Traduza para outra Lingua!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O DEUS DO VELHO TESTAMENTO!

É interessante como os líderes Mórmons interpretaram erroneamente algumas passagens da bíblia. Dias atrás, uma amiga escreveu um comentário e citou algo curioso sobre Jesus e seu corpo. Quando eu era professor do instituto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias aprendi e ensinei diversas vezes que o Deus do Velho Testamento era Jesus Cristo. Segundo a doutrina Mórmon esse Deus chama-se Jeová. De acordo com o mormonismo Jeová é o nome como chamavam Jesus Cristo no Velho Testamento.
Para os membros da Sociedade Torre de Vigia ou Testemunhas de Jeová, há uma diferença enorme entre Jesus Cristo e Jeová. Para eles, Jeová é o Deus Pai, enquanto Jesus Cristo é o Filho.
A Igreja Católica não adota o nome Jeová e sim, Javé, uma variante. Não importa se é Jeová, Javé, ou ainda Yavé, que são as formas mais usadas pelas religiões protestantes, católica e judia. Na Bíblia original, o nome YHWH era escrito em hebraico, sem vogais, porque no hebraico e aramaico antigos, só se escreviam as consoantes, pois para eles as vogais pareciam óbvias demais (e ainda não existiam em forma escrita) e podiam ser subentendidas. Com o tempo se perdeu a pronúncia original do nome de Deus, e essas três formas conhecidas foram desenvolvidas por estudiosos da Bíblia das diferentes religiões que a ela seguem.
Baseado nessa falha de não se saberem corretamente a pronuncia do nome de Deus, começaram a surgir confusões dentro do cristianismo. Os líderes do mormonismo aumentaram a confusão. Misturaram Jesus Cristo com Deus Pai. Chegaram num ponto que nem eles mesmos podem explicar a seguinte questão:
Os Mórmons afirmam que Deus tem um corpo tão tangível como o nosso. Dizem que Deus um dia foi um homem como eu ou qualquer leitor do sexo masculino deste blog. Dizem que esse homem foi se aperfeiçoando e chegou até o status em que se encontra hoje, ou seja, um "Deus Pai". Só que, de acordo com a doutrina Mórmon, esse Deus Pai, aparentemente, não tem nada a ver com o Deus que apareceu a Moisés no Monte Sinai. Para os Mórmons, aquele era Jeová, ou Jesus Cristo.
Reenfatizando: de acordo com o mormonismo, Jesus Cristo era o Deus do Velho Testamento, conforme já citei anteriormente. Repito isso para deixar bem claro a posição dos líderes do mormonismo nesse assunto. Só que Jesus Cristo não tinha um corpo físico na época em que apareceu a Moisés. Então vem a pergunta fatal: Como seria possível Moisés falar “cara a cara” ou “face a face” com um espírito? Não vale a resposta de que Jesus tinha um corpo espiritual. Isso não é uma resposta racional.
No Velho Testamento fica evidente, em algumas passagens, podemos até subentender que o Deus ali mencionado tinha algumas paixões (desejos) e características corpóreas. Se Deus tem um corpo ou não, isso não posso afirmar. Mas as pessoas que ilustraram o Deus do Velho Testamento, o fizeram com certas características humanas.
De acordo com o que é ensinado no cristianismo, sem distinção de bandeira eclesiástica, Jesus Cristo nasceu há cerca de 2 mil anos atrás em Belém, na Judéia.
Agora gostaria de saber dos líderes Mórmons, vocês interpretaram erroneamente as escrituras da bíblia? Ou foram propositais as afirmações de que Deus tem um corpo, de que Moisés falou com Jesus com um corpo, muitos anos antes de ele ter recebido um? Quais as explicações para tantas divergências entre as interpretações dos líderes Mórmons e os demais cristãos? Seria devido à ignorância mesmo? Ou foram interpretações forjadas para distinguir o mormonismo do cristianismo? O que o mormonismo ganha com isso tudo? O que os membros ganham?

Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com - Ao comentar, mesmo que de forma Anônima, devido talvez, você não possuir contas do Google/Wordpress, por favor, coloque um nome ou iniciais, para uma breve identificação.

6 comentários:

  1. Como ja disse em um comentario aqui no blog repito: E muito dificil os mormons brasileiros enxergar a verdade dos fatos. A maioria mal terminou o ensino fundamental, se pra muitos ler qualquer livro ficticio ja e dificil imagina estudar e interpretar a Biblia? Sao pessoas desprovidas de conhecimento secular. A igreja entrega as famosas cartilhas do "estudo do evangelho" com muitas citacoes do Livro de Mormon, e poucas passagens do livro sagrado da maneira como ELES INTERPRETAM. Entao com esse joguinho a pessoa e manipulada a acreditar em coisas que nao estao corretas. Os mormons ja inventaram de tudo. Os homens que compoem o "corpo docente" da igreja sao ricos, instruidos e so estao no mormonismo em busca de poder. E muito facil iludir e enganar os pobres, semi-analfabetos. Eles fazem isso ha anos e so os mais instruidos pesquisam bem a religiao antes de cometer a loucura de se batizar. Eu estando salva dessa loucura e o que importa. O resto como diz o "profeta" Monson: "To nem ai."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! o alvo da igreja SUD no Brasil são pessoas em sua grande maioria analfabeta, mal sabem ler e escrever, eles não sabem de nada são incapazes de responder qualquer coisa, só dizem a mesma besteira repetida, já no Rio Grande do Sul os que conheci que foram para lá, não batizaram ninguém, quando não tem ricos o suficiente para subir aqui eles chamam os ricos de fora, esta é a "revelação" deles.

      Excluir
  2. (Via Orkut)

    Adriano!

    Por que essa não é maneira de Deus agir?

    Quantas testemunhas estavam presentes quanto Deus falou com Moisés no Monte Sinai?

    ResponderExcluir
  3. Deus falou com Moisés?
    Quem falou com Moisés? Deus com um corpo? Ou Jesus sem um corpo? Quem era o Deus do velho testamento segundo o mormonismo? - Resposta Jesus

    Mas Jesus Não tinha um corpo antes de seu nascimento em Belém.

    então como Moisés falou "Cara a Cara" ou Face a Face" com Deus? Esse Deus não era Jesus? Então o Deus do velho
    Testamento não é Jesus? Os Mórmons se enganaram?

    Que coisa feia mentindo em nome de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Vamos raciocinar? Espírito tem face ou rosto? Então Móises falou com Jesus. Mais alguma coisa?

    ResponderExcluir
  5. Antonio,

    Sua explicação está em Éter 3:16
    "Eis que este corpo que ora vês é o corpo do meu espírito; e o homem foi por mim criado segundo o corpo do meu espírito; e assim como te apareço em espírito, aparecerei a meu povo na carne."

    O corpo espiritual tem o mesmo formato do corpo mortal, só que é composto de matéria mais refinada, a qual só pode ser discernida por olhos mais puros (D&C 131:7). Lembre de que, antes de Jesus nascer (portanto em forma de espírito ainda), quando Sadraque, Mesaque e Abednego foram lançados na fornalha, Nabucodonossor disse:

    "[...] Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
    Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus."
    Daniel 3:24-25

    Ele em espírito tinha a forma de um homem, mas era ainda espírito.

    Você foi mesmo professor na Igreja, como professa ter sido? Recebeu mesmo o certificado de formatura do Instituto e Seminário? Essa é uma doutrina básica, Antonio...

    ResponderExcluir