Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PARA PENSAR... PORQUE OS LIDERES QUE RECEBEM ALTOS SALARIOS NUNCA LIMPAM AS CAPELAS?



Na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, existe uma prática muito comum que eu diria até folclórica. Que é a tal da limpeza da capela.
Todos já participaram ou irão participar dessa tarefa. Eu já por várias vezes limpei a capela com a ajuda de um ou dois membros, mas, certa vez eu limpei uma capela inteira sozinho porque marcada a atividade ninguém apareceu e eu como um servo “bom e fiel” fiz o trabalho.
Mas no meu último ano ativo na igreja pude observar três pontos que me pareceram muito estanhos em relação à atividade de limpeza da capela.
- Bom nesta altura do campeonato poucas coisas passavam despercebidas pelo meu olhar crítico.
Uma observação importante é que sob a alegação de que a igreja precisa reduzir os gastos e economizar dinheiro, ou cuidar de não fazer mau uso do “dinheiro da viúva” é que a igreja transferiu a responsabilidade de limpar as capelas para os membros. Muitos deles realizam essa tarefa na certeza de estarem a serviço de Deus, visto que estão doando ali de seu tempo e “talentos” no serviço do reino do Salvador.
- Há pelo menos três pontos importantes que observei no tempo em que servi como bispo e que me fizeram sentir vergonha de pertencer àquele meio e a duvidar que aquele era realmente o povo de Deus.
1- A igreja dispensou vários funcionários que eram contratados para realizar tal tarefa, geralmente membros da igreja pobres e que precisavam do emprego; Bem, eu esperava por se tratar de uma igreja e não de uma empresa, e ainda mais por se tratar da “igreja verdadeira”. Bem se queria cortar gastos porque não mandou embora então, os parasitas do SEI, seria 10/1. (10 famílias de membros suds pobres que não perderiam sua renda, por um parasita do SEI que alem de inútil custa caro para mantê-los).
2- A igreja constrói prédios muito caros, que requerem cuidados especializados de manutenção. A falta de manutenção apropriada das capelas resulta em grandes gastos com reformas e reparos;
Eu conheço vários membros inclusive da minha ala que trabalhavam prestando serviços de manutenção de capelas e sei que eles trabalhavam com preços abusivos.  Outro detalhe importante é que esses irmãos não tinham empresa, então eles registravam um tipo de empresa fantasma para emitir notas ao bel prazer, era um oba-oba nas “reformas” que só vendo.  Tinha também a questão das licitações para esses contratos, era tudo arregado. Isso tudo com o consentimento do responsável pelo patrimônio da igreja.
Alguns irmãos me falaram pessoalmente que sabiam qual preço deveriam colocar nos envelopes lacrados, por que o irmão do patrimônio tinha suas preferências com quem trabalhar por certo quem fizesse parte do esquema.
3- Os “altos líderes da igreja” e os que recebem altos salários não participam da tal limpeza; Esse é só mais um fato que contribui para o descrédito da igreja, ela é liderada por “Executivos eclesiásticos”, eles gostam de usar terno, ter um escritório, ser chamados de presidente, organizar reuniões e conferencias e de mandar os outros membros fazerem o trabalho sujo. Eles sempre delegam os piores trabalhos.
Como alguém pode acreditar que Jesus Cristo está por trás de uma igreja dessa?

Fonte:

Sobre o autor dessa Postagem!
Entrei para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias há 18 anos. Fui missionário de tempo integral por 2 anos, fui Pres. do Quórum de Élderes, Sumo-Conselheiro da Estaca, Pres. da Escola Dominical, Líder da Obra Missionária, Pres. dos Rapazes, Sou formado no Seminário e Instituto da Igreja. E por último servi por 4 anos como Bispo da minha Ala. Sou casado e selado no templo, tenho filhos. Tudo caminhava naturalmente na minha vida como Sud, até que os meus olhos começaram a se abrir e as falhas na doutrina, na história e no comportamento da Igreja não se sustentaram e me afastei.

Um comentário:

  1. Lembro que uma semana antes do meu batismo o bispado convidou todos os jovens pra uma "atividade" no sabado de manha, disse que teria muita diversao e lanche no final. Como eu ainda estava conhecendo a igreja e os jovens estavam me tratando bem so pra eu me batizar, fui com um amigo que na epoca era pesquisador tambem. Chegamos la tivemos uma surpresa daquelas: a atividade simplismente era dar uma faxina GERAL na Ala. Lembro que meus bracos doeram muito no final do dia, fiquei responsavel pelos vidros e precisei deixa-los erguidos a maior parte do tempo pra alcancar os pontos mais alto das vidracas. Depois o pessoal jogou agua em tudo, e foi um sacrificio retirar toda a agua da capela e deixar tudo limpinho e brilhando. No final nao teve comida nenhuma, ficamos morrendo de fome e tivemos que saciar a barriga vazia em casa. Meu amigo achou a maior sacanagem do bispo nao ter falado a verdade, eu tambem achei mas pra ser sincera estava envolvida na empolgacao do novo, todo mundo era alegre,simpatico, prestativo,no entanto,mesmo naquela epoca me dei conta das falhas visiveis que qualquer pesquisador pode perceber.
    Nunca vi presidente de estaca, presidente de missao ou algo do tipo faxinando. Eles sempre escolhem pessoas humildes pra fazer isso, estranho porque se a obra e de Deus tenho certeza que o proprio Cristo limparia a capela numa boa, porque os grandes nao podem? Seria bom se o senhor Thomas tivesse acesso a esse blog, por mais que a igreja tenha falhas pode melhorar sim, so basta o presidente dar o exemplo e pedir pra os demais seguirem, tenho certeza que muita gente faria.

    ResponderExcluir