Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

RELIGIÃO E RACISMO!



O assunto é muito conhecido por todos, principalmente pelos membros e ex-membros da Igreja SUD que têm mais de 40 anos na igreja. Membros e ex-membros de certa idade, certamente atestarão que os fatos aqui revelados refletem a  verdade.  Eu mesmo, já falei superficialmente do assunto aqui no blog anteriormente. Brigham Young, o segundo presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na sua época, fez duras declarações racistas. Na ocasião, a Igreja possuía um jornal, onde os líderes Mórmons escreviam e comunicavam despretensiosamente, aos membros, “a vontade de Deus”. O nome deste jornal era “The Journal of Discourses”, ou Jornal dos Discursos. Hoje, qualquer pessoa pode acessar seu conteúdo on line. As mensagens estão disponíveis a todos, no endereço: http://www.journalofdiscourses.org
Vejamos algumas palavras do “Profeta de Deus”:
"Observem algumas classes da família humana, refiro-me aos negros. Eles são toscos, feios, desagradáveis e baixos em seus hábitos. São selvagens, e aparentemente, privados de quase todas as bênçãos de inteligência, que é normalmente, concedida a humanidade. O primeiro homem que cometeu um crime hediondo de matar um de seus irmãos foi amaldiçoado por muito mais tempo, do que qualquer outro dos outros filhos de Adão. Caim matou seu irmão. Caim poderia ter sido morto. Se fosse, teria posto um fim nessa linhagem de seres humanos. Isso não era para ser assim. Então o Senhor colocou uma marca nele, que é o nariz chato e pele negra. Analisem a humanidade até após o dilúvio. Vejam que depois do mesmo, outra maldição foi pronunciada sobre a mesma raça – que deveria ser o "servo dos servos", ou escravidão. Isso será, até que a maldição seja removida. Os abolicionistas não poderão ajudá-los, e nem ao menos alterar o decreto de Deus. Quanto tempo será a corrida para suportar a terrível maldição que está sobre eles? Essa maldição permanecerá sobre eles, e eles não podem receber o Sacerdócio ou compartilhá-lo até que todos os outros descendentes de Adão possam ter recebido as promessas e desfrutaram as bênçãos do sacerdócio e suas chaves. Até os últimos dos resíduos dos filhos de Adão são educados para uma posição favorável. Os filhos de Caim não podem receber as ordenanças do Sacerdócio. Eles foram os primeiros que foram amaldiçoados, e serão os últimos dos quais a maldição será removida. Somente após os resíduos da família de Adão chegar a receber as suas bênçãos, então, a maldição será removida da semente de Caim, e eles receberão as bênçãos em semelhante proporção". The Journal of Discourses Volume 7 Página 291, Brigham Young, 09 de outubro de 1859.
Quando eu era membro da Igreja SUD, não sabia nada sobre esse racismo deliberado de Brigham Young. A igreja nunca mostrou isso aos membros da Igreja.
Entretanto, parece que foi um incômodo constante para a liderança que sucedeu Brigham Young essas afirmações, até o ano de 1978, quando o presidente da Igreja Mórmon, Spencer W. Kimball anunciou que o sacerdócio poderia ser conferido aos negros.
Todavia, antes dessa época, a igreja agia de forma discriminatória com os negros e seus descendentes. Um exemplo disso era a forma como os missionários agiam nas visitas e palestras nas casas dos pesquisadores.
Os missionários, ao adentrar na casa de uma família de pesquisadores, eram treinados a realizarem de forma rápida, através do famoso “padrão de compromisso”, amizade com a nova família. Muitas vezes, antes de qualquer ensinamento de proselitismo, eles conversavam animadamente, mostravam suas fotografias, e geralmente, pediam para ver o álbum de fotos da família. Se encontrassem indícios de que algum membro daquela família tinha ancestrais da raça negra, como pais, avôs, bisavôs, desistiam logo de ensinar as palestras. Davam uma desculpa e iam embora, não retornando mais naquela casa.
Isso foi muito comum antes de 1978. Mas não foi muito divulgado, somente nas missões, especificamente na obra missionária, pois isso poderia trazer sérios problemas. A igreja poderia ser exposta e ter que dar explicações por esses atos racistas. Talvez algum ex-missionário ex-mórmon pudesse comentar algo aqui e contar suas experiências missionárias com esse assunto na época de suas missões.
Eu deixei grifado em azul a parte que Brigham Young relatou que o sacerdócio só poderia ser conferido aos negros, após todos os brancos terem recebido e desfrutado de suas bênçãos. Só que isso ainda não aconteceu. Não aconteceu em 1978 e nunca acontecerá. Acho improvável que todo o resto da humanidade branca aceite receber o sacerdócio Mórmon. Será que o Presidente e pretenso “profeta” Spencer W. Kimball recebeu uma revelação contrária àquela de Brigham Young? Deus errou da primeira vez? Se isso aconteceu, não há credibilidade no deus Mórmon! Ele é inconstante. O fato é que eu tenho uma curiosidade enorme sobre esse assunto. Imagino, como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias trataria o assunto “racismo” em nossos dias, se Spencer W. Kimball, não revogasse a suposta revelação de Brigham Young?


3 comentários:

  1. Existem outras citações muito fortes contra nossos irmãos negros (citações de vários líderes mórmons).
    Exemplos: Bruce R. McConkie, membro do Quorum dos Doze Apóstolos da Igreja Mórmon escreveu: "Aqueles que eram de menor valor na preexistência, e que, portanto tiveram certas restrições espirituais impostas sobre eles durante suas vidas mortais, são conhecidas por nós como negros. Tais espíritos foram enviados a Terra através da linhagem de Caim,
    sendo que a marca colocada nele devido a sua revolta contra Deus e o assassinato de Abel é a pele negra (...) "Degeneração racial, resultando em diferenças de aparência e em capacidade espiritual, têm surgido desde a queda. “Nós conhecemos as circunstâncias sob as quais a posteridade de Caim (e mais tarde de Cão) foi amaldiçoada com aquilo que chamamos características raciais negróides”. Mormon Doctrine, página 616
    Joseph Fielding Smith, décimo profeta e presidente da Igreja Mórmon: "Existe uma razão para um homem nascer preto e com outras desvantagens, enquanto outro nasce branco e com grandes vantagens... Na guerra nos Céus, não houve nenhum neutro. Todos tomaram partido, fosse com Cristo ou com Satanás. Todo homem teve seu arbítrio lá, e aqui os homens são recompensados de acordo com suas ações lá... A raça negra, evidentemente, está recebendo o galardão que merece" (Doutrinas de Salvação, Vol. 1, páginas 67 e 73).
    Bruce R. McConkie - Na eternidade Preexistente houve uma guerra no céu. " Dos dois-terços que seguiram a Cristo, porém, alguns eram mais valorosos que outros. ... Esses que eram menos valorosos em sua pré-existência foi impostas algumas restrições durante a mortalidade eles são conhecidos como os negros. Tais pessoas foram enviadas para a terra pela linhagem de Caim, a marca que foi posta neles por causa da rebelião deles contra Deus e o assassinato de Abel foi uma pele negra.
    O escritor mórmon Arthur M. Richardson, declara: "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não foi chamada a levar o evangelho aos negros, e não o faz."[ Arthur M. Richardson, That Ye May Not Be Deceived, p.13. Citado por Tanner, Mormonism, Shadow or Reality, p.274.]
    Assim vemos que existiram muitos erros no passado mórmon e que mesmo com a liberação do sacerdócio aos negros a partir de 1978, ainda persiste as citações racistas (alguns exemplos mostrados acima) e não foi sequer pedido nenhuma desculpa aos nossos irmãos negros que foram duramente criticados pelos lideres mórmons por terem a pele negra.
    Os negros antes de 1978 não podiam:
    - Entrar nos templos mórmons
    - servir missão
    - portar o sacerdócio - tanto o menor sacerdócio como o maior sacerdócio
    - frequentar reuniões do sacerdócio (essas reuniões eram destinadas aos mórmons brancos)
    - enfim, os negros mórmons até 1978 eram tidos como cidadãos "mórmons" ainda não preparados para receberem o sacerdócio (por serem negros ou terem descendência negra).
    Depois de tantas referências, ainda vemos hoje em dia pessoas negando que tais coisas existiram na igreja mórmon. Seria como tapar o sol com a peneira. Um assunto tão sério e polêmico não pode ser ocultado. Essa é a verdade.
    Não existe nenhuma prova bíblica sobre a pele negra e a pretensa maldição que os mórmons alegam que Deus colocou em Caim (maldição entendida como cor negra da pele).
    Se tiverem referências bíblicas citando especificamente "cor negra de pele colocada em Caim por Deus" aguardo que os mórmons postem e provem que tudo isso é mentira.
    Esse é o desafio.
    Existe também o fato de que a igreja mórmon desencoraja fortemente o casamento inter-racial. Num país multi-racial como o Brasil e em demais países latinos americanos essa realidade é outra, pessoas casam-se e unem-se em diferentes raças. Essa cultura de casamento entre pessoas da mesma raça e cor é um absurdo e impraticável no mundo atual.

    ResponderExcluir
  2. Edson!
    Teu comentário é de um valor imensurável para esse assunto em questão. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa que a igreja fala e sou contra e o de nao misturar racas. Que "cada um fique em seu proprio pais." Muito facil para os lideres mormons terem uma posicao como essa, primeiro porque ja sao americanos e com um passaporte desse tem as portas de praticamente todos os paises do mundo abertas, sem contar que para aqueles paises que precisa de visto de entrada, advogados SUDs estao a disposicao do santo profeta e seus apostolos,e em questao de segundos tem seus vistos de entrada liberado com direito a poltrona macia e espacosa na primeira classe, e tudo por conta dos dizimistas na maioria pobres que sonham com a vida no exterior, e muito facil os lideres mormons dar um tipo de conselho desse. A igreja esta bem situada (num pais de primeiro mundo), todos esses lideres vieram de familias ricas, nenhum deles sequer passou fome ou dificuldades financeiras graves, diferente da maioria dos dizimistas do nosso Brasil que veem sim no exterior uma oportunidade de pelo menos aprender a falar outra lingua. Pra um cidadao pobre brasileiro resta sonhar com a vida no exterior ou (se tiver muita sorte) conhecer (e conquistar) o coracao de um gringo rico e conseguir que ele e sua familia sejam sponsor pra pisar os pes na terra do Tio Sam, mas qual seria a vantagem dos lideres fazer uma afirmacao como essa? Muitas, o numero de latinos residindo no exterior aumentou nos ultimos anos, mais latinos casados com gringos maior a concorrencia, muito se especula o porque da nao escolha de um lider sul americano (nao temos nenhum ate o momento), a igreja pode fornecer mil desculpas mas a verdade e o "estrago" que um lider latino (imaginem um profeta brasileiro?)poderia fazer em prol do Brasil, tendo acesso as empresas multi milionarias SUDs? Melhor e "quem ja esta no meio" pra administrar, sangue novo causaria ainda mais problemas pra os bolsos gordos da santa igreja, por isso que fiquem todos no Brasil, de preferencia so sabendo falar portugues pra nao traduzir livros sem fundamentos biblicos escondido e privado dos olhos dos membros (mas que ja estao a disposicao a todos na internet)!

    ResponderExcluir