Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A NOVA JERUSALEM DE JOSEPH SMITH JR.!


Joseph Smith Jr., o pretensioso profeta e fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no mês de setembro do ano de 1832, fez uma declaração a qual chamou de profecia. Ele disse que recebeu essa instrução diretamente de Deus. A profecia dizia respeito à construção de uma cidade, a Nova Jerusalém ou Sião. Smith disse que ela seria construída no Estado de Missouri, nos Estados Unidos. Eis a profecia:

“Uma revelação de Jesus Cristo a seu servo Joseph Smith Júnior e seis élderes, ao unirem o coração e erguerem a voz ao céu. Sim, a palavra do Senhor com respeito a sua igreja, estabelecida nos últimos dias, para a restauração de seu povo, como falou pela boca de seus profetas; e para a reunião de seus santos no Monte Sião, que será a cidade de Nova Jerusalém. Cidade essa que será construída a partir do terreno do templo, designado pelo dedo do Senhor, nas fronteiras ocidentais do Estado de Missouri e dedicado pela mão de Joseph Smith Júnior e outros de quem o Senhor se agradava. Em verdade esta é a palavra do Senhor: Que a cidade de Nova Jerusalém seja construída pela reunião dos santos, a partir deste lugar, sim, o local do templo, templo esse que será erigido nesta geração. Pois em verdade esta geração toda não passará sem que seja construída uma casa para o Senhor; e uma nuvem descansará sobre ela, nuvem essa que será a glória do Senhor, que encherá a casa”.

 O problema é que até os dias de hoje, 178 anos depois que a profecia foi proferida, a cidade denominada Nova Jerusalém, ainda não foi construída. Os Mórmons não a construíram, nem no Estado do Missouri, nem em parte alguma.
A crença era tão profunda nas palavras de Joseph Smith Jr. que um de seus apóstolos, Orson Pratt, declarou que “os santos dos Últimos Dias esperam o cumprimento desta profecia durante a geração em existência, em 1832, assim como esperam que o sol nasça e se ponha amanhã. — Por quê? — Porque Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas as suas promessas" (The Journal of Discourses, vol. IX, p. 71).
O que chama a minha atenção, ao escrever sobre esse assunto, é que atualmente, muitos membros da Igreja ainda acreditam que a tal cidade será construída. Ora, caso ela chegue mesmo a ser construída um dia, para mim, a profecia de Smith ainda não terá valor algum. Aliás, as suas profecias não têm valor para mim. Ele profetizou muitas bobagens, inclusive que a Lua era habitada. Descreveu até o modo dos habitantes lunares se vestirem. Quanto à profecia de 1832, sobre a Nova Jerusalém, ela dizia claramente que a cidade seria construída naquela época onde o movimento denominado mormonismo estava começando. Não agora com quase 200 anos após sua fundação.
Analisando Doutrina & Convênios, o livro de revelações de Joseph Smith Jr. para o mormonismo, percebi que em julho de 1831, ele já havia pedido ao povo que se estabelecesse num lugar chamado Independence, no Estado de Missouri. Ali deveria ser o local exato da construção da Nova Jerusalém.

“Escutai, ó élderes de minha igreja, diz o Senhor vosso Deus, vós, que de acordo com meus mandamentos vos haveis reunido nesta terra, que é a terra de Missouri, terra que designei e consagrei para a reunião dos santos. Portanto esta é a terra da promissão e o local para a cidade de Sião. E assim diz o Senhor vosso Deus: Se desejais receber sabedoria, eis aqui sabedoria. Eis que o lugar que é agora chamado Independence é o lugar central; e um local para o templo se acha a oeste, num terreno não longe do tribunal”.

Como a profecia não se cumpriu, os lideres da Igreja que sucederam Joseph Smith Jr. aplicaram um novo significado para Sião. Disseram aos membros da Igreja, que a palavra Sião, também se refere ao "puro em coração," quando Cristo disse que haveria muitos lugares no mundo que seriam referidos a Sião, lugar onde as pessoas aceitaram o evangelho e obedecem aos mandamentos.
Essa é a atual definição, encontrada em vários manuais da Igreja. Significa que a cidade jamais será construída no Estado de Missouri, mas pó ser construída abstratamente em qualquer lugar onde haja algum tolo para aceitar o mormonismo.
A igreja que Joseph Smith Jr. fundou, atualmente está ramificada em mais de 200 seitas e grupos religiosos. Esta não pode ser a obra de Deus, pois se fosse, ficaria intacta e não teríamos muitas críticas para escrever sobre ela. Os assuntos são polêmicos e sem explicação racional por parte a atual liderança.


Referencias:



Doutrina e Convênios

7 comentários:

  1. ¨ ¨ Juliana
    ...................................
    As explicaçoes sobre melhor esclarecer a doutrina mormon, nao tem explicaçao racional e se qualquer mormon equilibrado procurar entender as doutrinas'mormons em estado de oraçao, nao conseguirá explicaçoes de acordo com as orientaçoes do espírito santo, porque o evangelho segundo o mormonismo é contrário ao evangelho ensinado por Jesus, e o espirito santo comprova qui a doutrina'mormon é falsa.
    '
    O testemunho qui os mormons dizem comprovar ser dado pelo espirito santo a veracidade do mormonismo, é de fato criaçao mentirosa dos proprios mormons, porque o espirito santo nao gera e nao confirma doutrinas qui muitas vezes sao contrarias ao evangelho e causam desarmonia nas diversas gentes do mundo. Com certeza o espirito santo comprova qui as doutrinas'mormons sao um conjunto de erros qui muitos querem transformar e acertos, mas com ajuda do espirito santo é possivel perceber qui a igreja'mormon tem um grande conjunto de erros maleficos.

    ResponderExcluir
  2. Os mórmons sempre terão uma desculpa para o não cumprimento dessa profecia. Eu já havia perguntado sobre esse assunto no facebook a um fanático mórmon respondeu que a palavra "geração" significaria um tempo indeterminado. Tudo isso é desculpa para justificar uma falsa profecia.
    Pessoas que postam nesse blog ficam intimidando os que comentam, procurando jogar a responsabilidade de descobrir a verdade através de orações e sentimentos, ao invés de apresentarem provas cabais sobre os assuntos e até admitirem que estão erradas, mas a soberba e a pretensão dessas pessoas não as deixa agir assim, com humildade e resignação. Querem estar certas a qualquer custo, sem questionar, semelhante a um cavalo com viseira nos olhos que só enxerga um lado.
    Quem pesquisa e questiona só sai ganhando e adquire conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. passam os céus e a terra, mais ás minhas palavras não hão de passar...eis que vi um anjo voando pelo céus trazendo o evangelho eterno á ser pregado á toda raça tribo ,lingua e povo.apocalipse 14:6
    Jesus cristo foi morto pelos donos de outras igrjas que tinham lucros falando do mesmo.hoje á igrja é perseguida pelos mesmos e com certeza são vcs...preocupense com á maldade do mundo orem sempre,e preguem o evangelho de graça como fez nosso jesus cristo.pratiquem o amor e caridade e aí quem sabe o senhor terá misericórdia de vcs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris Veloso!

      Certamente o anjo que está descrito em Apocalipse não é Moroni. Pode acreditar em minhas palavras. Voce não pode acusar de que uma ou outra pessoa matou Jesus Cristo. Você nem sabe que igrejas está se referindo no teu texto. Pelo que sei, naquela época havia os judeus que seguiam a lei de Moisés e os romanos com seus deuses. Mas saber quem matou Jesus não vai ser fácil. Primeiramente precisamos conhecer o Jesus histórico e não o Jesus que o cristianismo (catolicismo) difundiu e as religiões cristãs distorceram.

      Pregar o evangelho de graça? Por acaso o presidente de missão da Igreja Mórmon prega o evangelho de Graça? Tire dele o carro, o apartamento e a escola dos filhos e o salário que ele ganha e veja se ele prega o evangelho de graça. Não seja ingênua, ninguém trabalha de graça, nem na Igreja Mórmon.

      Excluir
    2. Outra escritura que você usam para tentar incutir essa mentira sobre Morôni. O livro inteiro de apocalipse fala de anjos voando.No versículo seguinte a bíblia nos diz o que o anjo fala. E não tem nada haver ao que falou a Joseph. É outra loucura mórmom.

      Excluir
  4. ninguen matou jesus pq nenhum homen ou instituicao teria poder para fazelo Ele a si mesmo se entregou como sacrificio vivo pelos pecados dos homens para todo o que nele cre tenha a vida eterna qto a j smith devia fumar maconha ou outra erva nunca vi um cara viajar na maionese como ele

    ResponderExcluir
  5. Que lixo de blog hahaha! Só porque um profeta profetizou algo que ainda não se cumpriu, isso nao desqualifica e ele não deixa de ser um profeta.
    Os profetas do velho testamento profetizaram o nascimento de Cristo... E Cristo só nasceu milhares de anos depois das profecias do velho testamento.
    Só porque a profecia não se cumpriu em imediato eles não deixam de ser profetas!
    O próprio Cristo profetizou sobre o fim do mundo, sobre a nova Jerusalém, sobre o terceiro templo na cidade santa (JÁ SE PASSRAM 2000 ANOS E ATÉ HOJE NÃO SE CUMPRIRAM )... a profecia pode ser cumprida em partes! E por isso Cristo e Joseph não deixam de ser Profetas.

    ESTUDE MAIS CAMARADA!

    ResponderExcluir