Traduza para outra Lingua!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

QUAL LIVROS DOS LIVROS?


Resposta ao discurso do Élder Carlos A. Godoy - Primeiro Conselheiro na Presidência da Área Brasil, quando se referiu ao Livro de Mórmon, como sendo o “livro dos livros”, em Outubro de 2011. Ele enumerou três tópicos principais para o seu discurso, ao qual chamou de “verdades para os não membros. Eu li estes tópicos e resolvi respondê-los dentro do meu conhecimento como um ex-Mórmon. Vejamos:
1. Por que o Livro de Mórmon é tão polêmico para os não membros da Igreja? Este foi o primeiro tópico mencionado. Elder Godoy diz que uma das razões é porque, para os não membros há uma dificuldade em aceitar outro livro de escrituras, além da Bíblia. Em seguida, ele cita algumas escrituras da bíblia para se fundamentar numa possível nova revelação (o livro de Mórmon). Para mim, a resposta é mais do que a dificuldade de aceitar novas escrituras. O problema é que o próprio livro de Mórmon já nasceu cheio de defeitos. Se fosse para ser uma escritura sagrada, porque fizeram milhares de correções? E ainda continuam tentando suprimir partes embaraçosas, como textos preconceituosos ou racistas? O livro de Mórmon não tem base científica alguma! Nem histórica, nem genética, nem geográfica, nem arqueológica, nem antropológica. A ciência refuta categoricamente este livro para qualquer embasamento de pesquisa. Por essas razões, os não membros não aceitam-no.
2. Por que o Livro de Mórmon é tão importante para nós, membros da Igreja? Eu hoje encontrei da seguinte maneira, uma resposta para esta questão. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através de seus líderes propagou por anos, que o Livro de Mórmon é a base, a pedra fundamental da sua religião. Que se uma pessoa quiser ser mais perfeita deve ler continuamente este livro. Pois, segundo estas mesmas pessoas, ali está “a plenitude do evangelho eterno”. Eu fui um dos membros que abandonou o mormonismo por ter pesquisado mais a fundo, evidências sobre o livro de Mórmon. Certa vez, fui convidado para discursar numa Conferencia de Estaca, em Lages e Curitibanos. O tema do discurso era “Evidências sobre o livro de Mórmon”. Corri para a internet, para achar algum conteúdo, para enriquecer a mensagem a ser compartilhada, com as pessoas que estariam presentes, nas sessões da Conferencia. Encontrei sites e blogs apologéticos Mórmons que continham frases: “há estudos de que..., Foi descoberto recentemente..., Há indícios de que..., Estudiosos afirmam que..., Testes tem sido feitos que comprovam isso ou aquilo... (Só que não diziam quem fez os estudos, as descobertas, os testes, etc.)” Era algo vago, vazio! Para mim, o Livro de Mórmon não é importante para ninguém, especialmente, se for membro da Igreja. Simplesmente porque é uma aberração e porque tem cunho alienatório. O membro é instado constantemente a ler e reler, ler e reler sistematicamente este livro. Mesmo que nada faça sentido, o membro crê que está correto. Não consegue notar as falhas, os erros e as fraudes. Vejam bem o argumento do Elder Godoy: “Se o Livro de Mórmon é verdadeiro” e milhões têm esse testemunho - isso significa que Joseph Smith foi um profeta de Deus e, consequentemente, a Igreja por ele restaurada é a única Igreja verdadeira na face da Terra. Se o livro fosse falso, tudo em que acreditamos cairia por terra. Por essa razão, os inimigos da Igreja tentam - sem sucesso - desde o início dessa obra, desacreditar seu conteúdo e suas verdades”. Que tipo de testemunho ele se refere? Como alguém pode saber se algo é verdadeiro se não houver provas? Onde estão as provas de que o livro de Mórmon é verdadeiro? Simplesmente, não existem!
3. O que o Salvador pensa a respeito do Livro de Mórmon? De acordo com o Elder Godoy, “o Senhor espera que o usemos de diferentes maneiras. Somos exortados a estudá-lo, a ponderar em nosso coração e orar a respeito de seus ensinamentos (ver Morôni 10:4). Somos exortados a usá-lo em nossas mensagens (ver D&C 42:12). Mais do que tudo, somos exortados a viver seus princípios, pois "um homem poderia aproximar- se mais de Deus seguindo seus preceitos do que os de qualquer outro livro" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, p. 68)”. O que poderemos estudar neste livro? Que tipo de aprendizagem poderemos colher de suas páginas? O que eu posso tirar de proveito com histórias iguais à de Néfi matando Labão, sendo justificado por Deus? Guerras e mais guerras? Será que encontrarei lá explicações, sobre a metalurgia citada na America pré Colombiana? Sobre a fauna e a flora desta mesma época? Segundo os cientista modernos, “não encontraram evidências comprobatórias” atestando a veracidade do texto. Eu gostaria de aprender sobre uma língua chamada “egípcio reformado”, mas no único lugar na terra que cita esta língua, ou seja, no livro de Mórmon, não há um único caracter disponível. Gostaria de aprender sobre o Urim e Tumim. Sobre como as pessoas (nefitas) fundiam o ouro em placas tão finas e uniformes, sem conhecimento de máquinas elétricas ou plainas, para que essas lâminas ficassem tão polidas, uniformes e lisas. Acho que poderíamos aprender sobre o sistema monetário utilizado pelos nefitas, mas não sabemos onde estão as suas moedas. Que pena! Eu gostaria de saber, estudando este livro, como é que uma pessoa boa é branca e depois fica negra só porque briga ou se rebela contra alguém? E depois dos lamanitas terem aceitado os ensinamentos dos nefitas (que supostamente era o evangelho de Deus), através da pregação feita pelos filhos de Mosias, por que não ficaram brancos novamente? Ler é uma coisa, estudar é mais difícil! Simplesmente porque não há respostas. A fé não explica isso! É tolice dizer que o testemunho ajudará a comprovar que Joseph Smith ou a Igreja são verdadeiros. Acho que esse discurso do Elder Godoy não me convenceu mesmo. Espero ter respondido estas palavras e ter ajudado outras pessoas a não caírem neste engodo chamado “leitura do livro de Mórmon!”
 Antonio Carlos Popinhaki

Élder Carlos A. Godoy é Primeiro Conselheiro na Presidência da Área Brasil (Outubro/2011)
http://www.lds.org.br/brz_mn_show.asp?v_section=5&v_codi=52&v_mask=AKLPORDART

Esta página da web não tem direitos autorais! Foi escrita por Antonio Carlos Popinhaki. Sinta-se livre para usá-la sem fins lucrativos: Somente peço o referenciamento onde for publicada e enviar-me um e-mail para popivhak@gmail.com

6 comentários:

  1. Popinhaki,

    Com todo o respeito, mas você esta bastante confuso.

    Você usa suas palavras como um metralhadora giratória atirando para qualque lado. Vá com calma.

    Primeiramente sobre as evidências científicas, Religião é mais fé do que ciência. Acredito que um dia a ciência e a religião se encontrarão; mas lembro que a ciência vem evoluindo, e usando uma anologia, observando a história, faz pouco que a ciência saiu de sua adolescência.

    Se a obra de Deus se baseasse apenas em evidências científicas o que seria da fé? Assim como você não tem encontrando as evidências que busca, você também não tem provas ciêntificas para comprovar o que fala contra a Igreja.

    Em seus escritos neste blog (que imagino ter pouco tempo de existência) eu encontrei mais erros seus do que todos os supostos erros que você conseguiu juntar da vida de Joseph Smith.

    Você escreveu um artigo sobre o "lucro dos Templos Mórmons", sem pé e sem cabeça, que pode até influenciar quem não conhece a realidade. Inclusive você usou de inverdades no texto o que abala sua credibilidade. Lembro que você já entrou no Templo, o que o deixa sem desculpas. Outra questão, em algum lugar foi mencionado que você é economista; se isso é fato, como economista você não precisa fazer muitos cálculos para saber que os Templos não dão lucro. Você "rasgou" seu diploma de economista ao escrever um artigo daqueles, afetando ainda mais sua credibilidade.

    Você também falou alguns dias atrás que os membros da Igreja vivem em ignorância enquanto o Mundo cresce em conhecimento. Um dos poucos lugares onde os membros da Igreja são maioria é Utah; já ouviu falar? Você conhece? Já leu a respeito? Pelo seu artigo parece que não. Salt Lake é reconhecida como um dos melhores lugares para se estabelecerem empresas devido o alto grau de desenvolvimento da mão-de-obra; ou seja das pessoas que lá vivem. Não conheço nenhuma outra instituição que incentive mais o estudo do que a Igreja. Todas as famílias que levam a sério o evangelho, levam a sério a educação.

    Em breve pretendo postar sobre os ensinamentos do Livro de Mórmon e do profeta Joseph Smith que você tanto afirma não existirem. Também quero responder sobre os absurdos que vocês tem escrito contra os profetas e suas atuações. Mas o espaço é limitado, assim como meu tempo.

    Espero que você não leve nada para o lado pessoal, eu não o conheço, mas o respeito por permitir aos SUD responderem neste espaço.

    Um abraço,

    Glaiton

    ResponderExcluir
  2. A Tempos que deixei este igregionismo, e não tenho intenção de retornar a ele, e nem de entar em qualquer outra. Quanto ao livro de Mormon, ele não é e jamais será livro base para o mundo e nem mais sagrado, o livro base e a Torá, e a grande maioria das pessoas não o entendem quando ler, acabam topando com coisas que não chegam a entender. Mais ele é a base.

    ResponderExcluir
  3. Se a tecnologia busca restos de um aviões a centenas ou milhares de metros no mar, que é mais difícil, porque não utilizam a tecnologia para desenterrar os vestígios do L. de mórmon?
    Lemos em Moroni (o último livro do L. de mórmon) que no monte cumorah houve uma terrível batalha entre os dois povos - nefitas e lamanitas, então lá deve haver vestígios dessa guerra, tais como: moedas, ossadas, capacetes, escudos, etc....
    Civilizações já extintas, como exemplo os Sumérios, ainda os arqueologistas encontram provas de sua existência, artefatos, moedas, ossadas, pinturas, etc. Sendo o L. de mórmon mais recente de todas as civilizações, ainda não foi apresentado absolutamente nada de concreto que prove sua existência.
    Os cristãos verdadeiros, por sua vez, não precisam se ajoelhar para perguntar se Jerusalém, Corintho, Éfeso existiram. São locais históricos e bíblicos que sempre existiram, não são fictícios.
    Hoje podemos visitar os locais bíblicos: ruínas, cidades milenares, etc que apesar de terremotos e cataclismas, sobreviveram.
    Infelizmente, não podemos dizer o mesmo do L. de mórmon. Não há sequer uma cidade existente até hoje citada no livro, a qual podemos visitar e ver suas ruínas.
    Isso não tem nada a ver com fé como alegam acima, mas com provas existenciais e com ciência. Aliás, a própria ciência já provou que os índios das américas nada tem a ver com israelitas, através do DNA. Negar o DNA seria negar a ciência e apelar ao ficticionismo e imaginação.

    ResponderExcluir
  4. O que esta faltando a meu ver, é um serio estudo sobre o judaismo primmitivo, este sim, tem as respostas para todas as perguntas sobre Yeschua. Estamos apenas tapanso o sol com penaeiras ao dar voz aos Mormons e seu livrinho de historinhas.

    ResponderExcluir
  5. Glaiton!
    O artigo sobre o lucro dos Templos Mórmons é baseado numa realidade. Só você não consegue enxergar isso. Templos são ferramentas para angariar mais dinheiro aos cofres da Igreja SUD. Não escrevi inverdades naquele texto. Fui oficiante dos Templos de São Paulo e de Porto Alegre e sei perfeitamente o que escrevo sobre o mormonismo. Não preciso inventar nada sobre esta doutrina.
    Quando me refiro que os membros vivem em ignorância enquanto o mundo prospera em conhecimento, estou usando como objeto o Livro e Mórmon que não tem comprovação alguma de que o seu conteúdo seja mesmo divino, como os líderes Mórmons afirmam.
    Salt Lake é um inferno e é totalmente diferente do que você escreveu no seu comentário. Tenho aqui mesmo neste blog dezenas de escritos de pessoas que moram em Salt Lake e que postaram suas vidas. Não posso compreender como você não enxerga que em Utah há enormes índices de suicídio, machismo, pedofilia, uso exagerado de material pornográfico on line e consumo de antidepressivos.
    Esta é Sião? Se é, quero estar bem longe deste lugar.

    ResponderExcluir