Traduza para outra Lingua!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ENSINAMENTOS DO MORMONISMO!

Quando eu estava plenamente ativo no mormonismo, invariavelmente me deparava com alguns assuntos que para mim se tornaram polêmicos. Eu simplesmente não consegui obter as respostas convincentes para essas questões por parte dos líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Isso incluía questões intrigantes relacionadas com o Livro de Mórmon, as ordenanças do Templo e também as instruções que nos eram transmitidas pelas Autoridades Gerais da Igreja.
Alguns destes assuntos eu já compartilhei antes aqui mesmo neste blog. Isso incluiu as alterações das ordenanças do Templo, os problemas da ortografia e gramática no Livro de Mórmon, o plágio da edição da bíblia em inglês do Rei Tiago, o domínio da metalurgia no continente americano para fins armamentícios antes da chegada de Cristóvão Colombo.
Vejamos agora outras questões que são ensinadas no mormonismo. Isso chama mais ainda a atenção de todos, dentro e fora do mormonismo, cristãos e não cristãos. Alguns dos não Mórmons podem ficar surpresos, pois os ensinamentos do mormonismo fere de forma significativa, as crenças e convicções das religiões tradicionais:


● Deus tem um corpo tangível de carne e ossos;
● Deus vive em um planeta próximo à estrela Kolob; 
● Deus (Pai Celestial) tem pelo menos uma mulher, a nossa "Mãe do Céu", mas ela provavelmente é tão santa, mas tão santa, que não discutimos, nem falamos nada sobre ela e nem oramos para ela; 
● Deus já foi um homem como nós; 
● Jesus era casado; 
● Podemos nos tornar semelhantes a Deus e governar o nosso próprio universo; 
● Há muitos deuses, reinando sobre seus próprios mundos; 
● Jesus e Satanás (Lúcifer) são irmãos, e eles também são nossos irmãos - somos todos filhos espirituais do Pai Celestial; 
● Jesus Cristo foi concebido por Deus Pai, por ter relações sexuais com Maria, que foi temporariamente sua esposa; 
● Não devemos orar para Jesus, nem tentar sentir um relacionamento pessoal com ele; 
● O Senhor Jeová no Antigo Testamento é o ser chamado Jesus no Novo Testamento, mas ele é diferente de Deus Pai (Elohim); 
● No mais alto grau do Reino Celestial, alguns homens terão mais de uma esposa; 
● Antes de vir a esta terra vivemos como espíritos em uma Pré-existência, durante a qual fomos testados. A nossa posição nesta vida (se nascidos de Mórmons ou selvagens, ou na América ou na África) é a nossa recompensa ou punição por nossa obediência nessa Pré-existência. 
● A pele escura é uma maldição de Deus, o resultado de nossos pecados, ou o pecado de nossos antepassados. Se formos suficientemente justos, e se tivermos a pele escura nos tornaremos de pele clara; 
● O Jardim do Éden era no Missouri. Toda a humanidade antes do Grande Dilúvio vivia no hemisfério ocidental. A Arca de Noé com seus sobreviventes foram transportados para o hemisfério oriental; 
● Não só os seres humanos serão ressuscitados para a vida eterna, mas também todos os animais - tudo o que já viveu na Terra - serão ressuscitados e habitarão no céu. Isso incluí milhões e milhões de gado e aves que são criados para o nosso sustento diário. Onde viverão todos estes animais? E como viverão? 
● Os mórmons devem evitar viajar na água, já que Satanás governa as águas (D&C 61); 
● O sol recebe sua luz da estrela Kolob (Livro de Abraão cap. 3). 
● Se um gentio se torna Mórmon, o Espírito Santo realmente limpa o seu sangue gentio e substitui este sangue, pelo sangue israelita; 
● A lua é habitada por homens de 1,80 metros de altura; 
● Os Mórmons justos podem ver o rosto de Deus no templo Mórmon; 
● Você pode identificar um falso anjo pela cor de seu cabelo, ou oferecendo-se para apertar sua mão.

          Parece insanidade tudo isso. E eu fiquei por 18 anos ouvindo e lendo estas coisas, sem questionar. Não consigo entender como permaneci tanto tempo alienado por esta doutrina? Os ensinamentos do mormonismo passam pelo ridículo e beiram a loucura. Fogem de uma razão aceitável, na verdade ultrapassa a cerca cognitiva.
(Antonio Carlos Popinhaki)

5 comentários:

  1. Acabei de postar um comentário sobre a declaração do Jonas, e disse a ele que perdoasse-me caso eu tenha dito algo que o tivesse deixado triste! sei que é difícil para quem é membro aceitar isso,há aquele sentimento de ingratidão etc...mas disse-lhe o motivo pelo qual deixei a Sud, mas confesso, por mais que eu tente compreender a doutrina SUD, não consigo! Fico intrigado por alguns ensinamentos como estes acima, por que são totalmente contrários à bíblia, a não ser que esta seja uma fraude! o que não acredito! Como um ser racional é muito difícil deparar-se com esses ensinamentos e aceitá-los como algo normal. Confesso que tentei compreender isso por quase 4 anos, mas não consegui! Foge totalmente da minha compreensão e do meu raciocínio, a não ser que eu não tenha "fé" para isso!

    ResponderExcluir
  2. Cleber!

    Ainda bem que foram apenas 4 anos. Eu permaneci 18 anos e temos outros amigos aqui do blog que ficaram até 30 anos aparentemente cegados pela doutrina. Não sei te informar se é a convivência com as pessoas, os cargos na igreja ou que é que não nos deixa raciocinar quando estamos lá.

    ResponderExcluir
  3. Antônio:
    Sei que para os membros SUD, este tipo de questionamento é sinônimo de desobediência, falta de humildade etc..ou então vão dizer que não fomos fiéis e não guardamos os "convênios", mas isso já havia acontecido comigo em outra igreja que frequentei por 5 anos, parecia tudo de DEUS, aparentemente, é claro, mas hoje não percebo como pude ficar lá tanto tempo, os ensinamentos eram totalmente contrários à bìblia, talvez pelo facto de eu não ter conhecimento das escrituras influenciou, mas acredito que o maior problema da religião é o fanatismo que faz com que as pessoas fiquem totalmente cegas, temos a prova dos radicais islâmicos que suicidam-se matando centenas de inocentes acreditando que vão para o céu com várias virgens, que prova de maior insanidade do que essa? mas eles acreditam que estão certos, ninguém os convence do contrário. Assim vemos em outras religiões esse tipo de fanatismo, mas isso também ocorre na política, futebol etc..
    Acredito que DEUS está acima de qualquer religião. Deixo esta escritura que considero muito profunda: ATOS 17.24-25 o DEUS que fez o mundo e tudo o que nele existe, não habita em santuários feitos por mãos humanas, nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa.
    abraços: Cleber Azevedo

    ResponderExcluir
  4. Olá queridos leitores, já a algum tempo tenho feito pesquisas sobre a SUD, tenho percebido que a doutrina de hoje não é nem a sombra do qeu foi no passado, entre muitos discursos terríveis, encontra-se a poligamia e o racismo.
    Aqui estão alguns deles:

    Quanto às esposas de Brigham Young, sucessor de Joseph Smith, ele um dia ficou tão perturbado com as desavenças em casa, que fez um sermão na Igreja prometendo liberar todas elas do compromisso matrimonial. Para ele era fácil expressar tanta "generosidade", pois as pobres e infelizes esposas mórmons, caso abandonassem seus maridos, ficariam espiritual, moral e economicamente liquidadas, naquela época. Ele dizia em seu sermão, especialmente às mulheres idosas: "É hora de vocês deixarem o campo livre para outras mulheres que possam me dar filhos. Mesmo que me tenham dado todos os filhos que puderam me dar, a lei celestial me ensinaria a tomar mulheres jovens que pudessem me dar filhos". (Journal of Discourses 4:55-57 e Deseret News 6:235-236).
    Quando os profetas tomavam a segunda esposa, a primeira sofria muito. Uma delas, sabendo que seu marido ia trazer uma nova mulher para o seu leito conjugal, ficou tão transtornada que subiu ao telhado da casa, em plena noite de inverno, e lá se deixou congelar até a morte (Isn't One Wife Enough? - ps. 147-148).

    Brigham Young gostava de se gabar da atração que exercia sobre as mulheres: "O irmão Cannon observou que as pessoas se admiram de quantas esposas e filhos eu tenho...Pode informá-las de que terei esposas e filhos até um milhão, e glória, e riqueza, e poder, e domínio e reino após reino, e reinarei triunfantemente". (Journal of Discourses 8:178).
    Kimball relata algumas das dores de cabeça causadas pela poligamia:
    "Quando James Hunter tomou sua segunda esposa, a primeira, que havia acompanhado o casal à Casa do Compromisso para a cerimônia, não conseguira dormir e havia passado a noite inteira andando pelo assoalho ao imaginar o seu marido nos braços de outra mulher..."

    Certa pessoa levada a uma casa de poligamia... contou esta história: "Existe uma tragédia real na poligamia, pelo que posso recordar. Certa noite um homem trouxe para casa uma segunda esposa. Era inverno e a primeira esposa ficou tão transtornada que foi se deitar no telhado e lá morreu congelada" (Isn't One Wife Enough?, ps. 147-148)

    RACISMO:
    O escritor mórmon Arthur M. Richardson, declara: "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não foi chamada a levar o evangelho aos pretos, e não o faz."[6] O ponto de vista de Richardson claramente contradiz Marcos 16:15: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura"; (pretos, vermelhos, brancos ou qualquer outra cor). Também contradiz o Livro de Mórmon 2 Nefi 26:28: "Eis que ordenou o Senhor a alguém que não participasse de sua bondade? Eis que vos digo, que não, mas todos os homens têm o mesmo privilégio e a nenhum foi verdade" (itálicos do autor).

    Arthur M. Richardson, That Ye May Not Be Deceived, p.13. Citado por Tanner, Mormonism, Shadow or Reality, p.274.

    Brigham Young afirmou enfaticamente que os negros não poderiam celebrar o Sacerdócio até DEPOIS DA RESSURREIÇÃO: " Caim matou o irmão dele... e Deus pôs uma marca nele que é o nariz chato e pele preta.. ..Até quando essa raça vai suportar essa maldição terrível que está neles? Essa maldição permanecerá neles, e eles nunca poderão celebrar o Sacerdócio ou poderão compartilhar disto até que todos os outros descendentes de Adão recebam as promessas e desfrutam as bênçãos do Sacerdócio... Até o último descendente dos filhos de Adão for trazido até aquela posição de favorecer, os filhos de Caim, não podem receber as primeiras ordenações do Sacerdócio ". (Diário de Discursos, Vol.7, pp. 290-291)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber:

      Seu texto foi publicado numa postagem especial - Veja em:

      http://sobreomormonismo.blogspot.com/2012/01/ensinamentos-diferentes-dentro-da-mesma.html

      Obrigado por mandar o texto.

      Um abraço!

      Excluir