Traduza para outra Lingua!

quarta-feira, 3 de abril de 2019

A VERDADE O QUE É?

Quando eu estava no mormonismo havia um hino que eu cantava regularmente chamado de “A Verdade o que é?” Às vezes eu refletia sobre a letra desse hino. Dizia numa das linhas: “A verdade o que é? É o supremo dom que é dado ao mortal desejar”. O que significam essas palavras? Onde está, pois, a verdade n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? De tempos em tempos os dirigentes do alto escalão SUD revogam e anulam algumas diretrizes repassadas aos membros por seus antecessores, inclusive, pronunciamentos proferidos em ocasiões especiais e declarados como “inspirados por Deus” são anulados.
O que seria a verdade dentro do mormonismo? O supremo dom? Que dom seria esse? O de revelação? Não creio que seja, pois se Deus é Deus, não pode ser inconstante e facilmente mutável em suas opiniões e determinações à humanidade, especialmente aos membros da sua pretensa Igreja.
Onde encontraremos então, a verdade no mormonismo? No livro de Mórmon? Não creio! Ele é cheio de anacronismos, de fantasias e de plágios bíblicos. Nas ordenanças realizadas nos Templos? Elas também são mutáveis de tempos em tempos. Nos Garments? Eles seguem a tendência da moda, não são iguais aos do início da Igreja, como dizem que foram revelados ao Profeta de outrora. Nas capelas? Entre os membros? Tampouco creio nisso! Entre estes há fofocas, intrigas e orgulho em demasia. Em todos os cantos do mundo.
A verdade o que é? Ou seria melhor dizer: O que é a verdade? Uma verdade hoje poder uma mentira amanhã. Ou vice-versa. Todas as organizações problemáticas, incluindo o mormonismo, se apresentam como detentoras da verdade, mas quando estudamos a fundo seus preceitos, não a encontramos em seu meio.
A verdade tem o significado de estar de acordo com os fatos e com a realidade. Na verdade não há margem para dúvidas, pois ela é auto-explicativa. O detentor da verdade tenderá logo a querer compartilhar, pois se a verdade é boa, não é justo guardá-la para si mesmo. E se for ruim, deverá ser compartilhada como um sinal de alerta. Se não houver esse pensamento, o portador da verdade é um mentiroso e não verdadeiro.
Pensemos bem antes de aceitarmos uma doutrina religiosa como verdade. Minhas palavras têm um só objetivo, o de abrir os olhos e os ouvidos dos incautos, dos ignorantes e daqueles que nada sabem sobre esse assunto. Eu mesmo fui enganado. O mundo está cheio de espertos que querem enganar o maior número possível de pessoas. Pensemos nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário