Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMO PODEMOS SABER SE O LIVRO DE MÓRMON É VERDADEIRO?


Quando eu era membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, aprendi que há uma maneira, “muito lógica”, para que possamos saber se o livro de Mórmon é verdadeiro ou não. Muito lógica, segundo os ensinamentos Mórmons. Por isso disse, quando eu era membro. Para as pessoas que racionalizam direito, não é nada lógica essa maneira imposta pela Igreja.

Os missionários, ao adentrarem na casa do incauto pesquisador, expõem a ele o desconhecido Livro de Mórmon. Dizem tratar-se da palavra de Deus. Escrita por pessoas que viveram no continente americano, muito antes dos povos Incas, Maias e Astecas. Consequentemente, bem antes da chegada de Cristovão Colombo, em 1492 d.C..

Afirmam categoricamente, tratar-se de escrituras sagradas, pois que eles mesmos têm a confirmação disso pelo “Espírito Santo”. Em seguida, ensinam o pesquisador a orar, segundo a maneira dos Mórmons. No final, fazem um desafio ao pesquisador. Ele tem que orar e pedir para Deus se o livro de mórmon é verdadeiro ou não. Mostram uma escritura que está no próprio livro. Trata-se da famosa escritura Moroni 10:3-5 que diz: Eis que desejo exortar-vos, quando lerdes estas coisas, caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coração. E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo. E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas”.

O pesquisador, não querendo fazer uma desfeita para os jovens. Não sabendo ele, que aquela dupla foi exaustivamente treinada a serem bondosos. Os missionários mentem para o pesquisador que eles próprios receberam a tal confirmação divina. Essa mentira pode ser intencional ou não. Digo isso, porque muitas vezes, os próprios missionários foram enganados por seus treinadores, pais e líderes da Igreja ao longo dos anos. Esses foram os responsáveis pela introdução da doutrina Mórmon em suas mentes. Muitos desses jovens missionários nasceram ouvindo que a Igreja é verdadeira. O livro de Mórmon é verdadeiro. Nunca fizeram nenhum questionamento a respeito. É natural para um filho acreditar no pai ou na mãe. Se o pai diz para um filho: não mexe com fogo que queima. A criança, sem perceber acaba brincando certo dia com fogo e, acidentalmente, se queima. Ele se lembra das palavras do pai, consequentemente, acredita e reflete: “Meu pai tinha razão, o fogo queima mesmo”. Da mesma maneira são os jovens Mórmons, se um pai diz que a igreja é verdadeira, a criança logo crê. Se a história do fogo era verdade, a história da igreja também deve ser. O pai tem sempre razão, na cabeça de uma criança ou de jovem. Não há necessidade de questionamentos.

Agora, sem sair do foco principal. Voltando ao encontro dos missionários com o pesquisador. A coisa fica mais complicada para o pesquisador, quando um dos missionários já prestou seu testemunho. Dizendo ter ele próprio recebido a confirmação pelo Espírito Santo, de que aquele livro é verdadeiro. Muitas vezes o pesquisador imita os missionários, apenas para não parecer diferente ou “menos crente”. Isso me lembra outra história:

Sim! Sim! Eu vejo essa roupa! Que belos bordados! É impossível não comparar esse relato com o conto infantil do vestido invisível do rei, em que o rei toma para si um traje, que supostamente era visto apenas pelos inteligentes. Na verdade, o traje era uma fraude, mas as pessoas ao redor do rei – e o próprio rei – fingiam enxergá-lo apenas para não parecerem burras.

Assim é com o Livro de Mórmon! Eu mesmo, agindo como o rei do conto de fadas, falava para todos, que tinha recebido uma confirmação divina. Acreditava que era verdadeiro. Mas no fundo desconfiava do embuste. Mas quando percebi massiva falta de provas e evidências de sua veracidade, vi que estava cego. Era melhor ser chamado de burro do que continuar com essa farsa. Tinha que trilhar outro caminho.

Acho que os membros ativos Mórmons não querem ser chamados de burros. Preferem continuar acreditando que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Vejamos alguns exemplos do conteúdo do Livro de Mórmon: Lá, está escrito sobre o uso de bússolas que guiavam as pessoas, no oriente médio, 600 anos antes de Cristo. Lá há referencias de espadas e armaduras de metal no continente americano. Está escrito sobre elefantes que viviam livremente no continente americano. Há citações referentes a escritos em placas de metal, abundantes, numa língua chamada egípcio reformado.

Caindo na realidade agora! As bússolas só tornaram-se conhecidas no oriente médio e também na Europa na idade média. A metalurgia não era conhecida na América antes do descobrimento, em 1492 d.C., também na idade média. Também não se têm noticias da existência de elefantes, no continente americano, antes da descoberta por Colombo. E nunca foi encontrado nenhum vestígio escriturístico dessa tal língua “egípcio reformado”.

Então, se eu não posso saber se esse livro é verdadeiro por razões óbvias, não posso crer nas palavras dos missionários. Eles certamente estão pregando uma peça nos prosélitos, que são na maioria, gente humilde e simples. Os inteligentes e cultos, certamente não aceitam a doutrina Mórmon. Povo brasileiro abra o olho!


Referencias para a produção do texto:

http://scriptures.lds.org/pt/moro/10


Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com

24 comentários:

  1. Ao mesmo tempo tu acabou de chamar o povo brasileiro de ignorante, mesmo que não foi isso o que quis dizer, mas deu a entender a isso.

    Eu nasci dentro da igreja, mas pelo contrário no que o Sr. disse, eu não acredito e sigo a igreja porque meus pais já me ensinaram o que deve fazer, até uma certa idade, enquanto ainda somos totalmente dependentes de nossos pais, eu vivia na igreja somente com o testemunho deles, pelo exemplo deles, mas eu não posso viver com o testemunho de outros para sempre, eu tive que adquirir o meu próprio testemunho, e tenho o livre-arbítrio de sair da igreja, e fazer o que quiser da minha vida, por uma escolha muito sábia minha, escolhi a continuar sendo "enganado".

    E a comparação com fogo, não teve nenhum fundamento comparativo.
    Não tive que sofrer algo para saber que a igreja é verdadeira.
    Mesmo o Senhor agora pensa que eu entendi errado sua comparação, que ao a criança lembrar do fogo, ela relacionará com o que os pais dizem da igreja, de acordo com seu exemplo dito. Não se compara se meus pais estavam certo em algo, automaticamente eles estão certo em tudo, claro ela é uma criança, mas depois ela irá decidir por si mesma se deve continuar sendo "iludida" e "cegada" sem influências de ninguém, nem mesmos dos pais, igual ao meu caso.

    ResponderExcluir
  2. (Não vou postar meu nome, porque nem seus apoiadores o colocam) para não gerar desconfortos como tem gerado por alguns que comentam contra a opinião do blog.15 de julho de 2011 às 11:12:00 BRT

    Sou historiador, tenho um mestrado em Sociedades Agrárias e um Doutorado na área de teologia. Não vejo problemas no Livro de Mórmon. Tenho um testemunho dele, assim como da Bíblia, que se formos analisar também não existe vestígios de muitos milagres e episódios relatados lá. Fé é algo que sabemos e sentimos que é verdadeiro, entretanto não podemos vê-lo. Acredito que você nunca buscou um testemunho ou meramente nunca o recebeu por orgulho ou descrença. Ou se recebeu, o perdeu por não alimentar seu espírito com a palavra do Senhor e o serviço ao próximo. Não pode julgar que todos são como você (pois se julga o grande sábio e conhecedor de todas as coisas nesse seu blog). Outra coisa... A Igreja é a única igreja que faz o desafio de perguntar a Deus se ela é verdadeira ou não. Não tem outra que faz isso. Minha esposa, eu e muitos de meus irmãos tiveram confirmações da verdade não somente por um calor no coração, mas por sonhos e outras formas muito evidentes e claras. Seu blog critica muito as pessoas e líderes da igreja, até mesmo a maneira errada de falarem o português. É um absurdo. Sabe muito bem que os manuais da igreja são claros e relatam especificamente como devem ser a coisas na igreja. Infelizmente alguns não seguem os manuais e acabam fazendo besteira. A organização da Igreja é excelente. Não temos líderes perfeitos, assim como você também não foi como bispo ou qualquer outra coisa na igreja. Perfeito é só o comandante maior dessa obra: O Salvador Jesus Cristo, do qual presto meu testemunho, de que é o grande Mediador entre nós e Deus, que nos deu a oportunidade de voltarmos a presença do Pai. Na realidade não seríamos nada sem ele. (Não vou postar meu nome, porque nem seus apoiadores o colocam) para não gerar desconfortos como tem gerado por alguns que comentam contra a opinião do blog. Desejo-te Felicidades para vc e sua família. E oro para que um dia volte para a Igreja. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é muitíssimo interessante. O próprio José Smith declarou certa vez que o Livro de Mórmon é a pedra angular da religião mórmon. Os mórmons também creem na bíblia "o quanto seja correta sua tradução", ou seja, creem com reservas, enquanto no livro de mórmon creem sem reservas. O livro de mórmon sofreu milhares de alterações desde sua publicação. Até a presente data não foram definidas onde se encontram as principais cidades citadas no livro: Nefiah, Zaraemla e outras. Não está definico onde é o Monte Cumorah. Não foram mostradas ao mundo as provas arqueológicas: moedas utilizadas no livro, ossadas, couraças, placas de ouro, espadas...nada foi mostrado até agora.
    A situação dos mórmons é a seguinte: apresentam o livro aos pesquisadores, citam a escritura de Moroni aconselhando as pessoas a perguntarem a Deus se o livro é verdadeiro ou falso e a receberem uma confirmação através de um ardor "esquisito" no peito, uma sensação de que o livro é verdadeiro, apesar de não ter provas concretas.
    Fica a responsabilidade das pessoas descobrirem se o livro é ou não verdadeiro e a "isenção" de quem apresenta o referido livro.
    Assim, a responsabilidade sobre a veracidade do livro está nos ombros das pessoas e pesquisadores e não da igreja ou de seus líderes, essa é a pura realidade.
    Agora imaginem: a bíblia sagrada, com tantos lugares históricos até hoje preservados, apesar de vulcões, terremotos, guerras, maremotos, etc ainda existem esses locais onde qualquer um pode ir visitar ruínas ou cidades até hoje existentes.
    Qual seria então a diferença entre a bíblia e o livro de mórmon? A bíblia possui provas, ninguém precisa se ajoelhar e perguntar a Deus se ela é verdadeira ou se os locais nela citados são ou não verdadeiros, isso é um fato. O livro de mórmon não possui provas, apenas estórias e relatos copiados da bíblia.
    As religiões tem se pautado em "puxar a brasa para suas sardinhas", no caso dos mórmons, são a maioria norte-americanos e precisam de algo para idolatrar, seguir ou modificar, além do que a bíblia cita. Isso se chama "xenofobismo" e "egocentrismo", tudo ocorreu nos Estados Unidos: a vinda de Cristo (3 Nefi cap.11), o jardim do Eden no Missiouri, e outras contradições que os cristãos não aceitam e rejeitam veementemente.
    As melhores músicas são dos Estados Unidos (na visão deles), o melhor povo é o norte-americano (na visão egoista deles), os latinos são rejeitados e discriminados nos Estados Unidos, são tratados como sub-humanos.
    Agora vem ao Brasil trazer essas coisas e querer que acreditemos?
    O povo simplesmente não é mais ignorante, ouve, reflete e decide. Igreja estão vazias, templos vazios. Ninguém mais quer ser enganado. Todos pesquisam, questionam, interrogam, buscam respostas verdadeiras e concretas. A internet modificou tudo. Tudo está sendo mostrado, de todas as religiões. O desespero dos religiosos é tentar convencer de qualquer maneira, achar artimanhas para que as pessoas acreditem e sigam um engano.

    ResponderExcluir
  4. Caro Historiador!
    Me admira muito o senhor não ver problemas no Livro de Mórmon. Ainda mais com todo esse vosso estudo apresentado no seu comentário. Desculpe, mas já foi mais do que provado que esse livro é uma fraude. Hoje existem exaustivas publicações, que contestam a veracidade do livro de Mórmon. Há uma enorme e inesgotável evidencia de que a obra foi em parte plagiada de diversos outros livros. Inclusive da versão em inglês da bíblia do Rei Tiago. Há enormes anacronismos como o uso de bússola 600 a.C. Sendo que a bússola só se tornou conhecida na Europa na idade média. Os chineses sim já conheciam a bússola em períodos anteriores. Mas não outros povos. Há erros de ortografia, sendo que estes, a igreja corrige incessantemente desde a primeira edição de 1830. Calcula-se que já foram feitas mais de 3 mil alterações ortográficas. O que chama a atenção é que segundo Joseph Smith, esse seria o livro mais correto da terra. Se era tão perfeito, porque houve a necessidade de tantas correções, supressões, ou mudanças constantes no sentido de algumas frases. Tinha na primeira edição em inglês até uma palavra em francês. Essa já foi devidamente alterada. O livro de Mórmon foi supostamente escrito em Egípcio reformado, língua essa, nunca encontrada no continente americano. Não sobrou nenhum vestígio em nenhum lugar do imenso continente? Porque os judeus escreveriam escrituras sagradas numa língua pagã? Jamais isso seria possível, segundo os judeus.

    Parece que o próprio Deus ditava para os supostos antigos escritores. Será que Deus se enganou tanto? Deus não sabia escrever? Ditava errado? Em breve colocarei uma postagem sobre as alterações que a Igreja vem fazendo nas edições atuais do Livro de Mórmon, como suprimir textos de conteúdo racista e preconceituoso. Aguarde para breve essa postagem. Senhor historiador, disse que a organização da igreja é perfeita. Sinto muito contestá-lo novamente. Há fraudes em todos os cantos. Desde a sua organização inicial até os dias atuais. Como uma organização que se diz perfeita pode ser composta por homens imperfeitos? Ou, pelo menos, menos perfeitos? Já publiquei aqui os problemas com licitações marcadas de construções e reformas de capelas no Brasil. Se o Livro de Mórmon fosse tão perfeito assim, Joseph Smith nunca teria se envolvido com a poligamia. O livro de Mórmon condena essa prática veementemente. Quanto ao testemunho, sinto muito amigo. Se não for por meios convincentes, não acredito mais em dorzinha não sei onde, calorzinho no peito, ou outras sensações no corpo. Isso eu posso sentir até assistindo um filme ou um jogo de esporte qualquer. Para os membros da Igreja Mórmon é fácil dizer que a Igreja é verdadeira, mas os membros são falhos. Essa é uma desculpa muito fraca e nada convincente. Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Edson!
    Eu não poderia escrever uma resposta melhor. Muito obrigado por seu valioso comentário

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. ¨ ¨ Juliana d. Vilane
    .....................................................................

    '

    Esse blog nao tem meras opinioes. Esse blog tem sim provas comprovando as fraudes doutrinárias da igreja'mormon qui sao contrárias ao evangelho, e o espírito santo prova qui a igreja dos mormons é composta com doutrinas falsas.
    '
    O morminho mentiu ao dizer qui tem testemunho independente, porque essa pratica do testemunho é sempre resultado de dependencia qui os mormons recebem uns dos outros. ¨¨¨ alem disso... o testemunho dos mormons é apenas uma tecnica de lavagem cerebral malefica qui estimulam os proprios mormons a acreditar qui realmente sabem qui algo é verdadeiro através do sentimento, quando de fato vamos analizar a doutrina'mormon percebemos qui a doutrina mormon ensina qui podemos saber ou entender a verdade unindo a fé/sentimento com a razao, pra nao sermos enganadas e pra nao depositarmos nossa fé em doutrina falsas insentivados pelo sentimento qui geralmente é enganoso!
    '
    Nenhum membro do mormonismo nao tem livre arbitrio pra sair da igreja'mormon.
    '
    Os mormons ao ve os podres erros doutrinarios do mormmonismo ate admitem qui estao errado, qui gostma de viver enganados no meio da ilusao... Isso nao é ironia nao... é verdade mesmo, porque o mormonismo é uma religiao fanatizante qui estimula seus adeptos a gostar de viver enganados e a viver gostando de mentiras!
    '
    Testemunhar algo, é saber e vê fatos qui comprovadamente presenciamos e conseguimos vê o fato acontecer! testemunhos baseados em sentimentos podem fazer com qui ate mesmo a mentira se torne verdade!
    '
    Ser curso superior em alguma faculdade ou universidade nao garante claro entendimento de coisas ligadas a espiritualidade e nem a parte nano das ciências! É ridiculo achar qui só porque se tem diploma universitário, é qui isso o capacite a entender esses assuntos claramente!
    '
    A doutrina da igreja'mormon por ser mentirosa, nao consegue fazer com qui seus membros sejam melhores e nem consegue fazer com qui seus membros entendam claramente o evangelho, de modo correto e claro! Os mormons ficam achando qui o testemunho mentiroso qui tem, vai mostrar pra eles qui o mormonismo é a unica igreja verdadeira!
    '
    Conheça membros da igreja'universal qui oraram ao Pai Celestial pra saber se a igreja universal é a religiao verdadeira, e Deus respondeu através do Espirito Santo qui a IURD é a igreja de Deus na terra, e quem é membra ou membro da igreja'universal, são gentes qui estao na religiao certa onde Deus mandou elas entrarem!
    '
    O testemunho dos mormons é apenas uma tecnica pra os mormons mentir pra se mesmos!

    ResponderExcluir
  7. ¨ ¨ Juliana
    .....................................................................

    '

    esse morminho 'pedro henrique'... mesmo sabendo qui o autor desse blog nao desqualificou o povo brasileiro, mas mesmo assim esse mormon preferiu insinuar ou dizer mentirosamente qui o autor desse blog entende qui o povo brasileiro é ingnorante, quando de fato o autor desse blog nao tá chamando o povo brasileiro de burro e nao tá querendo dizer qui o povo é ingnorante no sentido amplo da palavras. ¨¨ ¨¨ de fato, o povo brasileiro e todos os povos qui deixam os mormons levar a falsa mensagem do mormonismo, sao ingnorantes com relaçao a igreja'mormon, no sentido de qui todos nós desconhecemos qui as doutrinas'mormons sao mentirosas, embora pareçam ser verdade, mas apenas parecem, porque o mormonismo é um bonito conjunto de doutrinas falsas. .. eu e minha familia entramos na igreja dos mormons, porque na epoca eramos ingnorantes com relaçao ao mormonismo e a assuntos ligados a religioes como o mormonismo, mas graça as orientaçoes de Deus atraves do espirito santo, conseguimos perceber qui o mormonismo é um conjunto de falsidades.
    '
    a historia da primeira'visao qui tanto os mormons falam, foi uma historia inventada mentirosamente ao longos de todos esses tempos, e na epoca do joseph smith existiam varios homens qui tambem falaram ter tido o mesmo tipo de visao, muitos desses homens morreram prestando testemunho de qui viram deus'pai e jesus. joseph smith foi apenas mais um entre varios outros qui falavam a mesma coisa... mas hoje sabemos qui essa historia e outras semelhantes apenas sao mentiras qui o mormonismo fez parecer qui é verdade pra enganar a muitos povos.

    ResponderExcluir
  8. (Não vou postar meu nome, porque nem seus apoiadores o colocam)18 de julho de 2011 às 10:14:00 BRT

    (Não vou postar meu nome, porque nem seus apoiadores o colocam) Então prova aí o Dilúvio, prova os milagres de Jesus, prova como acontece a Ressurreição, prova aí também como Deus fez Adão e Eva, prova como Moisés abriu o Mar Morto, prova também a idade de Adão e outros que ultrapassaram os 500 anos. Prove também que foi Deus que criou o mundo e como realizou isso (me dê provas concretas, biologicamente, fisicamente e quimicamente). Prove a existência de gigantes. Prove também que existe uma Arca de Noé. Prove que é possivel andar sobre as águas. Prove a possibilidade de uma mulher ter filhos depois de 90 anos. Prove também onde está o local onde Adão e Eva viveram no início. Prove que o povo de Israel viveu no Egito (Historicamente não existem provas a respeito desse fato). Prove a existência de Jesus, pois somente um historiador Judeu relatou sobre Jesus e não fez tanto alarde sobre sua vida e morte. Prove como Sodoma e Gomorra foi destruída, se de fato existiram. Isto tudo está na Bíblia e são coisas que devem se compreender através da fé e ainda sim creio na Bíblia. Tão somente através da fé. E a confirmação da verdade não vem somente por um ardor no peito, o Espírito Santo pode manifestar-se através de muitas outras formas. Acredito que se provássemos científicamente que o Livro de Mórmon é históricamente verdadeiro, talvez até mesmo você se converteria novamente, junto com todos os arqueólogos e cientistas do mundo, mas este não é o propósito. E ainda sim teria gente que duvidasse. A crença nele, ou na Bíblia ou em qualquer outro livro religioso deve ser através da fé. Como você disse que meus argumentos são fracos, os seus são extremamente fracos, pois até agora não provou nada de convincente ou grande coisa. Se o fosse, estaria estampado nos jornais de todo mundo: "O Ex-mórmon Popinhaki, grande pesquisador do google, wikipedia e sites anti-mormons, descobriu que o Livro de Mórmon é Falso". Quero agora que me comprovem (principalmente a assídua leitora Juliana). Outra coisa, afirmar que os templos estão vazios, que as capelas estão se esvaziando é outro mentira descabida. Só minha ala dividiu duas vezes este ano. E está para dividir novamente. Como podem afirmar isso se foram no templo a mais de 6 anos atrás? Outra coisa, não quis me vangloriar de meu currículo. No Brasil, a gente estuda, estuda, estuda, e professor continua sendo injustiçado. Só quis dizer que não há todas estas provas históricas de que o Livro de Mórmon não é verdadeiro. E nem que a Bíblia é verdadeira. O ambiente acadêmico é totalmente cético e não crê em absolutamente em nada, somente em Marx, Hobsbawm, Heguel, Locke, kant, Rousseau, Hobbes, Luckacs, Freud e etc, que na realidade não explicam nada. E olhe lá! Minha intenção em relatar meus cursos (que na realidade não são nada) é somente dizer que estes argumentos contra o Livro de Mórmon estão mais que desqualificados historicamente. São retirados de sites anti-mormons, com textos truncados e cheios de citações recortadas intencionamente. Saber sobre o mormonismo pesquisando sites anti-mormons é semelhante a procurar sobre o Flamengo em Sites de torcida do Vasco. Grande Abraço e felicidades para todos! Continuo testificando que O LIVRO DE MÓRMON É VERDADEIRO. "O respeito é uma virtude, até para os que não acreditam em Cristo"

    ResponderExcluir
  9. Sr. anônimo, porque você não mostra a sua cara? Algum receio? Li o que você escreveu e embora eu respeite sua opinião, não concordo com ela. No site apologético do LDS.Farms há logo na capa uma citação de que o livro de mórmon é uma questão de fé. Então, por mais que tentem provar algo, nada encontram que prove que ele é verdadeiro.
    As moedas nefitas citadas, os artefatos utilizados, as cidades citadas (cidades enormes), o templo citado (diz que era grande e suntuoso), enfim, os vestígios dessa civilização simplesmente sumiram? Onde estão as provas arqueológicas?
    É muito cômodo transferir responsabilidade de descobrir por si mesmo e saber que o livro é ou não certo ou verdadeiro. Através de sentimentos - isso que os mórmons alegam. Então os apologistas argumentam que são as pessoas que precisam saber por elas mesmas se o livro é falso ou verdadeiro e que eles não tem obrigação nenhuma de provar nada.
    Imagine só sr. Anônimo, o caso da bíblia, um livro histórico e com todas as cidades milenares existentes até hoje, os cristãos não precisam se ajoelhar e pedir a Deus que mostre se a bíblia é ou não verdadeira, isso eles já sabem, as provas estão lá, todas lá.
    A bíblia não foi inventada, plagiada ou copiada, ela é real.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Historiador!
    Eu não preciso provar nada. Quem precisa provar que a igreja é verdadeira são os líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Estes sim precisam mostrar ao mundo, que não estão enganando as pessoas. Precisam provar que o tal Livro de Mórmon é mesmo a “palavra de Deus”, ditada palavra por palavra por Deus para Joseph Smith. Precisam provar e explicar porque, após Joseph Smith ter recebido de Deus palavra por palavra, foram feitas mais de 3000 alterações posteriores, na ortografia do livro. Precisam provar que o tal sacerdócio é verdadeiro. Precisam provar que os templos têm utilidade espiritual alem, de arrecadar dinheiro. Precisam provar muitas outras coisas relacionadas a sua doutrina Mórmon. Mas tem uma, precisam provar de forma racional. com evidências comprobatórias. Não aceitamos provas através da fé, calorzinho não sei onde. A Juliana não falou mentiras. As capelas da Igreja Mórmon andam cada vez mais vazias sim. Se na sua cidade aumentou a freqüência, deve ser uma exceção. É só dar uma olhada nos números da Igreja. O número de missionários caiu. O número de batismos está estacionado há mais de 10 anos. Onde está o crescimento? Muitos membros antigos, mesmo líderes se afastaram da Igreja conscientemente. Onde está o crescimento? Os textos que eu coloco neste blog são embasados, principalmente em fontes da Igreja. Essas mesmas fontes são base para outros sites, blogs e livros. Não vejo nada de errado com isso. Quanto mais divulgarmos o que é realmente o mormonismo, melhor.

    ResponderExcluir
  11. O Sr. Edson e o Popinhaki apelaram, apelaram, apelaram e não responderam nada, somente aquilo que sempre escrevem: relativizam o absoluto e absolutizam o relativo! Poucos livros da Bíblia são considerados históricos e de valia acadêmica. A maioria são considerados invenção pelos céticos historiadores e arqueólogos. A Bíblia é tradicional... sem dúvida! Está aí por muito tempo. Foi organizada pela Igreja Católica e muitos livros ficaram de fora. Mas isso não vem ao caso. Eu creio na Bíblia tão quanto no Livro de Mórmon. Erros de ortografia no livro de mórmon realmente existiram, mas não alteraram em nada a essencia das mensagens e do que os versículos ou livros querem relatar. Acho é que vocês não sabem nada sobre o mormonismo ou sobre o processo de tradução do Livro de Mórmon. Meu nome, não vou colocar aqui, porque vocês ficam muito nervosos quando algum mormon, ou outra pessoa vão de encontro com suas opiniões. Não quero retaliações. Sou civilizado. A pessoa comenta algo, e ficam buscando no comentário algo para criticarem sua conduta, dizendo: "Ah.. esse mormon é um anti-cristo porque exalta a riqueza, porque pensa que é o bam-bam-bam, porque é isso ou aquilo, ou porque escreveu isso ou aquilo". Não vou colocar meu nome, justamente pelo que o Sr. Edson perguntou: "Tenho receio". Não quero ser incomodado em redes sociais, e-mail e etc. Por aqui já está bom demais. Sr. Edson, também respeito muito sua opinião, mas também não concordo. Para acreditar na Bíblia, tem que ter fé, do mesmo jeito que acreditar no Livro de Mórmon. Então responda aquelas questões que coloquei no último post! E outra coisa Sr. Popinhaki, a Igreja não precisa provar nada do que você vociferou. Os membros fiéis sabem do que estão vivenciando e sabem o que é verdadeiro e o que não pode ser. Eu sei que o Sacerdócio é real. Já presenciei mais de uma cura através deste sacerdócio, milagres reais. Algo visível, mas sei também que é real por outros motivos e experiências. Sei que a Casa do Senhor é um local que nos dá paz e alegria, que nos fortalece e renova o espirito, pelas experiências alí e por tudo que já vivenciei lá. Sobre o crescimento da Igreja, é evidente e real. O crescimento deu uma freada de uns 10 anos para cá, mas a Igreja continuou crescendo. Vemos alas e estacas se dividindo e etc. O Templo de Campinas fica lotado o tempo todo. Passei pelo templo de São Paulo e estava lotado também. Não vejo essa decadência, sinceramente.

    Mas espero que esta conversa tenha chegado ao fim... Foi bom conversar com vocês. Mas, preciso de tempo para trabalhar e sustentar minha família, que são minhas pedras preciosas. Grande Abraço e desejo a vocês toda felicidade que este mundo pode proporcionar. Até.

    ResponderExcluir
  12. Sr. historiador mormon (anonimo) sua postagem acabou chamando-me de mentiroso e inventor de subterfúgios? O sr. pode comparar o último SENSO do IBGE quantas pessoas declararam ser mórmons no Brasil? Se a igreja prioriza 1 milhão ou mais de membros no Brasil, porque poucos declararam ser mórmons? Onde estão os restante dos mórmons brasileiros? O que ocorre, o sr. mesmo pode comprovar isso, é a enorme carga de responsabilidades sobre os ombros dos mórmons brasilerios, chamados, pagamento de dízimos e ofertas, atividades diversas, mãos que ajudam, viagens constantes ao templo, etc e são sempre o mesmo grupo que se sacrifica e causa uma impressão que sempre está lotada e incabível, mas sabemos e o sr. mesmo sabe a dificuldade que a igreja mórmon e outras religiões passam, com a falta de "obreiros" e reuniões minguadas. Outras religiões, creio que espertamente, compraram canais e rádio, televisão, jornais, etc e investem pesado na mídia. Ouvi que a Universal possui 13 milhões de membros só no Brasil, o que daria um aula de marketing aos americanos mórmons, adventistas, Testemunhas de Jeová, etc.
    Sr. historiador: onde estão então as provas conclusivas do livro de mórmon? As cidades principais nefitas e lamanitas, onde se localizam? Sumiram, desapareceram?
    Onde localiza-se o Monte Cumorah, local da última e sangrenta batalha, que segundo o livro de mórmon, morreram milhões de pessoas.
    Civilizações muito mais antigas deixaram vestígios: pinturas, artefatos, ossadas, armas de guerra, moedas, etc
    Já citei anteriormente o LDS.Farms logo na primeira capa diz que o livro de mórmon é uma questão de fé. Os mórmons não tem como provar, apenas solicitam às pessoas que elas mesmas descubram por si mesmas, através de orações e sentimentos.
    Enquanto os crentes na bíblia não precisam dessas coisas, os locais históricos estão lá: Jerusalém, Palestina, Corinto, Tessalônica, etc - locais antiquíssimos. São fatos e não ficção.
    A própria história mórmon é contraditória. Estude melhor a história mórmon: poligamia, poliandria, citações racistas, rituais secretos, reserva de caça nos Estados Unidos, construção bilionária do City Creek (shopping Center), e outras polêmicas até agora não explicadas honestamente (13a. regra de fé).

    ResponderExcluir
  13. (Não vou postar meu nome, porque nem seus apoiadores o colocam)20 de julho de 2011 às 11:09:00 BRT

    RESPOSTA A EDSON:
    Sr. historiador mormon (anonimo) sua postagem acabou chamando-me de mentiroso e inventor de subterfúgios?
    RESPOSTA: NÃO TE CHAMEI DE NADA, NÃO TE CONHEÇO, SOMENTE CONTESTEI SUAS ALEGAÇÕES. POR QUE TANTO ALARDE?
    O sr. pode comparar o último SENSO do IBGE quantas pessoas declararam ser mórmons no Brasil?
    RESPOSTA: O SENSO É UMA ESTATÍSTICA. NEM TODOS OS BRASILEIROS RECEBEM VISITAS DO IBGE. PORTANTO, NEM TODOS OS MORMONS RECEBERAM ESTAS VISITAS TAMBÉM. É FALHO PARA QUANTIFICAR RELIGIÕES COM NÚMEROS MENORES, SENDO QUE TEMOS UM PAÍS DE MAIORIA EVANGÉLICA E CATÓLICA. ISTO É FATO E O SR. POPINHAKI, POR SER RENOMADO ECONOMISTA, SABE BEM DISSO.

    Se a igreja prioriza 1 milhão ou mais de membros no Brasil, porque poucos declararam ser mórmons? Onde estão os restante dos mórmons brasileiros?
    RESPOSTA: MAIS DE 1 MILHÃO DE PESSOAS SÃO BATIZADAS NA IGREJA, MUITOS SÃO INATIVOS, OUTROS SÃO ATIVOS, OUTROS VÃO DE VEZ EM QUANDO, OUTROS SÃO COMO VOCÊ (SE JÁ NÃO FOI EXCOMUNGADO, OU RETIROU SEU NOME DOS REGISTROS DA IGREJA).

    O que ocorre, o sr. mesmo pode comprovar isso, é a enorme carga de responsabilidades sobre os ombros dos mórmons brasilerios, chamados, pagamento de dízimos e ofertas, atividades diversas, mãos que ajudam, viagens constantes ao templo, etc e são sempre o mesmo grupo que se sacrifica
    RESPOSTA: OS ATIVOS MEMBROS DA IGREJA FAZEM ISTO MESMO, MAS NÃO ME SINTO TÃO CARREGADO. FAÇO DE ACORDO COM MINHA CAPACIDADE. E ME TRAZ MUITA FELICIDADE. NÃO VEJO DIFICULDADE NISSO, SÓ NÃO FAZ QUEM
    É OCIOSO MESMO... NA MINHA ALA MESMO, OITENTA POR CENTO SÃO FELIZES ASSIM. \O/.

    e causa uma impressão que sempre está lotada e incabível, mas sabemos e o sr. mesmo sabe a dificuldade que a igreja mórmon e outras religiões passam, com a falta de "obreiros" e reuniões minguadas.
    RESPOSTA: A IGREJA ESTÁ CRESCENDO MUITO, E ISTO É FATO. NÃO TEM COMO NEGAR. SOBRE OUTRAS RELIGIÕES NÃO QUERO COMENTAR, MAS ESTÃO LOTADAS TAMBÉM... O POVO ANSEIA POR RELIGIÃO, ANSEIA PELA PRESENÇA DE DEUS NO CORAÇÃO.

    Outras religiões, creio que espertamente, compraram canais e rádio, televisão, jornais, etc e investem pesado na mídia.
    RESPOSTA: NÃO VEJO PROBLEMA NISSO... CADA UM COM SEU CADA UM. DEPENDE DO PROPÓSITO. (E O QUE QUE TEM HAVER COM O ASSUNTO?)

    Ouvi que a Universal possui 13 milhões de membros só no Brasil, o que daria um aula de marketing aos americanos mórmons, adventistas, Testemunhas de Jeová, etc.
    RESPSOTA: A Igreja Universal tem cerca de 8 milhões de membros (Esse dado de 13 milhões do wikipédia está errado). Entretanto não possui registro de membros e suas estatísticas são feitas contando também os não batizados, ou de outras igrejas que as vezes frequentam suas religiões. Nos últimos anos o crescimento da IURD caiu muito no Brasil, entretanto cresce na África.

    Sr. historiador: onde estão então as provas conclusivas do livro de mórmon?
    RESPOSTA: Como assim???

    As cidades principais nefitas e lamanitas, onde se localizam? Sumiram, desapareceram?
    RESPOSTA: VOCÊ JÁ DEU UMA DAS RESPOSTA...

    Onde localiza-se o Monte Cumorah, local da última e sangrenta batalha, que segundo o livro de mórmon, morreram milhões de pessoas.
    RESPOSTA: SE EU SOUBESSE, ESTARIA LÁ FAZENDO MEU ESTÁGIO DE ARQUEOLOGIA...

    Civilizações muito mais antigas deixaram vestígios: pinturas, artefatos, ossadas, armas de guerra, moedas, etc
    RESPOSTA: CERTAMENTE! O QUE NÃO IMPEDE DE QUE OS NEFITAS E LAMANITAS NÃO TENHAM DEIXADO TAMBÉM SEU LEGADO.

    Já citei anteriormente o LDS.Farms logo na primeira capa diz que o livro de mórmon é uma questão de fé.
    RESPOSTA: TAMBÉM DISSE ISSO NO MEU ÚLTIMO COMENTÁRIO.

    ResponderExcluir
  14. RESPOSTA A EDSON:

    CONTINUAÇÃO

    Já citei anteriormente o LDS.Farms logo na primeira capa diz que o livro de mórmon é uma questão de fé.
    RESPOSTA: TAMBÉM DISSE ISSO NO MEU ÚLTIMO COMENTÁRIO.

    Os mórmons não tem como provar, apenas solicitam às pessoas que elas mesmas descubram por si mesmas, através de orações e sentimentos.
    RESPOSTA: EXISTEM MUITAS PROVAS, INCLUSIVE NO SITE CITADO POR VOCÊ (FARMS) ENTRETANTO ESTE NÃO É O FOCO DA IGREJA. A FÉ REALMENTE É MAIS IMPORTANTE QUE AS PROVAS. VEJA A HISTÓRIA DE TOMÉ.

    Enquanto os crentes na bíblia não precisam dessas coisas, os locais históricos estão lá: Jerusalém, Palestina, Corinto, Tessalônica, etc - locais antiquíssimos. São fatos e não ficção.
    RESPOSTA: REALMENTE, EXISTEM OUTROS LOCAIS NÃO COMPROVADOS, QUE NÃO VOU FICAR VOMITANDO AQUI, PORQUE NÃO VAI SER DE NENHUMA VALIA PARA VOCÊS.

    A própria história mórmon é contraditória. Estude melhor a história mórmon: poligamia, poliandria, citações racistas, rituais secretos, reserva de caça nos Estados Unidos, construção bilionária do City Creek (shopping Center)
    RESPOSTA: ESTUDO TODOS OS DIAS, E ATÉ AGORA NÃO VI PROBLEMAS. ALIÁS, TEM MUITAS MENTIRAS TAMBÉM NA INTERNET (FONTE MAIOR DE SUA GUERRA SANTA CONTRA A IGREJA SUD). JÁ COMPROVEI ISSO. A HISTÓRIA DO MORMONISMO PODE SER BELA PARA ALGUNS, COMO AMARGA TAMBÉM PARA OUTROS, ENTRETANTO OS FATOS VERDADEIROS TRADUZEM QUE SEMPRE HOUVE BOA FÉ ENTRE OS SANTOS. INTERESSANTE LEMBRAR QUE PROFETAS NÃO É SINÔNIMO DE PERFEIÇÃO (ELES TAMBÉM ERRAM, QUANDO AGEM POR SI SÓS), SOMENTE A IGREJA CATÓLICA DIZ QUE SEU LÍDER MAIOR NA TERRA É INFALÍVEL, A IGREJA SUD NÃO.

    , e outras polêmicas até agora não explicadas honestamente (13a. regra de fé).
    RESPOSTA: CONTINUO COM MEU TESTEMUNHO MUITO MAIS FORTALECIDO E COM A CERTEZA DE QUE O LIVRO DE MÓRMON CONTINUA SENDO VERDADEIRO. DE QUE JOSEPH SMITH É UM PROFETA DE DEUS E QUE A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS É VERDADEIRA.

    ESPERO QUE UM DIA POSSAM VOLTAR AO CONVÍVIO DOS SANTOS. GRANDE ABRAÇO E FELICIDADES! PARA MIM ACABA AQUI (OUTRA VEZ)....

    ResponderExcluir
  15. Sr. historiador anônimo:
    Pelas suas respostas e pela sua "educação" o sr. passa longe de ter uma educação de berço, de respeito, citando coisas nojentas como "vomito", o sr. não tinha outra palavra ou outro adjetivo para se dirigir nesse blog?

    Suas respostas não me convenceram e acredito também que não convenceram ninguém que está questionando, foram apenas evasivas e ataques mesquinhos, tipo: espero que voltem ao mormonismo.
    Pare de achar falhas nas pessoas e tente respeitar as opiniões contrárias à sua e da sua igreja.
    Volto a citar a décima terceira regra de fé, sobre a honestidade. Pelo menos quem questiona o mormonismo está apoiado em fatos e na própria história da igreja.
    Para mim, os apologistas, na maioria mórmons, tem algum interesse em defender a igreja, ou por vínculo empregatício ou outro interesse escuso.
    Eu não quero e nem pretendo ser um Deus, por isso não acredito nas doutrinas falsas dos mórmons.
    Não quero e nem pretendo ser um polígamo no "reino futuro" que vocês pregam.
    Não quero e não praticarei a poliandria
    Não quero e nem pretendo ser maçon disfarçado, com práticas ocultas, secretas, rituais secretos e todos anti-bíblicos.
    Por favor sr. historiador, mostre-me pela bíblia:
    - Rituais secretos e escusos
    - Ordenanças secretas: apertos de mão secretos, senhas secretas
    - Selamentos eternos
    Poderia também citar capítulos e versículos, destacando onde Jesus Cristo (note bem: Jesus Cristo) ordenou:
    - batizar mortos
    - construir templos luxuosos
    - ritualizar
    - selar
    - falar em segredo senhas e apertos de mão secretos.

    Fica aqui o meu desafio ao sr.
    OBS: O seu profeta a quem o sr. venera tanto, a quem só através dele o sr. e outros mórmons só entrarão no reino celestial, hoje pelas nossas leis vigentes ele e a corja dele (Brigham Young e outros) seriam condenados pelos crimes de pedofilia (casamentos com garotas)e citações racistas, e nem seriam mais membro dos mórmons (adultério e troca de esposas) pela quebra do sétimo mandamento.

    ResponderExcluir
  16. Senhor Historiador (Que não quer se identificar)!

    Acho que esse debate não vai levar a lugar algum. Hoje tive a comprovação da cegueira espiritual que estão envolvidos os membros da Igreja SUD. É estarrecedor! Com tantas evidências mostradas, ainda preferem ficar amarrados nas cordas da ignorância. Eu já disse: para alguns a ignorância pode ser uma bênção. Acho que para os Mórmons é isso mesmo. Todas as suas respostas, ao amigo Edson, não foram convincentes, porque não refletem a realidade. Você pensa que não conhecemos o mormonismo? Achas que somos ignorantes quanto ao que é ensinado e praticado nessa religião? Vivemos muito mais do que imaginas essa doutrina em nossas vidas. Quando eu falava numa reunião sacramental, numa reunião de testemunho, numa conferencia, todos prestavam a devida atenção às minhas palavras. Fui muito “crentão”. Muito fanático! Defendi essa falsa doutrina ferrenhamente por anos. Agora que descobri que estava numa canoa furada, caí fora. Nunca se esqueça que fui professor do instituto por 7 anos consecutivos, bispo por 8 anos, e quase todos os cargos de liderança exerci. Não sou um tolo, um qualquer. Estou apontando as falhas do mormonismo, do livro de Mórmon porque aprendi isso com o passar dos anos. Não se furte que você mesmo, dia virá que fará como eu faço. Hoje defende o mormonismo com total desespero. Amanhã combaterá com vigor.

    ResponderExcluir
  17. RESPOSTA PARA SR. EDSON.
    RESPOSTA PARA EDSON:
    Pelas suas respostas e pela sua "educação" o sr. passa longe de ter uma educação de berço, de respeito, citando coisas nojentas como "vomito", o sr. não tinha outra palavra ou outro adjetivo para se dirigir nesse blog?

    RESPOSTA: MEU CARO, ESTÁ JULGANDO MINHA EDUCAÇÃO POR EU TER USADO UMA PALAVRA COMO FORÇA DE EXPRESSÃO? ENTÃO O PRÓPRIO SENHOR NA BÍBLIA É SEM EDUCAÇÃO POR QUE DISSE "E VOMITAR-TE-EI DE MINHA BOCA". ESPERO QUE NÃO TENHA TE OFENDIDO. SE OFENDI, ME PERDOE. CORRIGINDO: VÔMITO É SUBSTANTIVO E VOMITAR É VERBO. NADA DE ADJETIVO.

    Suas respostas não me convenceram e acredito também que não convenceram ninguém que está questionando, foram apenas evasivas e ataques mesquinhos, tipo: espero que voltem ao mormonismo.

    RESPOSTA: OUTRO JULGAMENTO IMPRÓPRIO. NÃO ESPERO TE CONVENCER! ESTOU DEFENDENDO MINHA RELIGIÃO. E REALMENTE ESPERO QUE VOLTEM...

    Pare de achar falhas nas pessoas e tente respeitar as opiniões contrárias à sua e da sua igreja.

    RESPOSTA: RESPEITO TOTALMENTE. MAS ME DEFENDO TAMBÉM... OLHE PARA CIMA E VEJA QUEM ESTÁ ACHANDO FALHAS NAS PESSOAS! NÃO ACHEI FALHAS EM VOCÊ, E NEM PRETENDO! NÃO TE CONHEÇO!

    Volto a citar a décima terceira regra de fé, sobre a honestidade. Pelo menos quem questiona o mormonismo está apoiado em fatos e na própria história da igreja.

    RESPOSTA: QUE FATOS? SÓ VI DEVANEIOS DESESPERADOS E PARA QUÊ? SE NÃO GOSTARAM DO MORMONISMO, E NÃO TEM NADA DE MELHOR PARA OFERECER, PARA QUÊ TANTO ALARDE? NÃO SOU DESONESTO (OUTRO JULGAMENTO)

    Para mim, os apologistas, na maioria mórmons, tem algum interesse em defender a igreja, ou por vínculo empregatício ou outro interesse escuso.

    RESPOSTA: ESSA FOI ENGRAÇADA!!! \O/... EU NÃO TENHO VÍNCULO EMPREGATÍCIO OU OUTRO INTERESSE ESCUSO. SOMENTE SOU FELIZ POR SER MORMON, É UM ESTILO DE VIDA. E DEFENDO TAMBÉM.

    Eu não quero e nem pretendo ser um Deus, por isso não acredito nas doutrinas falsas dos mórmons.
    Não quero e nem pretendo ser um polígamo no "reino futuro" que vocês pregam.

    RESPOSTA: SÓ LAMENTO. MAS A IGREJA CONTINUA SENDO VERDADEIRA.

    Não quero e não praticarei a poliandria.

    RESPOSTA: NEM EU...

    Não quero e nem pretendo ser maçon disfarçado, com práticas ocultas, secretas, rituais secretos e todos anti-bíblicos.

    RESPOSTA: TAMBÉM NÃO.

    Por favor sr. historiador, mostre-me pela bíblia:
    - Rituais secretos e escusos
    - Ordenanças secretas: apertos de mão secretos, senhas secretas
    - Selamentos eternos
    Poderia também citar capítulos e versículos, destacando onde Jesus Cristo (note bem: Jesus Cristo) ordenou:
    - batizar mortos
    - construir templos luxuosos
    - ritualizar
    - selar
    - falar em segredo senhas e apertos de mão secretos.

    RESPOSTA: FICARIA AQUI O DIA TODO ESCREVENDO PARA VOCÊ, MAS NÃO VOU PERDER MEU TEMPO. VOCÊ JÁ ME ACUSOU DE SEM-EDUCAÇÃO, MESQUINHO, DESONESTO E ETC... MAS FAÇO AQUI COMO O SALVADOR "PERDÔO PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM"

    Fica aqui o meu desafio ao sr.
    OBS: O seu profeta a quem o sr. venera tanto,

    RESPOSTA: NUNCA VENEREI O PROFETA.

    a quem só através dele o sr. e outros mórmons só entrarão no reino celestial, hoje pelas nossas leis vigentes ele e a corja dele (Brigham Young e outros)

    RESPOSTA: SOMENTE FALSAS ACUSAÇÕES... (CORJA - CONJUNTO DE LADRÕES)

    seriam condenados pelos crimes de pedofilia (casamentos com garotas)e citações racistas, e nem seriam mais membro dos mórmons (adultério e troca de esposas) pela quebra do sétimo mandamento.

    RESPOSTA: COMPARAR AS LEIS DE HOJE, COM AS LEIS DA ÉPOCA, NUM PERÍODO DE RECENTE ESCRAVATURA É QUERER EQUIVOCAR-SE DEMAIS PARA SOMENTE ATACAR. SOBRE A POLIGAMIA, FOI REALMENTE UM MANDAMENTO. SOBRE ADULTÉRIO: NUNCA HOUVE.
    SOBRE PEDOFILIA, MEU AVÔ E BISAVÔ TAMBÉM SERIAM, PORQUE CASARAM COM MINHAS AVÓS E BISAVÓS COM 14 ANOS DE IDADE.

    EDSON, GRANDE ABRAÇO! FELICIDADES PARA VOCÊ! (ISSO É DE CORAÇÃO) --- SEJA FELIZ NESTA TERRA! VOU ORAR POR SUA FAMÍLIA!

    ResponderExcluir
  18. RESPOSTA AO SR. POPINHAKI (PARTE 1)
    Acho que esse debate não vai levar a lugar algum.
    RESPOSTA: ESTE É O OBJETIVO DO SEU BLOG.

    Hoje tive a comprovação da cegueira espiritual que estão envolvidos os membros da Igreja SUD.
    RESPOSTA: QUAL É A COMPROVAÇÃO? PELO CONTRÁRIO, ACREDITO QUE A CEGUEIRA ESPIRITUAL NÃO É UM PROBLEMA DA MAIORIA DOS SUDs.

    É estarrecedor! Com tantas evidências mostradas, ainda preferem ficar amarrados nas cordas da ignorância.
    RESPOSTA: Alguns estão cegos de raiva, outros foram cegados pela indiferença, pela vingança, pelo ódio, pelo preconceito, pela ignorância, pela negligência a oportunidades preciosas. A respeito dessas pessoas, o Senhor declarou: "E ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure". (Thomas S. Monson)

    Eu já disse: para alguns a ignorância pode ser uma bênção. Acho que para os Mórmons é isso mesmo.
    RESPOSTA: NÃO CONCORDO. SUA DECEPÇÃO COM O MORMONISMO PODE SER UM PROBLEMA EXCLUSIVAMENTE SEU. NÃO GENERALIZE.

    Todas as suas respostas, ao amigo Edson, não foram convincentes, porque não refletem a realidade.
    RESPOSTA: E QUAIS DAS SUAS RESPOSTAS FORAM CONVINCENTES E REFLETIRAM A REALIDADE?

    Você pensa que não conhecemos o mormonismo?
    RESPOSTA: NÃO PENSO ISSO.

    Achas que somos ignorantes quanto ao que é ensinado e praticado nessa religião?
    RESPOSTA: NUNCA DISSE ISSO.

    Vivemos muito mais do que imaginas essa doutrina em nossas vidas.
    RESPOSTA: E EU AINDA VIVO, E TEM MAIS DE 20 ANOS.

    Quando eu falava numa reunião sacramental, numa reunião de testemunho, numa conferencia, todos prestavam a devida atenção às minhas palavras.
    RESPOSTA: DEVE SER UM GRANDE ORADOR! NUNCA DEVERIA TER SE AFASTADO DA IGREJA.

    ResponderExcluir
  19. RESPOSTA AO SR. POPINHAKI (PARTE 2)
    Fui muito “crentão”.
    RESPOSTA: SER CRENTÃO DEMAIS TEM SEUS PRÓS E CONTRAS. TEM CRENTÃO QUE É MUITO FANÁTICO, TEM CRENTÃO QUE É FELIZ NO MORMONISMO E É MODERADO COM AS PESSOAS E FATOS. DEPENDENDO DO TIPO DE CRENTÃO, PODE ATÉ SE AFASTAR DA IGREJA POR PURA INTRANSIGÊNCIA E ACHAR QUE É O CERTO EM TUDO.

    Muito fanático!
    Defendi essa falsa doutrina ferrenhamente por anos.
    RESPOSTA: CERTAMENTE, A DOUTRINA NÃO ERA FALSA DURANTE TODOS ESTES ANOS. NÃO É?

    Agora que descobri que estava numa canoa furada, caí fora.
    RESPOSTA: TALVEZ SEJA UMA CEGUEIRA ESPIRITUAL E DENTRO DA CANOA FOSSE MAIS SEGURO DO QUE FORA DELA.

    Nunca se esqueça que fui professor do instituto por 7 anos consecutivos, bispo por 8 anos, e quase todos os cargos de liderança exerci.
    RESPOSTA: NÃO VOU PROMETER QUE NÃO VOU ESQUECER, MAS ACREDITO QUE DEVE TER SIDO UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA. AULAS EXCELENTES, CRESCIMENTO ESPIRITUAL, AJUDA A IRMÃOS AFLITOS. DEVE TER SIDO ALGO MUITO BOM. NÃO VOU RELATAR AQUI MEU CURRICULUM MORMON, MAS JÁ ATUEI BASTANTE E CONTINUO NA ATIVA. FAÇO DE TUDO PARA HONRAR OS CHAMADOS DO SENHOR.

    Não sou um tolo, um qualquer.
    RESPOSTA: NÃO DISSE ISSO. E ACREDITO QUE NÃO SEJA TOLO, POR QUE TOLO É SEM INTELIGÊNCIA, PATETA, IDIOTA, BOBO, BOCÓ, INGÊNUO. DISSO VC NÃO TEM NADA. VC É UM FILHO DE DEUS.

    Estou apontando as falhas do mormonismo, do livro de Mórmon porque aprendi isso com o passar dos anos.
    RESPOSTA: NÃO TINHA OUTRA COISA PARA APRENDER? AÍ NÃO TINHA JEITO! SE AFASTA MESMO! EM QUALQUER LUGAR QUE ESTIVER, SE COMEÇAR A APONTAR FALHAS, LOGO LOGO VOCÊ NÃO AGUENTA E SE AFASTA. ATÉ NO CASAMENTO É ASSIM.

    Não se furte que você mesmo, dia virá que fará como eu faço.
    RESPOSTA: ESTOU CUIDANDO PARA QUE ISSO NÃO OCORRA. JEJUANDO, ORANDO, LENDO AS ESCRITURAS, ME REUNINDO COM MINHA LINDA FAMÍLIA, INDO AO TEMPLO. NÃO VOU DEIXAR ME FURTAR, VOU CUIDAR PARA QUE ESTA TRAGÉDIA NÃO OCORRA NUNCA. ESPERO QUE VOCÊ VOLTE... ESTAREMOS ORANDO POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA.

    Hoje defende o mormonismo com total desespero.
    RESPOSTA: DEFENDO, NÃO COM DESESPERO, MAS COM SEGURANÇA E CONVICÇÃO. ACREDITO QUE, TALVEZ UM DIA VISITE AÍ CURITIBANOS E POSSA TE VISITAR. NÃO VAI DEIXAR DE ME RECEBER, NÉ?

    Amanhã combaterá com vigor.
    RESPOSTA: ESTOU TRABALHANDO PARA QUE ISSO NÃO OCORRA.

    GRANDE ABRAÇO! FELICIDADES E SUCESSO NA VIDA!

    ResponderExcluir
  20. Em todo momento, embora, o Sr. Historiador, não rebatesse com teses e fundamentos, ele foi totalmente claro, e seus seguidores de Blog, nenhum deles sabem reagir ao momento de muita pressão. Comemore seus 10 mil visualizações com muita pressão e respostas de críticos que se dizem sábios, que nem se comportam devidamente correto em um debate, que ao sentir-se pressionado, foge, corre longe, diz que não foi convencido, apela para o lado pessoal na tentativa de irritar o membro ou o defensor da causa, caso conseguindo isso, joga na cara que os membros SUD, não sabem conversar corretamente em um blog, irando-se.

    Não importa a desculpa que venha a seguir, não existe explicações a isso. Como profecia, que acontecerá nos últimos dias, a igreja será ainda mais perseguida, e obrigado por "tentar" fazer acontecer isso.

    Vocês foram bombardeados, e não sabem a comportar-se nesse momento.
    Nem venha com desculpas, caro.

    ResponderExcluir
  21. Nao entendo esse historiador. Tive professores de geologia, historia, humanities e nenhum deles acreditam na estorinha mormon, salvo os profissionais da BYU University porque receberam desconto nas mensalidades pelo simples fato de serem membros da igreja. Porque eles ve uma oportunidade de ganhar dinheiro e progredir profissionalmente as custas da amizade com membros grandes. Cansei de ver essa gente puxando saco, tenho raiva porque essa e uma caracteristica que nao pertence a mim. Me admira um homem estudado vir falar de fe. A hipotese cientifica pra ser concreta deve passar por muitos testes e estudos pra enfim ser COMPROVADA. O Livro de Mormon nao tem hipotese, portanto nao ha o que comprovar. Cientistas encontraram cidades no fundo do mar, tesouros escondidos, restos mortais de pessoas que viveram anos e anos atras. Estava vendo no History channel a cidade de Petra (Petra City) edificada ANTES DO NASCIMENTO DE CRISTO. Essa cidade e valor historico pra o mundo, ate os dinossauros que viveram 225 MILHOES DE ANOS ATRAS pode ser encontrado evidencias, mas evidencias do LM que e bom, nada! E quando descobrem algo e DEVER publicar ao mundo e esses povos fazer parte dos livros didaticos. Seria uma grande descoberta e conquista para os cientistas saber que os personagens do LM sao verdadeiros!
    Eu nunca acreditei nesse livro, acreditei na historia de Joseph Smith porque tem gente que conversa com mortos, ve fantasmas, porque ele nao poderia ver duas assombracoes? O elder que me deu as palestras disse que nao era necessario acreditar, uma vez que eu acreditava na historia do fundador da seita, e assim servi essa igreja por anos. Agora nao creio em mais nada. A unica coisa que creio hoje e que JS era um beberrao a caca de mulheres, dinheiro, poder e prazer.

    ResponderExcluir
  22. Passei por uma entrevista batismal sábado, fiquei traumatizado! O primeiro fez um interrogatório com uma bilhão de perguntas e quis me confundir (fiquei mesmo confuso rs) e o segundo quis me obrigar a ser batizado, repito, O SEGUNDO MISSIONÁRIO QUE ME ENTREVISTOU QUIS DESCARADAMENTE ME OBRIGAR A SER BATIZADO NO DIA SEGUINTE, foi impressionante o desespero dele em fazer uma lavagem cerebral em mim e me hipnotizar. Na verdade, tô assustado até agora rs. Ainda bem que não deu certo, não fui hipnotizado e ele não conseguiu fazer a lavagem cerebral em mim rs, mas foi apavorante nunca fui tão pressionando a fazer uma coisa que não quero, deu nojo daquele cara. Esse tipo de gente deveria ser punida por usar o nome de Deus em vão para enganar as pessoas. Se Deus existe por favor castigue essas pessoas que usam teu nome para nos fazer o mal e nos enganar. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Como disse o Elder Russell M. Nelson uma vez na frente do Templo de Salt Lake a um opositor da Igreja de Cristo... -"Nunca pensei viver para ver um Filho da Perdição diante de mim! Hoje eu também posso dizer o mesmo. Para você irmão Antônio Carlos se arrependa e peça a Deus que o perdoe! Att Spencer

    ResponderExcluir
  24. Como disse certa vez o Pres. Russell M. Nelson na frente do Templo de Salt Lake ao ser confrontado por membro apóstata... "Nunca pensei viver o bastante para ver um Filho da Perdição nessa vida". Hoje eu também tive a mesma experiência. A você irmão Antonio Carlos ainda lhe resta o arrependimento e a Misericórdia do Senhor. Ore para que ele lhe perdoe e torça para que isso aconteça!! Lamento muito por você!!!

    ResponderExcluir