Traduza para outra Lingua!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DEFENSORES DO MORMONISMO!


De tempos em tempos aparece aqui no blog um membro da igreja, geralmente um jovem, que se sente na obrigação de defender acirradamente a sua doutrina. Então começa escrevendo comentários em quase todas as postagens. Já aconteceu umas três vezes. Evidentemente que não foi a mesma pessoa, mas a técnica é a mesma.
Eu gostaria de estar errado em relação a tudo o que escrevi e continuo escrevendo sobre o mormonismo. Pelo menos os meus 18 anos como membro não teriam sido totalmente inúteis. Eu não me sentiria enganado nem frustrado com a doutrina. Mas, infelizmente, não há o que fazer. O mormonismo não é da maneira como me foi apresentada pelos missionários que me ensinaram as palestras em 1988. É totalmente diferente daquilo. Acredito que nem os próprios missionários sabiam sobre os assuntos que são mostrados e debatidos e que são controversos à doutrina dos Santos dos Últimos Dias.
Não quero ofender nenhum membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O que eu coloquei aqui no blog não são apenas experiências pessoais minhas. São de várias pessoas que me remetem suas histórias de vida dentro da Igreja. Portanto, não estou sozinho nesta empreitada.
Vocês acham que se eu pudesse vislumbrar uma única fonte de credibilidade ao mormonismo e suas escrituras, eu não pararia imediatamente? Eu bem que tentei, por todo o tempo que permaneci na Igreja, pesquisar e descobrir se o próprio livro de Mórmon é verídico ou não, falando de forma histórica. Mas nunca pude achar nada, em nenhum livro de história ou de geografia que pudesse corroborar com os escritos do Livro de Mórmon.
Felizmente veio a internet e as maiores evidências “contra” o Livro de Mórmon puderam ser expostas. Começou justamente com os americanos que escreveram inúmeros livros e artigos confrontando os dogmas mórmons.
Tudo caiu na rede mundial de computadores! Agora os membros da Igreja SUD, principalmente, os brasileiros acham que os sites e blogs, que surgem e que tem conteúdo contra os ensinamentos do mormonismo são “mentiras”. E dizem ainda que um blog ou site vai copiando o conteúdo do outro para perpetuar as “mentiras”
Eu digo a estes membros mórmons, que mentiras são as palavras que foram pronunciadas por Joseph Smith Jr., quando  disse a todos que o livro de Mórmon foi escrito por pessoas que viveram no continente americano, numa língua que até hoje, jamais foi encontrado nenhum fragmento da mesma. Ainda, que estas  pessoas possuíam a habilidade de dominar a metalurgia, construindo espadas e armaduras para fins armamentistas.
Mentiras foram os pronunciamentos de Joseph Smith Jr. Quando expôs ao mundo o Livro de Abraão, dizendo tratar-se de uma tradução feita por sua autoria a partir de pergaminhos egípcios. Os pergaminhos, quando apresentados para egiptólogos renomados, mostraram que continham apenas instruções sobre embalsamamento de mortos. Não continham nada do que está escrito no livro de Abraão.
Posso fazer uma postagem só sobre as mentiras do mormonismo se os membros mais assanhados assim desejarem.  E vou fazer, podem ter certeza disso. Portanto! Rogo-lhes que não perturbem este trabalho com ofensas e palavreado que não condiz com os ensinamentos apresentados pelos dogmas da Igreja SUD. Se quiserem debater de forma coerente e racional, serão bem vindos por aqui. Caso contrário, todos os comentários que possuírem ofensas serão considerados "spans" e não serão publicados.
Antes, comentem com educação e ponderação.

11 comentários:

  1. Antonio,

    Parece que esse novo post tem a mim como um dos destinatários.
    Como seguidor da Igreja SUD, tenho o direito de defendê-la na mesma proporção que você tem de atacá-la. Essa é uma consequência de expor um blog como esse para o público geral. E embora tenhamos discussões acirradas a respeito dos assuntos, procurei manter uma linguagem respeitosa. Se em algum momento você sentiu-se ofendido, da minha parte peço perdão; pois essa de fato não é a minha intenção e tenho me esforçado para mantermos um relacionamento respeitoso ainda que nossas posições sejam totalmente opostas.

    Lamento se sua retórica não tem sido suficiente para eu vir a seu blog e dizer 'oh, Antonio, é verdade o que você diz! Obrigado por manter o blog!' Esse tipo de manifestação deve te dar muito prazer e sensação do 'dever cumprido', visto a quantidade de depoimentos de 'ex-mórmons' que você posta aqui.
    Eu não acredito que por minha causa e de outros membros fiéis da Igreja você irá mudar suas convicções. Meu objetivo aqui é dar a contrapartida deste blog, para que os que lêem suas postagens saibam que membros têm ciência de tais assuntos e tem suas razões para acreditar no que você desacredita. Se você quiser tratar de assuntos da maneira pessoal, pode mandar e-mail para mim, no jonas.cruz0406@gmail.com.
    Espero que meus comentários não te incomodem, mas manterei minha postura neste blog, da mesma forma que acredito que você irá fazer.
    E espero que você sinta-se confortável em conviver com a oposição.

    Respeitosamente

    Jonas Viotto

    ResponderExcluir
  2. Jonas Viotto!

    A oposição não me incomoda. O que me incomoda são ataques pessoais e palavreado vulgar. Não foi o teu caso. Eu tenho moderado dezenas de comentários diários que vêm de membros da igreja SUD me amaldiçoando ou me rotulando de todos os nomes. Diabo e Satanás são os mais comuns.

    Acredito que poderemos sim, debatermos toda a doutrina Mórmon dentro de uma linha de educação e respeito. Eu evito falar mal dos membros. Falo mais da doutrina em si. Quando posto aqui casos de algum membro como: presidentes de missão, estaca, setentas, apóstolos e o próprio presidente da igreja, faço no sentido de mostrar que o sacerdócio é falho e que estas pessoas são tão comuns como eu ou você.

    ResponderExcluir
  3. 'oh, Antonio, é verdade o que você diz! Obrigado por manter o blog!'

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que me deixa muito intrigado é como as pessoas perdem a capacidade de raciocínio quando pertencem a alguma religião, o dono do blog não está aqui para agredir verbalmente as pessoas nem a fé delas, alias Fé e Religião são coisas diferentes, o que é mostrado aqui são apenas fatos que foram presenciados e historiados.
    Porque será que nenhum membro SUD se propõe a fazer um debate "civilizado" ?, Será que é por medo de se questionarem se a igreja é realmente verdadeira ?

    ResponderExcluir
  5. (Via Facebook)!

    Olavo Dos Santos Martins

    É, amigo. Infelizmente, os que nos atacam são, em geral, jovens inexperientes ou, adultos "bitolados", cegados pela doutrina, que não querem nem pensar em "investigar" qualquer comentário que ouvem por aí. E, como diz o velho adágio: "O pior cego é o que não quer ver"!...

    ResponderExcluir
  6. o interssante é que o antonio pode chamar os lideres da igreja de ladrão, pode chamar o profeta josep smith de mentiroso de enganador,
    aceita que um imbecil qualquer chame de satan o profeta thomas s. monson, pode chamar todos os religiosos ( principamente os mormons ) de idiotas e alienados!!! mais ninguem pode chamar ( o antonio ) de santanás, de mentiroso, de aliemnado, de pscopata, de excisofenico paranoico, etc!! não!! não pode!!! senão ele fica ofendido!!!

    vc ser chamado de santanás é ( para vc ) um elogio, pois vc disse santanás e Cristo tem a mesma importancia!!!!
    chama-lo de mentiroso tambem é um elogio, pois foi ele mesmo que escreveu neste blog que mentia nos relatorios q enviava nos tempos em que era bispo!! chama-lo de pscopata tambem não é nada, pois ele deixou sua familia sofrer horrores por 18 anos em uma religião q ele escolheu e ele mesmo passou 18 anos mentindo nas aulas q ele dava, nos pulbitos, nas entrevistas etc, etc.

    por isto eu não sei por ele ( o antonio ) se sente ofendido quando alguem escreve estas coisas no seu blogg.

    ResponderExcluir
  7. Associação!

    Infelizmente estamos na mesma medida. Eu não posso ficar ofendido porque ao fazer o blog sabia de ante mão que seria inevitável que algum membro do mormonismo me ofenderia. Então, não posso ficar ofendido. Veja bem as minha palavras que escrevi num comentário e que você está tentando usar para denegrir minha imagem perante os leitores do blog.

    "Muitos me falam que atualmente sou discípulo de Satanás, Lúcifer ou o Filho da Perdição. Eu não ligo para isso. Satanás para mim tem a mesma importância do que Jesus Cristo.
    Como eu poderia adorar um Deus que só pensa em matar as pessoas inocentes? Como poderia eu adorar ou seguir uma religião que se diz verdadeira mas que está fundamentada na mentira? Como poderia aceitar Joseph Smith como profeta, se ele era adúltero, polígamo e embusteiro? Prefiro ficar sem adorar ninguem. Nem Deus e Jesus, nem Satanás ou Lúcifer. Ver comentários em http://sobreomormonismo.blogspot.com/2011/07/as-leis-ensinadas-nos-templos-mormons.html -"

    O que eu quis dizer é que na minha atual condição de cético (isso por causa da grande desilusão que tive por causa do mormonismo) não consigo mais aceitar uma religião. Para mim, elas estão todas erradas. Me desculpem os que pensam ao contrário, mas onde houver gana por dinheiro, não vejo nada de sagrado aí. Quanto à afirmativa de que Deus mata pessoas inocentes justifico pela imensa multidão de pessoas inocentes que morreram neste mundo desde que a humanidade está plantada na terra. Imagine um pai que se deleita na morte de seus filhos? Esse seria um Deus Justo? Cada um pense o que quiser, eu acho que não seria um Deus justo. Aliás, devido ao meu ceticismo comecei a desconfiar da existência de Deus, então disse que no meu entendimento Satanás e Jesus têm a mesma importância.

    Agora imaginem o seguinte: Se há um bem, não existiria um mal? O próprio livro de Mórmon afirma isso de que deve haver uma oposição em todas as coisas. Se o mormonismo estivesse certo, teria que concordar de que Satanás tem a mesma importância do que Jesus Cristo no Plano de Deus. Essa é doutrina Mórmon.

    ResponderExcluir
  8. estou com vc Antonio : O mormonismo está cheio de pessoas que acreditam em Papai Noel, Harry Potter, Crepúsculo e outros contos de fadas. Como eu tenho falado abertamente isso. Os Mórmons são assim porque a formação na primária os deixou assim. Eles, muitas vezes, não tem opção, não podem nem assistir um futebol no domingo porque sentem que estarão cometendo um grande pecado, quebrando o dia do Senhor. É triste ver essas coisas em pleno século XXI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha uma desconfiança quanto a esse assunto há muitos anos. Sempre percebi que os religiosos ficam mais infantis, tendenciosos a superstições e a acreditar em contos de fadas.
      Sem falar especificamente de qualquer religião, ouso em afirmar que os maiores consumidores de filmes do gênero Harry Potter e Crepúsculo são religiosos. A escritora Stephenie Meyer é uma dona de casa Mórmon.
      Na minha cidade de Curitibanos é mais do que comum vermos jovens Mórmons comentando sobre os filmes do gênero: Senhor dos Anéis, Crepúsculo, Lua Nova e Harry Potter.
      Esses são filmes que não transmitem nada de conteúdo instrutivo aos expectadores, apenas os levam a um mundo imaginário, com pessoas ou animais irreais.

      Excluir
  9. Antonio meu amigo, estava explorando seu bolg e gostando da sua coragem e determinação, mais esse debate que acabo de ler me deixou muito triste, o fato de você e eu também não acreditar nas doutrinas mormon não o excluir de ser um filho amado por Deus que é um Pai Justo e amoroso, não perca a sua Fé nele e nem em Jesus Cristo, esses sim deve obter toda a nossa atenção. Sou ex-mormon e estive nesta "igrja" a mais de 11 anos passando inclusve pelo "templo" e hoje não pertenço mais a religião nenhuma, todas elas foram criadas e adulteradas por homens, hoje a minha comunião com Deus e o próprio Cristo é bem mais sólida e espiritual. Não desanime quanto a isso, Deus tem um propósito grandioso na sua vida.

    Jesus é o Senhor e Salvador da minha vida, o único caminho que vai me conduzir a vida eterna.

    Que a paz e a graça de Cristo esteja com você e sua familia.
    Amém.

    ResponderExcluir