Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VESTINDO MORTOS!

Era quase certo, quando morria algum homem, membro da Igreja Mórmon, da Ala Curitibanos, que já tinha passado pelos templos, os familiares me chamarem para ajudar a vesti-lo. Ainda mais que eu era o Bispo. Ajudei a vestir muitos defuntos no período que compreendeu a minha gestão no bispado da Ala Curitibanos.
Para falar a verdade, aquele serviço não me trazia nenhum prazer ou um bom sentimento, de que eu possa me vangloriar, nem naquela época ou agora.
Apesar dos mandamentos e instruções contidas nos manuais Mórmons, não é mais comum vestir mortos em nossos dias, quer seja um parente ou um líder eclesiástico. Agora os tempos são outros. Existem funerárias, com profissionais competentes, que fazem esse serviço com muita maestria. Além de vestirem os defuntos, ainda, fazem uma bela maquiagem nos mesmos deixando-os mais apresentáveis para o velório. Vestir mortos à maneira dos Mórmons, em alguns casos, pode ser quase que impossível, mesmo para aqueles que já passaram pelos templos.
Teve recentemente um caso aqui na minha cidade de Curitibanos. Um amigo meu, ex-membro da Igreja Mórmon faleceu. Ele também era aposentado da Policia Militar de Santa Catarina. Como estava enfermo há algum tempo, alguém da família comprou um bonito terno novo, para que se ele viesse mesmo a morrer, pudesse ser vestido com esse terno. Era uma espécie de presente de um familiar.
Por outro lado, os comandantes da Polícia Militar da cidade, sugeriram aos familiares, que essa pessoa fosse enterrada com a farda militar de gala.
Por fim vieram os Mórmons, com aquelas roupas mortuários horríveis, muito mal copiadas da maçonaria.
A família optou pelo terno que fora um presente de um familiar. E ficou muito bem. O falecido estava impecável naquele terno. A maioria dos familiares pertencia a outras religiões, sendo os membros do mormonismo, uma minoria.
O estranho foi que na hora do enterro, sob uma chuva continua, apareceram no cemitério, alguns membros da Igreja Mórmon da Ala Curitibanos. Incluindo aí, o bispo e outros poucos membros. Um deles, com aquele envelope templário de tecido branco, sob o braço. Não sei se a intenção deles era tentar vestir aquela roupa mortuária no falecido, ali mesmo no cemitério, debaixo de chuva, na frente das pessoas que ali estavam, ou tinham outro pensamento em mente. Uma vez  que o falecido já estava devidamente bem vestido, bem arrumado e paramentado. Ou ainda, se a intenção era simplesmente colocar dentro do caixão aquele envelope, imaginando simbolizar alguma coisa que nem consta em manual Mórmon algum. Nem faço aqui, crítica alguma à liderança da igreja local. Entendo que de tanto se envolverem com os ensinamentos e doutrinas da Igreja, ficam meio que sem saber o que fazer ou como reagir em situações adversas como essa.
Sem querer abusar da situação triste que é a perda de um ente querido. E em respeito à família dessa pessoa que citei aqui, apenas com o intuito ilustrativo, sem menosprezar, nem ele ou algum de seus familiares. Como disse antes, ele era meu amigo, assim como seus familiares são ainda meus amigos. Os conheço desde que eu era pequeno. Pois eu mesmo perdi meu pai, há menos de um ano. Sei da dor e a tristeza que é isso tudo. O que me incomoda é simplesmente o fato, dos Mórmons acharem que numa vida vindoura, todos os homens viverão vestidos envoltos com um lençol branco e com chapéu de padeiro. Isso sim, beira ao ridículo.
Cada vez que avançamos no tempo, mais os dogmas e os ensinamentos do mormonismo serão evidenciados como ultrapassadas. Ilustro essas minhas últimas palavras, citando as roupas templárias, os vestidões ou saiões para as mulheres usarem somente nos domingos, muitos filhos, pagamento de dízimos, casamentos celestiais. Quanta besteira numa só doutrina.

8 comentários:

  1. O final dessa história provavelmente foi que aquele grupo de mórmons, alheios aos sentimentos de perda da família presente ao velório de seu amigo, tenham inserido no último momento o envelope do templo num cantinho do caixão do defunto e depois saíram de lá aliviados com a consciência tranquila de que fizeram a parte deles!
    Como você mesmo citou, não há escrito em nenhum manual de instruções dos mórmons sobre esse procedimento, e o que fizeram foi certamente um desrespeito à família do morto presente.
    Não conheço os membros de sua cidade (Curitibanos) mas devem ser muito fanáticos e também deve ter muitos fofoqueiros. Isso certamente causa um declínio na frequência nas reuniões dos mórmons. Ninguém gosta de ter sua vida invadida e bisbilhotada com fofocas, saber onde você trabalha, onde você mora, quanto você ganha (pelo dízimo dá para calcular quanto a pessoa ganha mensalmente) e ainda por cima receber visitas de pessoas chatas e importunas para fiscalizar a vida alheia.
    Semelhante às TJs (Testemunhas de Jeová) os mórmons mantém forte fiscalização sobre seus membros, sondando-os com pessoas fofoqueiras e dedo-duros, e muitas vezes colocando as pessoas em estado vexatório.
    O ponto de exclusão da igreja mórmon é proibir a entrada em seus templos de parentes que poderiam de outras religiões de assistirem selamentos (casamentos) de seus seus filhos por exemplo. Os parentes não-mórmons precisam esperar numa ante-sala fora do templo o término da cerimônia para depois tirar algumas fotos no jardim do templo e cumprimentar os noivos. Isso é exclusão extrema, que pode ser tema de um novo post em seu blog. Também os não dizimistas estão fora de obterem recomendações para o templo. São vistos com desconfiança pela liderança, por não pagarem o dízimo.

    ResponderExcluir
  2. Recentemente faleceu o pai do Bispo da minha ala.Pessoa muito querida entre os membros e pioneiro da igreja na região.O que me surpreendeu foi que na hora do sepultamento,já no cemitério,abriram o caixão e colocaram uma sacola plástica com...uma troca de garment's para o falecido!O membro que o vestiu colocou a roupa mortuária e esqueceu os garment's. Uma menina não membro ao ver a cena perguntou o que era aquilo e ficou sem resposta.Achei tudo muito estranho não tinha visato nada igual.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu algo parecido na minha cidade. Estávamos no cemitério e o enterro estava quase consumado. Então apareceu o bispo meio do nada com aquela sacola branca de pano. Queria que as pessoas que estavam presentes dessem as costas para ele vestir aquela túnica e o avental verde no falecido. A Esposa do mormto que era mórma pedia insistentemente que todos dessem a atenção ao bispo. Ela não foi atendida por muitos e o bispo apenas jogou a sacola dentro do caixão. Acho que ele pensou, "você se veste depois quando todos forem embora". É mesmo piada essa doutrina. HI HI HI HI

    ResponderExcluir
  4. Mas rapaz, vocês são engraçados, porque simplesmente não respeitam os caras, essa questão de roupas mortuárias é diferente mesmo, agora se a família de primeiro grau concorda e se era desejo do falecido em vida. Que mal há nisso???
    Velho doutrina religiosas podem até serem discutidas, mas livre arbítrio para seguir o que quiser é um absurdo, mesmo sendo SUD eu não quero converter nínguém (não tenho esse direito e poder), apresento alguma coisa sobre minha fé sempre que tenho oportunidade, e deixo as pessoas pesquisarem e chegar as suas próprias conclusões. O que eu acredito ou deixo de acreditar não interessa a ninguém, não me importa neguinho chorando, xingando ou esculhambando a Igreja, Joseph Smith ou qualquer que seja, é o meu livre arbítrio, assim como vocês acharam melhor sair e esculhambar depois eu fico firme e me sinto muito bem. Sei que existem pessoas maravilhosas que não são mórmons e nem estou aqui pra difamar o dono desse blog e acho que os membros não deveriam fazer isso aqui e nem em outro blog do gênero. Quer dizer que eu sou melhor que o Sr. Popinhaki porque ele tem esse site? Quem sou eu pra decidir isso? Um abraço a todos.
    Marcos Santana

    ResponderExcluir
  5. MARCOS SANTA ANA, CALMA, VAI REZAR UM POUCO E LER UNS TERÇOS, HA É VCS SÓ TEM A QUELE LIVRO QUE FALA DO HOMEM DE VESTIDO BRANCO QUE VEIO DE MADRUGADA VOANDO PELO QUARTO FALANDO MAIS DE 8 HORAS A MESMA COISA ENTÃO SE VC RESPEITA A TUA IGREJA TAMBÉM RESPEITE NOSSA OPINIÃO, SEM QUERER DESCONTAR TODOS OS MAL ANOS QUE VIVI SENDO SUD EM VC, MAS TUDO ISTO DE ROUPA PARA MORTO É DE OUTRO MUNDO MESMO KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Não entendi? Ler uns terços? Por favor...Ronsoni..se vc viveu mau anos o que eu posso fazer por você? E não estou nervoso, como você que escreve o texto com letras maiúsculas. O homem voando no quarto você se refere a Moroni? Falando 8 horas a mesma coisa, você é engraçado já pensou em fazer stand up comedy....obrigado pelo seu comentário foi divertido, confuso mais divertido....ler uns terços e rezar...Bacana.

    ResponderExcluir
  7. Sou Membro da igreja, portando SUD, Sou Secretario de um Ramo em Salvador na Bahia, entendo que as vezes alguns membros podem ser um tanto inoportunos, contudo percebi que as pessoas que comentaram tem uma certa ligação com o "mormonismo", quero dizer o seguinte: Por ser secretario conheço muito bem os membros e responsabilidades na igreja, sei que devo manter sigilo e respeito a todos os membros. Infelizmente existem pessoas dentro da igreja que pesam que isso é função apenas de lideres no entanto não é! Todos os membros devem viver com respeito e amor uns para com os outros. Conheço as responsabilidades do Bispo e assim como eu ele recebe assistência das autoridades da igreja, o fardo que ele carrega será recompensado, o chamado não foi imposto a ele, foi-lhe proposto o chamado e ele aceita ou não. Todos sabem das responsabilidades dos chamados. Falando sobre as vestimentas citadas, já li a respeito e realmente o procedimento não é este, o "envelope de pano branco" deveria ser colocado discretamente dentro do caixão de membros "específicos", e de forma alguma vestido na frente de pessoas que não conhecem e não foram autorizadas a ver o procedimento. Estas roupas só seriam vestidas com o consentimento da família e do falecido(a) (antes de falecer é claro). Acredito que se houve realmente isso os membros que o fizeram foram ou serão chamados a atenção. Não quero sair julgando ninguém e nem falar mal mas eu tenho 7 anos como membro e acredito que mesmo que eu venha a sair da igreja (o que acho ser improvável) não sairei falando mal nem coisa do tipo, o Pai celestial não vivem de acordo com a moda nem com tendencias, os padrões da igreja podem e serem modificados quando o forem necessário. Se algo parece "cafona" ou "brega" não significa ser esta a visão do Pai, para que já entrou nos templos sabem muito bem como funciona. Quando Cristo voltar não serei salvo com meus filhos (que ainda não tenho) por que eles foram Dignos e sou o pai deles, para receber salvação preciso merece-la. Marcos Sud, te aconselho a ter um testemunho firme (não que você não tenha) pois muitas vezes temos que proclama-lo. Sei que Deus vive e que nos ama, sei que A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS é verdadeiras e que é dirigida e organizada pelo Senhor, sei que seus lideres também o são, sei que Jesus Cristo está vivo e é o único que pode nos salvar, testifico isso em nome de Jesus Cristo. Amem.

    ResponderExcluir