Traduza para outra Lingua!

sábado, 4 de agosto de 2012

PEDIDO DE AJUDA SOBRE CARTA DE RESIGNAÇÃO


Popinhaki,
  
Antes de mais nada, peço que não compartilhe meu nome no blog. Afinal, quando se percebe ao bolo de incoerências e idiotices que esta igreja está relacionada, o sentimento de ter seu nome associado à esta doutrina é de nada menos que vergonha. Parabenizo-te pela coragem em se expor para uma boa causa (alertar outras pessoas sobre as práticas e ideologias desta instituição).
Minha história no mormonismo é muito curta e provavelmente muito diferente da história de outros ex-membros: nunca acreditei na doutrina mórmon, mas sempre estive interessado em conhecer novas religiões, apenas para saber como os membros de cada uma se comportam. Por essa razão, nunca liguei muito pela Igreja e acredito que era mal visto entre os membros. Insistiram muito para me fazer ir às reuniões, fui em algumas poucas. Participei de algumas atividades e gostei bastante da integração e do espírito de comunidade, mas nunca me senti bem por lá, embora tenha feito uma boa amizade.
Já havia visitado outras igrejas, mas não passaram de visitas. No caso da igreja mórmon, por existir uma espécie de "comunidade" interna, fui mais algumas vezes para tentar entender como funcionava e como seus membros pensavam. Masoquismo? Talvez, mas foi uma experiência interessante do ponto de vista que agora tenho uma visão bastante ampla de como funciona esta igreja. E como é ruim.
Até aí, tudo certo. Porém, após algumas semanas, acabei cedendo à pressão e fui batizado, acreditando que seria somente aquilo e depois nunca mais me procurariam. Na época, não sabia que havia um controle grande sobre os membros e, por diversas vezes, senti minha privacidade invadida por perguntas de outros membros ou visitas dos missionários para saber o porquê da minha ausência.
Também não sabia que a igreja era tão confusa e complicada. Sabia que era obra de oportunismo, mas se soubesse que era uma fábrica de lavagem mental, absurdos e pensamentos anti-éticos (pelo menos contra a minha ética pessoal), jamais teria sido batizado, dando a oportunidade para que estes fraudulentos me usem como estatística - ou pior, continuem a me encher a paciência com visitas a minha casa (que são sempre negadas), dada ao comportamento dos membros de "correr atrás" dos membros inativos.
Bom, embora tenha compartilhado a minha história, o objetivo deste e-mail é um pouco diferente.
Há algum tempo enviei uma carta de resignação, mas até hoje não obtive resposta. Não tenho como saber se a carta foi recebida pelo presidente do distrito e do ramo, pois o ramo não possui zelador (aparentemente a igreja mórmon tem condições de bancar grandiosos templos no país, em obras superfaturadas, mas não pode bancar um zelador para os ramos, empregando mais brasileiros que realmente precisam de renda), mas acredito que tenha sido, pois alguns dias após enviá-la, recebi uma "visita surpresa" de dois missionários, comentando que eu havia sido ordenado no domingo passado, mas faltado, e que eu deveria ir no seguinte. Eu enviei esta carta tanto pelos Correios (que não conseguiram entregá-la), como eu mesmo coloquei a carta na caixa de correios da igreja.
Sei que a carta de resignação para o presidente da área Brasil foi recebida, pois recebi o aviso de recebimento dos Correios.
Enfim, mesmo assim, não obtive qualquer resposta por parte dos integrantes dessa igreja. Nada mesmo. Até enviei um e-mail para um endereço eletrônico que dizem que alguns membros americanos estão conseguindo resignação (msr-confrec@ldschurch.org e dodgegw@ldschurch.org), inclusive comentei que havia tentado resignar através de cartas no Brasil, mas não estava conseguindo. Alertei que era uma violação da Constituição Federal Brasileira e que poderia gerar um processo aqui, entretanto até agora não obtive resposta e tenho certo receio de ignorarem meu e-mail nos EUA. Nesse sentido, gostaria de te pedir, caso possuir, algum contato de telefone ou e-mail para que eu possa falar com alguém que cuide disso na própria igreja, aqui no Brasil. E que seja eficaz.
De qualquer maneira, durante o período em que participei da igreja, algumas coisas me chamaram a atenção... para o ruim. A primeira é que, mesmo com a internet, os membros são absolutamente cegos para as falhas desta seita. E isso eu percebo não só nas negativas ao seu blog, como também a outros blogs, como o da Investigadora. Em uma reunião, após discutirem sobre a veracidade de algumas exigências, eu cheguei a ouvir a enorme besteira, "a ciência pode dizer o contrário, mas o que vale mesmo é o que ensina o nosso profeta". E um outro membro confirmou e afirmou que a ciência era sempre secundária. Ou seja, não é por falta de acesso à informação, é pelo profundo estado de lavagem mental e incapacidade de discernir sobre o mundo que estas pessoas estão. E o curioso é que alguns membros da igreja não pareciam ser "tapados". Não me surpreenderia se dois ou três resignarem em um ano ou dois. Outra coisa é o sentimento de repressão. Até eu, que não era um "bom membro", e permaneci por pouco tempo, senti uma repressão muito grande lá dentro. Não acredito que estas pessoas sejam felizes. São pessoas sempre insatisfeitas consigo e com a incapacidade de ser "como o senhor deseja que seja". Eu fico triste por eles, de verdade. Também tem a questão dos chamados e da missão. Desde o primeiro dia que pisei na capela, vieram com a conversa da missão. Tem mais coisas, mas daria história para uns dois e-mails.
Pude perceber que a maioria dos membros tinha grandes problemas em casa (financeiros, família, álcool e/ou outras drogas), são justamente as pessoas que são facilmente convertidas. Exatamente o mesmo público-alvo das igrejas neopentecostais. O sujeito está em situação ruim, tem problemas familiares, se sente deprimido... aparece alguém falando que aquilo tudo vai mudar se ele se esforçar em seguir algumas regras loucas e imorais.
No mais, em relação ao último post do blog, sobre o mórmon gay que cometeu suicídio, alerto-lhe que a igreja SUD, na sua campanha para tentar parecer menos preconceituosa (oras, se não é preconceituosa, porque diz que os membros não podem ser homossexuais? Porque "converte" os membros que dizem ter sentimentos homossexuais fortissimos e estão para sair em missões?), criou agora dois canais no youtube: um chamado "mormon itgetsbetter" e o outro "byuitgetsbetter". Ambos podem ser acessados colocando estes termos na pesquisa do Youtube.
Se você não sabe, o It Gets Better é uma campanha, muito louvável por sinal, para tentar elevar os ânimos de adolescentes e jovens vítimas de assédio  por serem homossexuais. Foi criada há alguns anos e acredito que tenha iniciado após uma leva de adolescentes gays terem cometido suicídio.
A igreja SUD aproveitou-se da existência desta campanha para criar seus próprios vídeos, com depoimentos de mórmons gays. Sim, agora eles existem, pelo menos nos vídeos oportunistas que foram criados. Para quem é de fora não enxergar a igreja como uma fossa de preconceito. Mas, dada a quantidade de negativas, não parece ter dado tão certo. As pessoas não são tão burras.
Em minha opinião, beira o absurdo estes vídeos. Primeiro porque a política da igreja continua a mesma, embora criem essas publicidades para tentar disfarçar, continuam pregando que homossexuais são aberrações e tratam seus membros homossexuais de maneira desumana.
Ouvi de um próprio missionário que, durante o treinamento, os mórmons com tendências homossexuais passam por uma terapia de conversão. Se é verdade, eu não sei, mas este missionário comentou que um conhecido dele teria demorado mais para entrar em missão por causa disso.
Outro detalhe, na década de 1970 e 1980, a BYU realizou programas de terapia de conversão homossexual através de choques elétricos e indução de vômito, embora a igreja negue (assim como nega e apague os registros de racismo do passado).


Estes artigos são bastante extensos, mas são bem interessantes. Seria interessante compartilhá-los, para dar mais ênfase a discussão do suicidio do pobre rapaz. Aliás, existe um site listando suicídios mórmons similares. Muitos passaram por uma trajetória similar, procuraram ajuda da igreja, aconselhamento, e acabaram por tirar suas próprias vidas:


Por favor, me desculpe pela grandeza do texto deste e-mail, porém espero ter contribuído de alguma maneira, para compensá-lo.
Grande abraço,

Anônimo para os leitores do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário