Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O LIVRO DE MÓRMON E A CAÇA AOS ELEFANTES – ANACRONISMOS


Um "anacronismo" é algo que não se encaixa no tempo ou lugar para o qual é reivindicada. Por exemplo, um conto do Rei Henrique VIII assistindo televisão seria anacrônica (período de tempo errado).
O Livro de Mórmon tem sido frequentemente acusado de conter numerosos anacronismos. As seis categorias são: (1) fauna (animais), (2) flora (plantas/vegetação) e têxtil (seda e linho), (3) guerra (4); metais; (5) o cristianismo pré-cristão, e (6) bússola, moedas e outros itens diversos.
A maioria dessas categorias tem algumas semelhanças. Para os que defendem a tese de que o livro é verdadeiro, o apontam, sem fundamento científico, para a possibilidade de que tais coisas estavam nas Américas. Contudo, sem poderem explicar, dizem que as evidências desapareceram com o tempo. Outra tese desses defensores, é que as evidências comprobatórias ainda não foram encontradas. A terceira tese, talvez a mais absurda, a meu ver, soa como um argumento de desespero, é que os títulos do Livro de Mórmon são baseados numa nova titulação dos itens do Novo Mundo, familiarizados com títulos do Velho Mundo.
Dizem os líderes d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, As peças estavam aqui, mas desapareceram ou ainda não foram encontrados”. Arqueólogos, antropólogos e linguístas, afirmam que nunca foi encontrada nenhuma evidência, até o presente momento, em sítios pré-colombianos da Mesoamérica, que justifiquem ou comprovem qualquer conteúdo exposto no Livro de Mórmon. Portanto, para muitos cientistas, Mórmons ou não Mórmons, se supõe que essas coisas não existem, e nunca existiram.
Para continuar, farei uma pequena análise sobre os ensinamentos dos líderes da Igreja SUD. Ressalto seus argumentos que “nem tudo o que já existiu na Mesoamérica foi encontrado, não podemos dizer positivamente que algo não existe”. Só que tem um detalhe, no início do artigo enumerei seis anacronismos. É improvável que nenhum destes, possa ter deixado algum vestígio comprobatório. Constantemente, são encontrados vestígios de povos que viveram nas Américas, mas geralmente são da idade média. É comum a própria Igreja tentar enganar os incautos, membros e prosélitos, com literatura e ilustrações que contêm informações dos incas, Maias e Astecas. Esses povos não são, de forma alguma, nefitas ou lamanitas, como eram chamados os povos descritos no Livro de Mórmon. 
Dias atrás, lendo na internet, deparei com um apologista Mórmon que defendia a existência de elefantes aqui no continente americano, conforme descrito no Livro e Mórmon. Este membro iludido, num ato de desespero, tenta justificar que “Os nomes que aparecem no Livro de Mórmon são resultado de uma nova rotulagem, de acordo com nomes conhecidos através dos anos. Em várias culturas, as pessoas têm colocado novos nomes em coisas, por não estarem familiarizados com nomes conhecidos. Os gregos, por exemplo, quando encontraram o primeiro hipopótamo no rio Nilo, o rebatizaram de "cavalo do rio". Isso quer dizer, como não há provas, agora não existiram elefantes na América? Mas algum outro animal que foi rebatizado de elefante?
Para encerrar, gostaria de salientar que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi estabelecida por Joseph Smith. Um rapaz que vivia enganando pessoas com promessas de ter o dom de encontrar tesouros ocultos. Este mesmo rapaz, disse que recebeu a visita de um anjo, que ele nem mesmo sabia dizer o nome. Pois nos primeiros registros da Igreja, o nome do anjo era Néfi, depois virou Morôni. Recebe deste anjo um conjunto de placas de ouro. Carregou sozinho, esse conjunto de placas de ouro. Conforme sua descrição de tamanho, pelos cálculos de muitos, pesariam mais de 100 quilos. Ele manipulava estas placas, movendo-as com facilidade para vários lugares. O incrível é que nunca ninguém conseguia vê-las, a não ser ele próprio. Este Jovem devia ser muito forte. Para ele, carregar mais de 100 quilos, era como carregar um brinquedo. Nem a esposa, nem aquelas pessoas que o ajudaram na prática de tradução, conseguiram ver tais placas de ouro.
Para mim, esse livro é pura fantasia. Qualquer um dos seis anacronismos apontados aqui está no livro para quem quiser ler. É improvável que nenhum desses não pudesse ter deixado algum vestígio, caso o livro fosse verdadeiro. Todavia, é tão absurdo o seu conteúdo que nem vale à pena alguém ler. Eu não recomendo sua leitura. A igreja que Joseph Smith fundou tem cerca de 219 ramificações. Muitas dessas, não aceita o Livro de Mórmon como uma escritura sagrada. Pelo visto, nem entre os Mórmons há o consenso em relação à veracidade do livro.

7 comentários:

  1. Gaúcha Mórmon
    Olá Antônio, sou membro da igreja SUD, há dias tenho acompanhado o seu blog e também o da Investigadora. Realmente descobri muitas coisas que, tenho certeza, dentro da igreja ninguém se atreve a comentar. Estou buscando a verdade (se é que existe), embora frequente a igreja há anos (inclusiva já fui 1 vez ao templo) não sou muito ativa (não atuo em nenhum chamado no momento) embora frequente as reuniões com alguma regularidade.
    Foi postado em uma comunidade do orkut o seguinte link: http://www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id479.html
    Dei uma olhada e realmente mostra alguns artefatos encontrados na América do Sul, inclusive um em que aparece desenhos de elefantes. Você tem alguma informação sobre isso?
    Quero que saiba que embora eu seja membro da igreja Sud de forma alguma critico a sua posição e posso até entendê-la, nem vou dizer que possuímos a unica verdade existente, pois acho isso um pouco difícil.

    ResponderExcluir
  2. Gaúcha Mórmon!

    A unica informação que tenho sobre elefantes aqui neste continente são que foram trazidos para cá após o descobrimento da América em 1492 d.C.

    Sei que foram encontradas ossadas de mamutes neste continente. Esses animais são pré-históricos que viveram na época dos dinossauros na Terra. Eram muito parecidos com elefantes. Mas não eram elefantes. Eles foram todos extintos há muitos anos. Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às alterações climáticas do fim da Idade do Gelo. Descobertas mostram também que o ser humano teve papel fundamental sobre a extinção dos Mamutes. A descoberta mostra que o ser humano matou Mamutes para comida, vestimentos, ossos e couro para fabricação de casas, etc.

    ResponderExcluir
  3. Caro Antonio,

    Se você não acredita é uma coisa, agora pregar contra a igreja é outra. Se eu fosse você eu parava com isso imediatamente. Você pode sofrer as consequencias de suas palavras. Você não conhece "nada" sobre a igreja. Te desafio a ler o livro e fazer o que está escrito em Moroni 10:3-5. Qual o medo?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo (Mais um)!

    Eu já li e esquadrinhei o livro de Mórmon várias vezes e nada do que está escrito lá tem sentido ou tem comprovação científica. só você mesmo para a creditar que os jareditas atravessaram algum oceano em pequenos barquinhos fechados, sem alimentos, comida ou condições sanitárias. É demais para qualquer um, somente para os tolos que acreditam em contos de fadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÃO CONTOS DE FADAS ACREDITAR EM UMA ARCA FECHADA POR 40 DIAS COM VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAS MORANDO LÁ, TENDO QUE ALIMENTAR TODOS ELES.

      Excluir
  5. se a igreja não é verdadeira porque joseph smith se entregaria para ser morto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joseph Smith Jr. não acreditava que seria morto na ocasião em que foi preso na cadeia de Carthage. Ele era maçom e contava com a ajuda dos "irmãos" para livrá-lo. tanto é verdade que na ocasião em que houve o conflito, ele estava armado, atirou e matou um dos invasores da cela. Joseph Smith fez vários sinais para que os maçons que estavam infiltrados na turba não o matasse. Infelizmente para ele, isso não surtiu efeito. Joseph tinha cometido delitos demais para serem suportados pelas pessoas. Tanto para maçons como para não maçons.

      Excluir