Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

POUCAS MUDANÇAS NO LIVRO DE MÓRMON?


O texto a seguir é uma adaptação do artigo que está no site dos missionários Mórmons. A devida referencia está abaixo do meu artigo.
Ele começa fazendo uma alusão às criticas encontradas recentemente em muitos blogs e sites sobre as alteração no Livro de Mórmon. Eu mesmo já escrevi sobre essas alterações. O total delas que coloquei em meu blog foi de 3000 alterações. Isso foi o que eu encontrei em outros blogs e sites que trataram do assunto. Agora, os missionários Mórmons falam que os críticos elevaram as alterações no Livro de Mórmon para 4000.
O consenso entre as partes é que, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e não membros, já aceitam que houve muitas alterações no Livro de Mórmon, desde sua publicação inicial em 1830.
De acordo com o texto, as alterações foram feitas pelo próprio Joseph Smith Jr. Em publicações posteriores a original. São destacadas as seguintes alterações:

ñ  891 mudanças para que o texto ficasse de acordo com o uso no inglês moderno.
ñ  177 mudanças de exceder para excessivamente.
ñ  162 mudanças de foi para era.

Se as alterações que esses defensores do livro de Mórmon estiverem corretas, somente Joseph Smith Jr. Fez 1230 alterações no texto original de 1830.
Questiono eu agora! Com que autoridade Joseph Smith Jr. alterou o texto? O que tinha de errado? A tradução fora feita em que tipo de inglês? Clássico, arcaico ou coloquial? A tradução fora mal feita? Moroni foi o culpado? Escreveu errado nas placas de ouro? Ou Deus foi muito burro em não ter visto isso logo no inicio? Sim, caso Deus tivesse ficado atento, poderia prever que qualquer erro gramatical, traria muita dor de cabeça aos lideres da sua igreja futuramente.
Eu tenho aqui em casa alguns exemplares do livro de Mórmon em português de diversas épocas. Há mais alterações nas últimas edições do que as que foram feitas por Joseph Smith Jr., segundo os missionários mórmons colocaram na página do seu site. As mesmas perguntas que fiz anteriormente servem para as alterações que foram feitas pelos sucessores de Joseph Smith Jr. Raciocinem sobre isso.
Fica difícil para mim, ou qualquer pessoa que racionalize aceitar o livro de Mórmon como a “verdadeira palavra de Deus”. Um livro que, segundo os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é considerado “o mais correto da terra”.
 Só para lembrar, a suposta tradução era feita da seguinte forma: Joseph Smith olhava para dentro de um chapéu e a frase aparecia como uma legenda de filme. Ele então ditava ao escrevente, palavra por palavra. Caso a tradução não estivesse correta, palavra após palavra, não surgia a nova frase. Então o que me chama a atenção é o seguinte. Como é que Deus se enganou tanto assim? Como é que ele deixou passar frases escritas erradas? Sem conotação gramatical que fizesse sentido aos tempos modernos? Já na época de Smith as frases não faziam sentido. Ele alterou muitas delas para a facilidade da compreensão.
Será que Deus tem alguma coisa a ver com isso tudo? Será que não é mera invenção da cabeça de um “picareta”? Uma pessoa ardilosa tentando ganhar lucro com essa história toda?
Eu acreditei durante muitos anos no livro de Mórmon e em tudo o que o mormonismo ensina. Agora penso completamente ao contrário. Acho que tudo não passa de uma fábula. Uma história de contos de fadas. Uma história inventada por uma mente doentia. Uma mente que almejava mais poder honra, gloria e status do que propriamente ser uma ligação entre Deus e os homens.
Na realidade, acredito de forma consciente, que Deus nunca teve nada a ver com o mormonismo. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não é, absolutamente, a “única igreja verdadeira na face da terra”. Ela não tem nada de especial, comparado com muitas denominações religiosas que seguem o cristianismo hoje em dia. Está focada única e exclusivamente em lucro material. Dinheiro através de dízimos e ofertas. Em compensação, aos fiéis, oferece, como as demais, a benção. Caso o membro se negue a pagar o dízimo, terá a maldição de até mesmo ser queimado na segunda vinda de Cristo, conforme Doutrina e Convênios. Ou seja, pague e será abençoado, não pague e será queimado. Espero que isto possa ser útil para uma completa reflexão sobre o assunto. Julguem por vocês mesmos.

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário