Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

QUEM CONVENCE? A RAZÃO OU A FÉ?


Constantemente tenho me preocupado em mostrar aos leitores do blog, os erros contidos no Livro de Mórmon e na doutrina criada por Joseph Smith Jr. Pensei em fazer uma série de postagens com alguns destes erros encontrados principalmente no Livro de Mórmon, que leve o leitor a ponderar mais sobre os meus questionamentos, referentes a cada um destes desacertos. A própria Igreja, através da sua liderança, tem tentado de todas as formas ocultar ou suprimir alguns pontos polêmicos do livro, como as partes que expressam racismo ou preconceito racial.
A não ser que o próprio Presidente Monson declare que recebeu uma "revelação" de Deus alterando a ortografia do livro de Mórmon, essas pequenas e gradativas mudanças serão motivo de constantes críticas, principalmente por parte dos ex-Mórmons.
Cada membro ou adepto do mormonismo deve se questionar constantemente sobre cada ponto da doutrina. A liderança expressa que o livro de Mórmon é a “pedra fundamental” da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.  Pelo que entendo com essas palavras, o livro de Mórmon é a base doutrinária da Igreja. Sendo a base doutrinária, deve ser perfeito e analisado, colocado à prova. Seu conteúdo deve ser comprovado. Um sucessor e parente de Joseph Smith Jr. disse que "se uma fé não suporta ser investigada e se seus pregadores e mestres têm medo de que ela seja examinada, sua fundação deve ser fraca". (George Albert Smith em The Journal of Discourses vol. 14).
A liderança Mórmon, desde Joseph Smith Jr. afirma que esse livro “é o mais correto” de todos os livros. Joseph Smith Jr. relatou certa vez, que se uma pessoa quiser se aproximar de Deus através da leitura de um livro, deve então ler o livro de Mórmon. Isso o aproximará de Deus.
Então vêm meus questionamentos: Por que será que esse livro “tão correto” tem tantos erros de ortografia? Mais de 4 mil correções já foram aplicadas “camufladamente” ou de forma discreta, sem que os membros pudessem perceber ou contestar? Deus se enganara ao ditar o texto aos seus escribas profetas?
O conteúdo do Livro de Mórmon é de difícil aceitação, principalmente de forma racional. Qualquer pessoa que pense um pouco e que tenha algum entendimento de história, geografia, ou conhecimentos gerais não pode simplesmente crer no seu conteúdo, sem que entre em confronto com seu conhecimento acadêmico.
Recebi recentemente um email de uma pessoa que se diz apologético da doutrina Mórmon. Ele me desafiou a achar alguma falha na doutrina ou no livro de Mórmon. Disse-me no seu email: que se eu o convencer de que há falhas, ele me pedirá desculpas pelos erros encontrados. Disse ainda que ele sabe que isso seria impossível, porque a doutrina Mórmon é dependente de revelações e de interpretações das escrituras. Ou seja, segundo ele, a fé prova tudo. Agora, eu digo o mesmo para ele ou outro Mórmon qualquer! Se um membro do mormonismo me convencer "à luz da razão", de que a doutrina é correta, pedirei desculpas, por todas as palavras que escrevi ou proferi contra essa doutrina.
A questão não é se eu estiver certo ou não. A questão principal é que os líderes do alto escalão hierárquico Mórmon (setentas, membros do Quórum dos 12 Apóstolos e os membros da Primeira Presidência) sabem que a doutrina é falha. Sabem que o livro de Abraão é uma fraude. Sabem que a personalidade e caráter de Joseph Smith Jr. foi duvidosa. Sabem dos erros doutrinários. Mas continuam induzindo os prosélitos a esses mesmos erros e falhas.
Por que fazem isso a não ser com o objetivo de angariar lucro? Por que será que não cessam com as mentiras? Por que permanecem nesse estado de corrupção da personalidade humana? Crianças são geradas e criadas no mormonismo. Crescem sob a bandeira de “uma verdade”, que na maioria das vezes, só vai trazer dor e aflição para suas pobres almas. As mulheres nascem ou se convertem no (ao) mormonismo só para gerarem filhos. Só para sofrerem. Isso seria o reino de Deus? Isso é correto?

Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail parapopivhak@gmail.com- Ao comentar, mesmo que de forma Anônima, devido talvez, você não possuir contas do Google/Wordpress, por favor, coloque um nome ou iniciais, para uma breve identificação.

7 comentários:

  1. (Via Email)!

    Ai, ai, ai Antônio:

    Veja a sua frase:

    "A não ser que o próprio Presidente Monson declare que recebeu uma "revelação" de Deus alterando a ortografia do livro de Mórmon"

    1) Ortografia não é uma ciência Exata, é uma ciência de Convenção:

    2) Conceitos Ortográficos variam ao longo do tempo: "Plaits" era aceitável no Inglês de 1820, hoje aceita-se somente "plates". Assim como telephone e Pharmácia era antes assim escritos, e recentemente tivemos várias mudanças na gramática Portuguesa para tentar unificar os países lusófonos.

    3) Exigir revelação do Profeta para se aceitar as novas Regras de Ortografia, você deve estar brincando né...

    4) Livro de Mórmons da 1a Edição são impressos até hoje pela Igreja, exatamente para que gramáticos e historiadores possam avaliar a evolução da linguagem com o tempo.

    5) O título dado por Joseph Smith de "livro mais correto da Terra", está claro no contexto que se refere a correição espiritual e doutrinária, não há nada no contexto que me faça pensar em exatidão sobre outros campos do conhecimento. Morôni mesmo, exatamente na página anterior a frase de Joseph Smith afirma:

    "E agora, se há falhas, são erros dos homens; não condeneis portanto as coisas de Deus, para que sejais declarados sem mancha no tribunal de Cristo."

    6) As referência de Néfi aos Lamanitas realmente são consideradas racistas aos parâmetros modernos. Mas se estudar História verá exatamente isto, povos mais civilizados referem-se a outros povos mais bárbaros exatamente neste tom. Assim era o tratamento de Judeus x Gentios, Romanos x Bárbaros, Gregos x Persas, etc. Esta é uma indissiocrasia que reflete o caráter histórico do Llivro de Mórmon, numa época onde Racismo ou acusação de Racismo não era uma preocupação.


    E novamente a pergunta: Se está tão certo de seus pontos, porque não publica também na Internet meus comentários no seu blog? Você tem algum receio de ser contradito?

    Bye!

    Marcelo Silva

    ResponderExcluir
  2. Respondendo...

    1) A ortografia é a parte da língua responsável pela grafia correta das palavras. Essa grafia baseia-se no padrão erudito da língua. No caso do Livro de Mórmon, não se trata apenas de ortografia, como são escritas as palavras. Os líderes da Igreja não alteraram somente a maneira evolutiva da ortografia. Alteraram também o sentido das frases Têm feito isso continuamente. Só que tem um limite para essas alterações. Ou alteram grandes blocos (parágrafos) ou não poderão mais alterar pequenas frases, sem suprimi-las. Como é o caso das declarações pró-racismo e as ofensas às demais religiões, chamando-as de “grande prostituta de toda a terra”.

    2) E o que me dizer da palavra “Adieu” que estava no final de Jacó 7:27? Onde Smith foi buscar essa palavra em francês? Não vão convencer ninguém dizendo que o sentido da palavra seria “A Deus”. Ninguém se despede de uma pessoa e diz: A Deus! Diz, Tchau, Até logo, Adeus,...

    3) A revelação do profeta Mórmon é duvidosa. Aliás, gostaria que algum Mórmon pudesse apontar uma profecia de impacto que esse tal Thomas (Satan) Monson já faz em prol da humanidade. (O segundo nome (entre parêntesis) é como os moradores de Utah que não são mais Mórmons o chamam naquele Estado Americano).

    4) Se o Livro de Mórmon é impresso de maneira fiel à primeira edição de 1830, os historiadores só encontrarão uma coisa ali, se compararem com a última edição: Erros de ortografia, supressão e adição de textos.

    5) Quais seriam esses homens que tanto cometem falhas no mormonismo? Seriam os Profetas ou os presidentes da Igreja? Acredito que sim! São homens inescrupulosos que guiam os membros com viseiras de cavalo. A frase deveria ser assim: "E agora, se há falhas, são erros dos profetas Mórmons; não condeneis, portanto as coisas de Deus, para que sejais declarados sem mancha no tribunal de Cristo."

    6) Porque será que Deus demoraria quase 2 mil anos para revelar uma obra que fora escrita em ouro e que estava preparada para estes últimos dias e deixaria uma falha fatal para que os incrédulos pudessem questioná-lo? Racismo é um assunto que incomoda muito! Principalmente no Brasil, onde a metade dos habitantes são negros, há uma enorme necessidade de se debater muito essas passagens do Livro de Mórmon.

    7) Seu comentário está publicado. Este é o seu primeiro e único comentário que está identificado com seu nome: Desconheço outros comentários, a não ser que os fez de forma anônima. Mas mesmo assim, nunca deixei de publicar nenhum deles.

    ResponderExcluir
  3. "Recebi recentemente um email de uma pessoa que se diz apologético da doutrina Mórmon. Ele me desafiou a achar alguma falha na doutrina ou no livro de Mórmon. Disse-me no seu email: que se eu o convencer de que há falhas, ele me pedirá desculpas pelos erros encontrados. Disse ainda que ele sabe que isso seria impossível, porque a doutrina Mórmon é dependente de revelações e de interpretações das escrituras. Ou seja, segundo ele, a fé prova tudo. Agora, eu digo o mesmo para ele ou outro Mórmon qualquer! Se um membro do mormonismo me convencer "à luz da razão", de que a doutrina é correta, pedirei desculpas, por todas as palavras que escrevi ou proferi contra essa doutrina."


    E aí ele já lhe pediu desculpas pelo que ele não escreveu? Pois foi Joseph que escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Se é o livro mais correto da terra (o livro de mórmon)como o Marcelo Silva alega acima, então ele ( o livro de mórmon) omite as doutrinas importantes praticadas pelos mórmons em favor dos mortos e os templos e suas ordenanças, se omite não é verdadeiro, mas parcial e dúbio. Doutrinas de selamentos entre vivos e mortos, batismos vicários, investiduras, etc onde estão essas doutrinas no livro de mórmon????

    ResponderExcluir
  5. os mormons sao especialista em mentir.

    Racismo e escravidão sempre foram problemas em qualquer epoca, mas como quem dominava era gente que tava com poder nas maos, ninguem conseguia falar contra!

    Os mormons estão dispostos a inventar muitas mentiras pra defender as mentiras das doutrinas'mormons... falam que as mentiras'mormons são opinioes pessoais ou falam a mentira de que em epoca antiga racismo e escravidao, nao era visto como é hoje... querem especialistas em mentiras? Contrate um mormon. Todo mórmon é mentiroso porque a doutrina mentirosa do mormonismo é falsa, e isso estimula os mormons a mentir mais e mais e mais...


    Roberta Lavina -- Rio Branco - Acre

    ResponderExcluir
  6. (Via Facebook)!

    Olavo Dos Santos Martins

    Os mórmons vivem sempre em função da paz, Antonio Carlos. Nunca pela razão. E é por isso que apenas uns poucos gatos pingados como nós descobrem a verdadeira falácia que é o mormonismo. Muitas deixam a fé por inúmeros motivos, menos pelas evidências de que a dita igreja seja falsa. (Que o é!...) Eu mesmo conheço um caso de um cara que aparentemente abandonou a igreja por causa do dizimo. Ele, me parece, tem um salário "gordo" e isso o impede de ser ativo, pois teria que estar dando os dez % gordos, correspondentes ao seu soldo. O que ele, creio eu, tem muita "pena" de retirar de sua conta bancária. Eu conheci um outro, que é advogado, e que só pagava o seu dizimo uma vez ao ano. Ele depositava cada mês os dez por cento em aplicaçações e, no fim do ano sacava o valor "liquido" e o entregava para o Senhor SUD. (Ou seja, sem os "juros" e dividendos de suas aplicações. Você como economista deve entender melhor do que eu, a inteligência e "picardia" desse senhor. E, assim vão as "histórias verídicas e quase inacreditáveis da igreja SUD. Você certamente deverá conhecer outras parecidas, não? Um abraço. Olavo,.

    ResponderExcluir
  7. Sou mórmon, e esse blog esclareceu uma coisa pra mim: Por que os líderes (de bispo pra cima) estão entre os que aparentemente tem menos fé entre os membros?
    Resposta: Pelas informações que eles têm e pelas coisas que veem no Chamado, mas nós não temos acesso, eles acabam descobrindo que o Reino de Deus aqui na Terra "não é bem assim" como a Igreja diz ser. (Não é uma casa de ordem).
    Alguns caem fora, e outros se mantêm por comodismo. Fingem que acreditam em tudo aquilo. Chega a ser engraçado... Mas é uma verdade muito triste. Pois eles são nossos líderes, que acreditamos ser guiados pelo Espírito Santo.
    Eu me sentia mal ao perceber que o discurso ou testemunho de um membro jovem ou recém-converso era muito mais convincente do que daqueles senhores, que na minha concepção DEVERIAM ser muito mais inspirados que nós, simples membros. Já vi bispo e até Setenta falar um blá-blá-blá cansativo e sem sal do alto do púlpito. É porque não acreditam na Doutrina.

    *Irene.

    ResponderExcluir