Traduza para outra Lingua!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O LIVRO MAIS CORRETO DA TERRA?

Vamos dar uma olhada nas palavras oferecidas pelos missionários Mórmons. Mais precisamente, no que se refere ao Livro de Mórmon e sua relação com a doutrina específica. À primeira vista, o Livro de Mórmon se parece muito com uma bíblia, podendo até mesmo confundir o prosélito quanto a isso. O sistema textual, dividido em colunas, capítulos e versículos levam o ignorante a pensar, de que se trata mesmo de uma bíblia ou de “uma outra bíblia”. Isso fica mais confuso ainda, quando o leitor abre e vê partes de Isaías, Malaquias, e do Novo Testamento.
O que o confuso leitor não sabe, é que há um pouco de verdade nisso tudo, porque uma grande parte do Livro de Mórmon foi copiado exaustivamente, versículo por versículo, da versão em inglês da bíblia, feita pelo Rei Tiago. Se alguém quiser se aprofundar no assunto, tenho uma postagem sobre isso. Chama-se “A linguagem e a gramática do Livro de Mórmon”. É só clicar e compartilhar.
Apesar de admitirem que aceitam a bíblia como “a palavra de Deus”, os membros do mormonismo a qualificam como falha, cheia de erros. Esquecem ou ignoram completamente, que o “livro mais correto do mundo”, ou seja, o Livro de Mórmon, sofreu cerca de 4 mil alterações, correções e transformações no texto original.
Conforme os anos vão avançando e o mormonismo vai caindo em descrédito, principalmente por causa da internet e da disseminação do conhecimento, os líderes do mormonismo alteram e adaptam o Livro de Mórmon à moda contemporânea. Houve uma época, há não muitos anos, que a versão em português trazia várias gravuras, resultado dos achados arqueológicos do império maia, asteca e inca, tentando induzir os incautos, a crerem que eram achados nefitas e lamanitas. Não “colou” muito essa estratégia e logo ficou evidente, que essas culturas não tinham nada a ver com os povos descritos no “fantasioso” Livro de Mórmon.
Recentemente, para desgosto e embaraço da liderança Mórmon, algumas frases de efeito racista, foram suprimidas ou retraduzidas, de maneira a esconder o texto original, ou dar um outro sentido, menos pejorativo. Achavam, talvez, que passaria despercebido isso.
Entretanto, na introdução do livro, diz que o "Livro de Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparável à Bíblia”. De acordo com os ensinamentos da seita, “ele é um registro do relacionamento de Deus com os antigos habitantes das Américas e contém, assim como a Bíblia, a plenitude do evangelho eterno”. Não é mais uma "plenitude do evangelho eterno." Mas, “a plenitude”. Naturalmente, você se pergunta o que essa frase significa? De acordo com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o autêntico Cristianismo não pode ser encontrado em qualquer lugar na terra, a não ser, é claro, na igreja Mórmon. Como pode conter a plenitude se já foi alterado 4 mil vezes?
Os Mórmons ensinam que, depois que Jesus subiu ao céu, os Apóstolos ensinaram as verdadeiras doutrinas de Cristo e administraram suas ordenanças sagradas (rituais), às pessoas do velho mundo. Após a morte dos Apóstolos, seus sucessores continuaram com a obra do evangelho, mas sem muito sucesso. De acordo com os ensinamentos do mormonismo, o cristianismo foi corrompido, até que ninguém na terra tivesse autoridade, nem para realizar um batismo, ou um casamento, ou mesmo, dar uma bênção.
Então, segundo a doutrina, foi providencial o surgimento de um homem, chamado Joseph Smith Jr., que afirmou ter visto e falado com Deus o Pai e com Jesus Cristo. Estes, disseram-lhe para restaurar a verdadeira igreja, pois todas as outras estavam erradas. Neste momento, me pergunto, quantos e quantos milhões morreram antes disso, sem saberem dessa hipotética restauração? Acreditando nos ensinamentos tradicionais do cristianismo? Será que foram todos para o suposto inferno? Sim, pois todos os demais cristãos foram logo tachados de pertencerem a uma grande e abominável Igreja, corrupta, suja e comparada com uma meretriz.
Então este homem, Joseph apareceu com o Livro de Mórmon. Afirmando que era o livro mais correto da terra. Que se uma pessoa quiser se aproximar de Deus, através de um livro, deve ser por meio do Livro de Mórmon. Mais uma vez, interessante ser o livro mais correto e sofrer 4 mil alterações. Interessante ainda, que após a morte de Joseph Smith Jr., houvesse ramificações do mormonismo, algumas destas, não usam ou consideram o Livro de Mórmon, como “o livro mais correto da terra”. Por que será?

Um comentário:

  1. Para quem lê superficialmente esse livro, vai achar uma boa história e bonito, já que fala de cristo, amor, paz. Porém se fizer um estudo mais detalhado, com atenção, verá que é cheio de coisas incoerentes e sem sentido. Além de ter tido muitas correções ao longo de sua maldita existência, precisaria de muito mais para disfarçar seus erros doutrinários.

    ResponderExcluir