Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LIDERANÇA AUTORITÁRIA – PARTE 2!



Como pode ser a Igreja Mórmon a única e verdadeira? Com liderança autoritária, membros hipócritas e invejosos?
A história que narrarei a seguir é verídica, ocorrida no interior do Estado do Rio de Janeiro. Apenas omiti nomes para manter sigilo e discrição. Uma família Mórmon requisitou a quadra de esportes para o Presidente do Ramo e o mesmo foi rápido em liberar a mesma, já que se tratava de esportes coletivos (futebol e vôlei) para que jovens do bairro (não Mórmons) que residiam ao redor da capela pudesse desfrutar da mesma, já que ela permanecia sempre trancada e dificilmente era utilizada.
Com o passar dos meses, a quadra da capela estava sendo muito utilizada (os jogos eram semanais) e os missionários do Ramo acabaram se envolvendo nas atividades, uma vez que a maioria dos jovens não eram batizados na igreja Mórmon. Agendavam palestras, os jovens estavam cada vez mais se interessando pelas atividades da igreja e alguns até frequentavam algumas reuniões dominicais.
Como o Ramo era pequeno e “quase parando” em tudo (baixa frequencia, pouquíssimas atividades, desânimo geral dos membros), as pessoas invejosas e egoístas (Mórmons), sentiram “dor de cotovelo” da família que promovia as atividades na quadra e começaram a fazer várias fofocas, de modo que até a liderança maior (Presidência de Distrito) prontamente lacrou a quadra de esportes, proibindo as atividades dos jovens.
Acontece que o próprio Presidente do Distrito havia anteriormente dado autorização ao Presidente de Ramo para que tais atividades fossem realizadas e depois, simplesmente lacrou a quadra, autoritariamente, sem qualquer explicação.
Isso causou revolta na família que promovia as atividades com os jovens, e as famílias desses jovens ficaram sabendo de toda história e proibiram seus filhos a frequentarem as reuniões e atividades da igreja, o que causou por sua vez revolta aos missionários que já tinham inclusive conseguido “infiltrar-se” nas famílias desses jovens para tentar batizar todos na igreja Mórmon. Todo trabalho foi por água abaixo com a quadra trancada, com três cadeados enormes.
Resultado: a família que promovia as atividades com a juventude afastou-se da igreja Mórmon, todos ficaram revoltados com o descaso da liderança e a inveja dos membros daquele ramo e nunca mais pisaram os pés na capela.
Os missionários foram retirados daquele Ramo pelo Presidente da Missão, que sabendo do rolo causado, das fofocas e intrigas causadas pela inveja e maledicência dos líderes e dos membros, deu um basta, ficando aquele Ramo praticamente vazio e todo o quarteirão e arredores da capela (os não membros) comentam até hoje como a igreja é falsa e sempre fechada aos visitantes, abrindo só aos domingos pela manhã no horário das reuniões.
As reuniões do Ramo diminuíram a frequencia e com as fofocas muitos membros também se afastaram da igreja, muitos desconfiados com a atitude da liderança do Distrito, que barrou de forma abrupta e autoritária as atividades desenvolvidas na quadra de esportes daquela capela.
Os Mórmons fanáticos de plantão poderão até insinuar que tudo isso é revelação e inspiração, porém, analisem se Deus age dessa maneira: enxotando as pessoas, trancando quadras para as atividades sadias e comunitárias... Foi um erro gritante da liderança e dos membros daquele Ramo, que estão pagando caro pelo tropeço em achar que são os melhores, os únicos verdadeiros e que ninguém mais pode realizar atividades melhor que eles.
A igreja Mórmon está cada vez mais isolada e vazia. Seus membros cada vez mais fanáticos, alienados e achando que são exclusivos, que as demais pessoas de outras religiões pertencem ao diabo e não a Deus. Assemelham-se a um bando de fanáticos, cada vez mais fracos e distantes da realidade: que somos todos irmãos, que não será igreja, rituais secretos, frequencia à religião que irá nos salvar, mas sim tratar a todos com respeito e dignidade, independente da religião que professamos.


(A pedido do autor deste email, reservo-me no direito de não publicar seu nome completo, somente se ele mesmo me autorizar. Todavia, o texto acima é verdadeiro e causou desconforto entre os envolvidos)

3 comentários:

  1. Vi tantos casos parecidos a esse na Igreja SUD que ja perdi as contas. Um dia desses conto!

    ResponderExcluir
  2. é por essas qui a gente pode perceber qui os mormons nao tem nenhuma revelaçao do espirito santo!

    '

    mas é melhor mesmo isso ter acontecido porque os mormons usam essas atividades pra melhor enganar muita gente!
    é muuuuuito melhor todas essas gentes procurar religioes melhores como o espiritismo'kardesista www.febnet.org.br igreja ciencia'cristã www.cienciacrista.com.br ¨porqui essas religioes tem otimos programas pra fortalecer a juventude! ainda tem a opçao de participar da igreja catolica qui mantem o exercicio do livre arbitrio , www.cnbb.org.br e www.arautosdoevangelho.org ¨! Ou melhor ainda é melhor todas essas gentes procurar participar de grupos misticos filosoficos como a rosacruz'amorc www.amorc.org.br qui tem otimos programas pra fortalecer jovens e familias, mas essa rosacruz nao é religiao e o livre arbitrio de seus membros é preservado!


    '


    Juliana ¨¨¨¨¨¨¨ ¨¨ ¨¨¨¨

    ResponderExcluir
  3. De uma maneira geral a igreja tem realmente estes problemas. Pessoas invejosas que se consideram exclusivos, melhores do que as outras pessoas de fora da igreja e até melhores do que outros membros da igreja. São pessoas esnobes que se acham e se consideram melhores e superiores por terem feitos os convenios, casado no templo ou terem feito missão. Além disso são muito invejosos com relação a todo o tipo de coisa e ficam disputando quem tem o melhor carro, quem conhece mais as escrituras, quem organiza as melhores atividades. O pior é que fazem isso o tempo todo e acham que estão certos.

    A liderança, por sua vez, sempre foi e continua sendo autoritária. O simples fato de que um membro não pode criticar ou apontar erros nos líderes demonstra o quanto a igreja é autoritária. Na verdade, quem mais erra são os lideres, principalmente líderes locais, que se acham acima de todas as pessoas e todos os membros. São arrogantes e prepotentes e se acham. Já tive lider que me chamou de covarde porque eu não quis servir missão, teve lider que me mandou calar a boca em uma reunião onde um missionário estava furioso, ofendendo a todos e eu tentei acalmar o rapaz, teve líder que me rotulava, isso mesmo, com apelidos e achava isso normal. O pior de tudo é que depois que eles fazem isso, os líderes agem como se não tivesse acontecido nada, como se nao tivessem errado e ainda tratam voce como se nada tivesse acontecido.

    Se voce reclama dos líderes que agem assim com voce, os membros e os proprios lideres te rotulam de apóstata, de fraco, de pouca fé e por aí vai.

    No fundo o que a igreja quer é que os membros sejam obedientes e submissos aos lideres e nao questionem coisa alguma e apenas obedeçam cegamente a todas as ordens, instruções e designações.

    Quando um membro precisa de ajuda espiritual, conselho ou orientação esses mesmos lideres ou nao ajudam nem orientam em nada ou tentam mostrar ao membro que ele é culpado pelo problema e que deve orar, jejuar e estudar as escrituras. Não há ajuda de forma alguma, os lideres estao lá para cobrar e alinhar as coisas como foi dito por um pres. de estaca.

    Por isso as estatísticas mostram, a cada ano, que o número de membros afastados é muito maior do que o número de membros ativos.

    ResponderExcluir