Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

REVELAÇÃO! QUE SENSAÇÃO É ESSA?


Na igreja os membros costumam “sentir o Espírito Santo” em situações bem peculiares e um tanto curiosas. Na verdade, a maioria dos mórmons não sabe distinguir o Espírito Santo de uma sensação boa provocada por um final feliz de um filme, ou um livro, por exemplo. Bom, as pessoas sentem-se edificadas com as passagens de Alma no Livro de Mórmon.
Essa incapacidade de distinguir quando algo vem do Espírito Santo, vem desde o começo quando se inicia no mormonismo. Quando nos é pedido pelos missionários para ler, pensar e orar a respeito do Livro de Mórmon é-nos prometido que saberemos se é verdadeiro pelo poder do Espírito Santo. Ora ninguém quer saber que o livro é falso pelo poder de satanás, então a grande maioria das pessoas tende a aceitá-lo de inicio para evitar tal constrangimento. E também por sentirem-se bem com os missionários. Não caracterizando necessariamente a influência do Espírito Santo.
Atribuir às sensações boas e normais do ser humano como advindas do Espírito Santo é a maneira usada pela igreja para trazer novos adeptos e para reter seus iludidos membros.
E com isso surge um mal entendido que se estende por toda a vida de um Sud. - Qualquer sensação boa causada por qualquer coisa, será considerada inspirada e é desse equívoco que saem as revelações que guiam as vidas dos membros e as decisões dos lideres da igreja.
Exemplo muito comum: eu orei para saber quem será o meu conselheiro. E me senti bem em chamar o meu amigo fulano de tal. Neste caso sentir-se bem em indicar o seu amigo viria do Espírito Santo, mas sentir-se mal viria de satanás? Logo a primeira opção é uma revelação.
Em uma reunião de testemunho uma irmã vem com essa máxima: eu sei que a igreja é verdadeira, que o LdM é verdadeiro, Joseph Smith foi um profeta...Bem, se a irmã disse essas palavras então é do Espírito Santo.
Parece simples, mas é daí que saem as revelações de com quem se deve casar, se deve largar um ótimo emprego e ou faculdade para servir missão, que se deve estudar para essa ou aquela profissão. Ou seja, as mais importantes decisões da vida. Tudo com base nas sensações que se confundem com o Espírito Santo.
Lembro-me de certa ocasião na missão, eu estava com um Elder americano que era bem mais experiente do que eu e ensinávamos a primeira palestra a um homem. E o Elder após relatar a primeira visão de Joseph Smith perguntou ao pesquisador como ele se sentia - o homem então respondeu que se sentia normal. Daí o Elder me veio com essa: normal? O senhor se sente normal? E quem envia esses sentimentos de normal? O coitado do pesquisador não soube responder, então o Elder disse que era o Pai Celestial que nos fazia sentir assim normal. Em seguida o Elder prestou seu testemunho de que todas as vezes que ele ouvia àquela experiência de JS, ele se sentia assim também.
Tenho uma amiga que cansada de ser  maltratada pelo marido, decidiu ir ao templo buscar revelação se deveria se separar do brutamontes. O que não faz sentido visto que é no templo que se casam para a “eternidade” (e o sujeito é ex-missionário, líder na igreja e tem aquela pose conhecida). Pois bem, ela
Voltou do templo e logo engravidou. Disse ela que “na sala Celestial do templo sentiu uma paz tão grande e entendeu que aquilo era a revelação de que o seu casamento iria dar certo”. E hoje ela ainda é infeliz, o homem não mudou nada, ela fala em divorcio, porém, tem medo de fracassar no casamento e não ir para o reino celestial. É de dar pena.
Mas apesar da esquisitice, isso não é raro na igreja. Neste caso se ela sentisse que deveria se divorciar, com certeza seria satanás a influenciá-la. Mas como ela iria ter outra resposta advinda daquele lugar? Se os templos são construídos de forma a sugerir a pessoa uma falsa idéia de eternidade?
Na igreja Sud, as revelações são induzidas. Tudo é preparado para direcionar às repostas das pessoas a favor da doutrina da igreja. Nunca saberá de nada por você mesmo (a) como eles tanto pregam.
Cuidado! Orar para saber de algo na Igreja de Jesus Cristo Sud é uma armadilha.

Fonte:

Sobre o autor dessa Postagem!
Entrei para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias há 18 anos. Fui missionário de tempo integral por 2 anos, fui Pres. do Quórum de Élderes, Sumo-Conselheiro da Estaca, Pres. da Escola Dominical, Líder da Obra Missionária, Pres. dos Rapazes, Sou formado no Seminário e Instituto da Igreja. E por último servi por 4 anos como Bispo da minha Ala. Sou casado e selado no templo, tenho filhos. Tudo caminhava naturalmente na minha vida como Sud, até que os meus olhos começaram a se abrir e as falhas na doutrina, na história e no comportamento da Igreja não se sustentaram e me afastei.

Um comentário:

  1. A questao do Templo e muito simples: e na sala celestial que voce recebe a "inspiracao". Mas comonao ter sentimentos bons e otimistas num lugar tao requintado? Quem ja passou pelo Templo sabe que a sala celestial e a sala mais chic do Templo. Lustres com luzes que convidam a uma boa reflexao, carpetes branco, poltronas macias, finas, vasos que custamosolhos da cara comportam com flores ou plantas artificiais, um verdadeiro "deleito" a alma. Lembro uma vez que paguei caro numa revista que so tinha fotos de Templos,mostrei pra minha irma que nao e membro da igreja, nunca havia tocado no assunto Templo com ela porque era muito nova no evangelho e nao entendia muitas coisas, mas ao ver os Templos com tanto requinte elame disse maravilhada: "Nossa! impossivel nao se sentir bem num lugar como esse!"
    Nunca mais esqueci aquela resposta,nunca havia falado do suposto comforto espiritual que os Templos transmitem,mas ela uma mulher mais madura ja sabia dos efeitos que lugares assim podem causar. E simples. Os melhores sentimentos vem atraves do Templo, em especial na sala celestial que voce depois de durmir horas e horas durante os cansativos rituais inconscientimente sabe que aquele lugar sera o ultimo de tudo, logo voce pode ir pra o banheiro, trocar de roupa, comer, respirar ar puro que vem dos jardins bem cuidados (pra atrair atencao do publico nao mormon), e "trabalho terminado, sacrificio feito pelos mortos." Enquanto os vivos continuam assombrando a todos com suas necessidades.

    ResponderExcluir