em um brog de ex mormon, o que questionei foi o fato de vc ter citado que a icar e iurd estão decadêntes e na verdade não estão.Respeito a sua opinião e compreendo as sequelas que o mormonismo causou em seus neurônios,diferêntemente de vc larguei o protestantismo a muito tempo,antes de ser mormon,frequentei a igreja bastista na minha adolescência e hoje através da HISTÓRIA aprendi que os protestantes foram tão cruéis semelhantes aos católicos, a diferênça é o perdão que a icar pediu e foi divulgado em todos os continentes e os protestantes escondem um passado sanguinário e não assumem um presente de exploração com doutrinas de prosperidade.A imigração calvinista pro EUA foi uma carnificina contra os indios,a Kun ku klam cujo seu simbolo é W.A.S.P, sigla que significa BRANCOS ANGROS SAXÕES E PROTESTANTES,perseguem e matam as minorias raciais até os dias de hoje, as crianças católicas da Irlanda do Norte continuam sendo apredejadas pelos protestantes quando elas passam por seus bairros para irem a escola.Emfim Brother todo seguimento religioso é sujo e manipulado pelos homens,mormonismo,catolicismo,protestantismo etc...continuam sendo dirigidos por homens igualmente a nós,com defeitos e sensiveis ao pecado.Quando vou a missa é pra adorar ao nosso senhor e perdi perdão pro meus pecados que são muitos,não me apego a doutrinas e dogmas e na icar não sou cobrado e tão pouco discriminado por meus atos falhos.Ao ler seu comentário pude perceber que resta um pouco de sangue mormon em suas veias.aloha!brother!

    ResponderExcluir
  9. Com o descoberta da internet as religiões em geral ficaram em maus lençóis, os podres estão sendo mostrados e nada pode ser escondido dos internautas.
    Ninguém é mais bobo. Todos pesquisam, perguntam e se inteiram dos problemas passados e presentes das religiões.
    Mesmo a IURD tem programas de reativação de fiéis, na TV sempre apelam aos afastados que retornem para suas catedrais da fé.
    Na ICAR acredito que nem 5% da população católica frequenta regularmente missas e procissões.
    Na mórmon acredito que nem chegue a 20%, o restante é inativo.
    Assim vai, cada religião tem uma história, na maioria negativa e tentam a todo custo encobrir as verdades, mas o povo sempre fala e diz o que acontece nessas religiões. Isso serve de alerta para as pessoas analisarem em que tipo de religião estão entrando.

    ResponderExcluir
  10. Pode crêr my friend!Eu acredito que o mundo é perfeito e todas as pessoas são felizes(más será que são?).Acredito também que é melhor ser uma metamorfose ambulante do que ter uma opinião formada sobre tudo(toca Raul!).Acredito tambèm que tuas ideias não correspondem aos fatos, porque o tempo não para(viva cazuza!). Abraços brother!

    ResponderExcluir
  11. tenho um blog bom pra visitar!

    www.anjomoroni.com.br

    joguem perguntas fortes lá e vamos ver o que acontece, por favor :D

    ResponderExcluir