Traduza para outra Lingua!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

HOMENS PARA O SACERDÓCIO!

Hoje escreverei um pouco sobre os treinamentos recebidos da liderança da Estaca, no que diz respeito às ordenações ao Sacerdócio de Melquisedeque. O problema da maioria das Alas e Estacas no Brasil é a pequena quantidade efetiva de portadores do Sacerdócio de Melquisedeque que se enquadrem ou se encaixem nas exigências das escrituras e manuais da Igreja. Digo problema porque essa deficiência já vem desde o momento do contato do missionário com o prosélito.


Já citei várias vezes que os missionários não são totalmente qualificados para argumentar sobre a doutrina com pessoas mais cultas e racionais. Ainda mais agora que estão indo para a missão mais novos (18 anos). Então, eles precisando apresentar números e resultados convincentes para o seu Presidente de Missão, batizam qualquer pessoa mesmo. A maioria dos homens que aceitam o batismo Mórmon no Brasil não tem muito entendimento ou instrução acadêmica. Não questionam, não racionalizam e nem pesquisam melhor sobre a doutrina Mórmon. Muitos não sabem dizer onde fica o oriente médio ou o continente americano num mapa-mundi.



Nos relatórios emitidos regularmente para as unidades da Igreja, também chamados de “diretório de membros”, geralmente aparece uma grande quantidade de homens que poderiam ser ordenados ao ofício de “Élder”. Mas isso não acontece. Simplesmente porque a liderança local, ao seguir as orientações dos manuais gerais de instrução e das próprias escrituras do mormonismo, sente que esses homens não se qualificam para este ofício. Isso de acordo com o que é exigido e que está escrito.


Muitos não sabem nem ler direito. Uns não têm conhecimento sobre geografia, e não entendem o que seria velho mundo e novo mundo. Não sabem, como disse anteriormente, por exemplo, mostrar onde fica num mapa-múndi Israel ou os Estados Unidos da América.
Como poderia ser perfeita uma Igreja que tem na sua liderança homens imperfeitos? Imperfeitos no sentido de que a própria doutrina exige que seus Élderes sejam qualificados. Entendo perfeitamente que muitos virão até aqui e comentarão que eu estou escrevendo bobagens. Segundo escreverão, Cristo escolheu pescadores e pessoas sem nenhuma instrução para ser seu representante na Terra.

Para responder estas perguntas é fácil. Cristo chamou e qualificou muitas pessoas simples e ignorantes. Pelo que entendi ao ler o novo testamento, houve uma significativa transformação cultural nos representantes de Cristo após o chamado, principalmente após sua morte, quando receberam a orientação do Espírito Santo.

Essa característica não é visível na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Você entra ignorante e sai de lá, após longos anos, da mesma maneira. Ignorante e não podendo argumentar sobre nada de forma racional.

É bem verdade que alguns conseguem estudar ou aprender um pouco mais. Mas isso geralmente ocorre através de um curso técnico profissionalizante ou até mesmo uma faculdade (currículo fora do mormonismo). Isso seria possível com ou sem batismo na Igreja Mórmon. Aliás, tenho certeza de que fora do mormonismo é mais fácil para uma pessoa que não tem muita instrução se qualificar mais. O mormonismo limita o entendimento e a compreensão dos seus membros. Tudo é pecado. Tudo é do mal, do inimigo, e o que não é vinculado ou atrelado ao mormonismo, é de Satanás.

Certa vez, veio a Curitibanos um palestrante de alto nível. Um dos melhores do Brasil. Ele fez uma palestra na Universidade do Contestado de Curitibanos. Alguns membros da Igreja Mórmon estiveram presentes e assistiram à palestra motivacional. Quando terminou, um deles logo me disse que não tinha sentido o espírito. Deu-me raiva por tamanha ignorância. Para mim, a palestra foi extremamente importante e ajudou muito os empresários da cidade a entenderem melhor sobre muitos aspectos administrativos.

Então, ano após ano, a liderança da Estaca quer que sejam preparados e ordenados novos Élderes e Sumo-sacerdotes. Como fazer isso com uma doutrina tão radical? Como disse anteriormente, o que não está vinculado ao mormonismo é considerado “do mundo”. É do mundo! Mas os Mórmons não falam, que vão aos médicos do mundo, compram comida nos supermercados do mundo, colocam seus filhos nos colégios do mundo e obedecem às leis feitas por pessoas do mundo. Não lembro que aqui na minha cidade houvesse um prefeito ou vereador Mórmon. Sendo assim, são todos do mundo para eles.

Parece-me que este problema não é só do Brasil. Uma amiga minha que mora em Utah me falou que estão chamando para conselheiro no bispado homens que estão ilegalmente no país (Estados Unidos). Ou seja, que entraram ou permanecem sem visto ou passaporte. Pessoas que estão infringindo as leis americanas. Será que por lá também temos homens sem instrução ou ignorantes? A falta de liderança é generalizada? Só o tempo nos dirá!

Seria este um sinal de que há uma eminente falta de homens instruídos que abracem a causa Mórmon?

9 comentários:

  1. Antonio,

    "Essa característica não é visível na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Você entra ignorante e sai de lá, após longos anos, da mesma maneira. Ignorante e não podendo argumentar sobre nada de forma racional."

    Você é um exemplo de que nunca foi um homem ignorante. Você saiu da Igreja por ter endurecido o coração, mas em nenhum momento me parece ignorante. Você é um pouco tendencioso e manipulativo em seus posts, mas não ignorante.

    Vá conhecer os alunos da escola pública e você verá que nosso problema de ignorância não é por causa da religião.

    ResponderExcluir
  2. Antonio,

    O mormonismo limita o entendimento e a compreensão dos seus membros. Tudo é pecado. Tudo é do mal, do inimigo, e o que não é vinculado ou atrelado ao mormonismo, é de Satanás.

    A doutrina da Igreja é a seguinte:
    "[...] buscai diligentemente e ensinai-vos uns aos outros palavras de sabedoria; sim, nos melhores livros buscai palavras de sabedoria; procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé.
    D&C 88:118

    A outros é dada a palavra de conhecimento, para que todos possam ser ensinados a serem sábios e a terem conhecimento.
    D&C 46:18

    Qualquer indivíduo que deseja ser um educador, tem que ter paciência, pois o processo de aprendizado é lento.
    "Quando terminou, um deles logo me disse que não tinha sentido o espírito. Deu-me raiva por tamanha ignorância."
    Talvez tenha te faltado paciência com seus membros. O aprendizado não ocorre da noite para o dia.

    ResponderExcluir
  3. Jonas!

    Estes melhores livros, quais seriam? Os livros editados pelo mormonismo?

    Certamente não são os melhores livros para que alguém saia da ignorância.

    Digo isto por experiencia própria. li e reli incansavelmente quase todo o material editado pela igreja em português. Confesso que não aprendi muita coisa com o que é editado pela instituição. Ali sim existe material tendencioso e manipulativo.

    ResponderExcluir
  4. Jonas,

    Nao vou aqui fazer julgamentos a seus argumentos porque tal como voce ja fui um dia.
    Eu era um tipo de mormon que nao suportava ninguem falando mal da doutrina, no entanto, os anos passam, a gente aprende, cresce, amadurece.
    Essa igreja SUD tem bom marketing, com os anos os lideres mormons conseguiram transformar a igreja num grande negocio.
    Em termos de empresa tiro o chapeu para os mormons, mas em termos de religiosidade, fe, obras deixam muito a desejar. Nao so no Brasil como nos EUA tambem.
    A respeito do que o Antonio citou tinha um amigo chileno, pai de dois filhos, bem casado, porem ilegal. Esse homem era Primeiro Conselheiro do Bispado e recentemente (15 dias atras) a igreja mandou uma jovenzinha ao Colorado mesmo sabendo que ela, a mae e a irma estao ilegais no pais. Nisso vemos como a igreja mormon e seus lideres estao sempre em contradicao.

    Ao Jonas so digo que precisa abrir mais a mente, ouvir mais a voz da razao, viajar e conhecer mais a cerca de sua religiao. Nao e pecado questionar meu amigo, a oracao em si nao significa nada.

    ResponderExcluir
  5. Antonio,

    A escritura que citei não especifica um critério para a definição de quais são os "melhores livros". Devemos examinar tudo, retendo o que é bom, como Paulo ensinou.
    Eu leio tantos livros quantos tenho acesso e possibilidades de ler. Quando percebo que seu conteúdo é ofensivo, grosseiro, profano, ou apenas mal-escrito mesmo, por mim mesmo decido parar de ler.

    "a775"

    Nenhuma organização de pessoas pode ser perfeita, pois para isso, é necessário que as pessoas sejam perfeitas.
    Eu sigo fielmente os princípios ensinados na Igreja, e isto me faz ser uma pessoa melhor. Essa é a minha definição de "seguir a voz da razão". Utilizar exemplos de equívocos dos membros da Igreja não é a "voz da razão". Eu entendo que "ouvir a voz da razão" é um processo baseado em estudo, conclusão e aplicação pessoal mais que analisar a grama do vizinho. Não acredito que você conheça mais a doutrina SUD do que eu. Na verdade, para vocês decidirem endossar um blog anti-mórmon, demonstra que não conhecem bem a doutrina SUD. Não é pecado questionar a doutrina, pois quando questionamos uma verdade, recebemos mais verdade, aumentando nossa luz interior. Esse processo independe de quantas unidades da Igreja conheci ao redor do mundo. Como disse John Lennon, "Estive em todos os lugares do mundo e só pude me encontrar em mim mesmo."

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Jonas Viotto!

    Razão é diferente de fé! Este é o primeiro princípio. Não podemos seguir algo pela razão e adicionarmos fé neste algo. Ou vice-versa, também é um princípio verdadeiro.

    Teu comentário ficou estranho. Não pude entender o que você realmente quis dizer. Misturou razão com fé e ainda fez uma citação que não se encaixou no contexto.

    ResponderExcluir
  7. (Via Facebook)!

    Sérgio Mota

    Sacerdócio nada mais é do que uma forma da SEITA MÓRMON angariar mão de obra gratuia. Na igreja católica, existe a idéia de sacerdócio, mas os sacerdotes são protegidos pela igreja e recebem compensações finaceiras, assim como educação profissional adequada. A Seita Mórmon não. Ela explora as pessoas tirando delas o seu tempo livre, o tempo que iriam passar estudando para crescer em suas profissões, o tempo que iam passar com suas famílias, etc...Depois de serem explorados por muitos anos, a pessoa não tem direito a nenhuma compensação. Fiquem bem longe dessa seita, e preservem suas famílias..

    ResponderExcluir
  8. para jonas,

    amigo, não adianta comentar sobre as bobagens q o antonio escreve no seu blog, pois é como querer secar agua do oceano com um conta gotas, eu explico:
    o antonio disse q Jesus Cristo tem a mesma importancia q santanás!!! imagine vc dialogar com um elemento desse??
    ele ja falou enfaticamente q ñ acredita na bíblia, no livro de mormon, nem em livro de religião nemhuma, portanto para ele ( isto falou tambem claramente ) todas as pessoas q seguem uma religião ( seja qual for ) são pessoas fracas, ignorantes, tolas etc pois ( segundo ele ) estas pessoas não conseguem administrar as sua vidas sozinhas e por isto vivem a mercer dos ensimentos dos outros ( tudo isto é a opnião do antonio )
    portanto meu amigo, querer argumentar cm antonio é o mesmo q querer convercer a santanás que ele ( santanás ) está errado !!! será q alguem consegue ???
    eu, sinceramente acho q quem está fazendo papel de bobo sou e vc q estamos aqui dando ibope este cidadão, vamos deixar ele seguir o seu caminho!!
    este tipo de pessoa é digno de pena, pois para delas a vida não tem sentido nemhum e muitas vezes por a vida não ter proposito, elas se suicidam por causa do orgulho, quando descobre q estavam erradas em perseguir a DEUS. veja o caso de judas iscariotes!!! lembra ?

    este comentario não serve para o antonio, pois não acredita em DEUS,

    ResponderExcluir
  9. Associação!

    Suícidios em Utah, onde há uma grande concentração de Mórmons.

    http://investigacoessud.blogspot.com/2011/08/o-suicidio-da-juventude-uma-epidemia.html

    ResponderExcluir