Traduza para outra Lingua!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

AS SINAGOGAS NEFITAS!



O livro de Mórmon menciona “sinagogas”, pelo menos 25 vezes. A ênfase é descrita em Alma 16:13, onde diz que as sinagogas eram construídas à maneira dos judeus. As datas das sinagogas, descritas no Livro de Mórmon, são desde 559 a.C até 34 d.C.
Aqui há um erro grotesco no Livro de Mórmon! Nefi e seus sucessores na América, não poderiam saber nada a respeito de “Sinagogas”. A história das sinagogas data de período posterior à pretensa saída de Lehi e sua família de Jerusalém.
Na internet, na página da Wikipédia diz: Por volta de 750 a.C., o reino foi dividido em dois: Israel a norte e Judá a sul. Em 722 a.C, o reino do norte foi devastado pelos Assírios e séculos depois, o reino do sul foi conquistado pelos Babilônios (em 587 a.C.). Em 539 a.C., aqueles que regressaram à sua terra natal passaram a ser, desde então, conhecidos como judeus (de Judá e Judéia). Foi depois do regresso do exílio na Babilônia que o formato da religião que hoje conhecemos começou a se desenvolver. O culto passou a centrar-se na sinagoga, um hábito adquirido na Babilônia devido à inexistência de um templo. A sinagoga passou a funcionar como um ponto de encontro dos judeus para as orações e para a leitura das Escrituras. Segundo descobertas arqueológicas recentes, a primeira sinagoga fundada nas Américas foi a Sinagoga Kahal Zur Israel, construída no Brasil em 1637 e cujas antigas ruínas encontram-se cuidadosamente preservadas na cidade de Recife, no mesmo local onde foi posteriormente construído o Centro Cultural Judaico do Estado de Pernambuco”.
Segundo os relatos do Livro de Mórmon, Lehi e sua família, saíram de Jerusalém, anos antes da destruição da cidade pelos babilônios. Ou seja, eles teriam saído por volta de 600 a.C. enquanto a cidade foi destruída por volta de 587 a.C., uma diferença de 13 anos.
Então vemos que a única explicação para a existência de uma sinagoga foi a ausência física de um templo, no caso, o templo de Salomão.
Então o Livro de Mórmon erra duas vezes, porque cita que os nefitas possuíam um templo, segundo o modelo do templo de Salomão (o que já foi questionado intensivamente por críticos do Livro de Mórmon) e sinagogas de adoração. Ora, se possuíam um templo, não haveria necessidade da construção de sinagogas. Pois as sinagogas surgiram devido à ausência de um templo de adoração.
Como é que os antigos israelitas adoravam antes da construção do Templo de Salomão? Não existiam sinagogas em Israel, nem no reino do sul, nem no reino do norte. Tinham o Tabernáculo. E depois da construção do Templo? Somente no Templo.
Alguns membros poderão dizer que na época de Cristo existiam em Jerusalém, um templo e sinagogas funcionando simultaneamente. Para esses, digo que a religião judaica já estava completamente distorcida e corrompida. Os ritos mosaicos não eram seguidos conforme os mandamentos iniciais. Em alguns casos, havia um exagero no cumprimento dos mandamentos descritos em Êxodo, levítico e deuteronômio. Isso tornou o judaísmo uma religião corrompida dos ritos mosaicos.
Outros membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tentarão responder essas perguntas. Ou até mesmo, rebater meu argumento, dizendo que seria sim necessária a construção de sinagogas nas Américas. Pois as cidades ficavam distantes umas das outras e era difícil a peregrinação ou caravanas a um templo, que estaria edificado em lugar incerto. Nem ao menos citado no Livro de Mórmon. Nem posteriormente descoberto pela arqueologia moderna.
Só que eu refuto tal pensamento! Pois antigamente, na antiga Israel, também o povo tinha que ir ao templo para adorar e vinham de longe, de cidades distantes de Jerusalém. Nada sabemos de peregrinações ou caravanas a um suposto templo segundo os moldes dos judeus, construído na América. O livro de Mórmon não descreve nada parecido com isso. Se ele não descreve, qualquer afirmação por parte de um membro Mórmon nesse sentido será mera especulação de desespero.
Mas o ponto central nem é esse. O ponto central é que Nefi não poderia saber da existência de sinagogas em Jerusalém, pois ele e seu pai saíram muitos anos antes da construção da primeira sinagoga naquela cidade.
Nem o nome, “sinagoga” não poderia ser igual. Seria coincidência demais, ele construir um local de adoração na América e colocar exatamente o mesmo nome existente há milhares de quilômetros e anos de diferença, “sinagoga”.
Fica difícil para eu aceitar tudo isso. Mais uma falha encontrada no Livro de Mórmon que os líderes Mórmons não poderão questionar à luz da racionalidade.
Acho que o Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias deveria despir-se do orgulho e arrogância. Por achar que a humanidade toda é burra em acreditar em fábulas insanas. Resolver logo essa questão, descartando o livro de Mórmon como escritura. Será que nada nesse livro tem comprovação científica?


Referencias para a elaboração do texto:



2 comentários:

  1. Muito bem colocada sua postagem sobre as sinagogas nefitas, eu realmente não sabia sobre sinagogas nefitas. Outra questão que precisa ser levantada seria sobre sobre o termo "cristão" e a palavra "Jesus Cristo" muito usada no Livro de Mórmon, antes mesmo do nascimento d'Ele e da "apareição" d'Ele no continente americano conforme relata o referido livro em 3 Nefi, capítulo 11. Essas explicações ainda estão pendentes pelos mórmons.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir